Novidades

Algas e mais algas nas praias da Riviera Maya

lopest14

Membro Novo
Boa tarde!

Gostaria de saber se alguém tem a informação de como estará a praia a nível de algas agora na 2ª quinzena de agosto, pois irei ficar hospedado no Riu Yucatan.

Alguém foi em Julho para a playa del carmen? como é que as praias estão a nível de algas? deverei mudar a viagem para outro destino nas caraibas?

Desde já, muito obrigado! :)
 
Última edição por um moderador:
Cheguei ontem do México. Está com algas. No entanto, nada que nos desencoraje a ir a banhos.
Estive no Grand Sirenis. Lá existe uma pequena praia onde as algas não atacam... Tivemos sorte
No entanto fui à Praia del Carmen e existem as algas. Deitam um cheiro desagradável.
Sem algas mesmo só na Ilha das Mulheres, porque em Cancun também há.
Quem tem viagem marcada não desanime pois não é por causa das algas que as férias ficam estragadas.
 

Viagens pelo mundo

Membro Ativo
Boa tarde!

Gostaria de saber se alguém tem a informação de como estará a praia a nível de algas agora na 2ª quinzena de agosto, pois irei ficar hospedado no Riu Yucatan.

Alguém foi em Julho para a playa del carmen? como é que as praias estão a nível de algas? deverei mudar a viagem para outro destino nas caraibas?

Desde já, muito obrigado! :)
Estive no Riu Yucatan em Julho... no 1º dia vi bastantes algas e no último dia também (foi para não ter tanta pena de vir embora looool) , entre esses dias apanhei poucas algas e até chegamos a ter momentos em que quase não haviam algas mesmo em frente ao hotel... Por isso é tudo incerto, infelizmente, e varia de zona para zona!!!
Por exemplo, no meu 2º dia , mesmo em frente ao hotel, haviam algumas algas mas nada comparado com o 1º dia e para tomarmos banho passávamos por essas algas facilmente e depois ficava-se bem no azulinho :)
Nesse mesmo dia, em passeio, andei uns 15/20 minutos para a direita e ficamos espantados como é que logo ali ao lado havia uma área praticamente sem algas... muito fixe mesmo... fica a dica :) :)

Ah! Na ilha contoy e na ilhas das mujeres nem uma alga à vista!

Espero que tenha a mesma sorte que nós e que apanhe bom tempo e poucas algas na praia do hotel! De qualquer maneira não desanime. O méxico é muito mais para além das praias! Vai adorar! Boas férias!
 

Sempre a abrir

Membro Novo
O Governo Mexicano reuniu um grupo de trabalho para analisar as causas e a frequência da acumulação de sargasso nas praias das Caraíbas.

A primeira fase de limpeza começou com os recursos atribuídos através Programa de Trabalho Temporário, dando prioridade às áreas da chegada das tartarugas marinhas, onde o trabalho foi feito manualmente para evitar afetar o ecossistema.

O programa prevê a aplicação de 12 milhões de pesos mexicanos para cobrir o equivalente a 175 mil dias de trabalho.

Os primeiros estudos na área determinaram que, em alguns pontos críticos, a mancha de sargasso cobre até 80 metros para dentro do mar e uma altura de dois metros.
 

pedro de barros

Membro Ativo
Estas fotos sao brutais...O El Niño está a fazer das suas, podem dizer que o aumento da temperatura da agua no Pacifico não afeta esta zona central entre o pacifico e o atlantico, mas não me acredito. Este desprendimento brutal de milhares de toneladas das algas do mar do sargaço tem a ver com o aumento da temperatura da água, e isto ocorre em anos de Ell Niño, agora quem pode prever a sua durabilidade, quem pode !????

Pedro
 

Vera Fontoura

Membro Novo
Estou com essa esperança pois já não chega levar com essas algas e ainda levar com mau tempo é mau demais.
Alguém me sabe dizer se em Akumal consegue se ver com essas algas as tartarugas?
 

rum

Membro Conhecido
Aumento da temperatura da água no Atlântico, baixo número de tormentas tropicais que em situações normais devastam os ambientes propícios ao desenvolvimento das algas. Os nutrientes arrastados desde a Amazónia devido aos desfloramento da mesma, e as areias que têm voado do Saara que são ricas em potássio.

Estou com essa esperança pois já não chega levar com essas algas e ainda levar com mau tempo é mau demais.
Alguém me sabe dizer se em Akumal consegue se ver com essas algas as tartarugas?
Eu diria que sim. As algas não são nefastas ao meio ambiente, pelo contrário até servem de protecção. Só tens de passar a zona das algas para a frente, e a bicharada estará por lá... mas é evidente em função da quantidade de algas podes não conseguir chegar lá. O único problema que as algas causam nas tartarugas é na altura da desova, se quiserem chegar à costa poderão não conseguir.
 
Última edição por um moderador:
Top