Novidades

Soltour impossibilitada de cumprir com voos previstos da White

Hugo Morais

Membro Conhecido
Ashey disse:
Não me parece... Porque acho que eles se salvaguardam.. no site deles, respeitante a isso, apenas diz "Em todos os meios de transporte ressalvam-se os atrasos resultantes de razões técnicas ou outras, relacionadas quer com os próprios meios de transporte, quer com as empresas transportadoras."

Basta alegarem atraso.. Por exemplo, o seguro do cartão com que pagamos a viagem também só reembolsa se no dia do voo o avião atrasar mais de 6h, sem aviso prévio da operadora/companhia aérea.

E nesse caso acho que ninguém iria querer cancelar (um dia antes ou no próprio dia..), quereria ser compensado.
Ashey
Acredita que é possivel (em cima da hora)

Nós(consumidores) também temos os nossos direitos
 

Ashey

Membro Ativo
Hugo Morais disse:
Ashey
Acredita que é possivel (em cima da hora)

Nós(consumidores) também temos os nossos direitos
Então ainda bem Consegues apontar-me o sítio onde isso está por escrito, para me salvaguardar? Porque até agora só leio que se pode enviar queixas, mas nada de concreto...
 
O que diz nas condições gerais de venda é
"Caso a SOLTOUR, antes da partida e por factos que não lhe sejam imputáveis, seja obrigada a modificar de modo significativo algum elemento essencial do contrato deverá, de imediato, através da agência, notificar o cliente
Nesta situação o cliente pode rescindir o contrato sem qualquer penalização ou aceitar por escrito uma alteração ao contrato e eventual variação de preço"
 

Ashey

Membro Ativo
Carla (AKA Cagm) disse:
O que diz nas condições gerais de venda é
"Caso a SOLTOUR, antes da partida e por factos que não lhe sejam imputáveis, seja obrigada a modificar de modo significativo algum elemento essencial do contrato deverá, de imediato, através da agência, notificar o cliente
Nesta situação o cliente pode rescindir o contrato sem qualquer penalização ou aceitar por escrito uma alteração ao contrato e eventual variação de preço"
Boa obrigada ;)
 

ssmt

Membro Ativo
Bom dia,

Embora um pouco diferente vou relatar duas situações de atrasos que aconteceram nas últimas viagens:
Em 2012 tínhamos viagem marcada para Cabo Verde (Ilha do Sal) às 21:30, se não me engano. Após efetuarmos o check in e nos dirigirmos à porta de embarque, verificamos que havia um atraso no voo. Pediram-nos para esperarmos cerca de uma hora, e assim sucessivamente até todas as pessoas se começarem a exaltar. Inicialmente não davam uma resposta concreta, até que acabaram por referir que não tinham tripulação suficiente que assegurasse o voo. Resumindo, passadas cerca de 3 horas de espera, fomos informados que não haveria voo para aquela noite, ou seja, teríamos que esperar pelo voo do dia seguinte à mesma hora. Foi o caos.... Sabemos que quem estava a dar a informação aos passageiros não tinha culpa, mas os ânimos exaltaram-se e bem. Havia quem quisesse chamar a televisão até....
Fomos encaminhados para o Hotel Marriot para passar a noite e o dia seguinte.
Depois de tudo isto, que foi verdadeiramente desagradável, fomos informados que não poderíamos levantar as nossas malas, e por muito barulho que se tenha feito, a verdade é que fomos sem elas, com a exceção de situações de passageiros que tinham medicação nas mesmas, como o caso de uma senhora diabética que tinha a insulina na mala. Ou seja, tínhamos que ir para o hotel com a roupa de corpo.
Garantiram que lá nos iriam providenciar bens de higiene. No meu caso, levo sempre um malote comigo com alguns artigos, nomeadamente roupa interior, um par de calçado, numa t-shirt, biquínis e pouco mais, mas neste caso, valeu-me porque pelo menos pude vestir a roupa interior lavada. Mas no caso dos meus amigos, tiveram que a lavar e secar com o secador.... Podem imaginar como esta situação é desconfortante.
Havia quem disse que ia ao shopping fazer compras e que iriam obrigar a companhia a pagar....sinceramente, nós não arriscamos. Podiam não se responsabilizar e ainda ficávamos com mais esse custo.
No dia seguinte lá partimos à hora marcada. O Voo ia bem mais cheio e por esse motivo ficou no ar a ideia de que certamente não tinha partido no dia anterior por haver demasiados lugares vazios, mas sinceramente não sei....
No dia da partida fizemos uma reclamação no aeroporto, tal como outros passageiros, mas no nosso caso foi em vão, porque nos deram a possibilidade de ficar no destino mais uma noite.
Tivemos conhecimento de pessoas que não poderiam alterar a data de regresso e nesses casos deve ter havido uma indemnização....

Outra situação, foi no ano passado na Viagem para Punta Cana.
Já no check in houve um atraso, uma seca (desculpem o termo). Quando este abriu, tiveram que abrir mais balcões de atendimento para acelerar o processo.
Entramos no avião e até aí tudo bem, no entanto, este não descolava. Os passageiros prontinhos e à espera...e nada. Fomos informados que havia um atraso. As pessoas começavam a ficar impacientes. Posteriormente informaram-nos que o avião estava com uma avaria, mas que se ia resolver de imediato e no local.
Resumindo, passamos cerca de 3 horas fechados dentro de um avião à espera que resolvessem o problema, um calor infernal que deu origem a uma mistura de cheiros pouco agradável. Confesso que me estava a sentir mal com todo aquele calor, uma dor de cabeça enorme...As hospedeiras de bordo tiveram que servir as refeições ainda estávamos parados.
Na minha opinião foi uma situação mal gerida, porque pelo menos deveriam nos ter deixado regressar ao aeroporto, Lá tínhamos casas de banho espaçosas, ar fresco, locais para comer e beber se quiséssemos, caminhar... fosse o que fosse, seria bem melhor do que estar sentada naquele espaço pequeno tantas horas (já chegam as horas da viagem). É que nem com as portas abertas entrava ar fresco...as 2 e 3 da tarde o sol batia mesmo sobre o avião.
Cheguei a Punta Cana a sentir-me imunda, ansiava por um bom banho, tinha uns pés enormes.
Eu só penso que se eu me senti assim, como se terão sentido as pessoas mais idosas e as crianças que connosco viajaram.
Acredito que possa existir um atraso, aliás, já me aconteceu isso para palma de Maiorca, mas pelo menos ficam no Aeroporto, onde havia lojas para visitar, internet, restaurantes e uma temperatura mais agradável.

Peço desculpa pelo testamento e não sei se o mesmo se enquadra no tópico, mas aproveitei o meso para partir estas situações.
 

Pena

Membro Ativo
Ola João Marques,

Eu obtive ontem da agencia a mesma informação que tu. Todas as alterações se ficaram a dever a avaria, tendo ocasionado inclusive a troca por um avião de outra companhia.

Pode acontecer mas... estranho não terem naturalmente informado os clientes.

Agora resta aguardar se os horários irão ser cumpridos nas próximas partidas.
 

ssmt

Membro Ativo
Não tinha conhecimento destas situações, pelos vistos deve ser recorrente!
Foi muito desagradável devido ao calor essencialmente. E esta espera sentada no lugar tornou o resto da viagem mais penosa. Ao fim de algumas horas já não tínhamos posição.....estive a treinar para quando viajar para as Maldivas...eheh!
 

Pena

Membro Ativo
ssmt,

A Soltour não vos informou de nada ainda no hotel?
Quando é que confirmaram a hora que tinhas de sair do hotel?
 

ssmt

Membro Ativo
Pena,

Sinceramente não me recordo a que horas avisaram. No dia anterior já nos tinham dito que só iriamos embarcar para Cabo-Verde no próximo voo, ou seja, no dia seguinte à mesma hora.
Penso que no hotel colocaram um aviso, mas nós acabamos por saber através de outros passageiros que lá estavam.
Lamento não me recordar de certos pormenores.


Enquanto estávamos no hotel verificamos que esta situação estava a acontecer com outros passageiros para diferentes destinos.
Para além de todo este transtorno de ter que viajar um dia depois, foi mesmo muito incomodo ter que estar sem as malas.
Eu e o meu namorado demos bem a volta à situação. Mas houve quem tivesse deixado tudo na mala.
No nosso caso deram a alternativa de ficar mais um dia, mas quem vai para a RD e fica menos 8 ou 9 horas é certamente um roubo.
Falo por mim, que quero aproveitar todos os minutinhos nesses destinos. Acho que são viagens grandes para pouco tempo de férias, e se ainda nos cortam horas...é complicado.
 

brunomnr

Membro Novo
ATENÇÂO!! O reg. 261/2004 que já sofreu algumas alterações importantes entretanto, define o que são os direitos dos passageiros, em caso de atrasos, cancelamentos dos voos, etc, desde assistencia a indeminizações. Tenho visto que os operadores cancelam os contratos como bem lhes apetece, isso pode ser em alguns casos, punido.
 

GrandeCruz

Membro Ativo
Pena disse:
Ola João Marques,

Eu obtive ontem da agencia a mesma informação que tu. Todas as alterações se ficaram a dever a avaria, tendo ocasionado inclusive a troca por um avião de outra companhia.

Pode acontecer mas... estranho não terem naturalmente informado os clientes.

Agora resta aguardar se os horários irão ser cumpridos nas próximas partidas.
Pois é amigos, parece que continua tudo igual.

O meu voo estava previsto para dia 17/6(amanhã) ás 13h com destino a Samaná mas com escala em Montego Bay(sim, desta vez era ao contrário), no entanto acabei de receber um e-mail(sim hoje, dia 16) que tinha havido alterações no voo, o mesmo passou para as 19h55. O motivo, diz a agencia onde comprei a viagem, deve-se ao facto do espaço aéreo estar muito preenchido devido ao Mundial do Barsil, grande TRETA, só acontecia com este voo? Até porque não tenho visto grandes atrasos em outros voos.
Provavelmente o horário das 19h55 nem vai ser cumprido, até porque no voo de dia 10 também tinha sido alterado para as 19h e depois saiu ainda mais tarde por volta das 23h30.

Acho que isto já começa a ser um abuso, tinha vontade de ir pessoalmente á sede da Soltour fazer reclamação.

Podia perder as férias, mas minha vontade era cancelar tudo.
 

Ashey

Membro Ativo
O voo de amanhã já sofreu alterações. Estava previsto saída ás 13h, está previsto sair ás 19h55!
 

GrandeCruz

Membro Ativo
Acabei de ligar para a Soltour(lisboa), a pessoa que me atendeu diz que só respondem directamente a agencias.
Mesmo assim questionei se quisesse cancelar a viagem se o poderia fazer, resposta foi que como já era em cima da hora já não podia, claro que respondi de imediato que também só fui informado da alteração em cima hora. Diz que não pode responder a mais nada, que tem que ser com a agencia e eles depois respondem... vai-se lá perceber isto!!!!
 

Ashey

Membro Ativo
GrandeCruz disse:
Acabei de ligar para a Soltour(lisboa), a pessoa que me atendeu diz que só respondem directamente a agencias.
Mesmo assim questionei se quisesse cancelar a viagem se o poderia fazer, resposta foi que como já era em cima da hora já não podia, claro que respondi de imediato que também só fui informado da alteração em cima hora. Diz que não pode responder a mais nada, que tem que ser com a agencia e eles depois respondem... vai-se lá perceber isto!!!!
Fala com a tua agência e exige-lhes que respondam por escrito. A minha agência ligou a perguntar na semana passada dos custos de cancelamento e disseram que era 100%. Depois disse-me que ia pedir por email para termos uma prova escrita e por email a resposta foi completamente diferente:

"Ao dia de hoje (isto foi dia 12 de Junho, viajo a 24) se efectuar cancelamemento da reserva em questão tera 120€ gastos de gestão e 5% de gastos de cancelamento da totalidade da reserva". O que dava 220€ +-. O problema é que estás a um dia da partida...

E na página da Soltour ainda diz isto:

Gastos de Cancelamento
As taxas Voos
Voo principal. Cancelando 7 dias antes, gastos de 100%
As taxas Hotel
Cancelando 3 dias antes, gastos de 1 noite
Cancelando 0 dias antes, gastos de 2 noites

Não se percebe!
 

carla08

Membro Conhecido
Situação muito chata, para todos, mas principalmente para quem viaja com crianças..
Deveria de haver uma maior honestidade por parte de quem vende as viagens: deixar bem explicito a quem compra que os horários dos voos podem sofrer alterações, e caso o cliente decida assumir esse risco, ser informado com antecedência caso o horário do voo sofra alteração e de como deve proceder se decidir cancelar a viagem.
Isso, na minha opinião era o mais correcto, mas se assim fosse, provavelmente não se vendiam metade das viagens.. Muita gente compra baseado em horários e escalas..
 
Tenho impressão que já percebi no Flightradar o que se passa com os atrasos dos voos de Samaná... Os Airbus de Samaná vêm de Itália:
- o de dia 3 chegou de Milão às 19.46 (e devia ter chegado às 17.17)
- o de dia 10 chegou de Roma às 21.53 (e devia ter chegado às 19.15)
 
Top