Novidades

Passaporte

Tania 1

Membro Novo
sls

Bom dia a todos,

Então já não sei, deve ser mesmo à sorte!!!

Essa reposta que coloquei em cima foi mesmo dada pelo portal do cidadão!!!

Realmente, é termos a sorte de nos calhar 10 anos em vez de 5!!!!
 

pabecada

Membro Ativo
SLS
Eu vou confirmar o meu passaporte, que ainda não é dos electrónicos, mas foi tirado em Abril de 2006 (35 anos) e quase de certeza que tem validade de 10 anos.
 

Oli

Membro Novo
Dica útil

Olá Gente!

Estou colando uma informacão que achei num artigo sobre passaportes, espero que seja útil!

Quando o assunto se trata de viagem ao exterior, a imaginação é fértil quanto aos lugares. Porém, sempre tem aquele sujeito estraga prazer que lhe pergunta: “E o passaporte, você já viu?” Mas esse tipo de sujeito é necessário, afinal de contas, as fronteiras estão aí e sempre rigorosas. Por isso, antes de tudo, corra atrás desse valioso documento.
É através do site da Policia Federal que a viagem começa, e especificamente nas informações gerais e requerimento de passaporte. É lá que você descobrirá que existem dois tipos de passaportes, o comum padrão ICAO, de cor azul, e o modelo antigo padrão não ICAO, de cor verde. Saiba qual é o seu, informe-se a respeito de tudo e depois clique em “emissão do passaporte”.
Nesta página haverá um formulário a ser preenchido com os dados do interessado. Após o preenchimento, digite o código de segurança e clique em confirmar. Clique em “gerar protocolo”, depois “gerar GRU” (guia para pagamento da taxa) e por último em “fechar”.
Pague o boleto, não se esquecendo da data do vencimento, e, depois, munido da documentação necessária, GRU paga e protocolo da solicitação, compareça ao poço da Polícia Federal. Em caso de dúvidas, ligue para o 0800-9782336.
 

Irina Kosta

Membro Novo
Tania 1 disse:
Bom dia a todos,

Estou com uma dúvida, quando casei em 2003 fiz o meu passaporte e o do meu marido no mesmo dia, qual não é o meu espanto, agora vou viajar, e reparei que a validade do meu expirou em 2008 que faz 5 anos, e o do meu marido só expira em 2013 ou seja 10 anos de validade, será que houve algum erro ao fazerem o passaporte??? Agora estou com receio de chegar no dia de embarque ao aeroporto com o passaporte dele e implicarem com alguma coisa, visto que o período de validade dos passaportes são 5 anos...

Se alguém me puder ajudar com alguma informação, eu agradeço...

Obrigado...

Não hove erro! Aconteceu o mesmo comigo!!!
Na altura, para quem tinha menos de 25 anos, o passaporte só tinha validade de 5 anos.
Agora com o electrónico todos têm 5 anos de validade!
É pena, mal dá para encher as páginas!!! LOL

Cumps
 

Irina Kosta

Membro Novo
Dicas para quem necessita renovar/tirar passaporte!

Dicas para quem necessita renovar/tirar passaporte!

Não é q saiba muito, mas acabei por passar um mau bocado, e não desejo o mesmo a ninguém!!!

1 - Locais para requerimento - Governos civis do respectivo distrito (não têm de ir à do vosso distrito), Loja do Cidadão mas não todas (consultem no site quais os serviços disponíveis, têm de ter uma loja do governo civil), Loja dos Açores ou Madeira (sim, não servem só p o pessoal das ilhas e têm menos filas)

NOTA: apesar de as lojas do cidadão só abrirem às 8:30, as filas p a senha começam bem mais cedo, e se quiserem ser atendidos nesse dia, têm de ir cedo e mentalizar q é p esperar!!! Existem dias q às 11:00 já não existem senhas disponiveis!!!!!

P.S. - Tirem uma senha por passaporte

2 - O que é necessário levar:

- BI/ Cartão Cidadão
- Não é preciso fotos (ficamos "lindos" naquelas fotos com o cabelo atrás das orelhas!!!)
- Dinheiro (entre 60€ e 95€ conforme a urgência)

NOTA: os pedidos de urgência só são realizados nos prazos estípulados SE O PROCESSO TIVER DADO ENTRADA ATÉ ÀS 11:00!!!
O que é dificil de acontecer pois o tempo de atendimento é bem longo!

3 - Prazo de validade do passaporte electrónico - 5 anos (quem realizar o pedido agora vai ter mesmo que levar com o electrónico)
4 - Qual o valor a pagar pela emissão do novo passaporte?

O valor a pagar pela emissão do passaporte solicitado em território nacional,a emitir/entregar no prazo de 6 dias úteis, é de 60 euros. Acrescem 10 euros pelo serviço de remessa para morada indicada pelo requerente.










Acima de tudo esperem muita lentidão pois os servidores são bem lentos e às vezes o pessoal q lá trabalha também!

Para além disso comvem confirmarem se o pedido está correcto! Eu pedi com urgência, e a senhora enganou-se e carregou normal!

Espero ter ajudado

CUMPS
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá!

Vou ter de renovar o meu passaporte brevemente, o meu atual termina em Agosto, mas uma vez que este ano tenho de fazer várias viagens para Moçambique, quando for pedir o próximo visto o passaporte já não será válido uma vez que tem menos de 6 meses de validade.

A minha questão é, ao renovar agora o passaporte mantenho o número? posso guardar este ou sou obirgado a entrega-lo?
 

RSantos (Cenoura)

Membro Conhecido
Olá ploferreira,

Há dois anos quando fui renovar o da minha filha tive que entregar o passaporte anterior, eu bem queria ficar com ele, como recordação mas disseram-me que é obrigatório entregar, ainda pensei em dizer que não sabia onde estava, mas parece que assim paga-se uma taxa extra :thumbdown: . Quanto ao número do passaporte, não ficou o mesmo, foi atribuido um novo. Mas como disse isto foi há cerca de 2 anos, não sei se ainda continua assim.
 

TeK

Membro Conhecido
O passaporte supostamente é um documento que não nos pertence (mas somos nós que o pagamos!!) mas sim ao estado português, daí ser obrigatório devolver o passaporte caducado.

Podemos obviamente não o entregar e como foi referido pagar uma taxa que tem o valor de 40€, também vou renovar agora o meu e estou na duvida se o entrego ou não, mas como as recordações no passaporte não servem para nada acho que prefiro manter o dinheiro no bolso e não oferecer uns trocos grandes ao estado.
 

toly

Membro Ativo
Quando renovei o passaporte da minha filha, deram-me o antigo, depois de o terem passado num furador para o inutilizar.
Também fiquei com o passaporte original quando pedi 2ª via desse passaporte, porque tinha um visto de entrada em israel e pretendia viajar para um país árabe.
Os funcionários(a mando do governador civil, a quem tive que fazer o requerimento) fizeram uma bela obra e meteram no passaporte novo um carimbo a dizer que o mesmo era válido para todos os países excepto Israel.
O resultado é que cada vez que vou a um país árabe ou afim, tenho sempre engatilhada uma tanga (que fui apanhado numa manif pró OLP à porta da embaixada de israel e estou proibido de entrar no país) caso me perguntem o motivo daquele carimbo.
Não é uma situação reconfortante.
O que vale é que o vou renovar este ano(espero que sem o carimbo).
 

ploferreira

Administrador
Staff
TeK disse:
O passaporte supostamente é um documento que não nos pertence (mas somos nós que o pagamos!!) mas sim ao estado português, daí ser obrigatório devolver o passaporte caducado.

Podemos obviamente não o entregar e como foi referido pagar uma taxa que tem o valor de 40€, também vou renovar agora o meu e estou na duvida se o entrego ou não, mas como as recordações no passaporte não servem para nada acho que prefiro manter o dinheiro no bolso e não oferecer uns trocos grandes ao estado.
40€? isso´é muito dinheiro! então basicamente se quiser ficar com o passaporte terei de dizer que o perdi e pagar uns 40€ adicionais a juntar aos 65€ do passaporte certo? sendo assim acho que prefiro ficar sem ele...
 

roller

Membro Conhecido
nao sera possivel arrancar as paginas que queres de recordação? LOL

Não me apetece desfazer da pagina que tem o meu visto de entrada no Cambodja!
 

Hello Tomorrow

Membro Conhecido
roller disse:
nao sera possivel arrancar as paginas que queres de recordação? LOL

Não me apetece desfazer da pagina que tem o meu visto de entrada no Cambodja!
Podes sempre tirar uma cópia ao passaporte de preferência a cores

Assim já podes entregar o original e ficar com uma recordação!!!
 

CarlaSusan

Membro Ativo
Esta informaçao nao contradiz a minha ... A nao apresentaçao do anterior passaporte válido implica o pagamento da taxa, sim, mas a situaçao de extravio ou furto é diferente, pelo menos conheço vários casos de não pagamento...a não ser que tenha havido erro crasso do serviço onde o PEP foi requerido, mas amanhã confirmo a 100%.
É certo que, legalmente o PEP é mesmo propriedade do Estado...
 

CarlaSusan

Membro Ativo
Olá Carla, tens a certeza dessa informação? é que várias pessoas já me indicaram que caso diga que perdi o passaporte tenho de pagar uma taxa extra de 40€
Sim, tenho a certeza. Esclareço ainda que se o PEP já tiver caducado nem é necessário preencher qq declaraçao de extravio, mesmo que digas isso. Mas se o levares ou se disseres que o tens em casa, o serviço requisitante, mto provavelmente, vai querer ficar com ele pois essas são as orientações que têm pelo fato da nossa lei referir que o PEP é propriedade do estado.

A concessão ou emissão de novo passaporte para Titular de passaporte válido, mantendo-se o que se visa substituir na posse do titular, depende da sua prévia apresentação e inutilização física, por forma tecnicamente apropriada, sendo devida a taxa de 40€, a acrescer às restantes, em casa de não apresentação.
Retirado do site: http://www.riac.azores.gov.pt/riac/conteudos/servico/servico39.htm
Confirmo a minha informaçao de ontem! Nao houve qq erro por parte do serviço. A informaçao do site que indica está correta para os titulares de passaporte válido mas náo se aplica aos titulares de passaportes caducados ou com declaraçao de extravio.
 

ploferreira

Administrador
Staff
Ora fui hoje renovar o passaporte e questionei o funcionário (na loja do cidadão do Porto) pelo que posso esclarecer que realmente não é necessário pagar nenhuma taxa extra em caso de extravio.

Assim para ficarem com o passaporte antigo basta dizerem que o perderam e apenas têm de preencher uma declaração sob compromisso de Honra em como o passaporte se extraviou..

Curiosamente já estava a pensar que ia ficar sem o meu passaporte antigo mas fiquei com ele, isto porque tinha um visto para Moçambique ainda válido até ao final deste mês, neste caso furam-me todas as páginas com excepção da que contêm o visto e retiraram o canto inferior direito da capa traseira para inutilizar o passaporte, no entanto segundo me explicaram posso usar o visto apresentando os dois passaportes.

Portanto está furado mas ao menos os vistos e os carimbos safaram-se :)
 

RSantos (Cenoura)

Membro Conhecido
Que pena não ter essa informação quando fui renovar o passaporte da minha filha ...queria tanto ter ficado com o anterior para ela mais tarde ver os carimbos dos locais onde tinha ido :no:. Eu bem tentei com a pessoa que nos atendes, mas foi inflexivel, teve que ficar com ele.
Mas como este ano vou ter que renovar novamente o dela e também o meu e do meu marido, vou dizer que não sei deles para poder ficar com eles!
Obrigada pela informação CarlaSusan!
 

Isabel Gonçalves

Membro Ativo
Miuka disse:
O valor do passaporte são 60€, nas lojas do cidadão demora cerca de 6 dias, se for com caracter de urgência o valor é superior.
Podes tirar o passaporte em qualquer G.C. independentemente da tua zona de residência e não é necessário levar fotografias.
Cada Governo Civil funciona de maneira diferente, mas sei que no G.C. de Aveiro o passaporte fica pronto na hora.
Espero que tenhas ficado esclarecido.
Boa Viagem!!
Ola Miuka,

Também quero tirar passaporte no Governo Civil de Aveiro. Que documentos são necessários levar??? E já trago o passaporte??? isso seria o ideal. Quanto ao preço também tinha ideia que rondaria os 60€.

Obrigada ;)
 
Top