Novidades

Greve Sindicatos da NAV (gestão espaço aereo) 29 e 30 de Junho e 1, 2 e 3 de Julho

Márcio Sousa

Membro Novo
às pessoas c voos para as Caraíbas às 13horas sinceramente não me parece que precisem de ficar alarmadas porque é 1hora depois do final da greve e p além disso quase sempre os voos p caraibas acabam por atrasar um pco. a última x q fui ao méxico teve atraso de 1h e pco por isso... o pior que pode acontecer é msm um atraso, parece-me.
Vamos a ver.. É que das 6H ás 12H não parte nem aterra nada.. Não sei se vão dar prioridade aos que não levantaram ou aos que estão lá para levantar entre as 12H e as 17H..
Liguei ontem para a agência de viagem onde estou a tratar das férias (Abreu), e disseram-me que têm conhecimento da greve, mas que não podem fazer nada porque a companhia aérea (Orbest) ainda não se pronunciou sobre o assunto.. O que acho que tem uma certa lógica, porque ninguém sabe se a greve vai ser a 100% ou não.. Também estamos a falar em casos extremos :) Pode ser que seja um fiásco como tantas outras :)

Cmpts!
 

saragirao

Membro Ativo
Liguei ontem para a agência de viagem onde estou a tratar das férias (Abreu), e disseram-me que têm conhecimento da greve, mas que não podem fazer nada porque a companhia aérea (Orbest) ainda não se pronunciou sobre o assunto.. O que acho que tem uma certa lógica, porque ninguém sabe se a greve vai ser a 100% ou não.. Também estamos a falar em casos extremos :) Pode ser que seja um fiásco como tantas outras :)
Eu liguei hoje para a Abreu e de la disseram-me que uma vez que o voo nao coincide com o horario da greve nao
nos podem remarcar o nosso nem nada. Mas que da experiencia que tem de outras greves, o mais grave que nos pode acontecer e o voo atrasar algumas horas...

Sara
 

Sara Vicente

Membro Novo
não sei se já tinham conhecimento, mas parece que a conferência de imprensa q a NAV tinha marcada para hoje às 11h para esclarecer os motivos da greve foi adiada (não sei exactamente para quando)
http://www.pelanav.pt/2012/06/conferencia-de-imprensa-adiada/

pode ser que seja um sinal que finalmente perceberam que não faz sentido manter esta greve quando tiveram uma há coisa de 1 mês e de nada adiantou. são profissionais q ganham exorbitâncias por ano e que sinceramente no momento em q o país atravessa n faz sentido que tenham regime de excepção nos cortes governamentais.
 

Márcio Sousa

Membro Novo
não sei se já tinham conhecimento, mas parece que a conferência de imprensa q a NAV tinha marcada para hoje às 11h para esclarecer os motivos da greve foi adiada (não sei exactamente para quando)
http://www.pelanav.p...mprensa-adiada/

pode ser que seja um sinal que finalmente perceberam que não faz sentido manter esta greve quando tiveram uma há coisa de 1 mês e de nada adiantou. são profissionais q ganham exorbitâncias por ano e que sinceramente no momento em q o país atravessa n faz sentido que tenham regime de excepção nos cortes governamentais.
Lo0l estava mesmo agora a tentar encontrar o site onde ia passar essa conferencia de impressa :)
 

CTNAV

Membro Novo
não sei se já tinham conhecimento, mas parece que a conferência de imprensa q a NAV tinha marcada para hoje às 11h para esclarecer os motivos da greve foi adiada (não sei exactamente para quando)
http://www.pelanav.p...mprensa-adiada/

pode ser que seja um sinal que finalmente perceberam que não faz sentido manter esta greve quando tiveram uma há coisa de 1 mês e de nada adiantou. são profissionais q ganham exorbitâncias por ano e que sinceramente no momento em q o país atravessa n faz sentido que tenham regime de excepção nos cortes governamentais.
Sara Vicente,
A NAV não depende do Orçamento de Estado e o próprio conselho de administração da empresa reconheceu, publicamente, o mérito das razões que os trabalhadores da empresa apresentam:


"«Os nossos pedidos de adaptação estão com a tutela, com o Governo, e temos esperanças de que a própria troika compreenda a situação específica que a NAV tem no contexto do Setor Empresarial do Estado», afirmou Luís Coimbra, em entrevista à agência Lusa.

O presidente da empresa responsável pela gestão do espaço aéreo acredita que da parte dos dois ministérios que tutelam a NAV - Economia e Finanças - «existirá sensibilidade», uma vez que o «Estado não gasta um tostão» na empresa.

«Ao reduzir o nosso volume de negócios, que já foi contratualizado com as companhias aéreas antes da aprovação do Orçamento do Estado, pode ficar em causa um aumento de receitas para o Estado - e não de despesas, porque o Estado não gasta um tostão com a NAV», justificou.

O gestor lamentou o facto de, nem os partidos da oposição nem os partidos do Governo, estarem «aparentemente sensibilizados para perceber que o negócio da NAV não tem nada a ver com o Orçamento do Estado».

O presidente da NAV explicou que a atividade da empresa depende da autoridade reguladora portuguesa - o Instituto Nacional da Aviação Civil (INAC) - e dos regulamentos do Céu Único Europeu e do Eurocontrol - Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea.

«Daí que considere um pouco estranho não ter havido até agora uma sensibilidade política para tentar resolver ou enquadrar, em termos de adaptabilidade, a NAV dentro de um contexto praticamente exclusivamente europeu, que só dá receitas ao Estado, que não depende um tostão do Estado Português ou do Orçamento do Estado», acrescentou."
Link Original
 

Sara Vicente

Membro Novo
Caro CTNAV,

Espero então que as vossas reclamações sejam finalmente ouvidas e parem com estas greves quase mensais. Ou então partam para outras formas de luta sem terem que prejudicar os passageiros. A greve é sempre o caminho mais fácil e mais visível mas nem sempre o único. Sinceramente, não me parece que tenha servido de muito à vossa causa que o "próprio conselho de administração da empresa reconheceu, publicamente, o mérito das razões que os trabalhadores da empresa apresentam" já que continuam sem ver atendidas as vossas reclamações.
 

Iola

Membro Novo
Acabei de ter a informação de uma greve por parte das controladores aéreos p estes dias, a confirmar se muito complicado p quem já tem férias marcadas. Queríamos decidi ate hj ao final do dia a viagem p Punta Cana mas cm esta informação tá complicado, visto só ter férias até 15/7. Contatei â agência q me informou desta possibilidade e de também poder ser anulada esta greve mas n garantem nd...
 

Tasca de Palmeira

Membro Novo
Mas o que é que os controladores da Nav querem?​
Têm um óptimo ordenado por ser um trabalho com muita responsabilidade mas para quem ganha 140.000€/anuais não devia olhar mas é para os pobres coitados que ganham uma pensão de 150€/mês?​

Enfim...os ricos quanto mais têm mais querem...são os piores!​
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Se o voo for directo Lisboa para Punta Cana, o mesmo devera se realizar, mas provavelmente com atraso. Em caso de sair via Madrid por exemplo é que pode complicar um pouco pois um atraso a saida de Lisboa poderia o impossiblitar de apanhar o voo Mad-Puj.
 

pedro de barros

Membro Ativo
Acabei de ter a informação de uma greve por parte das operadoras aéras p estes dias, a confirmar se muito complicado p quem já tem férias marcadas. Queríamos decidi ate hj ao final do dia a viagem p Punta Cana mas cm esta informação tá complicado, visto só ter férias até 15/7. Contatei â agência q me informou desta possibilidade e de também poder ser anulada esta greve mas n garantem nd...
Já existe por aqui um topico sobre a matéria e seria otimo os moderadores colocarem este tema em topico permanente de leitura para que todos possamos acompanhar a evolução.

Se a sua saída for depois das 12 horas, os atrasos não serão muitos mas, não há mesmo hipoteses de eu poder anular as minhas férias, embora anida não tenha feita a reserva, só há saídas para Punta Cana nos dias 1 e 3 Julho Lisboa, a proxima será 8 julho e para quem apenas 2 semanas no inicio de julho como eu, não vou perder as férias, nem que tenha de esperar num sofá.Era só o que faltava estes operadores estragarem as férias de cada um. Se ganham pouco , é problema deles, eu também ganho pouco e andei a poupar 2 anos sem férias para lado algum, para agora as merecer, por isso não vou pedir contas a ninguém, nem faço greve no privado, mal ou bem, é um emprego e se não estou bem emigro, ou procuro alternativas, são as regras do mercado.

Boas viagens.Divirtam-se não stressem,, há montes de areia branca, palmeiras e agua do mar verde,azul quentinha á nossa espera depois de um ano de trabalho no duro.

Pedro
 

Iola

Membro Novo
Já existe por aqui um topico sobre a matéria e seria otimo os moderadores colocarem este tema em topico permanente de leitura para que todos possamos acompanhar a evolução.

Se a sua saída for depois das 12 horas, os atrasos não serão muitos mas, não há mesmo hipoteses de eu poder anular as minhas férias, embora anida não tenha feita a reserva, só há saídas para Punta Cana nos dias 1 e 3 Julho Lisboa, a proxima será 8 julho e para quem apenas 2 semanas no inicio de julho como eu, não vou perder as férias, nem que tenha de esperar num sofá.Era só o que faltava estes operadores estragarem as férias de cada um. Se ganham pouco , é problema deles, eu também ganho pouco e andei a poupar 2 anos sem férias para lado algum, para agora as merecer, por isso não vou pedir contas a ninguém, nem faço greve no privado, mal ou bem, é um emprego e se não estou bem emigro, ou procuro alternativas, são as regras do mercado.

Boas viagens.Divirtam-se não stressem,, há montes de areia branca, palmeiras e agua do mar verde,azul quentinha á nossa espera depois de um ano de trabalho no duro.

Pedro
um atraso eu suporte, agora n embarcar no dia e dps darem alternativas fora do periodo q estou de ferias isso é q nao...nem p tirar férias uma pessoa pode estar descansada...ninguem merece..:(
 

#71

Membro Novo
CTNAV, obrigado pela disponibilidade para responder às dúvidas colocadas.
Pode esclarecer-me se há alguma distinção para o dia 2 Julho, já que é mencionado que todos os trabalhadores farão greve nessa manhã? Pela experiência anterior, um voo europeu para as 10h30 desse dia terá grande probabilidade de ser cancelado, ou acontece frequentemente adiarem os voos 2/3h? É que na situação de Maio apenas vi voos TAP antecipados, e isso significaria haver voos antes das 6h da manhã, o que considero improvável.
Alguma novidade em relação a esta questão (principalmente no que diz respeito ao impacto da greve no dia 2 em comparação com os restantes dias)?
 

Migma

Membro
Bom dia,

Alguém sabe se a Greve sempre se vai concretizar ou vai ser adiada como a conferencia de imprensa?

CTNAV - Agradecíamos que nos pudesse esclarecer sff,

Muito obrigado
 

Ana Melo

Membro Novo
Bom dia,

Como muitos estou eu também bastante preocupada com esta greve.
Tenho voo no dia 1 de julho ás 14h20 ( fora do período de greve) pela ryanair, para marselha. O problema é que tenho outro voo de marselha para a corsega ás 21h15...Se houver atrasos o mais certo é não conseguir apanhar o segundo voo. O que me aconselha a fazer? Tentar alterar as viagens? Todas foram marcadas online.

Desde já obrigada,

Ana Melo
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Bom dia,

Como muitos estou eu também bastante preocupada com esta greve.
Tenho voo no dia 1 de julho ás 14h20 ( fora do período de greve) pela ryanair, para marselha. O problema é que tenho outro voo de marselha para a corsega ás 21h15...Se houver atrasos o mais certo é não conseguir apanhar o segundo voo. O que me aconselha a fazer? Tentar alterar as viagens? Todas foram marcadas online.

Desde já obrigada,

Ana Melo
Bom dia Ana,

desculpe mas não estou a entender... se os seus voos estão fora do período de greve!!!! porque está preocupada????


*********

Tenho seguido atentamente este tópico e apesar de ter lido bastantes coisas quem em nada dignificam o Portal das Viagens nem a forma de estar da maioria dos membros do Portal, cá fica a minha opinião em relação ao se saber ou não saber alguma coisa....

Só na véspera da(s) partidas é que se vai saber pois ninguém vai querer alterar nada até que se saiba ao certo se vai ou não haver greve.....

É bom que exista sempre um pré-aviso pois assim ninguém pode dizer que não sabia....

Garantidamente as vossas agências de viagens ou as próprias companhias aéreas (no caso de terem reservado directamente no site da companhia) elas entram em contacto com vocês....

Espero ter ajudado

pl
 

Ana Melo

Membro Novo
Estou preocupada porque se o meu voo pela ryanair atrasar ,que é o mais certo, posso perder o outro voo que tenho a sair de marselha.
Apesar do meu voo ser as 14h20, nesse dia das 6h ás 12 vai haver greve...Não acredito que o meu voo cumpra o horário.
 
Top