mig disse:
A mim parece-me que a White tem muitos precalços, já antes de viajar com eles para Punta Cana e ter acontecido essa aterragem de "emergencia" em Ponta Delgada, um amigo meu contou-me que quando foi para o México, o avião abortou a descolagem na altura em que ia começar a levantar e que só parou mesmo já no final da pista do aeroporto de Lisboa. Segundo o Comandante, o motivo da avaria foi um filtro de combustível que não deixava o motor retirar o combustivel necessário, ficaram cerca de 3 horas dentro do avião.
Já começa a parecer que a manutenção destes aparelhos deixa a desejar... Por alguma razão a Tap livrou-se deles...
Eu por acaso também fui nesse avião que avariou, no dia 27 de Outubro de 2008, no aeroporto de Lisboa quando ia para o México e foi muito desagradável estar 3 horas dentro do avião, apesar do comandante ser muito simpático e estar sempre a explicar todos os procedimentos que estavam a ser levados a cabo para reparar a avaria. De resto, a viagem foi perfeitamente normal mas tornou-se muito cansativa por causa desse atraso.
Os aviões da White que fazem os Charters são AIRBUS A310-300, que já estão ultrapassados: foram substituídos pelos Airbus A330-200, como a TAP fez. A SATA ainda os possui, mas também já vendeu 1 à White. Em média, têm cerca de 20 anos, que até nem é muito para um avião, embora já não sejam novos.
Podem consultar a história de cada um 3 A310 dos aviões da White aqui:
CS-TKI
h*tp://www.airfleets.net/ficheapp/plane-a310-448.htm
CS-TEJ
ht*p://www.airfleets.net/ficheapp/plane-a310-494.htm
CS-TDI
ht*p://www.airfleets.net/ficheapp/plane-a310-573.htm
No Verão de 2007 a White alugou à companhia Francesa XL Airways um Airbus A330-200, que fazia, entre outros, os Charters para o Brasil e em que eu tive oportunidade de viajar e só posso dizer que os lugares eram bastante apertados, apesar de ser um avião novo. A matrícula era F-GSEU.h*tp://www.airfleets.net/ficheapp/plane-a330-635.htm