Boas.
Os miúdos da Ponta Baleia são mais necessitados que os das vilas/cidades perto da zona Sul. Por sua vez, estes são mais necessitados que os da capital. Os do Ilhéu devem ser mesmo os mais necessitados, pelo menos aparentam.
Se fosse eu, não dava nada até chegar a Ponta Baleia, onde se apanha o barco para o Ilhéu. Aí, dava o máximo que pudesse, salvaguardando os do Ilhéu, que infelizmente para eles, são poucos. No Ilhéu, miúdos, miúdos devem ser uma dúzia. Cada vez existem menos São Tomenses a viver no Ilhéu. Depois, se sobrasse alguma coisa, tentava dar na ida embora para a capital nas aldeias/vilas por onde se passa. Certos pontos do trajecto fazem-se tão devagar que se podem oferecer coisas em andamento. ;-)
Ou então, noutro cenário, derreteste todo, quando um miúdo te vem pedir, educadamente, ao autocarro onde se vai para o Ilhéu, e isto logo no aeroporto à chegada: "Senhor, p.f., canetas para mim e para a minha irmã!" e aí, não tens coragem de mentir e dizer que não tens. Lá dás 1,2,3,4 .... e quase lá já foram todas! :-( As miúdas mais velhas, gostam de roupa. Mas tentem dar escondido porque os mais pequenos, apesar de pedirem canetas e doces, se vêm uma peça de roupa ... ;-)
Levem camisolas da nossa selecção, podem ser quaisquer umas, fracas, boas, etc.. quantas mais melhor! ;-) Se levarem, serão os heróis deles, e é porreiro ver um olhar daqueles a sorrir como se fosse a melhor coisa do mundo, mas isso é sempre relativo, certo?
Na foto que "postei" mais "acima", a roupa que os miúdos vestiam quando chegámos para ir para o Ilhéu, era exactamente a mesma que vestiam quando, uma semana depois, fomos embora para a capital! É triste mas é a verdade. Uma simples T-shirt, nem imaginam a alegria que gera neles! Levem mochilas. Já alguém aqui disse que os miúdos levam os livros para a escola em sacos plásticos, sacos estes que costumámos usar nas compras de supermercado.
Ficam aqui as dicas.