Novidades

Voo SATA - Cancun

joker

Membro Conhecido
Tiquiss disse:
Correto.... confirma-se que o avião da SATA muito dificilmente fará o voo direto. Sempre é mais fresco nos Açores do que em Punta Cana, caso seja necessário ficar dentro do avião....
e sempre dá para ir às furnas comer um cozido!!!

Tasca de Palmeira

Membro Novo
Tiquiss disse:
Correto.... confirma-se que o avião da SATA muito dificilmente fará o voo direto. Sempre é mais fresco nos Açores do que em Punta Cana, caso seja necessário ficar dentro do avião....
E sempre fica mais barato abastecer e parar nos Açores do que no aeroporto do Júlio Iglesias.

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Artur Pinto disse:
e sera assim em todos os voos reabastecer nos açores ??? quanto tempo demorara???? ai ums 30 minutos ????
Boas,

ao certo não sei quanto tempo.. mas se as coisas forem feitas como deve ser.... penso que demorará + do que isso, porque acho que é proibido abastecer com passageiros dentro do avião....

apesar que a lei as vezes "fala + baixo" que outros interesses....

pl

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Já me aconteceu o avião ter que parar para abastecer, e os passageiros sairam todos do avião. Isto já foi a muitos anos atras, e não foi num voo para as caraibas. E toda esta operação demorou bem mais de uma hora, Se juntarmos toda a manobra de aproximação a pista e aterragem,e o posterior take off, esta "escala técnica" ainda vai ser prolongada.

Flecha

Membro Conhecido
gente...
ha rotas em a310 (havia até ha bem pouco tempo, e por exemplo Londres / Vancouver), com 4700 Nm....
querem outra? 5253 miles Buenos Aires-New York, feita pelas Linha Aereas Argentinas também em A310...
Lis / Puj são +/- 3617nm ... mas ainda há duvidas que a Sata chega lá sem refuel? se não querem, ou não podem é porque no topo da lista está a palavra SEGURANÇA amarrada a uma regra ETOPS, devido à travessia atlântica.

O A313 CS-TKN que, antes de chegar à SATA, operou para a Austrian Airlines, chegou a dispor (foi retirado) um tanque suplementar no porão de carga que lhe conferia autonomia para fazer especificamente a rota Viena-Tóquio, a qual imagino que demorasse mais de 10 horas

Posso tambem garantir que o CS-TGU e o CS-TGV ambos vieram da Air Afrique nao tem tanques de combustivel extra. O CS-TKM tambem nao tem tanques extra nem o CS-TKI (ex white que esta nos USA a fazer latas de coca cola) tinham, a unica coisa diferente que o TKN tem em relacao aos restantes tres avioes da frota sao os motores sendo estes PW
enquanto os restantes sao GE.

A configuracao do interior e igual em todos os 4 Avioes ou seja 222 Pax: 18C 204 Y.

Não é que o avião não seja capaz de atingir esses valores directo ponto a ponto, mas operacionalmente as companhias são obrigadas a fazer os seus planos de voo debaixo de procedimentos muito concretos de gestão do combustível tendo em conta a rota em questão, que pode ser ou não ETOPS, o "payload", a meteorologia, as autorizações do espaço aéreo, os alternantes, enfim, o que tudo somado dá para restringir drasticamente o alcance da aeronave para valores bastante inferiores ao que se supõe.

Espero ter ajudado

Tasca de Palmeira

Membro Novo
Flecha disse:
gente...
ha rotas em a310 (havia até ha bem pouco tempo, e por exemplo Londres / Vancouver), com 4700 Nm....
querem outra? 5253 miles Buenos Aires-New York, feita pelas Linha Aereas Argentinas também em A310...
Lis / Puj são +/- 3617nm ... mas ainda há duvidas que a Sata chega lá sem refuel? se não querem, ou não podem é porque no topo da lista está a palavra SEGURANÇA amarrada a uma regra ETOPS, devido à travessia atlântica.

O A313 CS-TKN que, antes de chegar à SATA, operou para a Austrian Airlines, chegou a dispor (foi retirado) um tanque suplementar no porão de carga que lhe conferia autonomia para fazer especificamente a rota Viena-Tóquio, a qual imagino que demorasse mais de 10 horas

Posso tambem garantir que o CS-TGU e o CS-TGV ambos vieram da Air Afrique nao tem tanques de combustivel extra. O CS-TKM tambem nao tem tanques extra nem o CS-TKI (ex white que esta nos USA a fazer latas de coca cola) tinham, a unica coisa diferente que o TKN tem em relacao aos restantes tres avioes da frota sao os motores sendo estes PW
enquanto os restantes sao GE.

A configuracao do interior e igual em todos os 4 Avioes ou seja 222 Pax: 18C 204 Y.

Não é que o avião não seja capaz de atingir esses valores directo ponto a ponto, mas operacionalmente as companhias são obrigadas a fazer os seus planos de voo debaixo de procedimentos muito concretos de gestão do combustível tendo em conta a rota em questão, que pode ser ou não ETOPS, o "payload", a meteorologia, as autorizações do espaço aéreo, os alternantes, enfim, o que tudo somado dá para restringir drasticamente o alcance da aeronave para valores bastante inferiores ao que se supõe.

Espero ter ajudado
Basicamente disseste tudo.
Penso que se o avião tiver que parar será por causa da rota ser Transatlântica(totalmente sobre o oceano atlântico). Nos exemplos que deste as rotas eram practicamente por cima de terra ou junto dela.

joker

Membro Conhecido
vamos aguardar pela próxima 2ª feira.
Existe alguma maneira de confirmar quanto tempo estiveram em Ponta Delgada?

Artur Pinto

Membro Novo
resumindo o aviao tem capacidade para fazer sem abastecer mas o mais provavel e que nao o faça por questoes de seguranca e iss nao e??? vamos ter que levar com mais 1 hora de voo mas sempre e melhor do que fazer uma AMARAGEM ......algem sabe dizer a que horas e que parte de lisboa ????????

Madeirense

Membro Ativo
Artur Pinto disse:
resumindo o aviao tem capacidade para fazer sem abastecer mas o mais provavel e que nao o faça por questoes de seguranca e iss nao e??? vamos ter que levar com mais 1 hora de voo mas sempre e melhor do que fazer uma AMARAGEM ......algem sabe dizer a que horas e que parte de lisboa ????????
1hora de espera acho que é ser demasiado optimista, 1 hora deve demorar o reabastecimento depois do avião estar parado, mais tempo perdido na aproximação a Ponta Delgada, mais preparativos para levantar voo novamente, acho que no mínimo dos minimos 2h a 2h30m de tempo acrescentado a viagem e o mais certo é ficarem presos dentro do avião.

Artur Pinto

Membro Novo
quantas horas de diferenca de portugal e o mexico com essas paragem e com as 10 horasde viagem ja devemos chegar la ao mexico a noite nao?????

Scorpion80

Membro Ativo
Ja nao me lembro o horario do voo para o Mexico quando la fui, mas lembro-me que cheguei ao B.P. ja ao fim da tarde..
Com esta paragem prolongada a chegada ja deve ser a noite....

Tasca de Palmeira

Membro Novo
Artur Pinto disse:
quantas horas de diferenca de portugal e o mexico com essas paragem e com as 10 horasde viagem ja devemos chegar la ao mexico a noite nao?????
Se para a RD se chega ás 15:50 (Saida ás 13h) e com 8h de voo, para o México e com a paragem pelo meio deve ser entre as 6 e as 8 horas da noite. Ainda vão a tempo de jantar no buffet.

Artur Pinto

Membro Novo
no ano passado chegamos a republica as 8 e tal da noite ir buscar as malas e assim chegar ao hotel 10 da noite mas saímos as 15 e 20