Novidades

Pesos vs dolares

Vou aproveitar este tópico para por aqui uma questão sobre o salário minimo no México.

Pelo que pesquisei, eles têm 3 zonas geográficas, em que cada zona tem o seu salário minimo (lá usam as diárias), que são as seguintes:

Área Geográfica A: 62,33 pesos
Área Geográfica B: 60,57 pesos
Área Geográfica C: 59,08 pesos

A minha questão é: em que zona se insere Riviera Maya?

Pergunto isto para ter uma ideia do que uma gorjeta poderá significar para os empregados dos hotéis (que infelizmente têm uma vida complicada.. :thumbdown: ).
ja agora, qual a gorjeta habitual?? para as meninas q tratam do quarto e fazem aqlas habilidades c as toalhas, empregados, cozinheiros...os motoristas dos transportes (excursoes) tb?
 

Tiquiss

Membro Conhecido
ja agora, qual a gorjeta habitual?? para as meninas q tratam do quarto e fazem aqlas habilidades c as toalhas, empregados, cozinheiros...os motoristas dos transportes (excursoes) tb?

Segundo users aqui do fórum, já li 20 pesos a senhora do quarto, 20 ao barman, de 2 em 2 dias, ou 3... mas óbvio que isso vai com a consciência e maneira de ser de cada um.

Nunca lá estive, por isso não te sei quantificar a gorjeta, mas esperemos a opinião dos users que já lá estiveram :)

Tendo em conta que o câmbio 1 euro = 16 pesos... um dia que estejas feliz e deixes 5 euros à senhora do quarto, acabas de lhe dar mais do que o salário minimo dela naquele dia... :)
 

rum

Membro Conhecido
Acho que se estãoa preocupar demasiado com as gorjetas... cada uma dá aquilo que pode e acha que deve dar. Da minha experiência, nos hoteis eles não se fazem à gorjeta... ou pelo menos não a pedem e não são pior atendidos de se não derem. Se derem eles agradecem se não derem não há drama nenhum. Na rua a realidade já é outra, aí sim pedem a propina.
 

TeK

Membro Conhecido
Acho que se estãoa preocupar demasiado com as gorjetas... cada uma dá aquilo que pode e acha que deve dar.
Tá tudo dito. Os únicos que não merecem nem 1 PESO, são os da soltour, etc... Pedem à cara podre e ainda dizem mentiras!

Quantos às áreas geográficas, é indiferente pois a variação é de cêntimos ;)
 

Rui Araujo

Membro Conhecido
A questão da gorjeta levanta sempre muitas questões. A principal é a diferença de culturas. A segunda é pq gratificar um serviço ja pago.

Ja se perguntaram porque nao maioria dos locais as pessoas sao servidas por empregados sem saber o que fazem e que nao dao atençao ao cliente? Pois é , ganhar 420€ ao mês e andar 8 a 10h ao dia para tras e para a frente nao motiva ninguem , muito menos pessoas qualificadas.


No hotel 1 ou 2 dollars de gorjeta fica sempre bem e da sempre lugar a um melhor atendimento.

Na rua muitas vezes ja aparece 15% de propina nas contas, se nao aprecer ja sabem o valor e 15%.
 
atenção!
hoje falaram-me para ter cuidado ao levantar dinheiro nas ATM...houve situaçoes de pessoas(conhecidas de qm me alertou) que foram assaltadas dp de levantar $ na rua.. o + seguro será levantar o $ em caixas ATM dentro dos hoteis. asseguraram-me q os hoteis têm dentro das suas instalaçoes..
tambem me disseram p n trazer pesos mexicanos p Portugal, os bancos cá nao compram essa moeda. se sobrar pesos, fazer o cambio no aeroporto.
 
estive no Mexico este mes, e qto a esta questao tenho agora umas dicas:

eles lá aceitam de tudo!! Dolar, euro e Pesos... os empregados preferem o € pois o cambio é mais favoravel, apenas é + dificil eles cambiar nos bancos, dado q os banco apenas aceitam as notas, dai eles guardam as moedas de 1 e 2€ e qdo fazemos o chek-out ou se tiverem + confiança c um europeu , pedem para trocar as moedas para notas de 5, 10 e ate 20€..., n custa nada ;) . ja as gosjetas em dolar sao mais facei de eles cambiar, pois ja sao notas de 1, 5 ou 10$.

Se quiserem levantar dinheiro, pesos nos ATM, usem as caixas do Hotel, + seguro. mas levantem ja a quantidade suficiente p apenas fazer 1 levanatment, pois o vosso banco vai cobrar taxas e impostos e tdo somado chega aos 5.50€ ( no meu banco). Tentem fazer as contas se n compensa antes cambiar € lá. Nos hoteis têm casas de cambio, mas na Praia del Carmen, p.e., o cambio é melhor. o sitio pior q eu vi era no aeroporto... é so chato andar c tanto dinheiro conosco em tantas horas de viagem...

Excursoes, lojas de recuerdo, atividades extra... aceitam tdo!! atençao em certas lojas ao cambio, levem um rascunho cnvosco p ser + facil entender logo qto vale 10psos= 0,60€; 100pesos= 6€...( na minha altura), p n se enganarem..

atençao tb aos taxistas e os cambios deles..

Em algumas lojas, se pagar em €, o troco é dado em pesos, e o cambio é feito lá ( perto do valor visto em lojas de cambio lá) . se pagar em dolar, o troco é dado em $, mas so em notas. nas lojas os funcionarios vao querer vender, 1º pedem um preço exorbitante p dp perguntar qto dás... dp d algum "n qro, é mto, vou embora" elçes acabam por aceitar. mas no fim pedem de cara de lata a propina p beber uma corona...preparem-se..

Coletivo- pago em pesos

Excursoes, lojas no aeroporto Mexico- aceitam cartoes VISa e Mastercard. As lojas no aeroporto arrdondam a conta p cima qdo se quer pagar em €, pois n aceitam moedas!! melhor usar cartao!!

no hotel as chamadas, spa, tratamentos/massagens, Upgrade, Refeiçao no restaurante tematico extra.. estes valores sao todos pedidos em USD, dp la fazem o cambio dles p pesos, se quiser pagar em pesos..

no xcaret, o deposito para o material de snorkeling, toalha... é de 20€ cada e devolvem mesmo o dinheiro em €.

Nao se esqueçam de guardar EUROS para a TAXA DE SAIDA, q é paga antes do chek-in de partida (das malas e marcaçao de lugar no aviao) no aeroporto de Mexico. NAO aceitam moedas nem Dolar!!! apenas € ou PESOS, e compensa pagar em €,a n ser q queiram despachar os pesos... em Agosto era de 55€ ou 1000pesos por pessoa, crianças TB. ( é um imposto )
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Só uma pergunta por acaso reparou no preço dos perfumes no aeroporto de Cancun? por norma aproveito as viagens para repor o stock e em alguns paises no freeshop poupa-se uns bons euros
 

Hugo Morais

Membro Conhecido
Só uma pergunta por acaso reparou no preço dos perfumes no aeroporto de Cancun? por norma aproveito as viagens para repor o stock e em alguns paises no freeshop poupa-se uns bons euros


Preços de perfume???
Pelo q me lembro ficavam mais baratos,mas ñ tanto como os volumes de tabaco....aqui sim compensava e bastante
 

Ricardo Pereira

Membro Novo
os pefumes a diferença é muito pouca mesmo, no meu ver não compensa... ja o tabaco aí sim comprei 3 volumes de Marlboro por 74 dolares... ah e no avião cada volume de L&M é 20 euros...
 

RedRosa

Membro Novo
Existe limite para a quantidade de tabaco que se pode trazer?

Sei que para trazer tabaco do México para os Estados Unidos é complicado, mas não faço ideia quanto a trazer para a Europa.
 

N3on

Membro Ativo
Boas, vou em Novembro ao México e ainda tou um [sup] [/sup]bocado confuso, o que é preferivel fazer:
  • Levar dinheiro de portugal? Euros? Pesos? Dolares?
  • Levantar em ATM hotel? Euros? Pesos? Dolares?
  • Em média quanto dinheorp é necessário pra uma viagem destas? (em média, uma a duas escursões, uns quantos regalos, a taxa de saida)
Desde já obrigado malta.
 

rum

Membro Conhecido
Existe limite para a quantidade de tabaco que se pode trazer?

Sei que para trazer tabaco do México para os Estados Unidos é complicado, mas não faço ideia quanto a trazer para a Europa.
Por lei cá, se não me engano, só podes trazer um volume. Em Maio a minha mulher trouxe 5 volumes, mas como cá não declarou nada passou tudo. Mas podes ser interpelada, cá, e podem-te chatear.

Boas, vou em Novembro ao México e ainda tou um bocado confuso, o que é preferivel fazer:
  • Levar dinheiro de portugal? Euros? Pesos? Dolares?
  • Levantar em ATM hotel? Euros? Pesos? Dolares?
  • Em média quanto dinheorp é necessário pra uma viagem destas? (em média, uma a duas escursões, uns quantos regalos, a taxa de saida)
Desde já obrigado malta.
  • Levar euros
  • Levantar pesos no ATM do hotel, trocar pesos nas casas de cambio de Playa del Carmen
 

Rui Araujo

Membro Conhecido
Boas, vou em Novembro ao México e ainda tou um [sup] [/sup]bocado confuso, o que é preferivel fazer:
  • Levar dinheiro de portugal? Euros? Pesos? Dolares?
  • Levantar em ATM hotel? Euros? Pesos? Dolares?
  • Em média quanto dinheorp é necessário pra uma viagem destas? (em média, uma a duas escursões, uns quantos regalos, a taxa de saida)
Desde já obrigado malta.

Levar euros no bolso e cartao MB (aqui nao se vendem pesos mas se os encontrar vao custar o dobro em taxas e comissões que no México).

Se levar daqui euros no bolso nao paga nada em comissoes de levantamento (paga sim nas casas de cambio mas é pouco) , e pode pagar a taxa saida em euros.

Levantar em ATM , pesos , em quantidade grande para não andar sempre a pagar comissões.

Por pessoa no México , um tour , mais coco bongo , mais taxa saida, mais recuerdos (250 a 300 euros por pessoas).

Ps. Não trazer demasiados pesos do Mexico pois não os consegue vender ca e mesmo que consigo perde novamente metade do valor em comissões , para isso leve dollars pois são sempre validos em qualquer lado e uma moeda forte.
 

N3on

Membro Ativo
Levar euros no bolso e cartao MB (aqui nao se vendem pesos mas se os encontrar vao custar o dobro em taxas e comissões que no México).

Se levar daqui euros no bolso nao paga nada em comissoes de levantamento (paga sim nas casas de cambio mas é pouco) , e pode pagar a taxa saida em euros.

Levantar em ATM , pesos , em quantidade grande para não andar sempre a pagar comissões.

Por pessoa no México , um tour , mais coco bongo , mais taxa saida, mais recuerdos (250 a 300 euros por pessoas).

Ps. Não trazer demasiados pesos do Mexico pois não os consegue vender ca e mesmo que consigo perde novamente metade do valor em comissões , para isso leve dollars pois são sempre validos em qualquer lado e uma moeda forte.
Obrigado Rui, era essa informação que precisava.
 

Hugo Morais

Membro Conhecido
(aqui nao se vendem pesos mas se os encontrar vao custar o dobro em taxas e comissões que no México).

Boas Rui
Esta tua info é verdadeira e ñ verdadeira :wacko:
Eu tratei de ja levar daqui pesos,mas começei a tratar do assunto com 2 meses de antecedencia e arranjei na altura com o seguinte cambio.......1€=16.5 pesos + ou -......quando cambio real era 1€ por 17pesos.
Ñ perdi assim mto em relaçao ao cambio e fui logo sem preocupaçoes de cambios.O cambio fiz na CASA DA SORTE(PORTO) na rua de S. PAIO BRUNO(junto ao cafe brasileira) :) .
É dificil arranjar pesos por cá?é,mas começando a tratar disso com algum tempo de antecedencia é possivel arranjar cambio e sem perder mto na compra dos pesos
 
Top