Novidades

São Tomé e Príncipe

Maria Pereira

Membro Conhecido
Oi!
Seria interessante um report mais completo acompanhado de fotos;). Pelo menos leva-nos até lá na imaginação e no sonho e desejo de desfrutar de mais um recanto maravilhoso deste mundo...
Ficamos à espera!

victormelo

Membro Novo
Viva Isaac!

É bom saber que a viagem foi excelente e São Tomé excedeu as expectativas.

Nós vamos no próximo dia 26 de Junho... estamos naturalmente ansiosos.

Pedimos-te por favor, que nos fales um pouco das tuas experiências:

- que locais foram visitados?

- como foi o aluguer de viatura?

- onde se almoça bem em S. Tomé e/ou Rolas?

- recomendações diversas?

- fotos?

Desde já muito obrigado, pelas tuas informações, que certamente serão preciosas para todos que como nós, lá estarão brevemente.

Abraço.

Victor Melo

isaac

Membro Novo
Viagem a são tomé

Olá a todos,

antes de uma viagem é natural a ansiedade e algumas dúvidas,tal com eu tive antes de sair rumo a este paraiso perdido...:cool:vou tentar ajudar no que puder e qualquer duvida nao hesites em perguntar!:)

Então é assim:

Fomos directamente do aeroporto para a ponta baleia cuja viagem demora 2 horas e meia para se percorrer sensivelmente 65 km pois a estrada de S. Tomé para sul encontram-se em péssimo estado e passa-se em algumas povoações onde se tem que ter redobrado cuidado devido a pessoas e animais que se encontram na estrada..para além disto,se levarem ofertas, ainde irão perder mais algum tempo na distribuição de prendas pelos miúdos e graudos..mas sujiro que guardem as ofertas para depois..

Chegados a Ponta Baleia saimos de barco para o ilhéu da rolas(20 minutos) onde passamos 3 maravilhosos dias..o ilhéu é relativamente pequeno,tem praias fantasticas,com a ajuda de um jovem local num dia inteiro dá para dar a volta a pé e ir ao marco do equador,ao farol e á aldeia dos pescadores mas 2 dias é o ideal para se fazer percorrer isto tudo..não precisas de procurar guia porque eles estao á espera(perto da capela) e vem ter convosco,sempre bem educados e prontos a correr a ilha no seu leve leve...não pedem dinheiro,claro se tiveres alguma prenda(roupa)para oferecer eles ficam felizes!!se quiseres dar algum dinheiro no fim do passeio é claro que eles agradecem...fica ao teu critério..:)se tiveres sede pede para ele subir a um coqueiro para beberes agua de coco,no meio do mato é delicioso..:Dno ilhéu as pessoas são muito dadas e simples,aproveita para te dares tambem sem receios...relativamente a comida nas rolas nós fomos com meia pensao,o que significa que tinhamos almoco fora(no restaurante pestana equador é caro(25euros pessoa),no bar tartaruga é mais barato,onde podes comer pizza,sandes,saladas a precos mais em conta...fomos só lá um dia!recomendo almoço com pescadores,diziam que não era recomendável mas nos fomos 2 dias almocar e não houve qualquer problema!pediam 15 euros/pessoa ,( tens que se negociar sempre)!!! e baixou para 10 euros por pessoa!dourada,peixe voador,caranguejo,banana frita,1 bebida,papaia,acho que vale a pena!não é necessário procurar muito,( ao lado direito junto capela)pois eles veem ter contigo a oferecer serviço!dp é só marcar e no dia eles tem tudo preparado!

Relativamente ao ilhéu está tudo dito é só ir e aproveitar o paraiso....se tiveres mais alguma duvida sobre o ilheu pergunta...dp faço comentario sobre estadia de 4 dias em sao tomé,pois há mto para contar,ok?

Ah leva repelente,nós levamos Previpic(muito bom)!! e Tabard.Levámos tambem um difusor electrico que funcionou muito bem durante toda a estadia,quer nas rolas quer em s. tomé!

abraço e até depois!

victormelo

Membro Novo
Obrigado Isaac.

Estas dicas vão ser muito úteis, sem dúvida.

Há muitas crianças nas Rolas? Levamos algumas coisas para oferecer (mochilas, t-shirts, esferográficas, etc.) e queremos entregar a quem está mais isolado e precisa mais, naturalmente.

O que aconselhas?

Nota-se algum tipo de insegurança nas Rolas ou em S.Tomé? Por exemplo, se transportares frequentemente uma máquina fotográfica e fizeres muitas fotos, sentes algum tipo de "ameaça"?

kl1462832

Membro Novo
Victor, insegurança alguma!
Olha como o isaac regressou: rendido!
Não "conheço" ninguém que não venha de lá assim. Acho que não precisas de te preocupar com isso. Claro que existem sempre alguns cuidados básicos, mas isso nem vale a pena descrever aqui, mas os são tomenses são muito amigáveis, até ficas com a ideia que já não existe o tipo de pessoas que eles aparentam/são.

isaac

Membro Novo
oi oi,

Kili LIam tem razão,nas rolas não senti insegurança alguma,são pessoas fantasticas ,bem dispostas e prontas a ajudar..parece que já os conhecemos há muito tempo!!!já em s. tomé é necessario ter mais atenção e algum cuidado pois na zona da cidade eles já tentam dar a volta aos turistas,o meu conselho é que não dês muita confiança ao pessoal das "ruas" porque senão ficas "enleado" com eles e perdes imenso tempo em vez de aproveitar o muito que há para ver...já agora,o meu conselho é que não dês nada á chegada no aeroporto,pois os miúdos da cidade estão sempre á mama quer nas chegadas ,quer nas saídas,estes não precisam tanto como os que se encontram mais para o interior e nas rolas..sugiro que dês na aldeia de pescadores nas rolas pois não existem lá muitas crianças,não te sei dizer ao certo qtas, mas são poucas...dp terás tempo para dar o resto nas aldeias do interior de são tomé,nós assim q saiamos de jeep levamos algumas coisas connosco todos os dias(t-shirts,material escolar,doces),pois encontras sempre pessoas nas estradas por onde irás passar depois..as nossas t-shirts inicialmente destinava-se para os mais novos ,mas ao longo das nossas jornadas em s.tomé,repará-mos que o pessoal que trabalha junto ás estradas precisavam mais...
Relativamente ás fotos,nós parávamos frequentemente o jepp no meio do "nada" para tirar fotos,quer a pessoas ,quer ás paisagens..é conveniente pedires sempre se podes tirar a pessoas,normalmente aceitam de bom grado e pedem sempre para verem depois!!!Nunca tivemos problema algum,podes parar junto de pessoas na estrada e cumprimentares,falares com elas sem medo,terás de volta um sorriso e boa disposição garantida!!!!parece mentira mas é verdade,espero que aproveites!!

Abraço

isaac

Membro Novo
pois é Kili Liam,S.Tomé deixou-me encantado,realmente ainda existem lugares mágicos e especiais!!as paisagens são surpreendentes,a selva é feita de encantamento,fechar os olhos durante á noite e escutar todos os ruidos vindos do mato é realmente mágico..fiz amigos,amigos verdadeiros,instantâneos,acima de tudo instintivos..tudo foi genuino e generoso(sobretudo no ilhéu das rolas)!,não esperamos nada uns dos outros,apenas o previlégio de beber uma Crioula juntos e ficar á conversa noite fora..no final da semana o mundo pareceu-me em paz e eu estava feliz como uma criança..agora já podia regressar,o desejo de conhecer S. Tomé estava realizado e parti de lá com promessa de um dia regressar..

deadworld

Membro Novo
victormelo disse:
Nota-se algum tipo de insegurança nas Rolas ou em S.Tomé? Por exemplo, se transportares frequentemente uma máquina fotográfica e fizeres muitas fotos, sentes algum tipo de "ameaça"?

eu pensei exactamente o mesmo, o meu receio maior era esse, mas assim que lá poes os pés é como se estivesses no paraiso (e estás mesmo) nos 2 sentidos, beleza natural e sensação se segurança!

mukka

Membro Novo
Ola Isaac,

Tal como previa, voltaste "agarrado" a São Tomé!

Espero que tenhas passado uns excelentes dias por lá!

Já existem saudades? Eu agora a ler, fiquei com saudades da Croula com a bela da ginguba...e das pessoas de lá, principalmente do Ilheu...Conheceste o Mayke Jeckson, a personificação do Leve Leve? :)

isaac

Membro Novo
oi ,td bem? sim foram dias inesqueciveis, dias felizes,de riso fácil e sincero:D,capazes de mudar muita coisa em mim!!:blush:sim o Meyke jecksom, sempre na descontra!!!,o "Bob" Sinclair,um bacano,o Trindade(com o avental da mulher),lindo!!!:Dsaudades já são muitas é claro,foram dias muito intensos mas muito descontraidos ao mesmo tempo!fica no coração "da gente"..:)

mukka

Membro Novo
As outra pessoas que acho que não conheci...

Ouvi dizer que o Mayke se tinha queimado durante uma animação no Ilhéu. Foi verdade?

É de facto uma vantagem enorme visitar países em que se fala a mesma língua...sem existir qualquer barreira a uma boa conversa!

isaac

Membro Novo
Sim foi verdade,:(queimou-se a valer,sobretudo as pernas,:sestava lá malta que o ajudou nesse momento senão tinha sido muito pior...eu não vi,acho que tinha sido na semana antes que isso aconteceu,mas no entanto lá andava ele com as pernas na "última" cheio de ligaduras:D a fazer das suas!!!!:)

mukka

Membro Novo
E fotos? Tiraste muitas?

Parecem sempre poucas...depois de as vermos vezes sem conta :)

E o tempo ajudou?

kl1462832

Membro Novo
Victor, como já alguém disse numa outra "thread" sobre a White: "... os aviões da White são os melhores do mundo, sem sombra de dúvidas, pois serão os que nos vão levar para ... "! ahahahah E não é que tem razão! ;-)

Mais a sério, sempre que voei na White não tenho razão de queixa. Mesmo! Sempre impecáveis e a horas! Mas sei que nem sempre é assim, mas também é assim com todas as empresas de aviação quer sejam "charters" ou não.
Em termos de aviões e empresas de aviação, não tenho nada a dizer senão um pequeno/médio reparo à BRA (linhas do Brasil). Das poucas vezes que voei com eles, e não foram muitas, ou seja, 4, duas delas deixaram um pouco a desejar em termos de atrasos, conforto, atendimento, e numa delas, algumas pessoas tiveram que trocar de lugar porque dois engenheiros da empresa tiveram que voar connosco para o Porto! Quando aterramos, já estavam os dois "dentro" de um dos motores! :-( Escusado será dizer que metade do avião nem pregou olho (viagem nocturna) ;-)

victormelo

Membro Novo
Pois, nunca voei na White, mas estou confiante... tenho que estar obrigatoriamente :)

Porém, sei que os aviões da White são os que a TAP já não quer... vai correr bem! :)

isaac

Membro Novo
Boas!!

Nós não fomos na White,fomos pela STP Airways num avião da Euroatlantic,velhinho,:eek:mas aguentou-se bem:D..
o tempo estava impecável,:)esta época está menos calor e menos chuva,oscilou ente o céu limpo e o nublados ,mas sempre com calor e muita humidade colada á pele...assim que a porta do avião abre(e era sé 7 da manhã)!!,o ar condicionado é substituido por um bafo quente e humido que adivinhamos logo omnipresente..mas sabe bem por estranho que possa parecer!

abraço

isaac

Membro Novo
AH,só tens 12 horinhas de dia para gozar,ás 05.00 da manhã é dia(e bem dia)! e ás 17.30 da tarde já tá escuro,portanto tens que programar o que queres fazer porque os dias passam a vooaarrrrrrrrrrrrrr!!tive pena que a cidade de S. tomé parassse por completo a partir da 21 horas,dei várias voltas pela cidade a partir desta hora e não se passa nada,mto pouca gente nas ruas,até dá impressão!!!vale a pena dar um salto ao café & Companhia no centro da cidade,é das poucos sitios que mexe alguma coisa...um dia por semana tem música ao vivo(julgo que é ás quartas)..tem tb uma discoteca na cidade,mas não chegámos a ir devido ao cansaço acumulado dos dias...

mukka

Membro Novo
Eu viajei para White, tudo tranquilo, staff e comida boa...sem problemas...

Quanto a animação nocturna em São Tomé, de facto segundo me disseram, às 21h é hora da novela e as pessoas ficam em casa..Depois o escuro da cidade ainda a torna mais adormecida.

Porém, sai todas as noites que lá estive...Combinámos com locais que tiveram todo o gosto de nos mostrar a noite local. Lugares:

-Café & Companhia- lugar muito agradável e que tem musica ao vivo à quinta, quando põem as mesas na rua.

- Discoteca Africana - ambiente tranquilo, para amantes da Kizomba, muito divertido

- Discoteca do Pestana - Espaço fantástico com uma esplanada linda com vista para a marginal...Os clientes do hotel não pagam, para os restantes não sei como funciona. A desvantagem é que não tem muita gente...para os locais é "carro".

- No restaurante Pirata, tb dá para ficar a aproveitar a noite, tranquilamente.

-Sei ainda que existem mais discotecas, nomeadamente a Dolores, mas estava fechada.