Novidades

FUI de FÉRIAS com um FURACÃO

Oscar Reis

Membro Conhecido
Pois é,

E assim se passou mais uma Temporada de Furacões, iniciou a 1 de Junho e termina hoje 30 de Novembro.
Temporada esta que poupou muito o Caribe, conforme era previsto mesmo antes desta ter início.

Segue resumo de toda a Temporada:

ai1213.photobucket.com_albums_cc466_LEONELMACEDA_h1.png

ai1213.photobucket.com_albums_cc466_LEONELMACEDA_h2.png

:agitado: Com isto não quero dizer que não possa aparecer, a qualquer momento, nova perturbação... :agitado:

:)

Oscar Reis

Membro Conhecido
Ainda é cedo para se falar da nova Temporada de Furacões, mas cá vai o resumo da passada (2012)

https://www.youtube.com/watch?v=iuqu5OiBz08

Tabela da actividade

ai1353.photobucket.com_albums_q673_oscarreis_Furacoes_tf12_zps1a101068.jpg

Se tiverem fotos, vídeos ou queiram apenas relatar experiências passadas referentes a esta Temporada ou a outra Temporada qualquer, este é um Tópico aberto a todos que queiram participar e partilhar.

Obrigado e Boas Viagens

Oscar Reis

Membro Conhecido
Olá, :)

Em antecipação à Temporada que irá começar a 1 de Junho, seguem os nomes a serem usados este ano e até 2017.
É uma lista de 126 nomes, metade masculinos e metade femininos, que são repetidos por ciclos de 6 anos que é gerido por um Comité Internacional.
Sempre que os ventos atingem 62 km/h é atribuído um nome, ao Furacão/Tempestade Tropical, da lista abaixo e sempre por ordem alfabética.

Próxima lista:
ai1353.photobucket.com_albums_q673_oscarreis_Furacoes_Nomes_zpse3384df9.jpg

Nomes retirados:
ai1353.photobucket.com_albums_q673_oscarreis_Furacoes_NomesRetirados_zps92bed191.jpg

Nomes retirados em gráfico:
ai1353.photobucket.com_albums_q673_oscarreis_Furacoes_b7fe0c601ed8c85213048074b6e5983508255019.jpg

Caso queiram relatar experiências passadas e tiverem fotos, vídeos ou queiram apenas descrever a experiência, este é um Tópico aberto a todos que queiram participar e partilhar.

Obrigado e Boas Viagens

Fiquem bem

LeonorS

Membro Ativo
Olá Óscar!
Por acaso sabes se há informação da previsão para este ano a nível de tempestades, isto é, se vai ser um ano calmo ou turbulento a nível de furacões?
Obrigada.
Bjs

Oscar Reis

Membro Conhecido
LeonorS disse:
Olá Óscar!
Por acaso sabes se há informação da previsão para este ano a nível de tempestades, isto é, se vai ser um ano calmo ou turbulento a nível de furacões?
Obrigada.
Bjs
Olá Leonor :)

Tenho andado à procura dessa informação, mas até ao momento não sei responder... se entretanto souber virei publicar, ou se alguém souber, poderá publicar como é óbvio ;)

Madeirense

Membro Ativo
Oscar Reis disse:
Olá Leonor :)

Tenho andado à procura dessa informação, mas até ao momento não sei responder... se entretanto souber virei publicar, ou se alguém souber, poderá publicar como é óbvio ;)
Pelo que andei a ver no google as previsões para este ano será de acima da média numa 1ª análise mas como dizem que o El Nino o ano passado fez só uma breve presença, este ano há expectativas que o mesmo regresse e se ele regressar deverá ser uma epóca calma, isto é pelo que eu percebi. Mas dia 10 já devem sair previsões mais fidedignas da Universidade do Colorado.

Oscar Reis

Membro Conhecido
Madeirense disse:
Pelo que andei a ver no google as previsões para este ano será de acima da média numa 1ª análise mas como dizem que o El Nino o ano passado fez só uma breve presença, este ano há expectativas que o mesmo regresse e se ele regressar deverá ser uma epóca calma, isto é pelo que eu percebi. Mas dia 10 já devem sair previsões mais fidedignas da Universidade do Colorado.
Sim... já li em alguns sítios que poderá ser mais activo até 30% em relação à média, mas como não são valores finais/oficiais...

LeonorS

Membro Ativo
Óscar e Madeirense, obrigada pelas vossas respostas :)
Pelo que percebo este ano a probabilidade de furacões deverá se superior :( Oxalá não se confirme...
Eu estou indecisa em marcar viagem para a 1ª semana de Setembro, que é a minha disponibilidade, mas cheira-me a suicídio nessa altura, ainda mais se se confirmar essa previsão. E também considerando que as viagens estão mais caras. Estou mesmo em standby...
Por favor avisem se tiverem novidades...
Muito obrigada.
Bjinhos

RSantos (Cenoura)

Membro Conhecido
LeonorS disse:
Pelo que percebo este ano a probabilidade de furacões deverá se superior :( Oxalá não se confirme...
Eu estou indecisa em marcar viagem para a 1ª semana de Setembro, que é a minha disponibilidade, mas cheira-me a suicídio nessa altura, ainda mais se se confirmar essa previsão. E também considerando que as viagens estão mais caras. Estou mesmo em standby...
Muito obrigada.
Bjinhos
Leonor,

Eu já viajei 3 xs para a Republica Dominicana nos finais de Setembro e 1x para o México também nessa altura e nunca apanhei nenhum furacão, nem sequer mau tempo É verdade que eles têm uma "época", onde existe mais probabilidade de aparecerem, mas não quer dizer que não apareçam fora dessa época e como já deves ter lido aqui no portal é muito dificil prever com antecedência esses fenómenos da natureza. O melhor é nem pensar nisso

rum

Membro Conhecido
LeonorS disse:
Muito obrigada.
Bjinhos
Não vale a pena sofrer por antecipação... nao se consegue prever a rota e o impacto com menos de 24 horas. Por isso marcar e vai. o facto de ser época deles e de eventualmente existir um no teu periodo de viagem não quer dizer que ele te afecte.

LeonorS

Membro Ativo
Eu sei que aqui há dois fatores em relação aos furacões: probabilidade e sorte. Já investiguei que a maior probabilidade de haver furacões é na primeira semana de Setembro, precisamente a que iria ou vou. Por outro lado, posso ter a sorte de ir contra a lei das probabilidades e ter umas férias cheias de sol. Mas pelos vistos tenho azar, pois já viajei para Cuba em Novembro e levei com um furacão! Foi frustrante umas férias como aquelas, tanta expectativa e dinheiro investido para serem umas férias de flop. Por já ter passado por isso é que tenho muito receio de repetir a experiência ... :(

Oscar Reis

Membro Conhecido
A temporada de Furacões de 2013 será "acima da média"

Pois é,
Previsivelmente esta Temporada será mais activa que a passada de 2012.

Estão previstas 18 Tempestades Tropicais, dessas, nove serão Furacões, são as previsões dos meteorologistas da Universidade do Estado do Colorado.
Dos 9 Furacões previstos, 4 serão grandes, com ventos sustentados de pelo menos 178 km/h.
Em média, uma Temporada tem cerca de 12 Tempestades Tropicais, 6 Furacões e 2 grandes Furacões no Atlântico, Caribe e Golfo do México.
A previsão para que 2013 seja mais agitado, tem por base dois factores.
Sabe-se que os Furacões prosperam em água morna, e o oceano Atlântico tem aquecido nos últimos meses.
Há também pouca expectativa em relação ao efeito El Niño no verão e outono.
O El Niño é um aquecimento das águas superficiais do Pacífico e ocorre a cada 4 a 12 anos que tem muitas consequências em todo mundo.
Este fenómeno meteorológico corta os ventos e dificulta as Tempestades se transformarem em Furacões no Atlântico/Caribe.

A temporada de furacões terá início a 1º de Junho até 30 de Novembro, oficialmente.

Cristina Bento

Membro Ativo
Oscar Reis disse:
O melhor local para se estar informado é aqui no Portal :D

Então aqui vai:

ai1213.photobucket.com_albums_cc466_LEONELMACEDA_WT.png

Bom proveito
Gostei tantoooooooo deste gráfico! Melhor só mesmo de fosse em ºC mas de qualquer maneira já ajuda bastante! Isto porque planeio ir em Abril, Maio, Setembro ou Outubro do próximo ano :agitado: