Novidades

Gripe A (H1N1) - Tópico Oficial

Solitária

Membro Ativo
Esta crise da gripe A e afins, leva a muitas empresas ligadas ao turismo a encerrar, hoje fiquei muito triste quando a "minha agente" de viagens me informou que vai cessar a actividade na proxima sexta feira.
Quantas mais estarao nesta situação?
 

JATG

Membro Ativo
Quem vai as normais 7 noites e tomar as precauções adequadas não tem que se preocupar, pois mais depressa apanha no aeroporto de Lisboa à chegada do que no destino de férias...

É impressionante como é que num aeroporto como o da Portela não existe controle nenhum...
 

AnaFonseca

Membro Novo
Boas noitessss :D

Eu cheguei ontem do México e tive alojada no Bahia Principe..não ouvi falar d nenhuma gripe e ng lá anda d mascara..tds fazem a sua vida normal! Não ia c medo nenhum da gripe e mm q fosse, esse medo ia-se logo embora pq é um destino lindissimoooo :D

O q mais me surpreende é mm o facto de o aeroporto da Portela ñ ter qql controle..mts turistas a chegarem d vários pontos do mundo e a única coisa q eles têm sobre a gripe são uns meros cartazes informativos.....:D
 

TJCorreia

Membro Novo
Uma gripe normal que NÃO é curada com antigripais normais.... vou dia 12 de setembro 15 dias para Cuba, e confesso q começo a ficar apreensivo, tenho um pouco d receio de apanhar o virus durante as ferias, nao conheço o sistema de saúde e ficar com as ferias estragadas... esta semana tenho que ver bem a situação...
 

sandramos

Membro
boa tarde

como vou 15 dias para a RP tb eu fiquei apreensiva, pois não me estava nada a apetecer ficar doente no meio das férias e estragar tudo. Liguei para a saude 24 e o que me disseram é que a grande parte dos casos estão a ser tratados com paracetamol, medicamento que fui aconselhada a levar. Apenas pessoas com doenças crónicas a nivel de sistema respiratório é que estão a ser medicadas com tamiflu. Tb questionei a possibilidade de fazer prevenção uma vez que verifiquei que é possivel fazê-lo tomando 1 comprimido por dia durante 10 dias do muito falado tamiflu. Aconselharam-me a não o fazer. Vamos a ver como corre.
 

TJCorreia

Membro Novo
Paracetamol? Serio? Nao fazia a minima... afinal cura-se com antivirais normais...lol
vou fazer o mesmo que tu, ligar p linha 24 e questionar tudo... boas ferias!!
 

Solitária

Membro Ativo
EU por pressão de levar a minha filha que tem 3 anos desmarquei a viagem que tinha em setembro para a jamaica, a pediatra da minha filha disse que os adultos sem doença scronica se curam com antigripais e 3 dias de cama, o pior são as crianças que podem desidratar com a febre e os hospitais podem não ter as condições ideias para elas
 

tertuliano

Membro Novo
Inicialmente confesso que também tinha receio da gripe A, mas relembro que a solução não é deixar ir de férias, porque outros irão e podemos ser contagiados na mesma. É sim importante ter sempre em conta as condições de higiene. A gripe A não se pega tão facilmente.
 

MInes

Membro Novo
Olá a todos :)

Eu tenho andado muito descontraida com isto da gripe, vou de ferias para Cuba dia 22, e confesso que depois de ter visto nas noticias que o Algarve ja entrou em fase pré- epidemica fiquei um pouco assustada, tenho um pouco de receio de apanhar cá, e ter os sintomas da doença em Cuba e com isto me estrague as ferias, fora isso, não estou muito preocupada visto que é uma gripe que se trata igual á outra e que se propaga com mais facilidade por ver um virus novo.
 

Douro

Membro
ATENÇÃO! ESTE POST NÃO TEM GRIPE A!

Vou em Outubro para o México e pretendo apenas saber, que tal é o tempo lá por esta altura.

Se possível, comentários de quem já lá tenha estado no mesmo mês ou tenha conhecimento de quem tenha ido e me possa informar.

Grato.

ps: Após ler este post, se tiver medo, lave as mãos.
 

petrus

Membro Ativo
jcc disse:
Douro disse:
ATENÇÃO! ESTE POST NÃO TEM GRIPE A!

Vou em Outubro para o México e pretendo apenas saber, que tal é o tempo lá por esta altura.QUOTE]

O México é um bocado grande.....pode estar a nevar nas montanhas ...ocorrer uma tempestade no atlântico ....e no pacífico estar o "paraiso"....

Como provavelmente se refere à Riviera Maya veja:

Weatherbase: Historical Weather for Cancun, Mexico
A piada está brutal...:cool:

Tal como link! Muito útil para se ficar com uma referência!;)
 

JATG

Membro Ativo
Portugal... país do 3º mundo!

Assim está a saúde em Portugal...

Vou contar-vos uma história veridica e, ao mesmo tempo, perguntar-vos como poderei denunciar isto...

Hoje, a minha mãe resolveu telefonar para a linha de saúde 24 porque estava com sintomas de gripe. Ela trabalha na urgência de um Centro de Saúde e esta semana já teve contacto com pessoas com sintomas de gripe A... logo fez o que devia... ao contrário de várias pessoas que continuam a ir para às urgências dos hospitais transmitirem o vírus a terceiros!
Passando à frente...
Como os sintomas eram os da gripe A, a linha de saúde 24 encaminhou-a para o Hospital de Évora, através do INEM. Vieram buscá-la a casa dois senhores do INEM com uns "fatos de astronautas", muito bem protegidos. Até aqui tudo bem!
Passadas 2h30m de espera em Évora, lá foi consultada. Disseram que os sintomas eram em tudo idênticos aos da Gripe A e fizeram-lhe a respectiva análise. O resultado da análise só será conhecido, em princípio, amanhã ou depois de amanhã.
Agora vem a vergonha que é este país do 3º mundo:
Depois disto tudo, disseram à minha mãe que ela teria que chamar algum familiar para ir buscá-la!
Não estou em contacto directo com a minha mãe há cerca de 12 dias e ao ir buscá-la iria-me colocar numa situação de risco, não só a mim como aos meus filhos menores de idade...
Isto só neste país...
Então não temos o dever de tentar não propagar a doença?
É para isto que a linha de saúde 24 serve? Se asseguram o transporte para o Hospital, não deveriam assegurar o transporte de volta para casa, de forma a não contagiar mais ninguém?
Depois de ir ao hospital as pessoas ficam sem gripe? Já não é perigosa a transmissão?
Com que finalidade é que as pessoas são transportadas para este hospitais centrais?
Pelos vistos é o mesmo que ir às ditas urgências normais, pois a cadeia de contágio vai acontecer na mesma...

Com estas dúvidas todas, resolvi eu telefonar para o 112, para a linha de saúde 24 e para a linha de saúde pública...
Depois de muito tempo passado ao telefone, com passagens sucessivas de linha, e de ameaçar que iria chamar a comunicação social e escrever no "livro amarelo", a minha mãe telefona-me a dizer que afinal viriam trazê-la a casa!
Não sei se foi pelas ameaças ou não, o que sei é que isto é uma autêntica vergonha e deve ser divulgado... pois o que estão a fazer é sim propagar a doença e não "isolá-la"!

Para onde deverei divulgar esta vergonha?
 

Car_lota

Membro
JATG disse:
Para onde deverei divulgar esta vergonha?
Eu o que faria era pedir o livro de reclamações antes de sair do hospital e a seguir uma denúncia ao Ministério da Saúde. Há uns dias andou na berra a notícia de que alguns pais andavam a passar o vírus dos filhos "de propósito" e que isso era crime. Nesta situação para mim continua a ser crime. Eles têm a obrigação de conter a doença e não ajudar a espalhar mais focos.
 

JATG

Membro Ativo
Acabaram de me ligar a darem-me uma "grande tanga" que estes eram os procedimentos correctos, que não havia perigo de andar de carro com uma pessoa com o virus desde que com máscaras, etc, etc...
Continuei a dizer que para mim isso era música e que achava que os procedimento para travar o contágio não eram os correctos.

Disse ainda que, caso estes fossem os procedimentos correctos, não era necessário as pessoas irem de INEM para os hospitais e também que não era necessária a linha de saúde 24. Bastava haver uma linha gratuita (poderia ser mesmo uma gravação) a dizer quais os hospitais para onde as pessoas se deveriam deslocar (pelos seus meios).

Bom, como o procedimento normal é as pessoas irem para casa pelos seus meios, não sei porque o fizeram, mas lá vieram trazer a minha mãe a casa!

Que isto da linha de saúde 24 é um grande negócio já eu tinha descoberto (através da voz da ministra da saúde), só não sabia era o resto!
 

Antimoscas

Membro Novo
Vá pessoal, não será uma pequena gripe que vos privará de umas boas férias! Acreditem que depois de lá estarem, nem se vão lembrar disso :p
Sendo realista, gripes todos temos, A ou B ou Z, seja que gripe for, se vier virá, mas tanto vem como passa.
Tomem algumas precauções, obviamente, evitem muito tempo em locais mais fechados com muita gente, sigam aquelas instruçõezinhas de lavar as mãos e tal, ou levem uns toalhetes para limparem as mãos uma vez por outra... depois de um banhinho naquelas belas águas, depois de um passeio com os nativos pelo meio das florestas, que se lixe a gripe :p

Boas viagens a todos!
 

ogrinha

Membro
um bom começo seria as pessoas lembrarem-se do que aprenderam em pequeninos, eu trabalho numa grande superfície e estou em contacto directo com muita gente e acreditem que as pessoas não têm modos nem a tossir, nem a espirrar e tumbas... vai tudo para cima de nós!!!! Mas ATENÇÃO que isto já nem é só devido à gripe, é devido a tudo, sobretudo é uma questão de educação... há pessoas que deviam de voltar atrás no tempo para saberem como é que se tosse, como é que se espirra e já agora... pelo menos... é que pelo menos virem a cara!!!!!!!!!
 

Célia Reis

Membro Novo
odrinha,

Como eu te compreendo.
Ao menos esta gripe servisse para que muita gente aprendesse a ter mais civismo!
 
Top