Novidades

Coronavírus! O que fazer?

SilverArrow

Membro Ativo
Sou suspeita, tenho viagem amanhã e estou a pensar não ir, com medo de não conseguir voltar.
Ainda para mais, os EUA fecharam fronteiras não sei quanto tempo mais levará a acontecer o mesmo aqui... se acontecer... é uma incognita
O meu medo não seria ir, seria voltar
Os EUA não fecharam as fronteiras. Temos de ser calmos ao dizer as notícias.
Eles estão a limitar a entrada a não americanos que tenham estado em países do Espaço Schengen.
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
Vou dar a minha opinião.
Neste momento penso que mais preocupados com voos cancelados, e a possibilidade de ficarmos retidos em algum pais.
Devíamos ter um pouco de consciência social, e evitar ao máximo as deslocações e os aglomerados de pessoas, para tentar limitar o possivel contagio.
Penso que nenhum de nós (a menos que tenha feito testes) sabe se está ou não contaminado, ou se pode vir contaminado de alguma das viagens.
Apesar de podermos não fazer parte de grupos de risco, certamente todos nós teremos familiares ou amigos que o são, e as nossas atitudes podem se reflectir em possíveis complicações para essas pessoas.
Sinceramente penso que devíamos aproveitar as facilidades que a grande maioria das companhias aereas/operadores estão a dar de cancelar ou alterar de datas.
Hoje vi a noticia que Cuba tem os 3 primeiros casos, são turistas Italianos, portanto um local que estava a salvo da pandemia, neste momento já terá pessoas infectadas devido a inconsciência de 3 pessoas que decidiram viajar.
Será que mesmo que tomemos a decisão de ir, vamos aproveitar a viagem da mesma forma? Não iremos estar condicionados e de pé atrás, e não vamos ter locais fechados e uma série de condicionantes.
A uns tempos atrás a minha forma de pensar era bem diferente, não sei se a idade ou facto de ser pai, mudou a minha forma de ver as coisas, mas a verdade é que mudei.
Não estou com isto a condenar quem quer que seja, é apenas um desabafo e achei que este seria o local correcto para o fazer.
A quem decida viajar, espero que tudo corra pelo melhor, e a quem decida adiar os seus planos, certamente daqui a uns tempos vão poder fazer a vossa viagem de uma forma muito mais tranquila.
Peço desculpa pelo testamento.
Basicamente é isto, neste momento surpreende-me que as pessoas continuem a pensar em manter viagens de lazer.
 

jokinha

Membro Novo
Malta
Vou em inícios de Abril para as Maldivas e o meu voo faz escala em zurique. Até ao momento nada foi cancelado mas sinceramente estou com algum receio das Maldivas.
O pessoal que tem marcado Maldivas está a pensar fazer viagem nas férias da Pascoa? Não sei mesmo o que fazer, isto está a ficar cada vez pior e tenho receio que os suiços cancelem voos de Portugal, eles são muito rigorosos. Alguém na mesma situação?
 

ze1981

Membro
Eu sinceramente acho que só há duas hipóteses.
Ou ficamos em casa com toda a família sem ninguém sair,
ou fazer uma vida normal (com os devidos cuidados)

Não há meio termo, ou até pode haver, mas não serve de nada.
Viajar para fora ou ficar em Portugal mas andar de transportes públicos, ir ao supermercado, ir trabalhar, por combustível etc , é precisamente igual.
 

tangerina79

Membro Conhecido
Vou dar a minha opinião.
Neste momento penso que mais preocupados com voos cancelados, e a possibilidade de ficarmos retidos em algum pais.
Devíamos ter um pouco de consciência social, e evitar ao máximo as deslocações e os aglomerados de pessoas, para tentar limitar o possivel contagio.
Penso que nenhum de nós (a menos que tenha feito testes) sabe se está ou não contaminado, ou se pode vir contaminado de alguma das viagens.
Apesar de podermos não fazer parte de grupos de risco, certamente todos nós teremos familiares ou amigos que o são, e as nossas atitudes podem se reflectir em possíveis complicações para essas pessoas.
Sinceramente penso que devíamos aproveitar as facilidades que a grande maioria das companhias aereas/operadores estão a dar de cancelar ou alterar de datas.
Hoje vi a noticia que Cuba tem os 3 primeiros casos, são turistas Italianos, portanto um local que estava a salvo da pandemia, neste momento já terá pessoas infectadas devido a inconsciência de 3 pessoas que decidiram viajar.
Será que mesmo que tomemos a decisão de ir, vamos aproveitar a viagem da mesma forma? Não iremos estar condicionados e de pé atrás, e não vamos ter locais fechados e uma série de condicionantes.
A uns tempos atrás a minha forma de pensar era bem diferente, não sei se a idade ou facto de ser pai, mudou a minha forma de ver as coisas, mas a verdade é que mudei.
Não estou com isto a condenar quem quer que seja, é apenas um desabafo e achei que este seria o local correcto para o fazer.
A quem decida viajar, espero que tudo corra pelo melhor, e a quem decida adiar os seus planos, certamente daqui a uns tempos vão poder fazer a vossa viagem de uma forma muito mais tranquila.
Peço desculpa pelo testamento.
Concordo inteiramente. O facto de estarmos em pandemia não significa que não devemos ter cuidados para atrasar a propagação do virus, e viajar é comprovadamente uma das atividades que mais contribui para a sua propagação rápida. Não esqueçamos que o perigo não reside apenas em contrair a infeção, mas no facto disso poder acontecer em demasiadas pessoas em simultâneo, esgotando assim a capacidade de resposta de qualquer serviço de saúde (não só do nosso SNS, mas de todo e qualquer um).

Pelas caraterísticas deste virus será impossível conter a infeção, até porque felizmente a maior parte dos infetados tem doença leve. Mas os virus são mesmo assim, quanto mais leves os sintomas maior a taxa de propagação. São "disfarçados" e originam muitos portadores aparentemente saudáveis que vão contaminando outros com quem contactam. Será difícil contar o vírus, até porque já estamos em pandemia, mas podemos sim adoptar comportamentos que a tornem mais faseada para que possamos ir dando resposta a quem precisa de maiores cuidados. Viajar é "facilitar a vida" ao vírus e potenciar a sua atividade, ou pelo menos é assim que eu vejo as coisas.

Também tinha viagem para a semana da Páscoa, um cruzeiro que terminava exactamente com uma semana em Itália. Cancelei, naturalmente. Mas mesmo que fosse outro destino já não seria capaz de usufruir da viagem.

Não estou a fazer juizos de valor sobre ninguém, nada disso. Mas acho que devemos todos ser bastante ponderados nas decisões que tomamos atualmente sobre este assunto.

Muito obrigada.
 

SilverArrow

Membro Ativo
00% ! Isto já transcende em muit
Eu sinceramente acho que só há duas hipóteses.
Ou ficamos em casa com toda a família sem ninguém sair,
ou fazer uma vida normal (com os devidos cuidados)

Não há meio termo, ou até pode haver, mas não serve de nada.
Viajar para fora ou ficar em Portugal mas andar de transportes públicos, ir ao supermercado, ir trabalhar, por combustível etc , é precisamente igual.
Não, não é.

Se reduzir os transportes públicos, todas as outras actividades que faz em "casa" são muito mais controladas. Com quem está, onde está, se pode ir embora, se tem acesso a bens de necessidade e a limpeza básica.

Já numa viagem há inúmeras situações inusitadas.
Para além que qualquer viagem começa sempre com pelos menos 2h dentro de um avião, e mais 2 a 3h em aeroportos, que nestas alturas são focos de doença porque tem as pessoas (inefctadas ou não) a quererem ir para casa e fugir de certos países.
 

basapistas

Membro Conhecido
Numa casa sem patrão... Todos ralham e ninguém tem razão!
Só um país sem democracia, consegue lidar verdadeiramente com uma situação deste género, pois alguém decide e manda e todos obedecem!
Aqui somos todos muito democráticos, logo todos têm a sua opinião, fazem o que querem e o governo limita se aconselhar, quando são precisas decisões que não são fáceis e podem custar uma futura eleição!
Se repararem maioritariamente só organismos ou empresas públicas têm parado, pois alguém tem que continuar a produzir!

Encerrar as escolas não serve de nada se for para andar a passear por todo o lado, encerrar a escola serve para se decretar quarentena para a maioria da população e só autorizar movimentações, num determinado perímetro da sua residência ou para quem tenha actividades essenciais!
Fechar o comércio não essencial e manter só o essencial aberto e a produzir com restrições de acesso condições de funcionamento, medidas que serão aplicas por meses e não dias!
Basta ver o exemplo da China!

Ou simplesmente minorar as repercussões económicas e aceitar que há muita gente vai ser infectada, alguns morrer e outros continuar a sua vida!

Problemas de tudo parar? Muitos... Desde económicos, sociais, que nem conseguimos imaginar, que nos farão mergulhar numa enorme recessão económica!

Mas as medidas difíceis nunca foram bem aceites apesar de por vezes necessárias!

Só sei que não podemos deixar estas decisões ao Livre arbítrio de cada um!

Eu espero por decisões governamentais para poder decidir o que fazer, se viajo ou não, se fico em casa...
 
Última edição:

Vitor62

Banidos
Vou em inícios de Abril para as Maldivas e o meu voo faz escala em zurique. Até ao momento nada foi cancelado mas sinceramente estou com algum receio das Maldivas.
Olá Jokinha.
Também vou em 19 de Abril para as Maldivas e os únicos motivos que me farão mudar de ideias é cancelarem os voos ou proibirem-me de entrar no país.
A única diferença para o teu caso é que nós faremos escala no Dubai e tu em Zurique.
Já contactei a ilha nas Maldivas de onde me disseram que estão a tomar todas as medidas preventivas e que, salvo os países que já foram proibidos de entrar ( China, Italia e algumas zonas da Coreia do Sul), todos os outros turistas continuam a entrar sem problema.
É claro que tudo depende da evolução da situação até lá.
Isto é apenas o que eu penso fazer, longe de mim dar conselhos sobre o que os outros devem fazer, até porque acho que não há aqui ninguém no fórum capaz de aconselhar ou adivinhar o que se vai passar nas próximas semanas / meses.
Ir ou não ir de viagem deve depender principalmente das limitações impostas pelos países e companhias aéreas ... de resto deve ser cada um a assumir a responsabilidade do que quer fazer.
 

r1c4rd0f3r

Membro Ativo
Para os interessados, a Holanda acabou de apertar o cerco. Todos os eventos com mais de 100 pessoas cancelados. Isto inclui fecho de museus. A durar até pelo menos ao final de Março...
 

Maria Artur

Membro Conhecido
Olá, boa tarde
Também tinha voo para New York, de Madrid com a Iberia, no próximo domingo.
Já contatei o apoio da companhia aérea, para já não podem cancelar nada, porque não receberam num comunicado do País. Para ja o voo está confirmado. Se eu cancelar recebo um voucher, para usa lo em datas que eles quiserem. Se entretanto eles cancelarem devolvem-me o dinheiro, tenho que aguardar até sábado. Se fosse em trabalho, com justificação devolviam-me logo o dinheiro.
Vamos aguardar 🤔
 

zb007

Membro Conhecido
Também tenho voos pela Turkish! Boa notícia que me deu!!!
Também tinha voos para dia 31 na Turkish para as Seychelles 😭 depois de quase 1 ano à espera com as viagens marcadas, tive que decidir ou vou ou não vou, porque só se podem alterar as datas até 16 de Março, depois se cancelarem algum voo diz que será considerado INVOL ou seja não recebemos nada se for considerada esta a situação. Vou cancelar mais pelo receio de depois não ter voos de regresso acima de tudo. Isto está a complicar-se esperemos que não seja por muito tempo.
Já agora alguém tem contactos da turkish que não seja na Turquia?
Já todos devem saber, mas desde que o virus foi considerado pandemia os seguros já não pagam. Eu tinha com seguro e cancelamento e está la realmente nas exclusões.
 
Conseguiu adiar os voos da TAP da tarifa discount?

Eles não colocaram objeções?
Alteraram a politica para voos comprados até 7 de Março. Não há restrições.
Mas aumentaram bastante o preço dos voos de ontem para hoje. A data que eu queria nao tinha diferença de preço, e hoje estava mais cara 100euros!
 

yara

Membro Conhecido
Alteraram a politica para voos comprados até 7 de Março. Não há restrições.
Mas aumentaram bastante o preço dos voos de ontem para hoje. A data que eu queria nao tinha diferença de preço, e hoje estava mais cara 100euros!
Então conseguiu alterar?
Não entendi o que disse...
Ontem a data que queria não tinha diferença de preço e hoje estava mais cara 100€, foi isso?
Ficou com a ideia que estão a "inflacionar" os preços?
 
Top