Novidades

Gripe A (H1N1) - Tópico Oficial

solemar

Membro Novo
:DBoa!! É isso mesmo! Eu também vou para Punta Cana em Setembro e levo os meus dois filhos, um de 5 e outro de 11 meses. Vou tomar algumas precauções em relação á gripe. Não é a primeira vez que vou a Punta Cana e vou repetir o Hotel Bahia Principe, lá é um espectáculo para crianças. É pena é faltar ainda tanto tempo....
Boa Viagem!!!
 

TMFA42

Membro Novo
Olá a todos,

Toda esta mediatização à volta do tema gripe faz com que andemos indecisos quanto à decisão a tomar relativamente às férias já marcadas.

Em Abril marquei uma viagem para a R. D. para partir a 18 de Julho, para mim, marido e filho de 5 anos. Estive na "maior" até há uma semana atrás, considerando que o risco tanto é igual aqui como lá.

Mas confesso que cedi à pressão e desmarquei a viagem. Asseguro-vos que a questão é "psicológica" e tenho plena consciência disso. Estou segura que a gripe não é mais grave do que a influenza sazonal, mas com tanta história à volta do tema, sei que iria estar atenta a todos os pormenores, e que uma possível febre, natural numa criança pequena, se tornaria numa grande dor de cabeça e não me deixaria disfrutar em pleno de umas férias num local paradísiaco.

Como neste momento não existe qualquer restrição por parte das autoridades de saúde, penso que a decisão de ir ou ficar deve passar por cada um, e pela forma como cada um de nós considera que lidará com o stress que se vive nos aeroportos e em outros locais onde grandes aglomerados de pessoas oriundas de vários países se reúnem.

Também comprei gel anti-bacteriano e toalhas de limpeza idênticas...mas a decisão não passa por aí. Ou vou para aproveitar a 100%, sem estar a olhar quem nos rodeia e a lavar as mãos sistematicamente ou então não vou lá fazer nada..., porque para mim férias são sinónimo de despreocupação, diversão e relax.

Até agora não tenho sido absolutamente nada mãe galinha nesta coisa das viagens, pois o meu filho tem 5 anos e já esteve no México, 3 vezes no Brasil, nas Canárias, nas Baleares e também pela Europa fora. Começou aos 4 meses numa viagem à Madeira e é um óptimo companheiro de aventuras. Mas a R. D. irá conhecer numa próxima oportunidade.

O cancelamento foi praticamente de última hora, mas neste momento os operadores têm condições de anulação especiais, com penalizações mínimas. Não me arrependo, apenas sei que vou sentir falta da evasão que umas férias bem longe daqui conseguem proporcionar

A todos boas viagens e óptimas férias. Acima de tudo sem stress e com muita diversão:)

Teresa
 

Solitária

Membro Ativo
EU tenho viagem marcada para dia 20 de setembro para a Jamaica, ontem falei com a pediatra, ela disse-me que da gripe não tem medo que se cura com Brufen e Ben-u.ron em casos mais graves tem de se tomar o tamiflu, ela apenas frisou que é mais complicado estra fora do pais com uam criança doente, que eu nem o meu marido constituimos problema. Não me aconselha a levar a menina que terá na altura 3 anos feitos hà pouco tempo, mas o certo é que naquele pais os casos são poucos e não veio até à data nenhum turista portugês de lá infectado com o virus.
QUem lá esteve me pode esclarecer se existem bons hospitais privados?
Obrigada
 

TMFA42

Membro Novo
Quanto ao hospital privado na Jamaica, aconselho-te a procurares essa informação na net antes de ires. Vê nos sites da capital, vais encontrar certamente alguma referência e possivelmente mesmo o site do hospital. Ter essa informação sempre é uma ajuda no caso de ser necessário.

Boa viagem!
 

jcc

Membro
Talvez a embaixada/consulado de Portugal possa ajudar a clarificar a infraestrutura médica existente na Jamaica.

As probabilidades de contágio neste momento, acredito, que sejam equivalentes onde quer que se esteja, em Portugal (no trabalho, em férias,...etc), ou noutro local do planeta pelo que a preocupação deve ser de facto assegurar que nos encontramos/deslocamos para locais com capacidade de resposta e acesso a médicos e medicamentos se necessário.

Regressei no passado dia 21 da Riviera Maia, onde permaneci duas semanas, e nada a apontar, quer no México, quer agora em Portugal!

Também deve questionar operador da viagem. No nosso caso a cobertura base do seguro previa acesso a médico de clínica privada, (deslocando-se ao hotel). No briefing de chegada foi dada muita atenção ao procedimento a tomar em causa de doença (independente da gripe), com entrega dos contactos da clínica/médico Felizmente não houve nenhum incidente De qualquer forma e por precaução levei comigo Tamiflu.
 

c_cortes

Membro Novo
Vou no dia 31 de Agosto para o méxico, com o meu marido e os meus filhos, de 4 e 10 anos, quanto mais leio e ouço mais indecisa fico, não sei se devo desmarcar a viagem ou ir.
 

sol so

Membro Novo
Por favor, tome esta "vacina" de informação!



Devemos estar informados sobre todas as condicionantes das nossas "doenças"...



PANDEMIA DE LUCRO

Que interesses económicos se movem por detrás da gripe porcina???

No mundo, a cada ano morrem milhões de pessoas vitimas da Malária que se
podia prevenir com um simples mosquiteiro.

Os noticiários, disto nada falam!

No mundo, por ano morrem 2 milhões de crianças com diarreia que se poderia
evitar com um simples soro que custa 25 centimos.

Os noticiários disto nada falam!

Sarampo, pneumonia e enfermidades curáveis com vacinas baratas, provocam a
morte de 10 milhões de pessoas a cada ano.

Os noticiários disto nada falam!

Mas há cerca de 10 anos, quando apareceu a famosa gripe das aves…
…os noticiários mundiais inundaram-se de noticias…
Uma epidemia, a mais perigosa de todas…Uma Pandemia!
Só se falava da terrífica enfermidade das aves.

Não obstante, a gripe das aves apenas causou a morte de 250 pessoas!!!!!!!,
em 10 anos…25 mortos por ano.

A gripe comum, mata por ano meio milhão de pessoas no mundo. Meio
milhão contra 25.

Um momento, um momento. Então, porque se armou tanto escândalo com a gripe
das aves?

Porque atrás desses frangos havia um “galo”, um galo de crista grande.

A farmacêutica transnacional Roche com o seu famoso Tamiflú vendeu milhões
de doses aos países asiáticos.

Ainda que o Tamiflú seja de duvidosa eficácia, o governo britânico comprou
14 milhões de doses para prevenir a sua população.

Com a gripe das aves, a Roche e a Relenza, as duas maiores empresas
farmacêuticas que vendem os antivirais, obtiveram milhões de dólares
de lucro.

-Antes com os frangos e agora com os porcos.

-Sim, agora começou a psicose da gripe porcina. E todos os noticiários
do mundo só falam disso…

-Já não se fala da crise económica nem dos torturados em Guantánamo…
-Só a gripe porcina, a gripe dos porcos…

-E eu pergunto-me: se atrás dos frangos havia um “galo”… ¿ atrás dos
porcos… não haverá um “grande porco”?

A empresa norte-americana Gilead Sciences tem a patente do Tamiflú. O
principal accionista desta empresa é nada menos que um personagem
sinistro, Donald Rumsfeld, secretario da defesa de George Bush,
artífice da guerra contra Iraque…

Os accionistas das farmacêuticas Roche e Relenza estão esfregando as
mãos, estão felizes pelas suas vendas novamente milionárias com o
duvidoso Tamiflú.

A verdadeira pandemia é de lucro, os enormes lucros destes mercenários da saúde.

Não nego as necessárias medidas de precaução que estão a ser tomadas pelos
países.

Mas se a gripe porcina é uma pandemia tão terrível como anunciam os meios
de comunicação.
Se a Organização Mundial de Saúde se preocupa tanto com esta
enfermidade, porque não a declara como um problema de saúde pública
mundial e autoriza o fabrico de medicamentos genéricos para
combatê-la?

Prescindir das patentes da Roche e Relenza e distribuir medicamentos
genéricos gratuitos a todos os países, especialmente os pobres. Essa
seria a melhor solução.


PASSEM ESTA MENSAGEM POR TODOS LADOS, COMO SE TRATASSE DE UMA VACINA,
PARA QUE TODOS CONHEÇAM A REALIDADE DESTA “PANDEMIA”.

para pensar ... por acaso ja tinha pensado nisto cada um deve pensar por si e fazer as suas leituras ...
 

Solitária

Membro Ativo
Eu já conhecia este mail da pandemia de lucro.
Para ficar mais descansada enviei um mail ao ministerio da saude da Jamaica, a perguntar sobre todas as minhas duvidas
 

basapistas

Membro Conhecido
Acabei de chegar do mexico... Bahia Principe.... gripe... não a vi....!! E pelo que sei... é mais perigoso ir para ESpanha... ou mesmo Reino Unido.. do que para o México.... há sim que tomar as devidas precuações relativamente à higiene da mãos... e de levar as mãos à boca e olhos...!!
No Hotel existiam montes de crianças... e há que ter tantas precoucpações cá ... como lá...!!
Não deixem de ir ao México... aproveitam.... destino excelente!!
 

sol so

Membro Novo
eu quero ver se agora vão cortar as ligações aerias para a Europa como fizeram com o México ... pois ... outros interesses se levantam ... a pois é ...
 

Asae

Membro Conhecido
Oh Sol eu estou contigo.

ao principio fui das pessoas que achava uma loucura e irresponsabilidade as pessoas irem para o México mas sempre disse aqui que cada um tinha de tomar as suas decisões porque não queria entrar em conflitos e já diz o ditado: "cada um sabe de si e Deus sabe de todos".
Agora começo a achar isto tudo quase que uma "anedota" porque supostamente não poderia sair de casa porque tenho a gripe mesmo á minha porta.
Sou considerada juntamente com o meu marido, pelo governo, pessoa de risco (e de facto somos-principalmente ele) e portanto faço parte do grupo que tomará na primeira leva do Tamiflu. O tamiflu só chega no final do ano, até lá já me fartei de constipar, tossir, expilrrar e deverei ter tido 1 ou 2 febres, se tiver que apanhar ou pegar quando o tamiflu chegar já era...

E outra coisa que acho uma anedota: então se tiver sintomas de gripe tenho de ligar para a linha de saúde e supostamente por uma questão de saúde publica tenho de ficar em casa (ainda não é obrigatório por lei mas apelar á minha consciência é pura chantagem), para ficar em casa perco 3 dias de trabalho e depois só recebo 75% do vencimento.
Se eu só tiver tido uma febrezita já dei cabo do orçamento familiar em 3 tempos (e á pessoas em muito más condições financeiras), os empresários e muito bem não se quizeram responsabilizar pelos custos, o governo quando soube que tinha de se chegar á frente com dinheiro deu básicamente o dito por não dito e disse que era equivalente a uma baixa médica normal. E quem vai pagar sou eu???
É claro que não... (e já sei que isto vai gerar polémica) eu venho trabalhar como sempre vim porque nunca faltei ao trabalho (nem com 40 de febre) porque não quero perder o meu sub de refeição, os dias a mais de férias, os dias de vencimento e as horas extra e o dinheiro é preciso para as despesas normais.
Nunca morri e nunca peguei gripe a ninguém, faço intensões de seguir normalmente a minha vida e se Deus quizer ainda vou viajar em Dezembro e não vou ver onde á gripe suína para puder sair de casa porque á mais gente a morrer por outros problemas e ninguém fala deles (ex: gripe normal) por uma questão de Marketing politico e económico.
 

sol so

Membro Novo
tens razão eu tb sempre tive a opinião que tenho agora ... quando cortaram as ligações aerias para o México tinha apenas morrido 18 pessoas na cidade do México ... eu achei ridículo numa cidade com 22milhoes de habitantes isto é ridículo ...( eu acho que falei isso algures por este fórum) ... sabem quantas pessoas morrem de gripe (chamada) normal em Portugal por ano ?... e outra coisa só morreu quem ja estava com uma saúde débil ou tinha outras patologias ... enfim ... olha como eu disse no inicio mais vale morrer de gripe no México que de raiva por esta gentalha toda em Portugal ...e quando falam que morreram 200pessoas na azia em 3 meses ... o valha-me deus ... isto é mesmo ridiculo ... quantas pessoas tem na Azia ? ...
olha eu desisti de ir para o México porque não havia voos ... mas qualquer dia vingo-me e vou la ... :D ai vou pois ...
 

jcc

Membro
sls

Atenção que o TAMIFLU não é a vacina de prevenção antigripe (que está em desenvolvimento), mas um de muitos antivirais (não é específico para o H1N1, que já existia) e está em comercialização nas farmácias com receita médica.

Eu no meu caso, "just in case", levei o Tamiflu para o México. Agora está guardado em casa!

Já agora,

no texto "Por favor, tome esta "vacina" de informação!" colocada pela sol so, é referido outro antiviral que tem resultados contra o H1N1 (o RELENZA), mas como sendo uma farmaceutica!

Na verdade a farmaceutica é a GlaxoSmithKline (o relenza é paenas o produto).
 

Asae

Membro Conhecido
jcc

obrigada pela informação
eu sinceramente não percebo nada de medicação e só conheço o benuron;), já li tanta coisa que já não quero ler mais, o que eu sei é que o governo encomendou isso para prevenção (eu sei que ainda não há cura - isso sei:p) da gripe e os primeiros a tomar são os grupos de risco no qual eu me encontro, quando houver eu pelo sim pelo não vou tomar mas não vou stressar com isso...

(o tamiflu está esgotado e sei de quem já tentou encomendar através de vários países europeus e também já não há)
 

sol so

Membro Novo
haja saudinha para todos ... eu tb acho bem que se tome as devias precauções ... acho sim e eu tb as vou tomar como faço sempre com tudo ... os cuidados normais como é óbvio ...
ninguém gosta de estar doente nem que seja uma simples dor nas costas por estar sentado tal como eu,neste momento ... boa saúde para todos ..:D.
 

Acoreano

Membro Ativo
Tambem cheguei ontem do Mexico. Se tinha algum medo a partida, perdi-o logo a chegada. E lindo. E gripe, como ja disse num outro post, so os sintomas da tequila.
 

jcc

Membro
sls disse:
jcc

obrigada pela informação
eu sinceramente não percebo nada de medicação e só conheço o benuron;), já li tanta coisa que já não quero ler mais, o que eu sei é que o governo encomendou isso para prevenção (eu sei que ainda não há cura - isso sei:p) da gripe e os primeiros a tomar são os grupos de risco no qual eu me encontro, quando houver eu pelo sim pelo não vou tomar mas não vou stressar com isso...

(o tamiflu está esgotado e sei de quem já tentou encomendar através de vários países europeus e também já não há)
O que posso dizer é que eu comprei o Tamiflu na semana de 29 de Junho (5 embalagens - tantas quantas as pessoas da minha família), e do que me apercebi na altura não estava esgotado.

Para informação sobre o H1N1 sugiro que usem o site da GRIPENET. A sua newsletter é muito boa.

Gripenet

Já existia antes do H1N1. Tem como objectivo " monitorizar a epidemia sazonal de gripe, utilizando a Internet e com base na participação voluntária dos cidadãos monitorizar a epidemia sazonal de gripe, utilizando a Internet e com base na participação voluntária dos cidadãos"

Eu participo desde o ano passado, e necessariamente agora também dá atenção ao H1N1.

Do que eu tenho lido há cura! São os tais antivírus (Tamiflu, Relenza,...), os dados hospitalares reportam o sucesso destes remédios. Quem tem morrido em hospitais com H1N!, é por acumulação com outros problemas.

(retirado do gripenet: "A maioria dos pacientes recupera ao fim de poucos dias. A não ser que tenha outras complicações de saúde").

Quanto às vacinas para prevençãoimunização há diversos centros de investigação e farmacêuticas a trabalhar no seu desenvolvimento. estão em testes (salvo erro na Austrália, China,...).

(retirado do gripenet:A ministra da Saúde diz que a vacina contra o vírus da gripe A, H1N1, vai ser gratuita e acessível a todos os portugueses: "Se a vacina ´pandémica for comercializada será gratuita" As primeiras vacinas deverão estar disponíveis no mercado nacional em Outubro, fornecidas por cinco farmacêuticas internacionais - Novartis, GlaxoSmithKline, Sanofi Pasteur MSD, Solvey Farma e Baxter - que já se encontram a produzir a vacina contra o vírus.)

O que acontece é que os vírus de gripe são muito evolutivos em termos de estirpes, e e "este" é o H1N1 (o mesmo da pandemia da 1918, que teve um rácio de mortalidade de 2,5%. Em Portugal foi a gripe "Espanhola", eu perdi familiares - "tios avós").

O meu entendimento, é que a OMS e outras entidades "oficiais", na incerteza, no grau de potencial "virulência", propagação e severidade optaram de forma conservadora, a tomar as medidas que tomou. Como os primeiros casos foram no México, também tenho a "percepção" que houve muita pressão dos EUA (vizinho).

Como "já" temos 3 meses de pandemia, já podemos olhar para trás e tiramos "por nós" algumas constatações, nomeadamente que a severidade não tem sido "excessiva".

Foi com base neste dados / entendimento (A propagação e severidade tem sido relativa, há cura num quadro clínico normal) que passei duas semanas de férias no México (que ricas férias….), com a minha mulher e 3 filhos. Por prudência e não correr riscos desnecessários de acesso a um antiviral se necessário, adquiri e levei o "meu"Tamiflu (reconheço que se assim não fosse não arrisca a deslocação com os meus filhos).
 

basapistas

Membro Conhecido
É disto que o Estados adoram... medo e pânico.. antes das eleições...!! A gripe A vai ser o papão do ano... o ser humano tem uma capacidade institiva de reagir irracionalmente perante o medo... medo este que por vezes não tem razão de existir...!
Exemplo... se houver um incêndio dentro de um espaço fechado... o que é q acontece...? corre tudo para a saída.... e atropelam-se, espezinham-se, matam-se... e depoiis vai-se a haver do incêndio ninguém morreu...!! A gripe A é semelhante... um enormes histerismo... preocupação.. alarme.... e quais os interesses por detrás disso? Anda alguém preocupado com os aumentos da tuberculose multi-resistente, cujos antibioticos existentes não tem grande efeito...?? Não.... preocupamo-nos com uma gripe que mata menos que a Gripe sazonal? A preocupação é razoável e as medidas de higiente devem ser incentivadas e mantidas... mas quando se chega os histerismo... de não ir.. de não fazer.... por causa da gripe A... deviam ficar em casa.... não falar com ninguem... barricar-se à espera que os meses passem... pois na rua pode-se apanhar hepatibe B/C, constipar...., chover, apanhar sol, ter um acidente de viação, cair, apanhar um doença desconhecida.... e até a Gripe A! O problema... é que se ficarem em casa....ficam é com uma depressão.. essa sim.. mais dificil de curar e com efeitos mais dispendiosos e nefastos.... a diferença é pouca... pois a farmaceutica que vende o Tamiflu.... tb vende anti-depressivos... o importante é comprar... e o povo ter medo... do "papão"... pois assim ganha-se votos...!!
 
Top