Novidades

Gripe A (H1N1) - Tópico Oficial

Titinha

Membro Novo
Flecha pensas assim principalmente porque és do grupo de risco, não estiveram a ouvir um médico na SIC... É uma gripe igual às outras, manifesta-se da mesma forma, tem é uma maior propagação... Para as pessoas fora do grupo de risco, cura-se como uma gripe sazonal, para as pessoas de risco é o Tamiflu, estou a escrever o que um médico disse...
Temos que estar atentos mas não entrar em pânico... :D
 

JATG

Membro Ativo
Titinha disse:
Flecha pensas assim principalmente porque és do grupo de risco, não estiveram a ouvir um médico na SIC... É uma gripe igual às outras, manifesta-se da mesma forma, tem é uma maior propagação... Para as pessoas fora do grupo de risco, cura-se como uma gripe sazonal, para as pessoas de risco é o Tamiflu, estou a escrever o que um médico disse...
Temos que estar atentos mas não entrar em pânico... :D
Também vi e já me arrependi de ter gasto 50€ em 2 embalagens de tamiflu (só trás 10 comprimidos cada uma).
Já agora, o Tamiflu serve também de prevenção (diz a caixa). Para prevenção toma-se 1 comprimido/dia (adulto).

Pelos vistos, a maioria das pessoas curam-se com os ditos "medicamentos normis para a gripe".
 

Acoreano

Membro Ativo
Boa Noite

Gostaria de saber porque tomam tamiflu sem terem a dita gripe?
Para prevenção? Acham que se tiverem de apanhar vai ser mais fraca?
Pois vou viajar para o México e gostaria de saber o que me aconselham.
Acho é que mundialmente as pessoas estão a entrar em panico, e penso que a situação é grave mas esta + ou - controlada, tb tenho medo mas não podemos deixar de fazer a nossa vida.
 

Célia Reis

Membro Novo
Está provado de que não devemos tomar o Tamiflu para prevenir, pois isso pode fazer com que desenvolvam resistências ao medicamento, ou que o virus sofra mutações. Haja bom senso!
 

JATG

Membro Ativo
Célia Reis disse:
Está provado de que não devemos tomar o Tamiflu para prevenir, pois isso pode fazer com que desenvolvam resistências ao medicamento, ou que o virus sofra mutações. Haja bom senso!
Prevenir é uma forma de dizer...
Esta prevenção é feita (segundo médicos) quando há contacto com alguém suspeito de teer contraido o virus. Não é tomar por tomar.
Aliás, falei com uma médica que disse inclusive que ao viajar para uma zona critica (por exemplo México/USA) não fará mal nenhum tomar à minima suspeita.

Em relação às suspeitas de resistência ao medicamento quanto tomado em prevenção não é bem assim... O que existe é uma forte probabilidade do virus sofrer uma mutação e o Tamiflu não ser o medicamento indicado para esse novo virus. É o que provavelmente irá acontecer quando chegarmos ao Outono!
 

Morgadinha

Membro Novo
Boa noite

Como estou a pensar em viajar, gostaria de saber o que posso tomar para poder prevenir a gripe, ou então evitar que não seja tão forte?
Tb gostaria de saber se é permitido usar mascaras dentro do avião? E aonde as posso comprar?
Em relação aos paises com maior incidencia da gripe, penso que falam muito no México, mas pelo que tenho ouvido e visto na net, acho que há outros paises menos falados e onde as probabilidades de apanhar a gripe são tanto ou maiores de que no México.
 

roller

Membro Conhecido
Depois de ouvir o médico na SIC fiquei ainda mais descansado do que ja estava.

Eu não sei propriamente se me encontro no pessoas de risco (tenho rinite alérgica e limpo o nazis varias vezes por dia) mas todos os anos me vacino contra a gripe (sazonal) e pelo que sei ao estar vacinado para a gripe normal ao ser atacado pela gripeA sou de uma forma muito mais suave.

Se tinha algum recei em fazer o interrail agora ja nao tenho nenhuma!

Vao ser 22 dias a descobrir a Europa... :D
 

Titinha

Membro Novo
Morgadinha disse:
Boa noite

Como estou a pensar em viajar, gostaria de saber o que posso tomar para poder prevenir a gripe, ou então evitar que não seja tão forte?
Tb gostaria de saber se é permitido usar mascaras dentro do avião? E aonde as posso comprar?
Em relação aos paises com maior incidencia da gripe, penso que falam muito no México, mas pelo que tenho ouvido e visto na net, acho que há outros paises menos falados e onde as probabilidades de apanhar a gripe são tanto ou maiores de que no México.
OLá Morgadinha,

Não há nada que se possa tomar para prevenir uma gripe, seja a A, sazonal ou B/C/D/E e todas as letras do alfabeto... O que ouvi e já referi aqui é que esta é uma gripe "normal" que se propaga com uma maior facilidade, tem os efeitos "normais" de uma gripe sazonal e cura-se (fora os grupos de risco) como uma gripe "normal"...
Não se deve tomar o Tamiflu para prevenir mas sim se tivermos estado em contacto com alguém infectado ou se tivermos a desconfiança de tal no país onde estamos/vamos.

Vejam a prevenção que as autoridades de saúde nos informam, lavar sempre as mãos, tentar espirrar para um lenço e etc... etc... etc...

Em relação às mascaras dentro do avião, depende do comandante, como ouvi ontem também na SIC Notícias, não é muito normal essa atitude em Portugal ou até mesmo na Europa, já que associamos o uso da mesma à pessoa estar doente, o que neste caso não é verdade... E mais, não está totalmente comprovado que protege ou não protege...

Viagem à vontade, para mim a única coisa que faria se fosse para um país dito "de risco" era tentar marcar as férias de maneira que ficasse ainda em "casa" depois da volta, assim dava para ver se passado 3 ou 4 dias tinha sintomas da doença... Falo isso para adultos ou crianças... :D
 

Titinha

Membro Novo
Ah!!! Claro, sempre podemos beber muiiito sumo de laranja e vitaminas que tais, algo que já faço no inicio do Outono... :D
 

Flecha

Membro Conhecido
Viagem à vontade, para mim a única coisa que faria se fosse para um país dito "de risco" era tentar marcar as férias de maneira que ficasse ainda em "casa" depois da volta, assim dava para ver se passado 3 ou 4 dias tinha sintomas da doença...
coisa que eu não vou fazer...venho de cabo verde e passado 2 dias egipto...
eu ando com medo.......acreditem....
 

Titinha

Membro Novo
Flecha disse:
coisa que eu não vou fazer...venho de cabo verde e passado 2 dias egipto...
eu ando com medo.......acreditem....
Flecha estive onde vais... Boa Vista, o único sitio que se pode dizer que há "aglomerados" de pessoas é às refeições e mesmo assim podes sempre ficar na "esplanada" do Restaurante... Os casos que há ou houve em Cabo Verde são "importados", pelo menos lá e pela experiência que tive não irás ter problema...

Já falaste com o teu médico??? Se achares melhor e como és do grupo de risco, leva Tamiflu, pelo que ouvi ontem, os contágios nos aviões não é assim tão linear como se pensa...
Vai com cuidado mas não vás de tal maneira que, se alguém ao teu lado espirrar corres a tomar o medicamento, se não assim não é férias... :D

Nada como a prevenção e tentar fugir a grande "ajuntamento" de pessoas... ;)
 

basapistas

Membro Conhecido
Gripe A

Se quiseresm consultar dados actualizados doas Paises com Gripe A, consultem o link WHO, e aí poderão confirmar várias situações:

1 - A gripe esta por todo o planeta.
2 - Segundo, só o caso de grupos de risco, crianças, idosos ou pessoas com problemas de saúde graves é que são mais vulnerávies, podendo a doença ser fatal (todos os anos em Portugal morrem pessoas com a Gripe sazonal, mas essa noticai não cria panico, nem vende tamiflu).
3 - Tomar tamiflu para impedir que tenham a gripe, é a mesma coisa que ir a uma farmácia e tomar tudo o tipo de medicamentos disponiveis para impedir todo o tipo de doenças, só demonstrando ignorância, pois assim o tamiflu poderá tornar-se absoleto e propiciar mutações no virus!
5 - As farmaceuticas adoram que tomem tamiflu todos os dias ao pequeno almoço... e para o resto da vossa vida... pois é só dinheiro a entrar.
4 - Se ficarmos doentes, no Mexico, especialmente Cancun, tem montes de Hospitais Norte-Americanos para tratar de voçes.. e de qualidade, pagos pelo vosso segurop de viagem e com montes de Tamiflu disponivel... temos sim que estar atentos aos sintomas.. e as regras de higiene... de forma a não potenciar a propagação do virus...!!
5 - Se continuarem com muito receio.. e quiserem tomar tamiflu.... é melhor ficar em casa, fechados, sem contacto com seres humanos... aí o risco é menor... mas talvez gastem mais dinheito em medicamentos para as depressões...!!
6 - Boa viagem, divirtam-se e protegam-se...!
 

LuisT_76

Membro Ativo
basapistas disse:
Se quiseresm consultar dados actualizados doas Paises com Gripe A, consultem o link WHO, e aí poderão confirmar várias situações:

1 - A gripe esta por todo o planeta.
2 - Segundo, só o caso de grupos de risco, crianças, idosos ou pessoas com problemas de saúde graves é que são mais vulnerávies, podendo a doença ser fatal (todos os anos em Portugal morrem pessoas com a Gripe sazonal, mas essa noticai não cria panico, nem vende tamiflu).
3 - Tomar tamiflu para impedir que tenham a gripe, é a mesma coisa que ir a uma farmácia e tomar tudo o tipo de medicamentos disponiveis para impedir todo o tipo de doenças, só demonstrando ignorância, pois assim o tamiflu poderá tornar-se absoleto e propiciar mutações no virus!
5 - As farmaceuticas adoram que tomem tamiflu todos os dias ao pequeno almoço... e para o resto da vossa vida... pois é só dinheiro a entrar.
4 - Se ficarmos doentes, no Mexico, especialmente Cancun, tem montes de Hospitais Norte-Americanos para tratar de voçes.. e de qualidade, pagos pelo vosso segurop de viagem e com montes de Tamiflu disponivel... temos sim que estar atentos aos sintomas.. e as regras de higiene... de forma a não potenciar a propagação do virus...!!
5 - Se continuarem com muito receio.. e quiserem tomar tamiflu.... é melhor ficar em casa, fechados, sem contacto com seres humanos... aí o risco é menor... mas talvez gastem mais dinheito em medicamentos para as depressões...!!
6 - Boa viagem, divirtam-se e protegam-se...!
Um belo post, parabéns :D

É este género de participação que valorizo e muito!
 

Acoreano

Membro Ativo
Apesar de estar com algum receio em ir ao Mexico, este tipo de post ajuda a "abrir os olhos".
Hoje chega à ilha um voo proveniente de Toronto. Tanto posso apanhar lá como cá. Com a diferença de pelo menos lá há algum tipo de controlo dos passageiros.

Liguei anteontem para o Portal da Saude, visto ir viajar para o Mexico, paraobter alguma informação. O que a senhora me disse foi que o Mexico era um pais de risco pois lá agora é INVERNO.
Inverno???? No hemisferio Norte???? Enfim lá concordou que estava enganada. Mas por exemplo para a Republica Dominicana ou para Espanha não havia grandes problemas em viajar. Segundo consta não são "países de risco". Ou sou muito parvo ou anda tudo à nora sobre isto.

Salvo alguma informação muito grave em contrario é para o Mexico que vamos dia 20.

E ainda vamos provar que a Tequila é melhor que o Tamiflu contra a gripe!!!:D
 

roller

Membro Conhecido
aposto que a tequila é bem mais eficaz para os estados gripais :D

Diverte-te pelo mexico
 

Carla A

Membro Novo
helderego disse:
Olá Carla.A.

Parto dia 20 de hulho para o Riu Tequila. Será que podes fazer uma actualização dos preços das excursões? Obrigado.

Oi

Olha eu aproveitei a descida dos preços e fiz algumas excursões, os preços que te vou dar são pela solplan e iberojet:

Chichen Itzá + Valladolid + almoço à 4ª feira com guia que fala portugues 65 usd

Tulum + Xel Ha + almoço 115 usd, xel ha é um parque natural onde podes fazer snorkling e nadar com golfinhos. Nadar com golfinhos é mais 149 usd fora o video e fotos se quiseres comprar (o meu pacote video e fotos de duas pessoas foi 144 usd)

Xcaret de noite 49 usd é um parque mas não natural, para mim só compensa ir a partir das 16h dá para ver o parque todo e depois ver o espectaculo da noite que começa às 19h que é maravilhoso. Foi o que fiz.

Jeep safari (Sian Kaan) diario é um dia espectacular, só natureza pura, conduzes um jeep pela selva, vais até umas lanchas onde vais ver os golfinhos selvagens, as tartarugas, as estrelas do mar, fazes snorkling perto dos corais, e depois vais até uma praia linda sem hoteis com com palmeiras, onde tens agua a 33º um pouco acima do joelho, maravilhosa, tás lá a nadar e a tirar fotos e depois vais almoçar. Eu e o meu marido adoramos.

Também podes ir a Coba + tankah à 6ª feira mas só tenho preço sem desconto porque não fiz 95 usd

e Ilha das mulheres diario 83 usd (este preço é com desconto) mas também não fui a este.

Eu estive no riu Yucatan o riu tequila é perto, tu vais ter que ir para a praia do riu yucatan é linda e não tem rochas, podes nadar à vontade. Vais ter uns carrinhos pequenos tipo golf que te vão levar à praia e para comeres se quiseres também podes comer no riu yucatan.

Espero que te divirtas, em relação à gripe quando chegas ao aeroporto de cancun tens que preencher uns papeis com os teus dados e se tens algum sintoma da gripe, até te medem a febre por sensores. Cá no nosso aeroporto à chegada não fazem nada disso. Podes ver que lá estão a controlar bem as pessoa pelo menos à entrada do pais.

Bem diverte-te e qualquer coisa mais pergunta.

Carla
 

basapistas

Membro Conhecido
42 perguntas acerca do vírus h1n1 "gripe humana a"

PERGUNTAS E RESPOSTAS:

1.- P: Quanto tempo dura vivo o vírus suíno numa massaneta de porta ou numa superfície lisa?
R: Até 10 horas.

2. -P: Que utilidade tem o gel de álcool para limpar as mãos?
R: Torna inactivo o vírus e mata-o.

3.- P: Qual é o meio de contágio mais eficiente deste vírus?
R: A via aérea não é a mais efectiva para a transmissão do vírus, o factor mais importante para a
fixação do vírus é a humidade (mucosa do nariz, boca e olhos), o vírus não voa (a não ser que
a pessoa portadora do vírus espirre a menos de um metro de distância de nós).

4.- P: É fácil o contágio em aviões?
R: Não, é um meio pouco propício para o contágio.

5.- P: Como posso evitar o contágio?
R: Não levar as mãos à cara, olhos, nariz e boca. Não estar próximo de uma pessoa possuidora da
doença. Lavar as mãos mais de 10 vezes por dia.

6.- P: Qual é o período de incubação do vírus?
R: Em média de 5 a 7 dias e os sintomas aparecem quase de imediato.

7.- P: Quando se devve começar a tomar medicamentos?
R: Dentro das 72 horas do aparecimento dos sintomas os resultados são muito bons, a cura é de 100%.

8.- P: Qual é a forma como se aloja o vírus no corpo?
R: Por contacto (ao dar-se um aperto de mão ou beijar, através da mão numa massaneta,
ou através do nariz, boca ou olhos (vidé a resposta à pergunta 3)

9.- P: O vírus é letal?

R: Não, o que ocasiona a morte é a complicação da enfermidade causada pelo vírus, a pneumonia.

10.- P: Que riscos têm os familiares que viviam com a pessoa que faleceu?
R: Podem ser portadores e formar uma cadeia de transmissão.

11.- P: A água das piscinas transmite o vírus?
R: Não porque contem químicos e possui cloro.

12.- P: Que faz o vírus quando provoca a morte?
R: Uma cascata de reações como deficiência respiratória, pneumonia severa, é o que ocasiona a morte.

13.- P: Quando se inicia o contágio, antes dos sintomas ou até que se apresentem?
R: Desde que se possua o vírus, antes dos sintomas.

14.- P: Qual é a probabilidade de uma recaída com a mesma enfermidade?
R: De 0%, porque se fica imune a este tipo de vírus.

15.- P: Onde se encontra o vírus no ambiente?
R: Quando um portador espirra ou tosse(se este portador quando espirra ou tosse colocar a/s mão/s na frente do rosto, deve ir lavá-las de imediato e bem, porque a seguir pode ir cumprimentar alguém, ou abrir uma porta, ou pegar num papel ou documento para entregar a outrem, ou pegar em dinheiro para efectuar um pagamento, e o vírus pode ficar em qualquer destas superfícies), quando haja humidade. Já que não se pode estirilizar o ambiente recomenda-se uma higiene extrema, a higiene das mãos.

16.- P: O vírus ataca mais as pessoas asmáticas?
R: Sim, são pacientes mais susceptíveis, mas por se tratar de um novo germe todos somos igualmente susceptíveis.

17.- P: Qual é a população que é mais atacada por este vírus?
R: Dos 20 aos 50 anos de idade.

18.- P: É útil o uso de máscaras?
R: Há algumas de melhor qualidade que outras, mas se você está são é contraproducente, porque os vírus pelo seu tamanho atravessam-no como se não existisse a máscara, porque com o uso contínuo desta, cria-se na zona do nariz e boca um microclima húmido propício ao desenvolvimento viral: mas se estiver infectado, deve usá-la para NÃO infectar os demais, ainda que seja relativamente eficaz.

19.- P: ¿Pode-se fazer exercício ao ar livre?
R: Sim, o vírus não tem asas.

20.- P: ¿A toma deVitamina C não evita o contágio?
R: Não serve de nada para prevenir o contágio deste vírus, mas ajuda a resistir ao seu ataque.

21.- P: ¿Quem está a salvo desta enfermidade ou quem é menos susceptível?
R: Ninguém está a salvo, o que ajuda é a higiene dentro de casa, escritórios, utensílios e não frequentar lugares públicos.

22.- P: ¿O vírus move-se?
R: Não, o vírus não tem patas nem asas,algo o empurra a entrar dentro do organismo.

23.- P: ¿Os animais domésticos podem ser transmissores do vírus?
R: Este vírus NÃO, provávelmente podem contagiar-nos com outros tipos tipo de vírus.

24.- P: ¿Se for a um velório de alguém que morreu devido a este vírus, posso contagiar-me?
R: NÃO.

25.- P: ¿Qual é o risco deste vírus em mulheres grávidas?
R: As mulheres grávidas têm o mesmo risco mas em dobro, podendo tomar os antivirais em caso de contágio mas estritamente com controlo médico.

26.- P: ¿O feto pode ficar com lesões se uma mulher grávida fôr contagiada com este vírus?
R: Não sabemos que estragos possam criar no processo, já que é um novo vírus.

27.- P: ¿Posso tomar ácido acetilsalicílico (aspirina)?
R: Não é recomendável, pode ocasionar outras doenças, salvo se tiver sido prescrito por problemas coronários, nesse caso continue tomando.

28.- P: ¿Serve de algo tomar antivirais antes dos sintomas?
R: Não serve de nada.

29.- P: ¿As pessoas con HIV, diabetes, sida, cancro etc., podem ter maiores complicações que uma pessoa sã se fôr contagiada pelo vírus?
R: SIM.


30.- P: ¿Uma gripe convencional forte pode converter-se nesta enfermidade?
R: NÃO.

31.- P: ¿O que mata o vírus?
R: O sol, mais de 5 dias no meio ambiente, o sabão, os antivirais, gel de álcool.

32.- P: ¿Que fazem os hospitais para evitar contágios a outros enfermos que não tenham o vírus?
R: O isolamento.

33.- P: ¿O gel de álcool é efectivo?
R: SIM, muito efectivo.

34.- P: ¿Se estiver vacinado com a gripe sazonal sou inócuo a este vírus?
R: Não serve de nada, ainda não há vacina para este vírus.
«
35.- P: ¿Este vírus está sob controle?
R: Não totalmente, mas já se estão tomando medidas agressivas de contenção.

36.- P: ¿Que significa passar de alerta 4 a alerta 5 e alerta 6?
R: A fase 4 não faz as coisas diferentes da fase 5, significa que o vírus propagou-se de pessoa a pessoa em mais de 2 países; e a fase 6 é porque se propagou a mais de 3 países.

37.- P: ¿Quem foi contagiado com este vírus e se cura, fica inmune?
R: SIM.

38.- P: ¿A crianças com tosse e gripe possuem este vírus?
R: É pouco provável, as crianças são pouco afectadas, no entanto devem consultar o médico.

39.- P: ¿Medidas que quem trabalha deve tomar?
R: Lavar as mãos muitas vezes ao dia.

40.- P: ¿Posso contagiar-me ao ar livre?
R: Se houver gente infectada que tussa e/ou espirre, pode acontecer, ainda que a via aérea seja de pouco contágio.

41.- P: ¿Pode-se comer carne de porco?
R: SIM, não há qualquer risco de contágio.

42.- P: ¿Qual é o factor determinante para se saber que o vírus já foi controlado?
R: Ainda que agora já seja controlada, o inverno boreal (hemisfério norte) pode regressar sem que todavia ainda exista vacina.


Kristen Neiling
Dirección y Producción




 

Titinha

Membro Novo
Ai ri com uma ou duas respostas mas tudo o que o médico disse só veio confirmar o sempre pensei e o sempre escrevi...

19.- P: Pode-se fazer exercício ao ar livre?
R: Sim, o vírus não tem asas.

LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

Desculpem... Mas achei esta uma das melhores respostas...
 
Top