Novidades

São Tomé e Príncipe

deadworld

Membro Novo
ronfried disse:
... .O Ilhéu das rolas é um paraíso que tem de ser visitado.3 dias é o suficiente...
3 dias o suficiente? tive 4 dias e soube-me a pouco, deu para ver tudo no ilheu, mas a correr.

aproveito para colocar o link (como falei num outro thread) de uns clips que fiz lá em são tomé, ainda falta fazer o upload de alguns, mas para já aqui fica os 9 videos:

YouTube - Broadcast Yourself.

boas viagens
 

JULIA

Membro Novo
Olá!

Tenciono ir a São Tomé e Príncipe em Outubro, gostava muito de ficar uns dias no Príncipe. Alguém já foi, vale a pena?

Também não sei se em Outubro já chove muito!
 

deadworld

Membro Novo
JULIA disse:
Olá!

Tenciono ir a São Tomé e Príncipe em Outubro, gostava muito de ficar uns dias no Príncipe. Alguém já foi, vale a pena?

Também não sei se em Outubro já chove muito!
Dizem que Principe é 10 vezes mais bonito que sao tome, vai valer a pena concerteza, mas Outubro se nao me engano é chuvinha com fartura :D
 

kl1462832

Membro Novo
Olá. Sim, Outubro costuma ser muita chuva. Ora vê:
Turismo - São Tomé e Príncipe
Sao tome e principe (tabela de dados nesta mesma página)

Relativamente a Príncipe, julgo que agora existe avião para Príncipe todos os dias, disse-me um São Tomense! ;-) E claro, em Príncipe existe o Bom Bom ... que pelo aspecto parece ser mesmo uma maravilha.

Espero que ajude ...
 

JULIA

Membro Novo
Bom dia, e obrigado aqueles que responderam às minhas dúvidas!

KL14... Foste a São Tomé em Dezembro, Certo!?

Apanhaste muita chuva? Tb foste a Principe?
 

deadworld

Membro Novo
em setembro passado só havia 1 vez por semana voo para Principe, mas neste momento já não sei ... o turismo duplicou nos ultimos meses
 

kl1462832

Membro Novo
Olá Júlia!

Sim, fui em Dezembro (passagem de ano, ou seja, mais perto de Janeiro do que Novembro) e não apanhei chuva ... apenas um dia dos 7 que lá passei não esteve Sol (nublado). Aproveitei esse dia para fazer a "excursão" à ilha de São Tomé (zona sul) e à roça do cozinheiro mais famoso de São Tomé: Roça S. João. Almoçamos lá e aconselho vivamente a experiência. O Carlos, como ele gosta que lhe tratem, é 5 estrelas. Mas se o queres mesmo conhecer, tenta descobrir se ele se encontra em S. Tomé. Segundo ele, não consegue estar muito tempo parado na ilha. ;-) Para fazer esta excursão, alugámos um jipe (Toyota) de 7 lugares com condutor. 60€ por pax. Uma roubalheira, mas tinha o almoço na roça S. João incluído... ahahahah. Não me queixo. Valeu os 60€ e pagava mais ...

Nos outros dias, apanhei muito bom tempo mesmo!

Não fui a Príncipe. Em Dez apenas haviam 2 ligações (acho eu) por semana de avião entre S. Tomé Príncipe e não se proporcionou. Fica para a próxima que espero mais cedo que tarde. ;-)

Estava a mentir. Apanhamos chuva e da "boa" na passagem de ano. +/- às 2:00h do dia 1 Janeiro, apareceu uma tal tempestade ... só mesmo nos trópicos, ou neste caso só mesmo no equador. Ficamos sem electricidade e trovoada foi de meter respeito. Os "bungalows" estremeciam todos ... MAGNÍFICO! Tenho uns vídeos disso. Vou ver se os "posto" no Flickr. Lembra-me ... ;-)

Espero que ajude. Se precisares de mais informação, pergunta ...
 

JULIA

Membro Novo
Olá, e mais uma vez obrigada!

Provavelmente vou ter que antecipar ou adiar a minha viagem! ... Já percebi que em Outubro não é boa ideia!

Como os voos são só de semana a semana, só poderei ficar 7 noites,... ou 14 (mas isso já é muito). Assim em pricipio vou a Pricipe, mas não vou ao Ilheu das Rolas, até porque acho que aqui é mais "vida de Resort". Estarei certa? Não é que não goste, mas em São Tomé deve haver coisas melhores para fazer e ver!

KL14... para além da do passeio às roças que fizeste, sujeres mais algum?, alguma praia?.. E o mar é como nas fotos?

Uma vez que só estarei 4 dias em S. Tomé, e não terei tempo de ver tudo, terei que programar bem aquilo que quero ver.

Qualquer dica é importante.....
 

kl1462832

Membro Novo
Olá novamente.

Acho que a costa norte tb é muito bonita! Existem excursões pela costa norte. Devem ter umas praias porreiras. Mas Príncipe dizem que é mais selvagem, e dependendo dos gostos, certamente mais bonita (para mim). Se fores mesmo a Príncipe terás que "postar" aqui umas dicas/impressões e fotos! ;-)

;-) Sim as praias são mesmo assim, mas as do ilhéu das Rolas têm alguns rochedos .... A praia do café, lá no ilhéu, não tem rochas e é muito bonita.

Gostava de ter ido ao pico do Cão, mas disseram-me que não dava para ir nem de jipe. Não sei se é verdade ou não. O pico que falo é aquele que aparece em muitas fotos de STP, e que eu tb tirei uma. Uma gigantesca "pedra" de +/- 1000 metros de altura saindo do nada.
Na roça de S. João, tb existe turismo ecológico. Têm quartos, e pode-se fazer umas caminhadas, com guia, durante o dia todo. São uns belos km a andar a pé. Tem sempre muitos estrangeiros, em especial nórdicos, hospedados. Não tive oportunidade de ir ao mercado da cidade de S. Tomé. Dizem que um mercado "mostra" muito da cultura duma região (agora a escrever isto lembrei-me do mercado do Bolhão, ahahahah), por isso, deve ser uma experiência agradável. Na cidade capital podes perfeita/ chamar um taxi, negociar com o taxista qt leva por "ter" o taxi o dia todo a dás uma volta pela cidade e redondezas. Não o fiz (fui muito para descançar daí os 7 dias no ilhéu) mas conheço quem o tenha feito e por 30€/35€, ficou com o taxi só para ele.

Mas vás para onde fores, leva umas barbatanas e uns óculos de mergulho. VALE MESMO A PENA! Isto claro, se não fores para lá por causa mesmo do mergulho, o que muita gente faz.

Se tiveres uma máquina à prova de água, tirarás fotos magníficas!
 

jfreitas

Membro Conhecido
ola, estou a pensar ir a s. tomé no inicio de junho. tenho algumas dúvidas que gostaria esclarecer:
snorkeling na ilha das rolas... é possível? pode-se tomar banho na praia ou tem correntes / corais que sejam perigosos?
obrigado
 

kl1462832

Membro Novo
Olá jfreitas ...

Qt às praias, não têm muitas correntes mas têm alguns rochedos, isso têm! As praias mais próximas do piscina, restaurante, recepção, têm algumas rochas mas nada que não se ultrapasse. Não são cortantes, apesar de nestes casos todo o cuidado ser pouco. Mas na praia café, +/- a 500 metros do "resort", tens uma praia mais normal (se é que a palavra normal se pode aplicar nestas praias ;-) ). Não tem rochas, é muito bonita, não tem correntes, areia branquinha, etc.. Existe uma praia, a mais perto do restaurante (esqueci-me do nome), onde com a maré a bazar se forma uma espécie de lago, totalmente sem correntes nem ondulação, onde se pode fazer um "snorkeling" amador do melhor ... muitos peixes, moreiras, etc.. Já fiz "snorkeling" nas caraíbas, Brasil, etc. e nada se assemelha ao que fiz, quase sem saber, em STP. Sou amador a 100% nisto, mas se calhar é por isso que tiro tanto prazer destas "aventuras". Fiquei com pena de não ter levado uma máq. fotográfica à prova de água.

Não tenho a certeza do que te vou dizer, mas acho que se pode fazer mergulho com garrafa e tudo ... pelo menos vi lá pessoal a "vir do mar" com garrafas de oxigénio/ar comprimido .... e peixes, que normalmente se comem ao jantar, pois os megulhadores normalmente oferecem o peixe apanhado ao restaurante. Foi assim que uma noite ao jantar comemos espadarte (ou um peixe qq da família) apanhado por 2 clientes que tinham feito pesca desportiva. ;-) Ah, e estava muito bom!

Se tiveres mais dúvidas, pergunta ...
 

jfreitas

Membro Conhecido
Obrigado pela resposta.
Estava com algum receio porque muitas vezes o que se vende é realmente as fotografias, mas quando chegas descobres que só valem pela paisagem.... ou têm corais muito superficiais ou têm correntes fortes e isso não se vê nas fotos...
De facto desde há algum tempo que penso ir a s. tomé mas tinha essa dúvida.
Aproveito para colocar outra mais infantil... O caminho até ao ilhéu das rolas, apesar de estar em muito mau estado tem alguma perigosidade? tipo ravinas? è que apesar de ter um todo o terreno e praticar TT não me agrada nada andar em estradas com ravinas desprotegidas...
se puder ajudar nalguma coisa dispõe...
 

kl1462832

Membro Novo
Não te preocupes com a estrada ..... ahahahahahahaah! Tu depois vês ....
É maravilhosa .... ahahahah Vou tentar postar umas fotos da dita ...

Sim. São uns 70/80 km e demoras umas 2:30h para a percorrer. Em alguns pontos a uns bons 5km/h (até dá para trocar uns abraços com os habitantes), noutros um pouco mais rápido, e nas descidas .... sai da frente. Num "mini-bus" de +/- 30 pax, a uns 90km/h ... MEU DEUS! JÁ FOMOS! LOUCO MESMO! ahahahahah A sorte é que não anda carro algum na estrada, logo é quase toda para ti ... o que tb tem inconvenientes! ;-)

Mas estás a pensar alugar Jipe? Se sim, não te preocupes. Hás-de te safar sem problemas. A estrada, segundo nos disse o condutor do Jipe que alugamos, começou a ser reconstruída por uma empresa da Guiné Conacri (ou país próximo). Começaram por limpar, remover entulho, remover "restos", destruir onde havia que destruir. Depois lá começaram a reasfaltar ... mas como infelizmente acontece muito para aquelas bandas, chatearam-se as "comadres", o governo de STP e a empresa, e estes foram embora para a terra deles. Resultado: a estrada, em alguns pontos está pior do que estava antes da reconstrução, devido ao processo de limpeza! De tolos. Na parte em que ja está reasfaltada, maravilha! Os últimos kms da viagem para o ilhéu, não sei ao certo mas +/- 20 km, já se fazem em boa estrada.

Qt às ravinas, existem algumas, mas tb não me preocupava com isso pois a vegetação é tanta, mas tanta, que mesmo que quisesses atirar o carro pela ravina abaixo não ías conseguir! ;-) Tb neste ponto, vou tentar postar umas fotos ...

Se alugares Jipe, tens que ter em atenção que na ponta da Baleia, ponto onde se apanha o barco de São Tomé para o Ilhéu, o último barco é às 17:00h, salvo erro, senão apenas ao outro dia. Ou a nado ... ;-) que são uns bons 1500 metros (por baixo) Mas isto é para outras aventuras ...

Sempre às ordens para mais perguntas ... é que dá-me um gozo especial falar de STP. Gostei mesmo "daquilo" ... ;-)
 

jfreitas

Membro Conhecido
gostei da tua resposta... muito motivadora (hehehe) quanto ao mau estado da estrada... não é preocupante desde que não veja onde vou cair... se cair...!

Atravessei o atlas em marrocos pela pista de montanha.. com caminhos da largura exacta do jeep e uma parede vertical, de um lado com 200/300 metros e uma ravina vertical do outro, com 600/700 metros (daquelas que se caires não morres do acidente... morres de fome antes de atingir o chão....) e isso traumatizou-me um bocadinho.
Como sobrevivi.. acho que é bom não abusar da sorte... mas se tem tanta vegetação como dizes... não deve assustar (digo eu...).

Há uma promo da terra africa por 1308 (com taxas) nos pestanas 5mp+2apa.
Não sei se são bons preços ou se é possível conseguir muito melhor...
Se puderes ajudar...
 

kl1462832

Membro Novo
Olá novamente.

Esse preço foi o que paguei, na A b r e u, na passagem de ano: 6 noites no Ilhéu e 1 noite na capital. Sempre com MP.

Se foste para o Atlas e passaste por isso, não tenhas mesmo qq tipo de problema. Em STP as estradas não são nada parecidas ... nem por sombras. Já li algumas coisas sobre essas travessias do Atlas, e se calhar até fazia um aventura dessas (mas pelo que disseste ... já tenho receio), e sei pelo que se passa, +/- pois ler deve ser uns 1% da realidade ... ;-) As estradas em STP apenas estão em mau estado, em alguns sítios em muito mau estado, mas nada de perigo a esse nível.

Prometi "postar" fotos ... mas não tenho acesso ao DVD onde as tenho (está em casa). Fica para os próximos dias, mas está prometido.
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
jfreitas disse:
gostei da tua resposta... muito motivadora (hehehe) quanto ao mau estado da estrada... não é preocupante desde que não veja onde vou cair... se cair...!

Atravessei o atlas em marrocos pela pista de montanha.. com caminhos da largura exacta do jeep e uma parede vertical, de um lado com 200/300 metros e uma ravina vertical do outro, com 600/700 metros (daquelas que se caires não morres do acidente... morres de fome antes de atingir o chão....) e isso traumatizou-me um bocadinho.
Como sobrevivi.. acho que é bom não abusar da sorte... mas se tem tanta vegetação como dizes... não deve assustar (digo eu...).

Há uma promo da terra africa por 1308 (com taxas) nos pestanas 5mp+2apa.
Não sei se são bons preços ou se é possível conseguir muito melhor...
Se puderes ajudar...

Olá jfreitas,

Não estive a ver promoções mas queria só dar uma dica que pode ou não ter algum valor....

a Terra Africa é um operador que tem a Terra Brasil/Europa/Minha.. etc... e os "donos" deste Operador são o Grupo Pestana...... por isso se calhar eles têm o melhor preço;)
 

jfreitas

Membro Conhecido
Bom... ou és muito bom fotógrafo com uma boa máquina ou S. Tomé é de facto bonito... as fotos estão espectaculares.

Estou em"negociações" com os meus companheiros de viagem para ver se lhes dou a volta... a disputa é entre aruba, RD e S. Tomé. Por mim, se já estava convencido agora muito mais fiquei e as fotos da estrada "aliviaram-me" um bocadinho o espírito... vamos lá a ver se tenho sorte... (se lhes dou a volta).

Pelo que vi nas fotos tb estiveste na polónia (Varsóvia Cracovia e Auschwitz).
Acho que te vou chatear daqui por um tempinho porque tenho previsto fazer exactamente essa viagem em setembro ou nos feriados de outubro.
 

kl1462832

Membro Novo
;-) Obrigado! As fotos devem ser da máq. ou de STP pq o fotógrafo .... ahahahahahah! Faço o meu melhor!

Sempre pronto a ajudar. Polónia achei um espectáculo! Muito lindo! E as polacas ... até a minha cara metade me dizia: "Olha lá pra elas que até eu estou de boca aberta!" ahahahaha ;-) Mas Auschwitz é marcante. Parece que existe algo no ar ... ou então sou eu.
Prometo postar mais umas fotos da Polónia ...

Se não conseguires convencê-los a ir para STP, e se fores para Aruba, tens que "postar" umas fotos! ;-) É um destino que me chama a atenção! ;-)=

Qd precisares de ajuda, avisa. Manda um mensagem privada ou qq coisa ...

Força lá com a persuasão mas ver se vais para STP ...
 
Top