Novidades

São Tomé e Príncipe

victormelo

Membro Novo
jipe e guia/motorista

Kili Liam,

Vou a S. Tomé no final deste mês.

Estou a pensar dar por lá umas voltas, conhecer umas roças, praias, etc.

É fácil arranjar um jipe e guia/motorista?

Quais os valores em euros, quer para o aluguer da viatura quer para o guia/motorista ao dia?

Qual a melhor forma de alugar viatura TT?

Qual a melhor forma de contratar um guia?

Obrigado, desde já pela vossa ajuda.

Victor Melo

kl1462832

Membro Novo
Victor,

julgo ser fácil alugar Jipe mas apenas te posso falar da minha experiência. Pagámos uma exorbitância, mas pronto ... lá teve que ser. Estando no Ilhéu, queríamos ir à Roça do mais famoso cozinheiro de STP. Fala aqui, fala ali e não havia maneira de nos arranjarem uma excursão. Andámos nisto 2 dias até que nos apercebemos que não iríamos a lado algum se ficássemos à espera que nos organizassem a tal excursão: sair do Ilhéu, visitar a zona Sul da ilha de São Tomé, almoçar na roça e regressar. Conseguimos que o animador chefe do resort do Ilhéu, o Maika Jackson, contactasse uma empresa da capital e lá alugámos o Jipe, com motorista, para a visita pretendida. Pagámos 60€ ou 50€ pax (já não me lembro axactamente do preço) com o almoço na roça incluído. Sim, é muito, mas dadas as circunstâncias estava mesmo a ver que não ía fazer essa mesma excursão. Mas sei que bem negociado, consegues-se melhores preços, nós é estávamos no Ilhéu e a margem de manobra para negociar era muito limitada :-(. Fomos 6 pax. Mas tb conheci quem tenho pago 20€/30€ por alugar um taxi por um dia. O taxista mostrou-lhes a capital toda nesse dia. Certamente o Jipe tem melhores condições, mas, se calhar, é uma alternativa ao aluguer do Jipe. Tb sei que existem alguns Vitaras de 5 e 7 lugares para alugar. Julgo que nesta mesma "thread" sobre STP alguém refere isso. Faz uma pesquisa rápida ...

Espero ter ajudado. Mais qq dúvida, avisa ...

victormelo

Membro Novo
jipe + guia/motorista

Kili Liam,

Obrigado pela tua ajuda.

Pois, realmente o taxi é substancialmente mais barato, mas parece-me que só dá para visitar a cidade.

O que eu queria era sair da cidade e visitar as roças e praias. De acordo com o que tenho lido, em virtude do péssimo estado das estradas, só de jipe!

Vou inicialmente 3 dias para as Rolas e depois 4 dias em S. Tomé.

Vamos ver se em S. Tomé consigo alugar um jipe e contratar um guia/motorista de confiança.

Mais uma vez, agradeço a vossa informação.

Victor Melo

Susaninha

Membro Ativo
KL,

o q pagaste pela excursão não foi mt caro, uma vez q vieste do Ilhéu, se tivesses vindo da capital ai sim tinha ficado mais barato, uma vez que é lá na capital que existem as empresas q alugam os jipes e os guias....eu digo q a excursão n foi mt cara pq tinhas o almoço incluido, só p teres uma ideia, só pelo almoço paguei cerca de 20€/25€.

Victormelo,

Na capital consegues alugar um jipe c facilidade, vais ficar no Pestana S.Tomé?! Se sim as pessoas das agências vão lá ao hotel promoverem os serviços de aluguer/guias, senão também podes perguntar na recepção do hotel, não te consigo dizer quanto custa, porque eu fui através de uma pessoa que está la a trab, por isso o preço foi único:D

Espero ter ajudado
Bjs
Susana

victormelo

Membro Novo
roças e praias

Susana,

Obrigado pela info.

Sim, vamos (eu e a minha mulher) ficar no Pestana S. Tomé.

Ok, se eles nos visitam no Hotel e apresentam propostas, é bom.

Queremos mesmo ir às roças e praias em S. Tomé.

A propósito, quais as roças e praias que recomendam?

Susaninha

Membro Ativo
Victor,

Fica descansado q eles levam-te aos mm sitios q levam toda a gente:D, as roças e as praias q já ouviste falar são as q toda a gente visita....vais 1º p S.Tomé ou p o Ilhéu?!

Eu qd fui, tive 3 dias em S. Tomé, fiz no 1º dia o Norte, no 2º dia o Centro e no último dia como ia p o Ilhéu, n fui no transfer e fiz a roça e as praias do Sul, paguei mais um dia de guia e viatura mas compensa, dps tive 3 dias n Ilhéu e no último dia vim p cima para passar a noite em S.Tomé, n fosse acontecer alguma coisa na estrada e dps a vinda ser complicada, atenção ao horário do voo na partida, as estradas lá são complicadas, já deves ter percebido q uns miseros 20km levas mt tempo a fazê-los:D

Susana

victormelo

Membro Novo
Rolas

Susana,

Vamos inicialmente 3 dias para as Rolas e depois 4 dias em S. Tomé.

Nas Rolas, segundo li, faremos a visita a todo o ilhéu a pé, com a ajuda de jovens que aparecem no Hotel a oferecer os seus serviços de guia.

É assim?

kl1462832

Membro Novo
É assim mesmo ...

A Patrícia é uma boa "escolta". Simpática, afável, conhecedora do Ilhéu.
Eles não pedem nada em troca, mas fica bem recompensá-los! Eles agradecem. ;-)

victormelo

Membro Novo
Patricia

Susana,

A Patricia é uma menina que fácilmente encontraremos junto ao Hotel nas Rolas?

Sim, vamos levar vários artigos para lhes oferecer, nas Rolas e nas Roças em S. Tomé.

kl1462832

Membro Novo
Sim. A Patrícia é uma menina que trabalha no Hotel nas Rolas. É animadora do hotel. Ela já tem uma filha, por isso, deve gostar de coisas para a filha ... ;-) Coisas tão insignificantes para nós, feliz ou infelizmente, e tão valiosas para eles, tipo canetas, t-shirts, etc., etc. ...

Susaninha

Membro Ativo
É isso mm Vitor.....e n eskecas dos rebuçados, vais passar o tempo todo a ouvir....doce, doce, doce;)

Há-des reparar q por mt pobreza q vejas, eles não são um povo triste, felizmente nakele pais pode haver pobreza, mas n há fome....a terra dá mt comida...só q n há mais nd, td vem de fora, roupa, calçado, se puderes levar mochilas p eles levarem p a escola tb era o ideal...xeguei a ver meninos na beira da estrada c sacos de compras a fazer de mochila ;)

victormelo

Membro Novo
Apoios

Sim, já estabeleci diversos contactos e felizmente consegui apoios.

A CANON foi simplesmente espectacular! Ofereceu mochilas, t-shirts, esferográficas...

A NESTLÉ ofereceu muitos estojos.

A Câmara de Sintra (ou melhor, uma funcionária daquela autarquia), ofereceu sacos, lápis, esferográficas...

Vamos ver se conseguimos levar tudo! ;)

Obrigado pelas vossas dicas... vamos certamente procurar a Patrícia no Pestana Equador.

kl1462832

Membro Novo
Ora aí uma bela ideia ... pq não pensei nisso? Que aselha! Persuadir empresas a patrocinar essas "pequenas" coisas! Qd fui, levei algumas coisas mas fica sempre a impressão que poderíamos ter levado mais, muuuuuuuuuuito mais. :-(

afarm4.static.flickr.com_3477_3199601651_81c1f5022c_o.jpg

Não conheço a pessoa da foto. Se por acaso "estiver" neste portal e não desejar ver esta foto "publicada", p.f., aceite as minhas desculpas e rapidamente a removo a fotografia.

Da próxima vez que lá for é uma acção a implementar, tentando que essas mesmas empresas "pagem" os KGs a mais na bagagem.
Muito obrigado Victor. Espero que te "safes" bem com os miúdos todos atrás de ti, ... vai ser muito giro, dentro de toda a tristeza que um acto destes representa, convém salientar.

Boa sorte e boas férias.

sapm

Membro Ativo
Olá Victor,

Leva tudo o que puderes para dar às crianças!
Atitudes como a tua são sempre de louvar.

Kili, que fotografia tão bonita...tenho os olhos alagados...

Bjinhos e obg.
Sílvia

isaac

Membro Novo
OLÁ,
numa das muitas pesquisas sobre sao tome e principe encontrei este forum e acho mto útil pois dá para quem estiver interessado tirar algumas duvidas...neste sábado tenho viagem para sao tomé e vou passar lá uma semanota(espero q o tempo ajude)!!...um desejo antigo,uma paixao para sempre estou mesmo a ver...algum sabe cmo esta lá a situação da malária??vou começar a fazer a profilaxia...tem q ser,pelo sim pelo nao...
abraço a todos

isaac

Membro Novo
Boa noite

tive agora a ver e já temos saco cheio de canetas ,lápis,borrachas,marcadores,lápis de cor,cadernos,agendas,bolas insuflaveis,t´shirts...espero conseguir levar tudo...ja agora pergundo se é melhor procurar escola ou dar mesmo nas ruas o material q levamos??alguem sabe orientar?lol

abraço

kl1462832

Membro Novo
Força, chuta! ;-)

Se fores para o Ilhéu, guarda tudo para os miúdos da Ponta Baleia e do Ilhéu. Os da capital, não têm tantas necessiadades como os que vais encontrar antes de passares para o Ilhéu. Não precisas de ir ter com eles .... eles vêm ter contigo! São muito educados, no máximo pedem canetas e doces ... e não gostaram muito dos lápis, nem dos normais nem dos de cor, não sei pq!

Mas querias perguntar algo?

isaac

Membro Novo
sao tomééé

oi

vamos sabado para s tomé,directamente para o ilheu das rolas,3 dias aqui e o resto em sao tomé..vai ser louco,;),mas tou em pulgas...ja temos muita coisa para levar,desde material escolar a t´shirts...relativamente a aluguer de jips em s tomé,devemos tentar encontrar particulares q o façam(para sair mais em conta)ou achas q não é significativo??e comida,em sao tomé so vamos com pequeno almoço,podes dar dica de restaurante porreiro??(ja agora q seja simpatico no preço!),lol

aguardo resposta

abraço

kl1462832

Membro Novo
Olá. Nas tuas dúvidas é que já não consigo ajudar muito. :-(

Sei que quem alugou um taxi por um dia, para conhecer a capital, também foi a restaurantes na capital. Diz que comeu bem, mas pagou bem, à lá europeia, +/- 15€/20€ pax. No hotel pestana da capital, presumo que seja nesse que vais ficar, eles têm lá panfletos de restaurantes.
Aluguer de jipes, os "comerciais" das empresas que os alugam vêm ter contigo no hotel. Aí podes tentar negociar o melhor possível.

Para mais esclarecimentos, se conseguires ler esta "thread" desde o início, talvez encontres alguém que já tenha feito o que procuras.

Espero que consigas ajuda.