Novidades

São Tomé e Príncipe

jfreitas

Membro Conhecido
lacrimal2 disse:
cheguei a semana passada de umas férias de 8 dias em São Tomé e das varias viagens que fiz esta foi claramente a pior, Para que esteja a pensar ir para São Tomé tenha em atenção os seguintes pontos, para ponderar;
1 - é um país extremamente pobre, a frase mais ouvida no país é "doce, doce"
2 - os hoteis do grupo pestana (ilhéu das rolas e pestana são tomé) são do pior que já vi, comida pessíma, atendimento muito mau, tudo muito caro, explo uma água 1,5 L 4€, café 2€, martini 6€, animação inexistente, os empregados são de uma lentidão desesperante o leve leve, é levado ao extremo
3 - As praias são muito rochosas, tomar banho é quase para esquecer.
4 o bem a vegetação luxuriante e a simpatia e humildade de um povo, de resto um pais muito pouco virado para o turismo, uma desilusão.
3 -

De facto há qualquer coisa de errado aqui.... não excluindo que possa ter tido uma má experiência.

Quanto a S. Tomé ser um país pobre, muito pobre até, não constitui a menor das surpresas. É uma realidade inquestionável.

Os preços que refere, parecendo caros, são normais e aceitáveis em qualquer unidade de turismo, em destinos onde o turismo é a única fonte de receitas.

Sobre as praias não falo porque não conheço mas é a primeira crítica negativa que leio sobre as praias de S. Tomé...

Umas fotos ajudavam a esclarecer um pouco mais esta posição...
 

lacrimal2

Membro Novo
Caros srs(as)

Não foi uma má experiência o país é um verdadeiro paraíso, onde a vegetação é absolutamente fenomenal, tem potencial para se tornar num destino turístico de excepção, que não sei se já foi melhor, agora e reportando-me à viagem que fiz em Agosto de 2010 não tenho dúvidas que:
O serviço dos Hotéis em termos fundamentalmente de refeições e serviços é péssimo (ilhéu das rolas e pestana São Tomé (este último só quanto às refeições) principalmente quando falamos de hotéis de 4 e 5 estrelas (nem três mereciam), isto apesar da beleza inegável do ilhéu das rolas como demonstra a foto acima, garanto que apesar da areia que se vislumbra adentro de água existem rochas por todo lado.
As estradas são uma desgraça, mas tal não seria de estranhar. O povo é pobre mas humilde e afável. o país tem alguns pontos de interesse, mas a beleza é mesmo a sua vegetação.
As faladas roças estão ao abandono e completamente degradadas, dá pena o ponto a que chegaram, um dos pontos que entendo poderiam melhorar o potêncial turistico, a recuperação pelo menos das fachadas dos edifícios das roças, à excepção da Roça do João Silva que está activa e em bom estado, onde tive uma refeição magnifica preparada pelo próprio.
As praias no ilhéu são praias bonitas principalmente devido à sua vegetação, mas muito rochosas onde tomar banho se torna complicado. Em são tomé existe uma ou duas praias menos rochosas mas com acessos complicados, pelo que se torna difícil desfrutar das mesmas.
O que digo é que a pobreza de um país nada tem a ver com a qualidade exigivel do serviço a prestar aos turistas, principalmente quando falamos de uma viagem com preços não muito acessíveis.
Já tive em países como Tunísia, Quénia e Tanzânia, igualmente pobres mas com um serviço 5*
Em resumo, pela beleza da sua natureza vale a pena visitar São Tomé, pelo serviço turístico, infelizmente não é o que o país merece.

Abraços

__________________
1999 - Benidorm
2000 - Ibiza
2003 - Benidorm
2000/2002/2004 - Funchal - Madeira (passagem de Ano)
2004 - Tunizia
2005 - Rio de Janeiro
2006 - Kenia
2008 - Kenia + Tanzania
Fev. 2010 - Cuba
Ago. 2010 - São Tomé + Ilhéu das Rolas
 

tinocas

Membro Ativo
lacrimal2 disse:
cheguei a semana passada de umas férias de 8 dias em São Tomé e das varias viagens que fiz esta foi claramente a pior, Para que esteja a pensar ir para São Tomé tenha em atenção os seguintes pontos, para ponderar;
1 - é um país extremamente pobre, a frase mais ouvida no país é "doce, doce"
2 - os hoteis do grupo pestana (ilhéu das rolas e pestana são tomé) são do pior que já vi, comida pessíma, atendimento muito mau, tudo muito caro, explo uma água 1,5 L 4€, café 2€, martini 6€, animação inexistente, os empregados são de uma lentidão desesperante o leve leve, é levado ao extremo
3 - As praias são muito rochosas, tomar banho é quase para esquecer.
4 o bem a vegetação luxuriante e a simpatia e humildade de um povo, de resto um pais muito pouco virado para o turismo, uma desilusão.
3 -
Eu sou muito suspeita para falar, pois sou uma apaixonada por S.Tomé. Foi amor à primeira vista e ao contrário de ti, foi a minha melhor viagem.
Concordo que S.Tomé não é um destido que agrade a toda a gente. Não é um destino para turistas e sim para viajantes. é preciso levar o espírito aberto e saber que se vai para um país muito pobre. Por mais que nos preparemos, a realidade é bem pior do que estávamos à espera.
Concordo também que as roças estão num estado lastimável, que faz dó.
Agora só não compreendo é dizeres mal das praias de S.Tomé. Não vale a pena estar aqui a falar das praias fantásticas de S.Tomé(ilha), que são muitas, desertas e lindas, as fotos do meu relatório falam por elas. O Caminho para lá chegar é mau? Não, é péssimo, na maioria delas, mas por isso mesmo é que são desertas, não se vê ninguém. Para mim a beleza delas reside mesmo aí. No ilhéu, realmente a praia em frente ao hotel é um bocado rochosa, mas quem quizer andar um bocado a pé, encontra praias fantásticas. A praia café, foi das mais bonitas onde estive até hoje, águas turquesa, pequenina, aconchegante e com sombras fantásticas na areia.
Quanto à comida, no Pestana S.Tomé, não posso opinar, pois nunca lá estive. Agora dizer que a comida do Pestana Equador é má! Ou aquilo mudou muito em três anos, ou sou eu que sou pouco exigente. Ainda hoje me lembro daqueles brutos pequenos-almoços com panquecas com chocolate, ananás que se derretia na boca de tão doce e papaia sumarenta. E dos jantares, em que o cozinheiro vinha à mesa perguntar o que queriamos comer, do peixe grelhado fresquíssimo, ao arroz de marisco bem recheado? E a fruta pão frita? Uma delícia!
As bebidas são caras, mas com águas de coco fresquinhas a 0,50 cêntimos, nunca me preocupei com isso, mas acho os preços dentro da média da Europa. Já paguei águas pequenas a 5 euros a garrafa.
Quanto aos empregados do ilhéu, só faltaram andar comigo ao colo, de tão atenciosos. O ilhéu das rolas é um lugar que nunca vou esquecer e se fosse mais barato ía lá todos os anos. Pena que a tua experiência não tenha sido tão boa como a minha.
Desculpa o testamento, não quero abrir nenhuma discussão, é apenas a minha opinião, bastante diferente da tua, mas sincera!
 

uska

Membro
lacrimal2 disse:
Caros srs(as)

Não foi uma má experiência o país é um verdadeiro paraíso, onde a vegetação é absolutamente fenomenal, tem potencial para se tornar num destino turístico de excepção, que não sei se já foi melhor, agora e reportando-me à viagem que fiz em Agosto de 2010 não tenho dúvidas que:
O serviço dos Hotéis em termos fundamentalmente de refeições e serviços é péssimo (ilhéu das rolas e pestana São Tomé (este último só quanto às refeições) principalmente quando falamos de hotéis de 4 e 5 estrelas (nem três mereciam), isto apesar da beleza inegável do ilhéu das rolas como demonstra a foto acima, garanto que apesar da areia que se vislumbra adentro de água existem rochas por todo lado.
As estradas são uma desgraça, mas tal não seria de estranhar. O povo é pobre mas humilde e afável. o país tem alguns pontos de interesse, mas a beleza é mesmo a sua vegetação.
As faladas roças estão ao abandono e completamente degradadas, dá pena o ponto a que chegaram, um dos pontos que entendo poderiam melhorar o potêncial turistico, a recuperação pelo menos das fachadas dos edifícios das roças, à excepção da Roça do João Silva que está activa e em bom estado, onde tive uma refeição magnifica preparada pelo próprio.
As praias no ilhéu são praias bonitas principalmente devido à sua vegetação, mas muito rochosas onde tomar banho se torna complicado. Em são tomé existe uma ou duas praias menos rochosas mas com acessos complicados, pelo que se torna difícil desfrutar das mesmas.
O que digo é que a pobreza de um país nada tem a ver com a qualidade exigivel do serviço a prestar aos turistas, principalmente quando falamos de uma viagem com preços não muito acessíveis.
Já tive em países como Tunísia, Quénia e Tanzânia, igualmente pobres mas com um serviço 5*
Em resumo, pela beleza da sua natureza vale a pena visitar São Tomé, pelo serviço turístico, infelizmente não é o que o país merece.

Abraços
Pensei que em 5 anos alguma coisa tinha mudado, mas vejo que está tudo na mesma, apesar de o hotel do ilhéu até já ter passado para as mãos do grupo Pestana, parece que as melhorias foram poucas. Por isso, e com grande pena, tenho de subscrever as opiniões citadas.
É lamentável que todo o potencial daquele país não seja aberto ao mundo de uma forma mais apelativa. Seria bom para todos porque o turismo gera riqueza, coisa que anda bem arredada daquela zona.:D
 

ZoltanPluto

Membro Ativo
Nunca fui a São tomé mas foi um destino que pesquisei muito e falei com algumas pessoas que tinham ido e sempre desejei conhecer, mas essa beleza que me encantava saiu em frustação por comentários e imagens que tenho visualizado e ouvido falar do ilheu das rolas de um grupo Português Conhecido, as imagens do país são muito bonitas mas o mau atendimento e a falta de um verdadeiro Resort TI, faz-me pensar em não ir, tanto investimento por parte desse grupo e depois parece que não rogam pelo Turismo! para além de uma viagem ficar pela a ordem de 14001600, por esse preço existem destinos bem mais interessantes
 

mukka

Membro Novo
São Tomé não é um país para turismo TI..Sinceramente espero que o caminho do turismo deste país nunca vá nesse sentido.. Esta modalidade é um convite a que os turistas se "enfiem" uma semana num hotel, com excelente serviço e atracções variadas....mas e conhecer realmente o país?

O Ilhéu das Rolas é um paraíso, onde os empregados são de uma simpatia maravilhosa! O leve-leve está bem presente...nas isso é cultura, são traços de personalidade de um povo, que o caracteriza...e é um exercicio engraçado sair do stress diário europeu e tentar acompanhar-lhe o ritmo durante a viagem.

Praias rochosas?? As mais próximas do hotel, de facto. Mas ainda assim maravilhosas! Mas que não se passe pelo Ilhéu sem dar a volta completa ao mesmo, passando por praias lindissimas sem ninguém! PRAIA CAFÉ!!! Linda...

Poderia escrever muito mais sobre este país...pois tal como muitos dos que aqui estão, sou apaixonada por ele.

Acabo hoje de comprar o bilhete para regressar pela terceira vez em um ano e meio...este país tem qualquer coisa que não se explica...e que nenhum serviço 5 estrelas pode substituir.

Fiquem leve-leve!
 

uska

Membro
mukka disse:
O Ilhéu das Rolas é um paraíso, onde os empregados são de uma simpatia maravilhosa! O leve-leve está bem presente...nas isso é cultura, são traços de personalidade de um povo, que o caracteriza...e é um exercicio engraçado sair do stress diário europeu e tentar acompanhar-lhe o ritmo durante a viagem.
Não me parece que seja o povo ou a beleza do país que estejam em causa, ninguém põe isso em dúvida. Do que se fala é da qualidade de um serviço que é pago, e bem, e que depois não existe.
Chamem-lhe "stress europeu", ou o que quiserem, mas a mim o que me perturba é ver criança nitidamente mal nutridas e com grandes carências, não poderem entrar no resort, enquanto a fruta apodrece nas árvores, para turista ver.:D
 

ZoltanPluto

Membro Ativo
mukka disse:
São Tomé não é um país para turismo TI..Sinceramente espero que o caminho do turismo deste país nunca vá nesse sentido.. Esta modalidade é um convite a que os turistas se "enfiem" uma semana num hotel, com excelente serviço e atracções variadas....mas e conhecer realmente o país?

O Ilhéu das Rolas é um paraíso, onde os empregados são de uma simpatia maravilhosa! O leve-leve está bem presente...nas isso é cultura, são traços de personalidade de um povo, que o caracteriza...e é um exercicio engraçado sair do stress diário europeu e tentar acompanhar-lhe o ritmo durante a viagem.

Praias rochosas?? As mais próximas do hotel, de facto. Mas ainda assim maravilhosas! Mas que não se passe pelo Ilhéu sem dar a volta completa ao mesmo, passando por praias lindissimas sem ninguém! PRAIA CAFÉ!!! Linda...

Poderia escrever muito mais sobre este país...pois tal como muitos dos que aqui estão, sou apaixonada por ele.

Acabo hoje de comprar o bilhete para regressar pela terceira vez em um ano e meio...este país tem qualquer coisa que não se explica...e que nenhum serviço 5 estrelas pode substituir.

Fiquem leve-leve!
Não estou a querer dizer que ao incluirem um TI ou uma PC se aplique as modalidades que existem nas caraibas, queixo-me mais no meu aspecto pessoal que não sou muito de arriscar em comer fora do Hotel dai creio que existe falta de um TI ou PC no ilheu das Rolas!Sempre fui para fora do Pais com modalidade de TI ou PC e não foi por isso que não deixei de conhecer os paises por onde andei!
 

jfreitas

Membro Conhecido
uska disse:
Não me parece que seja o povo ou a beleza do país que estejam em causa, ninguém põe isso em dúvida. Do que se fala é da qualidade de um serviço que é pago, e bem, e que depois não existe.
Chamem-lhe "stress europeu", ou o que quiserem, mas a mim o que me perturba é ver criança nitidamente mal nutridas e com grandes carências, não poderem entrar no resort, enquanto a fruta apodrece nas árvores, para turista ver.:D
Ola Vanda

Infelizmente essa é a realidade que enfrentamos em cada destino paradisiaco para onde vamos... mas..

É por isso que para lá vamos...

Eu sei que corro riscos de ser mal entendido a afirmar isto... Se o hotel abrir as portas aos locais, passas a ter gente com fome, gente boa e gente má dentro do hotel. Gente simpática e bem comportada e gente antipática e mal comportada. A tua segurança literalmente desaparece, deixas de lá ir e lá se vai o emprego dos pais dessas crianças... lá se vai o pouco sustento que ainda conseguem do turismo.

É sem dúvida um paradoxo mas é a realidade. Estive no hotel grand sirenis riviera maia. Aos fins de semana era impossivel estar na piscina e mesmo nos buffets. Familias de mexicanos faziam piq-nics, gritavam cantavam, comiam na água... arrotavam como nunca vi.

Claro que é o pais deles e tem o direito de ir passar um dia a um hotel...

Pagas uma pequena fortuna para suportar isto???

A questão que tem de ser considerada é que no dia em que o pestana (como exemplo) sair de S. Tomé, uma das principais fontes de receita do país desaparece e um dos maiores geradores de emprego (mesmo de baixo nível) acaba.

O que é preferivel?

Entendes onde quero chegar? Só temos turismo a preços acessiveis em paises pobres. Por isso não podemos chegar e pensar nessas diferenças, mas que de uma forma ou de outra a nossa presença está a contribuir para que sejam menos pobres. Cada dolar que lá deixas é uma pequena ajuda.

Sobre o nível de serviço prestado não comento. Deve ser e têm de ser compatível com o que se paga... se não é.. algo está errado e é também para deixar alertas que o portal existe... não é só para relatar viagens de sonho...
 

ZoltanPluto

Membro Ativo
jfreitas disse:
Ola Vanda

Infelizmente essa é a realidade que enfrentamos em cada destino paradisiaco para onde vamos... mas..

É por isso que para lá vamos...

Eu sei que corro riscos de ser mal entendido a afirmar isto... Se o hotel abrir as portas aos locais, passas a ter gente com fome, gente boa e gente má dentro do hotel. Gente simpática e bem comportada e gente antipática e mal comportada. A tua segurança literalmente desaparece, deixas de lá ir e lá se vai o emprego dos pais dessas crianças... lá se vai o pouco sustento que ainda conseguem do turismo.

É sem dúvida um paradoxo mas é a realidade. Estive no hotel grand sirenis riviera maia. Aos fins de semana era impossivel estar na piscina e mesmo nos buffets. Familias de mexicanos faziam piq-nics, gritavam cantavam, comiam na água... arrotavam como nunca vi.

Claro que é o pais deles e tem o direito de ir passar um dia a um hotel...

Pagas uma pequena fortuna para suportar isto???

A questão que tem de ser considerada é que no dia em que o pestana (como exemplo) sair de S. Tomé, uma das principais fontes de receita do país desaparece e um dos maiores geradores de emprego (mesmo de baixo nível) acaba.

O que é preferivel?

Entendes onde quero chegar? Só temos turismo a preços acessiveis em paises pobres. Por isso não podemos chegar e pensar nessas diferenças, mas que de uma forma ou de outra a nossa presença está a contribuir para que sejam menos pobres. Cada dolar que lá deixas é uma pequena ajuda.

Sobre o nível de serviço prestado não comento. Deve ser e têm de ser compatível com o que se paga... se não é.. algo está errado e é também para deixar alertas que o portal existe... não é só para relatar viagens de sonho...
Concordo com cada palavra proferida!
 

uska

Membro
jfreitas disse:
Ola Vanda

Infelizmente essa é a realidade que enfrentamos em cada destino paradisiaco para onde vamos... mas..

É por isso que para lá vamos...

Eu sei que corro riscos de ser mal entendido a afirmar isto... Se o hotel abrir as portas aos locais, passas a ter gente com fome, gente boa e gente má dentro do hotel. Gente simpática e bem comportada e gente antipática e mal comportada. A tua segurança literalmente desaparece, deixas de lá ir e lá se vai o emprego dos pais dessas crianças... lá se vai o pouco sustento que ainda conseguem do turismo.

É sem dúvida um paradoxo mas é a realidade. Estive no hotel grand sirenis riviera maia. Aos fins de semana era impossivel estar na piscina e mesmo nos buffets. Familias de mexicanos faziam piq-nics, gritavam cantavam, comiam na água... arrotavam como nunca vi.

Claro que é o pais deles e tem o direito de ir passar um dia a um hotel...

Pagas uma pequena fortuna para suportar isto???

A questão que tem de ser considerada é que no dia em que o pestana (como exemplo) sair de S. Tomé, uma das principais fontes de receita do país desaparece e um dos maiores geradores de emprego (mesmo de baixo nível) acaba.

O que é preferivel?

Entendes onde quero chegar? Só temos turismo a preços acessiveis em paises pobres. Por isso não podemos chegar e pensar nessas diferenças, mas que de uma forma ou de outra a nossa presença está a contribuir para que sejam menos pobres. Cada dolar que lá deixas é uma pequena ajuda.

Sobre o nível de serviço prestado não comento. Deve ser e têm de ser compatível com o que se paga... se não é.. algo está errado e é também para deixar alertas que o portal existe... não é só para relatar viagens de sonho...
Concordo perfeitamente com o que dizes. Tb não gosto nada de confusões, embora goste de falar com os locais, conhecê-los e aos seus modos de vida. Só falei nisso neste caso, porque naquele espaço tão exíguo, com tão pouca população e com acesso exclusivo por barco, seria muito fácil controlar o movimento das crianças. Além de que, os funcionários, pelo menos na altura em que lá estive, nem sequer eram dali, havia até alguns do Ghana, por exemplo, portanto não estavam em causa os postos de trabalho dos residentes.
Mas claro, que seria pior se o resort não existisse, as pessoas ficariam quase isoladas. Mais uma razão para responsabilizar os donos do hotel pelo mau serviço que prestam. Qd lá fui, no sistema de MP, várias vezes fiquei com fome porque entre o almoço e o jantar não havia nada para comer, mesmo a pagar, e às vezes lá havia um bolo. Nem uns "míseros" amendoins para comer enquanto víamos a selecção no Europeu, havia.
Enfim, uma pena, pq poderá ser um destino fantástico, desde que se aposte nele.
 

jfreitas

Membro Conhecido
uska disse:
Concordo perfeitamente com o que dizes. Tb não gosto nada de confusões, embora goste de falar com os locais, conhecê-los e aos seus modos de vida. Só falei nisso neste caso, porque naquele espaço tão exíguo, com tão pouca população e com acesso exclusivo por barco, seria muito fácil controlar o movimento das crianças. Além de que, os funcionários, pelo menos na altura em que lá estive, nem sequer eram dali, havia até alguns do Ghana, por exemplo, portanto não estavam em causa os postos de trabalho dos residentes.
Mas claro, que seria pior se o resort não existisse, as pessoas ficariam quase isoladas. Mais uma razão para responsabilizar os donos do hotel pelo mau serviço que prestam. Qd lá fui, no sistema de MP, várias vezes fiquei com fome porque entre o almoço e o jantar não havia nada para comer, mesmo a pagar, e às vezes lá havia um bolo. Nem uns "míseros" amendoins para comer enquanto víamos a selecção no Europeu, havia.
Enfim, uma pena, pq poderá ser um destino fantástico, desde que se aposte nele.
Eu percebo isso Vanda... e no caso concreto do ilhéu das rolas (falei em abstracto) o que disse até nem é totalmente aplicavel porque o pestana tem sido acusado de querer esvaziar o ilhéu de habitantes... com técnicas pouco ortodoxas...

Mas de um modo geral é assim que as coisas de processam, infelizmente:(

Em todas as viagens que faço tento ao máximo conhecer o país fora do hotel.. mesmo na RD não abdiquei de passar duas noites em santo domingo e atravessar a ilha de carro, parando onde queria... a miséria e a pobreza é uma constante, em todo o lado. Mas o principal polo de desenvolvimento desses países (e muitas vezes o único) é o turismo. Cada viagem que fazemos é uma contribuição que damos...
 

uska

Membro
jfreitas disse:
Em todas as viagens que faço tento ao máximo conhecer o país fora do hotel.. mesmo na RD não abdiquei de passar duas noites em santo domingo e atravessar a ilha de carro, parando onde queria... a miséria e a pobresa é uma constante, em todo o lado. Mas o principal polo de desenvolvimento desses países (e muitas vezes o único) é o turismo. Cada viagem que fazemos é uma contribuição que damos...
Estás certíssimo. Aliás, não foi essa experiência que me fez deixar de escolher destinos com economias débeis, como a RD e até não ponho de parte um regresso a S.Tomé.
Viajar, tal como muitas coisas na vida, tem de ser encarado como uma simbiose, em que damos e recebemos. Se for de via única não resulta. Por isso, estou danadinha para ir à Ásia, uma grande lacuna no meu curriculum de viagens :D
 

jfreitas

Membro Conhecido
uska disse:
Estás certíssimo. Aliás, não foi essa experiência que me fez deixar de escolher destinos com economias débeis, como a RD e até não ponho de parte um regresso a S.Tomé.
Viajar, tal como muitas coisas na vida, tem de ser encarado como uma simbiose, em que damos e recebemos. Se for de via única não resulta. Por isso, estou danadinha para ir à Ásia, uma grande lacuna no meu curriculum de viagens :D

:eek::(:D:eek::eek:

100% de acordo
 
Só o Ritmo deixa-nos felizes, viver dos santomenses deixa-nos trites
em saber que todos tenhem o mesmo dereicto de saboriar a mesma cumida que se agrada,
todos errem todos perdão, cá só aceitão o que é de lá, é o pior Ritmo que os santomense tomem nessa vida de sentirmos enferiores...

mais o melhor é deixar o pensamento viajar nos sentimentos
com esse maravilhoso poema da Essa e sempre senhora Alda Do Espirito Santo =LEVE-LEVE=
 

jfreitas

Membro Conhecido
Recuperando o tema: alguém veio recentemente de São Tomé, que possa dar alguma ajuda com informações recentes?

São bem vindas todas as dicas...
 

jfreitas

Membro Conhecido
Depois de regressar, apesar de maravilhado com São Tomé... tenho de reconhecer que as críticas feitas aos Pestana são reais. No ilhéu a comida é satisfatória (apenas satisfatória) mas no Pestana Hotel, com quem falei e lá comeu disse cobras e lagartos.

Não é de forma alguma uma desvantagem. Existem bons restaurantes perto do hotel. Baratos e com boa comida. Mas fica o aviso... É perfeitamente seguro comer fora do hotel e por muito menos de metade do preço. Pirata, Filomar, dona Té Té.. e mais alguns...

Quanto ao Pestana Equador, apesar de algum desenvestimento notório (que se vai transformar num forte investimento em 2011) é um hotel maravilhoso. Boas instalações, de uma beleza enorme e existem praias maravilhosas no ilhéu... a 100 metros do hotel há uma bahia com uma praia fantástica... (ao lado da aldeia) e já não falo da praia café... mais longe! nenhuma delas tem corais ou rochas dentro de água a uma profundidade que seja impeditiva de nadar e tomar banho.
 

toly

Membro Ativo
Pelo que relatas do Pestana do Ilhéu das Rolas, a situação deve ter melhorado um bom bocado.
Ainda bem.
Não sendo propriamente exigente em termos de acomodação, compreendo a indignação de quem para lá vai com a família, principalmente com crianças, pagando por um serviço e condições que nem por sombras lhes são facultadas.
O facto de até gostar de dormir numa palhota ou na praia e ficar satisfeito com uma sandes de atum e uma cerveja, não invalida que queira bastante melhor para os meus e até pague por isso.
O tal leve-leve e outras expressões "culturais" parecidas noutros destinos turísticos, servem para o país mas não para a multinacional hoteleira.
O que se compra é uma estadia numa unidade hoteleira com serviços padronizados internacionalmente e não no domicílio de um habitante local.
 

jfreitas

Membro Conhecido
Pelo que relatas do Pestana do Ilhéu das Rolas, a situação deve ter melhorado um bom bocado.
Ainda bem.
Não sendo propriamente exigente em termos de acomodação, compreendo a indignação de quem para lá vai com a família, principalmente com crianças, pagando por um serviço e condições que nem por sombras lhes são facultadas.
O facto de até gostar de dormir numa palhota ou na praia e ficar satisfeito com uma sandes de atum e uma cerveja, não invalida que queira bastante melhor para os meus e até pague por isso.
O tal leve-leve e outras expressões "culturais" parecidas noutros destinos turísticos, servem para o país mas não para a multinacional hoteleira.
O que se compra é uma estadia numa unidade hoteleira com serviços padronizados internacionalmente e não no domicílio de um habitante local.
Boas...


Só conheci agora em dezembro.. aceito que se nota um desinvestimento (que eles assumem porque não tinham a propriedade, apenas a gestão) mas é um bom hotel.

Os bungalows são muito identicos (estrutura e comodidade) aos que apanhei nas maldivas (secador, uma boa tv e dvd, robes, cofre, 3 almofadas diferentes para cada pessoa, "amenities" suficientes e de qualidade razoavel, uma boa cama, ar condicionado a funcionar bem. Espaçosos e bem conservados.

o hotel é enorme e o restaurante fica longe de tudo mas com um caminho que dá gozo fazer.

Quanto a diversões.. não sei porque não ligo mas estavam 10/15 hospedes...

A comida é razoavel.. (longe, muito longe de ser excelente em quantidade e variedade)

Sinceramente não tenho nada a apontar que me levasse a não ir para lá outra vez! o ilhéu é fantástico. tem praias que são uma maravilha, (não as do hotel que tendo coral por perto se tornam fracas para banhos mas dão para nadar).

Como beleza é dos melhores locais onde já estive. Se excluir as maldivas, só comparo a zanzibar e como beleza este era mais bonito.

O serviço é bom, rapidez e atenção com o hóspede. Como disse, a unica coisa que aponto é em relação à comida, podia ser melhor mas também não sei como será com uma taxa de ocupação superior... para 10/15 pessoas não se pode esperar um buffet gigante.

Se recomendo? sem dúvida!!

O que me foi dito pelo director do hotel é que já durante o mês de dezembro iam receber madeiras do gabão para preparar aquilo para o final do ano e em 2011 iam começar a substituir gradualmente todas as madeiras. (era onde se notava em alguns casos maior degradação mas nada que fosse chocante ou incómodo)

Vê as fotos que coloquei no report.. dá para teres uma ideia dos bungalows por dentro e por fora. (fiquei na 1ª linha de praia mas penso que nas filas de trás são iguais).

O pestana hotel em São Tomé é excelente, novo, com conforto qb com bons quartos e espaçosos, com uma boa varanda virada para o mar. No entanto é assumidamente um hotel de negócios. Não é hotel de turismo (vês mais gravatas do que calções de banho). Está bem localizado embora não tenha praia e se tivesse não era utilizavel (ETAR é um termo que ainda não existe no vocabulário deles)

abraço
 
Top