Novidades

Gripe A (H1N1) - Tópico Oficial

joker

Membro Conhecido
Volto a afirmar...

Consultem sempre o vosso médico para saber a opinião sobre este assunto e com base nas suas declarações, decidam conscientemente se desejam efectuar a vossa viagem.
 

Acoreano

Membro Ativo
Continuo a acreditar que a Tequila vão ser o melhor remédio no Mexico. Ou se preferirem "Tequilaflu". E a prescrição é muito simples: enquanto sentirem as pernas continuem a tomar...:)
 

basapistas

Membro Conhecido
42 perguntas relativamente à Gripe A - Porque a informação nunca é demais.. e repita

PERGUNTAS E RESPOSTAS:

1.- P: Quanto tempo dura vivo o vírus suíno numa massaneta de porta ou numa superfície lisa?
R: Até 10 horas.

2. -P: Que utilidade tem o gel de álcool para limpar as mãos?
R: Torna inactivo o vírus e mata-o.

3.- P: Qual é o meio de contágio mais eficiente deste vírus?
R: A via aérea não é a mais efectiva para a transmissão do vírus, o factor mais importante para a
fixação do vírus é a humidade (mucosa do nariz, boca e olhos), o vírus não voa (a não ser que
a pessoa portadora do vírus espirre a menos de um metro de distância de nós).

4.- P: É fácil o contágio em aviões?
R: Não, é um meio pouco propício para o contágio.

5.- P: Como posso evitar o contágio?
R: Não levar as mãos à cara, olhos, nariz e boca. Não estar próximo de uma pessoa possuidora da
doença. Lavar as mãos mais de 10 vezes por dia.

6.- P: Qual é o período de incubação do vírus?
R: Em média de 5 a 7 dias e os sintomas aparecem quase de imediato.

7.- P: Quando se devve começar a tomar medicamentos?
R: Dentro das 72 horas do aparecimento dos sintomas os resultados são muito bons, a cura é de 100%.

8.- P: Qual é a forma como se aloja o vírus no corpo?
R: Por contacto (ao dar-se um aperto de mão ou beijar, através da mão numa massaneta,
ou através do nariz, boca ou olhos (vidé a resposta à pergunta 3)

9.- P: O vírus é letal?

R: Não, o que ocasiona a morte é a complicação da enfermidade causada pelo vírus, a pneumonia.

10.- P: Que riscos têm os familiares que viviam com a pessoa que faleceu?
R: Podem ser portadores e formar uma cadeia de transmissão.

11.- P: A água das piscinas transmite o vírus?
R: Não porque contem químicos e possui cloro.

12.- P: Que faz o vírus quando provoca a morte?
R: Uma cascata de reações como deficiência respiratória, pneumonia severa, é o que ocasiona a morte.

13.- P: Quando se inicia o contágio, antes dos sintomas ou até que se apresentem?
R: Desde que se possua o vírus, antes dos sintomas.

14.- P: Qual é a probabilidade de uma recaída com a mesma enfermidade?
R: De 0%, porque se fica imune a este tipo de vírus.

15.- P: Onde se encontra o vírus no ambiente?
R: Quando um portador espirra ou tosse(se este portador quando espirra ou tosse colocar a/s mão/s na frente do rosto, deve ir lavá-las de imediato e bem, porque a seguir pode ir cumprimentar alguém, ou abrir uma porta, ou pegar num papel ou documento para entregar a outrem, ou pegar em dinheiro para efectuar um pagamento, e o vírus pode ficar em qualquer destas superfícies), quando haja humidade. Já que não se pode estirilizar o ambiente recomenda-se uma higiene extrema, a higiene das mãos.

16.- P: O vírus ataca mais as pessoas asmáticas?
R: Sim, são pacientes mais susceptíveis, mas por se tratar de um novo germe todos somos igualmente susceptíveis.

17.- P: Qual é a população que é mais atacada por este vírus?
R: Dos 20 aos 50 anos de idade.

18.- P: É útil o uso de máscaras?
R: Há algumas de melhor qualidade que outras, mas se você está são é contraproducente, porque os vírus pelo seu tamanho atravessam-no como se não existisse a máscara, porque com o uso contínuo desta, cria-se na zona do nariz e boca um microclima húmido propício ao desenvolvimento viral: mas se estiver infectado, deve usá-la para NÃO infectar os demais, ainda que seja relativamente eficaz.

19.- P: ¿Pode-se fazer exercício ao ar livre?
R: Sim, o vírus não tem asas.

20.- P: ¿A toma deVitamina C não evita o contágio?
R: Não serve de nada para prevenir o contágio deste vírus, mas ajuda a resistir ao seu ataque.

21.- P: ¿Quem está a salvo desta enfermidade ou quem é menos susceptível?
R: Ninguém está a salvo, o que ajuda é a higiene dentro de casa, escritórios, utensílios e não frequentar lugares públicos.

22.- P: ¿O vírus move-se?
R: Não, o vírus não tem patas nem asas,algo o empurra a entrar dentro do organismo.

23.- P: ¿Os animais domésticos podem ser transmissores do vírus?
R: Este vírus NÃO, provávelmente podem contagiar-nos com outros tipos tipo de vírus.

24.- P: ¿Se for a um velório de alguém que morreu devido a este vírus, posso contagiar-me?
R: NÃO.

25.- P: ¿Qual é o risco deste vírus em mulheres grávidas?
R: As mulheres grávidas têm o mesmo risco mas em dobro, podendo tomar os antivirais em caso de contágio mas estritamente com controlo médico.

26.- P: ¿O feto pode ficar com lesões se uma mulher grávida fôr contagiada com este vírus?
R: Não sabemos que estragos possam criar no processo, já que é um novo vírus.

27.- P: ¿Posso tomar ácido acetilsalicílico (aspirina)?
R: Não é recomendável, pode ocasionar outras doenças, salvo se tiver sido prescrito por problemas coronários, nesse caso continue tomando.

28.- P: ¿Serve de algo tomar antivirais antes dos sintomas?
R: Não serve de nada.

29.- P: ¿As pessoas con HIV, diabetes, sida, cancro etc., podem ter maiores complicações que uma pessoa sã se fôr contagiada pelo vírus?
R: SIM.


30.- P: ¿Uma gripe convencional forte pode converter-se nesta enfermidade?
R: NÃO.

31.- P: ¿O que mata o vírus?
R: O sol, mais de 5 dias no meio ambiente, o sabão, os antivirais, gel de álcool.

32.- P: ¿Que fazem os hospitais para evitar contágios a outros enfermos que não tenham o vírus?
R: O isolamento.

33.- P: ¿O gel de álcool é efectivo?
R: SIM, muito efectivo.

34.- P: ¿Se estiver vacinado com a gripe sazonal sou inócuo a este vírus?
R: Não serve de nada, ainda não há vacina para este vírus.
«
35.- P: ¿Este vírus está sob controle?
R: Não totalmente, mas já se estão tomando medidas agressivas de contenção.

36.- P: ¿Que significa passar de alerta 4 a alerta 5 e alerta 6?
R: A fase 4 não faz as coisas diferentes da fase 5, significa que o vírus propagou-se de pessoa a pessoa em mais de 2 países; e a fase 6 é porque se propagou a mais de 3 países.

37.- P: ¿Quem foi contagiado com este vírus e se cura, fica inmune?
R: SIM.

38.- P: ¿A crianças com tosse e gripe possuem este vírus?
R: É pouco provável, as crianças são pouco afectadas, no entanto devem consultar o médico.

39.- P: ¿Medidas que quem trabalha deve tomar?
R: Lavar as mãos muitas vezes ao dia.

40.- P: ¿Posso contagiar-me ao ar livre?
R: Se houver gente infectada que tussa e/ou espirre, pode acontecer, ainda que a via aérea seja de pouco contágio.

41.- P: ¿Pode-se comer carne de porco?
R: SIM, não há qualquer risco de contágio.

42.- P: ¿Qual é o factor determinante para se saber que o vírus já foi controlado?
R: Ainda que agora já seja controlada, o inverno boreal (hemisfério norte) pode regressar sem que todavia ainda exista vacina.


Kristen Neiling
Dirección y Producción
 

simanik

Membro Novo
Estava pensar ir este ano para punta cana. Mas estou com receio. Sera seguro ir para um resort na republica dominicana? Isto esta um caos. Isto prejudica e mto as viagens e em especial os paises k vivem do turismo e as pp agencias viagens. Eu adorava ir, mas tou sempre com pe atras.
 

roller

Membro Conhecido
simanik disse:
Estava pensar ir este ano para punta cana. Mas estou com receio. Sera seguro ir para um resort na republica dominicana? Isto esta um caos. Isto prejudica e mto as viagens e em especial os paises k vivem do turismo e as pp agencias viagens. Eu adorava ir, mas tou sempre com pe atras.

Ir para a RD ou para o Algarve vai dar tudo ao mesmo. ainda ontem estive no vasco da gama passei ao lado da selecção brasileira que ia participar nas olimpíadas que stao a decorrer em lisboa. E hoje soube no telejornal que um membro dessa seleção estava contaminado. Por isso muito provavelemente passei perto dele.

Tudo isto para ver que nem em Portugal se está seguro. Quem puder aproveitar os preços excelentes que estão para as caraibas e para oi mexico, que aproveite. Faça um bom seguro de viagem e difrute. E lembrem-se a propagação do virus em meios muito quentes é fraca...

Boa férias a todos:)
 

roller

Membro Conhecido
E pelo que têm dito, certos resorts na RD têm disponíveis desinfectantes para as mãos a entrada das áreas comuns dos resorts o que monsta algum cuidado das grandes caderias hoteleiras!
 

Carla A

Membro Novo
Olá

Cheguei na terça-feira passada do Mexico (Riviera Maya) e até à data não tenho nenhuns sintomas da gripe.

Antes de chegar ao aeroporto de cancun tivemos que preencher uns papeis com os nossos dados, de onde vinhamos, para onde iamos, etc, e depois no aeroporto preenchemos outro onde estavam a perguntar para que hotel iamos e se tinhamos alguns sitomas de gripe.

Depois tivemos que entregar o papel antes de chegarmos à saida do aeroporto e aí tinham uns sensores onde viam a febre a todas as pessoas que passavam. Só depois é que iamos apresentar os nossos passaportes.

Cá à chegada, em Lisboa, não estão a ter controle nenhum, nem a febre tiram ás pessoas. Por isso podem ver que lá estão a tentar controlar muito mais a situação do que cá.

A gripe está por todo o lado, na minha opinião tanto faz estar cá como noutro pais qualquer. E os cuidados que devemos ter (lavar frequentemente as mãos, espirrar para um lenço e deitar fora ou para o braço, não levar as mãos à boca, nariz e olhos, etc) têm que ser feitos em qualquer sitio do mundo. Foi o que fiz, levei um frasco de alcool e de vez em quando desinfectava as mãos, mas tudo sem stress e diverti-me bastante.

Por isso também concordo que se aproveite as promoções, é certo que corremos riscos, mas cá também...

Mas claro cabe a cada um decidir por si e fazer o que achar melhor.

Carla
 

Asae

Membro Conhecido
Cheguei no sábado de Tenerife onde estive 2 semanas e pergunto: Qual gripe?????

Tenerife recebe voos e turistas de toda a Europa e repito de TODA A EUROPA, na primeira semana de Julho a diferença do aumento do número de turistas notou-se muito nos hotéis, estradas, etc e já era noticia dos casos de gripe nas Gran Canarias e da morte em Tenerife.

Choca mas lá a gripe não existe, ninguém fala nisso, não há cartazes informativos em NENHUMA PARTE da ilha (nem em farmácias e pelo menos no hospital onde estive), nem no aeroporto, falar sobre isso é falar sobre algo estranho.
As noticias na TV e rádio, ás vezes, abrem com uma breve notícia sobre a gripe nas gran canarias ou em Tenerife mas á assuntos mais importantes e nos canais internacionais só a sky news é que menciona o facto e só de Inglaterra com 27000 casos detectados.

A gripe suína chegou para ficar e vai-se manter em estado alarmante e espalhar-se como uma peste até algum poder económico estar satisfeito monetáriamente com os lucros nas vacinas, máscaras, fatos etc depois começa-se a banalizar e será de tratamento imediato e gratuito.
 

Asae

Membro Conhecido
roller

Estou a preparar basicamente cheguei "hoje" ainda estou a arrumar as malas. Esta semana sem falta.
 

Maria Pereira

Membro Conhecido
Alguém que tenha regressado recentemente de férias pode esclarecer qual é o ambiente nos aviões e nos aeroportos, designadamente, no de Lisboa, relativamente ao tópico aqui em questão?
Há medidas concretas a adoptar, para além das precauções necessárias e já bastante debatidas aqui no forum é exigível no aeroporto o uso de algum objecto (tipo máscara)? Há algum procedimento de controlo, ou está tudo perfeitamente normal?
 

thir13en

Membro Novo
Maria Pereira disse:
Alguém que tenha regressado recentemente de férias pode esclarecer qual é o ambiente nos aviões e nos aeroportos, designadamente, no de Lisboa, relativamente ao tópico aqui em questão?
Há medidas concretas a adoptar, para além das precauções necessárias e já bastante debatidas aqui no forum é exigível no aeroporto o uso de algum objecto (tipo máscara)? Há algum procedimento de controlo, ou está tudo perfeitamente normal?
Voltei há 2 semanas de Punta Cana. No aeroporto de Punta Cana vi uma máquina para medição da temperatura. Para além disso, no hotel havia um dispensador de gel de álcool à entrada do restaurante principal, para desinfecção das mãos.
Em Lisboa não me apercebi de nada que estivesse a ser feito para algum controle, vi apenas uma família a utilizar máscaras, mas suspeito que seria apenas como prevenção (da própria família) uma vez que, com alguma frequência, vi membros dessa família com a máscara fora do sítio.
 

Asae

Membro Conhecido
No aeroporto de Lisboa a única coisa que vês são cartazes informativos mais nada.
A vida decorre normalmente, sem stress, pânico ou alarmismos.
Vim no sábado e confirmei que é sempre assim.
 

Car_lota

Membro
Lembrei-me que seria uma boa ideia e não pesa mais na bagagem... por isso adicionei à minha lista de viagem para Punta Cana um daqueles produtos antibacterianos para lavar as mãos. Tb deve haver toalhitas para o mesmo efeito. Acho que é uma boa ideia porque pode usar-se em qualquer circunstância e prevenir nunca é demais.
 
przzrrr..... cheguei há tres semanas de punta cana, e controle??!??!!?? :):D

ZERO!!!:p:p:p

só vi mesmo a tal máquina para medição da temperatura que o thir13en se refere, de resto mais nada... Salve-se quem puder!!....:p:devil:

Eu já adoptei um lema... Antes eu tossir para cima de ti do que tu de mim!!;)
 

Maria Pereira

Membro Conhecido
sempreaviajar disse:
Eu já adoptei um lema... Antes eu tossir para cima de ti do que tu de mim!!:)

não é um lema muito sensato, não é!! Mas, já percebi ... todos preocupados com todos e cada um por si!:D
sempre se ouviu dizer o ditado, "cautelas e caldos de galinha não fazem mal a ninguém"..., "mais vale prevenir, do que remediar".
Eu vou procurar ter alguns cuidados comigo e com os outros.
 

thir13en

Membro Novo
Maria Pereira disse:
não é um lema muito sensato, não é!! Mas, já percebi ... todos preocupados com todos e cada um por si!:)
sempre se ouviu dizer o ditado, "cautelas e caldos de galinha não fazem mal a ninguém"..., "mais vale prevenir, do que remediar".
Eu vou procurar ter alguns cuidados comigo e com os outros.
Convém acima de tudo ter cuidados com a higiene, e não fazer como uma senhora que ouvi dizer (e passo a citar): "Eu labo as mãos quando bou labar a louça, e já fico cu as mãos limpas pra muito tempo!"
 

pezzi21

Membro Novo
Pessoal, nada de stress com a gripezita, sou enfermeiro e dia 27 vou para Punta Cana (nunca mais chega o dia) com a minha esposa e o meu filho de três anos e vou completamente sem problemas. Ainda ontem o meu filho foi à consulta dos três anos ao pediatra e quando falamos na viagem ele só disse nem vale a pena falarem-me na gripe, vâo divirtam-se porque é mais provavel apanharem cá do que lá! Para mim é assunto encerrado é só fazer as malas e esperar pela hora da partida
1
 
Top