Novidades

São Tomé e Príncipe

isaac

Membro Novo
sao toméée

oi,

pois nestas coisas de preços no local logo se vê,cá os portugas logo se desenrrascam!n vale a pena planear mto!obrigado na mesma..
se me surgir alguma dúvida de ultima hora logo pergunto!!

abraço fica bem

deadworld

Membro Novo
isaac disse:
Boa noite

tive agora a ver e já temos saco cheio de canetas ,lápis,borrachas,marcadores,lápis de cor,cadernos,agendas,bolas insuflaveis,t´shirts...espero conseguir levar tudo...ja agora pergundo se é melhor procurar escola ou dar mesmo nas ruas o material q levamos??alguem sabe orientar?lol

abraço
boas
es
tão a falar em dar coisas às crianças e fazem muito bem, não dêem aos do aeroporto, os do ilheu ou roças sao bem mais necessitados
deixo o link de um vídeo de crianças de são
tomé, ao longo do video pode-se ver turistas a dar coisas às crianças.

on
tem curiosamente coloquei 5 mini-videos no youtube sobre e apenas o ilhéu das rolas, caso interesse a quem vai, ou quem já foi pode matar saudades.
aqui fica a playlis
t
se quiserem comen
tem ;)
http://www.youtube.com/view_play_list?p=2704EE01A346066B

ps: os videos sobre o ilheu es
tao no fim dessa pagina, começam pela parte 1 até à 5

victormelo

Membro Novo
Obrigado pelas dicas e pelos vídeos.

No que toca a ofertas às crianças, estou a pensar em privilegiar as do Ilhéu e eventualmente uma das Roças.

Alguma sugestão em relação a Roça(s)?

Quais as Roças mais interessantes e/ou onde as crinças tenham maiores necessidades?

deadworld

Membro Novo
nisso nao te posso ajudar pois não tive tempo para visitar nenhuma roça ;)
mas ha de haver aqui mais pessoal que
te pode ajudar

kl1462832

Membro Novo
Boas.
Os miúdos da Ponta Baleia são mais necessitados que os das vilas/cidades perto da zona Sul. Por sua vez, estes são mais necessitados que os da capital. Os do Ilhéu devem ser mesmo os mais necessitados, pelo menos aparentam.
Se fosse eu, não dava nada até chegar a Ponta Baleia, onde se apanha o barco para o Ilhéu. Aí, dava o máximo que pudesse, salvaguardando os do Ilhéu, que infelizmente para eles, são poucos. No Ilhéu, miúdos, miúdos devem ser uma dúzia. Cada vez existem menos São Tomenses a viver no Ilhéu. Depois, se sobrasse alguma coisa, tentava dar na ida embora para a capital nas aldeias/vilas por onde se passa. Certos pontos do trajecto fazem-se tão devagar que se podem oferecer coisas em andamento. ;-)

Ou então, noutro cenário, derreteste todo, quando um miúdo te vem pedir, educadamente, ao autocarro onde se vai para o Ilhéu, e isto logo no aeroporto à chegada: "Senhor, p.f., canetas para mim e para a minha irmã!" e aí, não tens coragem de mentir e dizer que não tens. Lá dás 1,2,3,4 .... e quase lá já foram todas! :-( As miúdas mais velhas, gostam de roupa. Mas tentem dar escondido porque os mais pequenos, apesar de pedirem canetas e doces, se vêm uma peça de roupa ... ;-)
Levem camisolas da nossa selecção, podem ser quaisquer umas, fracas, boas, etc.. quantas mais melhor! ;-) Se levarem, serão os heróis deles, e é porreiro ver um olhar daqueles a sorrir como se fosse a melhor coisa do mundo, mas isso é sempre relativo, certo?
Na foto que "postei" mais "acima", a roupa que os miúdos vestiam quando chegámos para ir para o Ilhéu, era exactamente a mesma que vestiam quando, uma semana depois, fomos embora para a capital! É triste mas é a verdade. Uma simples T-shirt, nem imaginam a alegria que gera neles! Levem mochilas. Já alguém aqui disse que os miúdos levam os livros para a escola em sacos plásticos, sacos estes que costumámos usar nas compras de supermercado.
Ficam aqui as dicas.

isaac

Membro Novo
sao tomééé

oi oi,

antes de mais obrigado pelas tuas informações,são mto úteis p quem vai de viagem a s tomé..umas perguntas...sabes se há por lá mapas da ilha mais pormenorizados?é q os q tirei da net n sao grande coisa...:S
De s.tome para o sul da ilha ja sei q se consegue chegar(com maior ou menor dificuldade)..e p norte?conseguese chegar para alem de santa catarina??humm,bom mais 2 dias e tou lá...heheheeh,

abraço

Maltez

Membro Novo
isaac disse:
oi,

pois nestas coisas de preços no local logo se vê,cá os portugas logo se desenrrascam!n vale a pena planear mto!obrigado na mesma..
se me surgir alguma dúvida de ultima hora logo pergunto!!

abraço fica bem

Aqui vai o meu contributo para este fórum, já que foi aqui que vim recolher todas as dicas para a minha viagem.

Estive em STP entre 1 e 8 de Maio deste ano e em relação a preços posso adiantar que o aluguer de jeep anda entre os 60€ (tipo Rav 4) e vai subindo com a qualidade do carro até cerca de 150€ dia.

Para quem vai passar alguns dias na ilha de S. Tomé aconselho vivamente a alugar um e contratar um guia (de maneira a rentabilizar o tempo de estadia e ver o maior numero de coisas). Eu contactei directamente um guia que conheci no aeroporto no dia de chegada "Luis Noronha" por 15€ dia tel (+239) 926763, e este é o seu blog turismostome.blogspot.com/2009_04_01_archive.html , ele tratou do carro (um Rav4, que se manifestou suficiente e mais confortável que os táxis locais "vão entender quando virem um") e no primeiro dia de aluguer lá estava ele no hotel com um representante da Top Car para assinar o contracto. Combustível, para visitar a zona norte gastei cerca de 20€ de gasolina para a zona sul será + um pouco.

O amigo Luís é um espectacular guia, sempre no seu "leve leve" (lema local), por sua vontade mostra-vos todos os cantos da ilha, simpático e educado. Mesmo para visitar a cidade é melhor acompanhado só assim se pode ver quase tudo.

Para quem vem do Ilhéu das Rolas a meu ver deve logo aproveitar para visitar a zona sul da ilha assim torna mais suave a viagem de regresso à cidade de São Tomé, podem combinar com o Luís que ele vai-vos buscar a Ponta Baleia à saída do barco, não esquecer marcar almoço na Roça São João dos Angolares, com a Tita Tel: (+239) 26 11 40 rocasaojoão.com/sao.html, preço ronda 25€ por pessoa "negociar o preço da refeição do guia- alguns sítios os guias não pagam a refeição, lá não sei como é", não é barato mas vale a pena é uma autentica viagem pelos sabores.

Mais duvidas é só dizer.
Desculpem a extensão mas quando se começa a falar de STP não se consegue parar.

Maltez

Membro Novo
São Tomé à chegada espera-nos um calor húmido, dezenas de miúdos a querer vender colares e outras lembranças, os mesmos que vão encontrar dentro da cidade todos os dias e que te vão logo chamar pelo nome se o souberem. Em seguida uma viagem de cerca de 2H até ao barco para o Ilhéu das Rolas "se tiverem sede é melhor pedir ao motorista para parar num dos quiosques da beira da estrada porque no Hotel Pestana São Tomé a agua de litro e meio custa 4,80€", em Ponta Baleia onde se apanha o barco vão estar alguns miúdos à espera de alguns doces e canetas, Chegando ao Ilhéu servem uma agua de coco fresquinha e preparem-se para passar uns dias no paraíso.
Apesar das advertências eu fui comer dois dias com os pescadores, um dia serviram o almoço na praia café (onde existem umas mesas com bancos, tipo parque de merendas) o outro no centro da aldeia dos pescadores) nenhum problema com ninguém que lá tenha ido e éramos um grupo de no mínimo 10 pessoas, eles pedem 15€ por pessoa "como bom português regateei e comemos por 10€ por pessoa", serviram-nos um peixe chamado concon, espectacular, peixe vermelho, peixe voador grelhados ao nosso lado no carvão, caranguejos, acompanhados com furta pão frita e banana pão frita, divinal, sobremesa carambola e banana maçã, para marcar é só falar com o Piter ou Reginaldo que foram a minha sombra nos passeios pela ilha, conhecem todos os recantos e praias, e no percurso abrem uns cocos para beber-mos que sabem muito bem a quem está no meio da selva tropical com 31.º, não pedem nada mas se lhe derem uma t-shirts ou uns calções agradecem, para os encontrar é só olhar para o lado direito da recepção em frente à capela, podem também aproveitar para comprar agua na aldeia dos pescadores "garrafas seladas, de uma marca portuguesa" 3 por 5€, no hotel 4€ por uma, os almoços no hotel, no bar tartaruga perto da recepção ficam por volta dos 12€ por pessoa tem tostas, sandes, saladas, pizas, bitoque tudo muito típico, no restaurante cerca de 25€.

Em breve mais dicas
Qualquer dúvida é só perguntar.

Maltez

Membro Novo
Excursões organizadas a partir do ilhéu
Visita às antigas Roças do Sul de São Tomé, com almoço na Roça São João, saída 9:00 regresso 15:30, 50€ por pessoa inclui guia, almoço, não inclui bebidas.
Passagem pela Roça Porto Alegre, Praia Esqueira e Vila de São João dos Angolares.

Zona Centro e Norte com almoço na Dª Hortênsia, 80€ por pessoa e não aconselho faze-la a partir do ilhéu, implica viagem até à cidade de São Tomé e regresso 60+60 Km, 2H+2H

Aconselho vivamente marcar lá o jantar de quinta feira (ou outro) 17€ + bebidas, bufeet com mil iguarias, comer e chorar por não conseguir comer mais, de STP Tel : 221743/915825 (Hortênsia)

Em breve mais dicas
Qualquer dúvida é só perguntar.

kl1462832

Membro Novo
Grande Maltez.

Até fico quase corado a ler a tua descrição. Uns têm jeito para escrever, outros não! ;-)

Gostei do teu comentário: "... quando se começa a falar de STP não se consegue parar.". Queres ver que isso é mesmo verdade? ahahahah

isaac

Membro Novo
sao tomé

hello,

últimas dúvidas..relativamente a trocar euros,é preferivel fazê-lo lá?quais sitios q recomendas?:cool:já agora ,1 euro vale qtas Dobras??:blink:

Obrigado,abraço

kl1462832

Membro Novo
isaac, eles devem querer mesmo os € em vez das Dobras. Sempre que tive que pagar alguma coisa, foi sempre em €. Mesmo nos restaurantes na capital. Tudo em €! Mas não sei se funcionam todos assim. Podem existir alguns pontos onde não aceitem €. Existem alguns bancos na capital. Se calhar é um bom sítio para cambiar se assim o pretenderes.

Maltez

Membro Novo
isaac disse:
hello,

últimas dúvidas..relativamente a trocar euros,é preferivel fazê-lo lá?quais sitios q recomendas?:cool:já agora ,1 euro vale qtas Dobras??:blink:

Obrigado,abraço
Em relação a euros / dobras, em todo o lado aceitam euros até no mercado, mas para pequenas compras convém ter dobras, quanto ao câmbio na praça em frente ao Café e Companhia onde tem as bombas de combustível, existem pelo menos uns 5 jovens que fazem o câmbio, quando eu lá estive ( 1 a 8 de Maio 08) estava a 1€ - 22.000 dobras "22 contos", para abastecer tens que trocar para dobras, mas não te preocupes porque nem tens que sair do carro, a "caixa Multibanco" aparece logo na janela do carro, nos banco o câmbio penso que mais baixo.
Nos hotéis do grupo pestana pode-se pagar com o visa, no Ilhéu acresce uma tarifa de 3 € para pagar a chamada que têm que fazer para a CIBS a pedir autorização para o pagamento.
A moeda mais pequena que aceitam é a de 1 €
Qualquer dúvida é perguntar
Um abraço e nem desejo boas férias, porque sei que vão ser muito boas.

isaac

Membro Novo
sao tomé

obrigado pelo esclarecimento:D,é bom ficar com algumas coisas presentes,este portal funciona mto bem,cá virei dp dizer como foi viagem a s tomé ,poderá ser bastante útil a minha experiência para quem esteja a pensar em ir lá..:blink:

obrigado a todos e té um dia destes!!:blink:

Isaac

mukka

Membro Novo
Isaac,

Espero ainda ir a tempo de te desejar uma óptima viagem...E de certeza que quando voltares vais estar tão viciado em São Tomé quanto nós :blink:

Se me permites alguns comentários:

- antes de irmos planeamos muito bem as coisas e tentamos organizar todo o nosso tempo. Quando lá chegamos deixamos lever pelo Leve Leve e é muito Bom!

- Confia nas pessoas e na sua falta de segundas intenções, existe muita pureza de sentimentos por aquelas zonas

- Come tudo o que puderes, os peixes maravilhosos, as bananas deliciosas que nada têm a ver com as de cá, a fruta pão, a matabala, o coco assado....

- Disfruta dos olhares das crianças e da sua alegria!

- Quanto a lugares, não visitei todos certamente mas deixo alguns : Café companhia; Restaurante Pirata; Discoteca Africana e discoteca do Pestana São Tomé; Santola; Fábrica do Chocolate, Roça de São João...

Acima de tudo disfruta!!

Saudades.........

deadworld

Membro Novo
isaac disse:
oi oi,

sabes se há por lá mapas da ilha mais pormenorizados?é q os q tirei da net n sao grande coisa...:S
em relação ao mapa da ilha desconheço se existe algum bom, no entanto podes ver a ilha a partir dos satelites do google earth. o ilhéu é que ainda nao apanha, mas tirei uma foto de um quadro do pestana equador, sempre ajuda qquer coisa
aqui fica:

www.flickr.com/photos/ruialmeida/2924357484/in/set-72157607628639784/

se passares o rato pela imagem, tem informações sobre os locais

Maltez

Membro Novo
Para quem ainda não foi, ( e para quem vai voltar) aqui fica o mapa mais detalhado que econtrei.

(WWW) turismo-stp.org/pages/medidas/pdf/mapa.pdf

isaac

Membro Novo
olá pessoal!!
Já passou a semanita em S.Tomé,foi depressa demais....foram dias muito intensos a todos os niveis,a paisagem é surpreendente,exaltante,misteriosa...,as pessoas são fantasticas(apesar das suas dificuldades diárias) e a comida nem se fala..foram dias de deslumbramento,de emoção,de partilha..há nesta ilha tropical uma força que desperta em nós exactamento o oposto da tristeza que pensávamos vir a sentir ao ver certas coisas menos boas - é uma alegria de crianças deslumbradas,como que se só aqui pudéssemos encontrar qualquer coisa perdida no fundo das nossas raízes...amei!
abraço a todos e espero vir ajudar quem esteja de viagem marcada para aquele paraíso esquecido..