Novidades

[Report] Tailândia & arredores - Partilha de locais

Fenix

Membro Novo
JMacedo... estou :D, com esta partilha.... mt mt obrigada!!!!

Passei os olhos e vou ler com muita calma e interiorizar cada palavra!!!!

Vou a 20 de Outubro, com muito maior conhecimento do pais....

 

Csilva

Membro Novo
Tenho novamente uma questão, como disse anteriormente tinha pena de não ficar a dormi uma noite nas phi phi, andei a pesquisar e vi um hotel espectacular e minimamente acessível, mas estive a ver e para ir para as phi phi é só de ferry?! os speed boat são só para excursão né? É que a minha ideia era sair bem cedo de phuket e passar o dia na Koh phi phi e depois no outro dia de manha sair bem cedo para fazer a excursão ás outras ilhas, mas normalmente é o dia todo depois já fica tarde para voltar para phuket de ferry e também não queria ficar mais uma noite nas phi phi visto já ter o hotel pago em phuket... Ou seja resumindo, posso fazer as viagens de phuket para Phi Phi e vice versa de speed boat ou eles só funcionam com excursão incluída? Qual é a hora mais tarde que posso sair das Phi Phi para Phuket?

Obrigada desde já!
 

JMacedo

Membro Novo
Tenho novamente uma questão, como disse anteriormente tinha pena de não ficar a dormi uma noite nas phi phi, andei a pesquisar e vi um hotel espectacular e minimamente acessível, mas estive a ver e para ir para as phi phi é só de ferry?! os speed boat são só para excursão né? É que a minha ideia era sair bem cedo de phuket e passar o dia na Koh phi phi e depois no outro dia de manha sair bem cedo para fazer a excursão ás outras ilhas, mas normalmente é o dia todo depois já fica tarde para voltar para phuket de ferry e também não queria ficar mais uma noite nas phi phi visto já ter o hotel pago em phuket... Ou seja resumindo, posso fazer as viagens de phuket para Phi Phi e vice versa de speed boat ou eles só funcionam com excursão incluída? Qual é a hora mais tarde que posso sair das Phi Phi para Phuket?

Obrigada desde já!
Olá Cátia,

Se eu estivesse no teu lugar, eu faria as coisas um pouquinho differentes, mas claro está, estou só a sugerir e a dar idéias.

Vamos a factos:

De Phuket para Phi Phi e vice-versa, tens duas opções; Ferry ou Speedboat.

O Ferry geralmente custa 600baht por pessoa e demora cerca de 2horas, dependendo um pouco do vento e do estado do mar. Os últimos ferries largam cerca das 14:30 - 15:00.

O Speedboat custa 10 000 baths, preço que é então dividido pelo número de passageiros. Existem speedboats de 4, de 8 e de 20 passageiros, por vezes é uma boa opção desde que haja muitos passageiros. A viagem demora apenas 45 minutos.

Se optarem pelo speedboat, nesta época do ano aconselho aos mais fracos de estômago (como eu) a tomarem dois comprimidos para o enjôo, pelo menos 30 minutos antes de embarcarem.

Embora hajam excursões de meio-dia pelas Phi-Phi, eu não gostaria de andar preocupado com os horários, visitando os locais à pressa, tempo para refeição, pegar malas no hotel estar no cais do Ferry antes das 14:30.... de vez em quando temos de esperar bastante pelo turista mais atrasado que foi não sei onde ou que ficou a fazer snorkeling numa zona mais afastada...

Embora não sabendo exactamente o local em que vocês ficarão nas Phi Phi, penso que ficarão na Phi Phi Don como a maioria do pessoal, já vos digo que não é, nem de longe, a parte mais bonita das Phi Phi.

Eu preferíria bem aproveitar uma excursão em redor das Phi Phi logo no primeiro dia, os lugares de sonho não são onde ficam os hotéis, só são alcançáveis de barco, e por vezes há lugares aos quais não se pode ir naquele momento porque a maré está muito baixa e tem de se ir a outros locais, aguardando umas horas para que a maré mude.

O tipo de excursões que se faz permite longas paragens nesses sítios de sonho, para se nadar e apreciar tal como em Maya Bay ou outros pontos rodeados de altas e íngremes montanhas onde fazer snorkeling é algo a não perder, almoçar em praias de areia muito branca e fina ou dividir o almoço com os macacos na ilha dos macacos. (tenham cuidado com os macacos, não os tentem enganar dando-lhes algo que não seja comida, cuidado com os vossos pertences, alguns turistas têm sido mordidos e eu já uma vez fui perseguigo por uns quantos ao ter disparado o flash da camera bem próximo deles).

Fazendo um dia de excursão, têm-se imenso tempo para nadar, para explorar, meio dia já fica um pouquito apertado, mas claro, isto em minha opinião...

Eu por vezes não vou em excursão, alugo um barco dos pescadores por minha conta e só pago quando estou de volta (não vão os pescadores pisgar-se com o dinheiro e depois ter de pagar a outros como já me aconteceu no Laos).

Por volta das 17horas ou antes, vocês estarão de volta ao hotel...desçam até à praia, fiquem dentro daquela água bem mais quente que a temperatura do corpo, após o pôr do sol, sigam para a rua principal (a do Ferry), existem uns restaurantes com ambiente bem romântico (vocês vêm para cá em lua de mel, certo?) à beira-mar.

Depois, se quiserem, têm várias opções, um passeio (não será muito longo), ou vão às casas de massagem dadas por peixes (não sei como se chama em Português), ou sigam o barulho da música se quiserem ir "abanar o capacete".

No segundo dia eu ficaria mais pela praia, relaxe total, um bom almoço e depois o ferry ou speedboat...

Claro está, isto são apenas idéias.

Agora outra coisa que não tem muito a vêr com o assunto, se gostam de fazer snorkeling tragam uma pequena máquina fotográfiaca à prova de água, hoje em dia fazem muito boas filmagens e fotografia debaixo de água e em alta definição, eu uso uma pequeníssima Sony TX4 que comprei há cerca de 2 anos. Também já vos aviso que os corais nas Phi Phi já viram melhores dias... muitos anos atrás...
 

JMacedo

Membro Novo
JMacedo... estou :D, com esta partilha.... mt mt obrigada!!!!

Passei os olhos e vou ler com muita calma e interiorizar cada palavra!!!!

Vou a 20 de Outubro, com muito maior conhecimento do pais....
Fenix,

O meu muito obrigado por tais palavras.
 

JMacedo

Membro Novo
Oi JMacedo,

após ler tanta informação, respondo-te muito resumidamente:

Obrigado pela dedicação e empenho nesta troca de conhecimentos, que todos tentamos oferecer uns aos outros.

Cumpts
Eu é que agradeço, é com satisfação que vejo que alguma da informação poderá ser de interesse. Muito obrigado.
 

Csilva

Membro Novo
Obrigada Jorge, também penso ser a melhor opção agora que falas-te! Mas uma questão, quando saio de phuket já vou em excursão até ás Phi Phi ou é uma viagem normal e depois quando chegar a Phi Phi Don é que compro a excursão? Já agora a que horas tenho de sair de Kata Beach para chegar a Phuket? Se estiver a abusar não respondas :)

Obrigada
 

JMacedo

Membro Novo
Obrigada Jorge, também penso ser a melhor opção agora que falas-te! Mas uma questão, quando saio de phuket já vou em excursão até ás Phi Phi ou é uma viagem normal e depois quando chegar a Phi Phi Don é que compro a excursão? Já agora a que horas tenho de sair de Kata Beach para chegar a Phuket? Se estiver a abusar não respondas :)

Obrigada
Olá Cátia,

Embora a informação que providenciei sobre Phuket - Phi Phi seja fidedigna, confesso que nunca fui até Phuket, nada contra, mas evito os locais com mais turistas, talvez um dia vá até lá... geralmente eu fico em Krabi.

Sem saber exactamente quanto demora de Kata Beach até Phuket, não deve demorar muito, pois é relativamente perto, mas não sei também se Phuket tem muito trânsito ou não. Penso que será melhor perguntares na recepção do hotel, assim que chegares, pode até ser que o hotel tenha transporte disponível a determinadas horas para Phuket. Espero que se alguém estiver a lêr isto e tenha ficado em Kata Beach te dê uma ajudinha...

Podes ir logo de excursão ou não, no entanto se fores de excursão terás de manter a bagagem no barco de excursão, pessoalmente acho que não dará muito jeito.

Se optares por não ir em excursão, poderás fazer o check-in no hotel, mesmo que o quarto ainda não esteja vago (geralmente o pessoal faz o check-out por volta ads 10 ou 11 da manhã), eles guardar-te-ão as malas e poderás então ir em excursão...

Não estás nada a abusar, por vezes não posso logo responder devido a trabalho, mas tentarei sempre responder, não há qualquer problema. Cheguei até a pensar em me oferecer para vos levar até ao mercado flutuante mas parece que vou ter de continuar a trabalhar por mais alguns dias do que aquilo que estava a prevêr :(
 

JMacedo

Membro Novo
Google Earth tem me dado a conhecer imensos novos lugares de interesse, geralmente pesquiso as photos lá colocadas, saco as coordenadas para o meu GPS e lá vou eu.

Agora o Google Street View vai começar a operar aqui também na Tailândia o que torna as coisas muito mais interessantes para se avaliar um local.

No entanto já se tinha feito algo do género que aconselho a vêr, pois há algumas ruas de Phuket, Chiang Mai, Pattaya (até as ruas dos mais infames bares), Krabi, Ayuttaya e outras áreas...

Aqui fica o link:

http://www.mapjack.com/

seleccionem o local que querem vêr em "See the City" e sigam as instrucções em "Tips"
 

Bee

Membro Conhecido
Este tópico está soberbo!

Jorge muito obrigado pelo tempo que tem gasto em ajudar esta comunidade. Um muito obrigado!!!

Ah... era escusado as fotos das ratazanas e da COBRAAAAA!!!! :angry:
Os gafanhotos, não estando na lista de pratos favoritos não me mete muita impressão, já as ratazanas!!! Oh Lord!!! Espero não me recordar das fotos quando estiver a degustar uma bela de uma francesinha... senão fica no prato :lol:
 

Brenda Heyse

Membro Novo
Jorge, grande ajuda! e um espetaculo de fotos!!! É realmente super util um membro deste forum viver num destino que irei a curto prazo :D Tou a pensar ir para o tal Chatuchak market para ver se faço uns negocios! Achas que será necessário um guia que me ajude a regatear os preços?? E será fácil depois o envio da mercadoria para Portugal? Como é a minha primeira vez num país tao longicuo e diferente em tudo! As duvidas e incertezas parece que duplicam :) Cumprimentos e muito obrigada pelas informações ja dadas! :D
 

JMacedo

Membro Novo
Este tópico está soberbo!

Jorge muito obrigado pelo tempo que tem gasto em ajudar esta comunidade. Um muito obrigado!!!

Ah... era escusado as fotos das ratazanas e da COBRAAAAA!!!! :angry:
Os gafanhotos, não estando na lista de pratos favoritos não me mete muita impressão, já as ratazanas!!! Oh Lord!!! Espero não me recordar das fotos quando estiver a degustar uma bela de uma francesinha... senão fica no prato :lol:

Muito obrigado, Debora. As comidinhas exóticas fazem muito sucesso... fotográfico... entre os turistas... :D ... e depois quem é que iria acreditar se eu apenas dissesse que já tinha provado ratazana de churrasco?
 

JMacedo

Membro Novo
Jorge, grande ajuda! e um espetaculo de fotos!!! É realmente super util um membro deste forum viver num destino que irei a curto prazo :D Tou a pensar ir para o tal Chatuchak market para ver se faço uns negocios! Achas que será necessário um guia que me ajude a regatear os preços?? E será fácil depois o envio da mercadoria para Portugal? Como é a minha primeira vez num país tao longicuo e diferente em tudo! As duvidas e incertezas parece que duplicam :) Cumprimentos e muito obrigada pelas informações ja dadas! :D
Olá Brenda,

Obrigado por tão positivas palavras. O mercado de Chatuchak ou também conhecido por Jatujak é muito famoso e vêm sempre mencionado nos guias turisticos, é enorme e com este calor aconselho a ir cedo, antes das 10h, é um mercado que está aberto durante os fins de semana, algumas partes estão abertas durante a semana mas coisa muito fraca.

Eu sou daquelas pessoas que detesto ter de regatear, não tenho muito jeito e paciência, penso que isto me vem dos tempos em que estive na Turquia a trabalho e todos os dias tinha "melgas" de volta de mim tentando vender algo, ou engraxar os sapatos...

Penso que ter um Tailandês para perguntar preços ajuda sempre. Pelo Natal e Aniversários envio sempre umas coisitas para a família em Portugal e a minha mulher (Tailandesa) lá me ajuda a negociar preços mais em conta.

No entanto como vêm para fazer negócio, as coisas poderão ser muito mais facilitadas se explicadas dessa forma, pois eles têm todo o interesse em exportar e é até bastante prestigiante para eles.

Aconselho desde já a imprimir bastantes cartões (não sei como se diz em Português... cartões de visita, negócio?) Business cards, é uma tara em toda a Ásia, trocam-se cartões por dá cá aquela palha e quando não se tem um cartão para trocar, não é muto bom sinal para negócio..

Quando trabalhei para a Embaixada de Portugal, chegava a ficar com muitos cartões nos bolsos quando encontrava diplomatas de outros países, uma vez esqueci-me de levar os meus e sentí-me inconfortável com a situação, pois todos me davam um cartão e eu sacava de uma caneta e um pedaço de papel...

Penso que não seja difícil enviar coisas para Portugal, eu pago bastante porque são pequenas encomendas, mas já tenho ouvido falar de pessoal que envia pequenas caixas ou pequenos contentores para Inglaterra e dizem-me que não sai muito caro, mas de facto é um campo de que não tenho grande experiência.

Quase desconhecido de todos, mesmo anexo ao mercado de Chatuchak existe um enorme Centro comercial de vários pisos com imensas lojas e restaurantes, aberto todos os dias e com imenso artesanato e afins. Tem ar condicionado e eu vivamente recomendo uma visita para quem vai a Jatujak, o nome é "JJ MALL".

Dependendo de onde ficarem, talvêz a melhor opção seja a de apanharem o "Sky Train" e saírem na estação de "MO CHIT"
 

Mariano

Membro Novo
Ola Jorge depois de alguma ausencia da minha parte, estou de volta com algumas perguntas:
Para cambiar dinheiro é melhor dentro do aeroporto à chegada ou fora nas casas de cambio?
Faço esta pergunta porque em Londres quando trocámos dinheiro no aeroporto eles cobraram uma taxa e fora do aeroporto nas casas de cambio eles só cobram taxas a partir de uma certa quantia.

Mais uma vez obrigada pela tua GRANDE PACIÊNCIA em ajudares o pessoal.
 

JMacedo

Membro Novo
Ola Jorge depois de alguma ausencia da minha parte, estou de volta com algumas perguntas:
Para cambiar dinheiro é melhor dentro do aeroporto à chegada ou fora nas casas de cambio?
Faço esta pergunta porque em Londres quando trocámos dinheiro no aeroporto eles cobraram uma taxa e fora do aeroporto nas casas de cambio eles só cobram taxas a partir de uma certa quantia.

Mais uma vez obrigada pela tua GRANDE PACIÊNCIA em ajudares o pessoal.
Olá,

Geralmente o aeroporto vale-se do facto de que muitos turistas trocam logo à chegada o seu dinheiro e por isso mesmo sai um pouco mais caro que cambiando fora do aeroporto.

Para cambios mais em conta sugiro as casas de câmbio da cadeia "Super Rich", aqui fica o link para um artigo sobre cambios na Tailândia onde ao fim da página se encontra um mapa das lojas, sei que eles têm andado a expandir e já há Super Rich em algumas estações do Skytrain embora eu não saiba em quais, aqui fica o link:

http://www.thebangko...xchange_bangkok

e aqui a localização de acordo com o website deles:

http://www.superrich1965.com/Eng/location.aspx
 

Mariano

Membro Novo
Ob Jorge já tirei as moradas e tem algumas perto de onde vamos ficar. De qualquer forma para pagarmos ao taxista do aeroporto pa o hotel somos obrigados a cambiar dinheiro dentro do aeroporto, não é verdade?

Li no link que enviaste que existe uma taxa de 50THB só por se ir ao guiché para apanhar um taxi. Eles sugerem como alternativa ir às chegadas(será chegadas ou partidas?) e apanhar um taxi que estiver a deixar alguém. Achas que é viavel?

Qual a distancia e quanto será de taxi para irmos para o outro aeroporto? Refiro-me aquele d onde opera a AirAsia. Só chegamos lá de taxi?
Desculpa o interrogatório. :blush:
 

JMacedo

Membro Novo
Ob Jorge já tirei as moradas e tem algumas perto de onde vamos ficar. De qualquer forma para pagarmos ao taxista do aeroporto pa o hotel somos obrigados a cambiar dinheiro dentro do aeroporto, não é verdade?

Li no link que enviaste que existe uma taxa de 50THB só por se ir ao guiché para apanhar um taxi. Eles sugerem como alternativa ir às chegadas(será chegadas ou partidas?) e apanhar um taxi que estiver a deixar alguém. Achas que é viavel?

Qual a distancia e quanto será de taxi para irmos para o outro aeroporto? Refiro-me aquele d onde opera a AirAsia. Só chegamos lá de taxi?
Desculpa o interrogatório. :blush:
Olá,

Sim existe uma taxa de 50baht (1,18 euros), se a outra opção é viável, tenho as minhas dúvidas, carregar as malas até lá, depois talvez o táxista queira negociar um preço, por outro lado os seguranças talvez tentem evitar que os taxistas apanhem clientes dessa forma sem ir para afila de táxis. Os 50baht servem para pagar o salário para os diversos funcionários que ali estão para controlar o acesso aos táxis e ajudar os turistas a meterem-se num sem terem que negociar um preço para a corrida...

Atenção que as portagens também são pagas à parte, o táxista pede-vos o dinheiro no acto de pagar a portagem, geralmente o valor ronda é de 45 ou 65 bahts, não estou certo.

Já li no fórum que os táxis são caros, eu não acho! É claro que nas zonas de turistas eles tentem negociar, é ilegal e todos os táxis têm contador, atravessem para uma rua com menos turistas, a bandeirada é 35baht (0.8 euros) e depois vai subindo lentamente, eu todos os dias deixo o carro em casa, apanho o skytrain para o trabalho e depois meto-me num táxi para fazer 3 kms o que me fica por cerca de 40baht, em Inglaterra só a Bandeirada eram logo £5 isto da última vez que lá voltei há 2 anos atrás.

Que eu saiba, a Air Asia não opera no outro aeroporto (Don Muang), apenas Thai, Nok e One-Two-Go, isto de acordo com informação do aeroporto. vêr: http://www.donmuangairportonline.com/

Sim, necessitarão de cambiar pelo menos uma pequena quantia para pagarem o táxi, existem 3 opções: loja de câmbio do aeroporto, cartão de débito nas ATM, ou cartão de crédito nas mesmas ATM, não faço a mínima idéia de qual o sistema mais vantajoso, uma vez que eu aqui uso cartões do HSBC ou de bancos Tailandeses.

Esqueci-me de mencionar... O IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado) (VAT - Value Added Tax) é de 7% na Tailândia, se quiserem comprar coisas de algum valor entrem nas lojas que têm um autocolante (Tax Refund For Tourists) e servos-á dado um impresso para receberem de volta o imposto quando estiverem no Aeroporto de volta para Portugal.

"
Who can claim a VAT Refund?
  • • is not a Thai national
  • • is not an airline crew member departing Thailand on duty.


    • departs Thailand from an international airport.
    • purchases goods from stores displaying a "VAT REFUND FOR TOURISTS" sign.
    • present the goods and submit the VAT Refund Application for Tourist form(P.P10) and original tax invoices to the Customs officers immediately before check-in for departure from Thailand.
How to claim a VAT Refund?



• VAT refund only applies to goods taken out of Thailand with the traveller within 60 days from the date of purchase.

• Goods must be purchased from stores displaying the "VAT REFUND FOR TOURISTS" sign.

• Goods must be at least 5,000 baht including VAT and must be purchased from each supplier at the amount of at least 2,000 baht per day.

• On the purchasing day, present your passport and ask the sales assistant at the store to complete the VAT Refund Application for Tourists form (P.P.10) and attach the original tax invoices to the form. Each application form (P.P.10) must show a value of goods of 2,000 baht or more.

• Before departure, present your goods and VAT Refund Application for Tourists form (P.P.10) to Customs officers for inspection before check-in.

• Luxury goods, such as jewelry, gold ornaments, watch, glasses, or pen, must once more be inspected by the Revenue officers at the VAT refund office at the departure lounge after passport control.

• You can either present your claim to the Revenue officers at the VAT Refund Counter or mail it back to the Revenue Department of Thailand or drop it into the box in front of the VAT Refund office."

Aqui está o website com toda a informação: http://www.rd.go.th/vrt/
 

Mariano

Membro Novo
Aqui estou eu com mais umas perguntinhas (nunca mais ganho vergonha!!)
Li num post colocado aqui por alguém k veio daí que no aeroprto existem 2 pisos com taxis, e a rapariga sugeria o piso dos taxis cor-de-rosa por serem do governo e colocarem preço fixo entre o aeroporto e a cidade. O que acha disto? Continua a ser melhor ir com bandeirada?

Já agora pedia-te, se não te roubar mto tempo, que fizesses para nós um roteiro(uma vez que conheces melhor os sitios e as distancias) para 2 dias e meio. Chegamos dia 6 às 6h25, mas acho k vamos dormir, depois temos a tarde desse dia e a nossa estadia estende-se até 8.
No regresso temos mais 1 dia (fim de tarde do dia 19 e a manha do dia 20) O voo de regresso é dia 20 às 21h20.
Mais uma vez ob
 
Top