Novidades

[Report] Vietnam+siem reap (chiang mai, bkk, dubai)

joseleiria

Membro Conhecido
mais uma parte do report:

Voo – hanoi – hue – vietnan Airlines – tempo de voo 1h10min.

Disse adeus a Hanói, pensando que nem tão cedo haveria de voltar a uma cidade tão caótica. Mas depois ponderei e cheguei à conclusão que no meio daquela confusão toda, vive um povo, que não tem culpa de não existir regras de transito e devido a sua pobreza só tem a possibilidade de ter uma moto.

Voltar só se for para conhecer Sapa, mas fica para outra vez…

Hue 2 noites
A deslocação do aeroporto para o hotel foi feita de autocarro até ao ponto mais perto do meu hotel da rota do autocarro. (custo 2 dolares) depois apanhei um táxi que apenas custou 1 dolar porque como tenho gps no telemóvel, consegui ver que estava a apenas 2 km do mesmo.

Hotel: Holiday Diamond Hotel 3 estrelas
O Hotel estálocalizado a cerca de 5 minutos a pé da rua dos bares e a 10 minutos da rua das lojas. A entrada do hotel é num beco, mas é bastante segura. Mas de certeza que ninguém procuraria um hotel ali, se não soubesse que existia ali um.Os quartos têm uma boa dimensão, são limpos e tem tudo o que se precisa: ar condicionado, lcd com tc cabo, etc. A casa de banho é limpa. O pequeno almoço é escolhido a carta com uma enorme variedade de opções. O serviço do hotel é espectacular. Fazem de tudo para tentar agradar o cliente ao máximo. Parece um hotel de 5 estrelas, sem duvida o melhor serviço de hotel que tive experiencia no Vietnam. Sempre que entras no hotel dão-te um toalha para refrescar a cara e um sumo de limão. Também possuem tour, mas optamos por comprar fora do hotel. Este é um hotel que recomendo a qualquer pessoa que quer passar num hotel com um serviço de 5 estrelas com um preço muito bom.

Hue, Cidade Imperial, para mim o local com mais historia no Vietnam. Localiza-se nas margens do rio Perfume, a meio caminho entre o norte e o sul do país. A antiga sede da dinastia feudal Nguyen, que dominou parte do Vietnã do século XVII ao século XIX. O lugar foi também capital nacional até 1945, quando o imperador Bao Dai foi deposto por Ho Chi Minh, ocasião em que se estabeleceu o governo comunista em Hanoi. É considerada património da Humanidade.

Alimentação: Perto do hotel há restaurantes, para todos os tipos de bolsas.

Deslocações: fazem-se a pé (se for perto) de tuk-tuk ou de táxi mas a uma boa opção é alugar uma bicicleta para visitar todos os templos ou mesmo uma moto.

Compras: existe uma rua com lojas, mas não tem nada de especial. A noite existe um mercado ao lado do rio como objectos tradicionais. Também de dia existe um mercado que não visitei.

Excursões: o principal é visitar a cidadela e visitar os pagodas que existem no rio. Também existe a excursão ao DMZ – zona desmilitarizada que não visitei. A cerca de 20 km também existem praias.

Para visitar a cidadela não justifica ir de excursão. Como tinha o guia da americam express para o vietnan ajudou bastante. O bilhete para entrar custa 4 dólares e penso que fecha as 17:00. É preciso pelo menos 3-4 horas para ser visitado com algum cuidado.

Dentro da Cidade Imperial fica a Cidade Proibida Púrpura, exclusiva para uso da Família Imperial Nguyen e à qual os comuns mortais não tinham acesso. Toda a estrutura é rodeada por um fosso, cujas águas vêm do Rio Perfume. O rio tem esse nome porque plantavam-se flores perfumadas nas suas margens, para que o imperador, quando passeasse, sentisse o cheiro agradável.Após sofrer bombardeios em diversos momentos da História, a Cidade segue por um belo caminho de restauração.

É sem duvida um lugar a não perder…
Fora da cidadela também existem algumas locais de interesse, como por exemplo uma exposição de material bélico (blindados, aviões etc).

Pagodas:
Para visitar os Pagodas, pode-se fazer uma excursão de barco combinado com o autocarro ou de apenas autocarro, ou mesmo alugar uma moto. Eu optei pela primeira. A combinação de barco mais autocarro custou-me 5 dolares com almoço (arroz, vegetais e tofu) mais o preço da entrada em cada pagoda. Pode-se escolher em quais se pretende entrar.
Os preços variam entre 2 a 4 dolares por pagoda.O 1º Thien Um Pagoda é de graça, o 2º Hon Chen temple é 2 dolares, o 3º Tu Duc Tomb é 4 dolares (é pequeno), o 4º Khai Dinh Tomb é 4 dolares e o 5º Minh Mang Tom mais 4 dolares. Para mim os dois últimos são os melhores.

Um dos locais que mais me impressionou foi ver as fotos e as relíquias do episódio de imolação do monge Thich Quang Duc, que em 1963 se incendiou em protesto contra as perseguições religiosas do governo de Ngo Dim Dienh, do então Vietnã do Sul. O regime de Dienh, em luta contra o comunista Vietnã do Norte, era apoiado pelos Estados Unidos.
Contudo os pagodas tem muito para ver além da esperada construção. Havia num dos jardins muitos bonsais, futuros monges a brincarem, com uns penteados muito modernos, omnipresentes figuras de guerreiros antigos e como sempre paisagem espectaculares.

Deslocação para Hoi An
Deslocação para hoi an foi feita de autocarro. Disseram-me que apenas existe dois, uma as 8:30 e outro às 13:30. Contudo nas diversas agências de viagens os preço variam bastante. Eu paguei 3 dolares para fazer 120 km, mas disseram-me que era um autocarro com ar condicionado, mas não tinha. Contudo, com as janelas aberta até se fez a viagem relativamente bem. A viagem demorou cerca de 4 horas. A viagem foi feita por estrada com paisagens espectaculares, entre as montanhas verdejantes e lagos/rios de plantas aquáticas em flor.

O autocarro parou perto de um hotel o qual não sei identificar, já em Hoi An
 

Asae

Membro Conhecido
Estou a gostar bastante e a adorar os pormenores objectivos de preços, deslocações, tempos etc - sem dúvida uma ajuda mais do que excelente.
 

joseleiria

Membro Conhecido
mapa de hanoi, com a indicação com bola vermelha do local onde para o autocarro de 2 dolares que vem do aeroporto. esta indicação é mais importante do que parece, porque no autocarro ninguem fala ingles.

e a azul o local onde é o teatro das marionetas de agua

 
Última edição por um moderador:

joseleiria

Membro Conhecido
o report continua....

Hoi An – 2 noites, 3 dias

Sunshine Hotel Hoi An - 3 estrelas

O hotel em tem aspecto de novo. Tem quarto limpos, amplos, com ar condicionado e internet gratuita.. Tem um excelente piscina e emprestam as bicicletas gratuitamente. Contudo o hotel esta localizado entre o centro e a praia de an bang beach. De bicicleta até a praia é cerca de 15 min. O pequeno almoço é bom e variado

Dica: o hotel tem transfere gratuito para a estação de autocarros

Hoi An, ao contrário do que estava à espera, é bem mais pequena do que Hué. Com menos confusão nas ruas, e com características que a tornam muito própria! É uma pequena cidade localizada próxima ao litoral. É uma cidade linda, muito bem preservada, onde ainda pode-se observar um pouco do Vietnam de antigamente. A cultura e história estão presentes em todos os cantos da Cidade Antiga, além de ser um lugar bastante tranquilo. A noite a cidade é toda enfeitada com lanternas. O local perfeito para desencasar um pouco da correria que tem sido esta viagem.
O Ponte Japonesa é o grande ponto oficial da cidade de Hoi An, porém toda a cidade antiga é única.

A bicicleta ainda é um meio de transporte bastante utilizado (apesar da enorme quantidade de motos, como em qualquer lugar do Vietnan).

Dica: ter em atenção se ficar num hotel longe do centro, a maioria as lojas fecha por volta das 20:00, depois dessa hora e a partir das 21:00 as ruas afastadas do centro tem pouca iluminação e não é muito aconselhável andar a pé.

Aqui aproveitei para fazer a minha primeira e única praia em toda a viagem e não fiz nenhuma excursão.

Felizmente estava calor e deu para apanhar um bronzeado. As praias são muito bonitas, o mar é quente, com a única diferença da Tailândia, o mar não é tão cristalino como poderíamos esperar, parece a cor do mar do algarve.

Em relação as praia, eu preferi a praia de Cua Dai em detrimento da An Bang Beach. Porque como era época baixa a praia de Cua Dai, tinha poucas pessoas, mas apresenta mais instalações de apoio. Ao contrario do que li em vários report, que as pessoas queixavam-se do excesso de pessoas.

Esta praia é a mais próxima do centro da cidade e localiza-se a cerca de 4 a 5km do mesmo. Pode-se chegar até ela de bicicleta ou de táxi. Ao longo da praia existem inúmeros resorts. Contudo a praia é enorme. Durante o dia veem-se pessoas a vender comida, bebida e souvenires.

Eu fiz um passeio interessante que foi ir a pé da praia de Cua Dai até a praia de an bang, que são cerca de 40 a 50 minutos a andar bem, mas permite disfrutar de uma praia deserta, onde se pode observar alguns barcos típicos com os seus pescadores.

Também existe uma praia muito conhecida, a praia da china, mas localiza-se muito perto de Da Nang.

Passei os dias na praia e no final do dia fui visitar parte mais turística da cidade.

A principal excursão que se pode fazer é a My son. Localiza-se a cerca de 55 de Hoi An. É um complexo de templos que era constituído com 68 edifícios. Actualmente restam apenas 20 edificações em ruínas. Na época da guerra do Vietnã, o local foi fortemente bombardeado pelos Estados Unidos. Optei por não o visita-lo porque como ia a siem reap (cambodja), não valeria a pena.

Dica: Qualquer agência de turismo de Hoi An oferece excursões para My Son, por 8 dólares (ida e volta de autocarro) e por 10 dólares (ida de autocarro e voltar de barco). Os passeios costumam sair de manhã e já estão de volta em Hoi An no início da tarde. O valor das excursões não incluiu a taxa de entrada, que custa 60.000 dong (aproximadamente 3 dólares).

A Deslocação para o aeroporto de Da Nang foi feita de táxi a partir do hotel. Custou 18 dólares. Tentei negociar fora do hotel, mas ficava mais caro. Eles tem um preço tabulado entre os táxis da cidade para o aeroporto, cerca de 25 dólares. A opção de ir de autocarro, ficaria mais barata cerca de 4 dolares, mas perdia muito mais tempo. A viagem demorou cerca de 30 minutos de táxi. Para os que querem recordar um pouco do ocidente, o aeroporto tem o primeiro burger king do vietnan.

Voo – Da nang - Ho chin minh– vietnan Airlines – tempo de voo 1h10min.

Comprem o voo com alguma antecedência que não fica caro.
 

joseleiria

Membro Conhecido
Algumas fotos da parte antiga de Hoi An















 
Última edição por um moderador:

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
Olá José

Tenho acompanhado o teu report, e já sei quem vou " melgar" quando voltar a esses lados .
Os mapas, vão dar jeito... :).

Cumprimentos
 

joseleiria

Membro Conhecido
Voo – Da nang - Ho chin minh– vietnan Airlines – tempo de voo 1h10min (cerca de 40 dólares com antecedência de 1 mês)

Ultimo local no Vietnam, antes de rumar para o Camboja…

Ho Chin Minh - 3 noites
A deslocação do aeroporto para o hotel foi feita de táxi e custou 9 dolares. E de referir que mais uma vez o táxi queria-me enganar e começou a andar as voltas. Contudo liguei o gps e quando ele reparou foi logo directo ao destino.

Para esta cidade com 2 noites chega perfeitamente, para quem não dispõem de muitos dias para visitar o Vietnam. Um dia para ver a cidade e nos outros dias podes ir ver os tuneis de cu chi ou um passeio pelo Mekong.

Hotel: Saigon Mini Hotel 5
O hotel em tem aspecto de antigo. Tem quarto limpos, mas pequenos, com ar condicionado e internet gratuita. Está muito bem localizado, Pham Ngu Lao, numa parte muito turística da cidade e onde se pode ir a pé ver os principais monumentos da cidade. Há noite a rua é muito movimentada e tem muitos bares. Assim aconselho esta zona para ficar em HCMC. Mesmo em frente ao hotel está uma loja de conveniência aberta 24h.

Esta parte da cidade está cheia de agências de viagem onde se pode comprar as mais diversas excursos a preços variados. Não se esqueçam, mais uma vez, e no regatear que esta o ganho. Para terem uma ideia, num raio de 100m talvez existam cerca de 20-30 agência de viagens que vedem praticamente o mesmo

Dica: para quem pretende fazer compras, aqui é o melhor lugar no Vietnam. Pode-se comprar muita coisa. Desde roupa de marcas internacionais, como por exemplo calções da billabong por 7 euros, a casacos de neve da north face a 50 euros até mesmo os livros da Lonely Planet falsificados por 3 euros, há de tudo um pouco.

Ho Chi Minh é a maior cidade do Vietnam. É uma cidade em movimento e não estou a falar apenas sobre as motos que enchem as ruas. Mais conhecida por Saigão, é conhecido como a cidade do comércio, da cultura é a capital económica, dizem que é a cidade com mais energia do país.


Apesar de Saigão ser uma cidade grande, não são muitos os pontos turísticos que valem apena conhecer.

Museus:
War Remnants Museum (Entrada: 15.000 dongs). Na entrada do museu pode observar-se caças e tanque de guerras americanos usados durante a Guerra do Vietnan. O Museu não explica exatamente como a Guerra do Vietnã começou, mostra mais recortes da Guerra. Obviamente que o Museu é totalmente tendecioso puxando toda a bola para o Vietnan, para não variar.

Ho Chi Minh Museum (Entrada: 10.000 dongs) Localiza-se na margem do Rio Saigão. Apresenta diversas salas com textos e algumas imagens.

Fine Arts Museum (Entrada: 10.000 dongs) Oferece um belo panorama de artistas vietnamitas contemporâneos e possui inúmeras obras que retratam o período da Guerra.

Notre Dame Cathedral - Depois de ver tantos templos budistas, ver uma igreja até é diferente…

Mercado:
Ben Thanh Market
É um dos mercados mais famosos em HCMC, contudo é mais um mercado de venda de souvenirs, comida, frutas… Localiza-se num ponto estratégico, próximo de várias atracções, e possível almoçar por 2 dólares.

Excursões:
Eu optei por apenas ir visitar os tuneis cu chi. É um passeio engraçado para ver um marco da história mundial e passar-se uma bela manha. Aqui aprende-se muito sobre estratégias de guerra, de como um povo com pouco, sobreviveu contra o todo-poderoso EUA. Ver como cozinhavam (apenas de noite) as armadilhas, etc. é possível colocarmo-nos dentro de algum esconderijos, e também dentro de uma parte dos tuneis. Aqui existe 3 opções de diferentes distâncias. Convém salientar que actualmente os tuneis foram alargados para os turistas passarem, contudo não aconselho a quem sofre de claustrofobia. Para os amantes das armas é possível disparar algumas armas clássicas, como uma metralhadora M6 por alguns dólares entre outras armas como AK47.

Uma excursão muito conhecida é aos Deltas do Mekong. Existem variadas opções e também de preços. Com barco, bicicleta, autocarro, etc..

A Deslocação para o Cambodja, nomeadamente Sien Reap custou 17 dólares, pela companhia Soria, Comprei o bilhete numa agência de viagens perto do hotel. Mais uma vez vale apena regatear, e ver em 3 ou 4 agência qual é a que faz o melhor preço. Para terem uma ideia, no hotel a mesma viagem custava mais 4 dólares. Existem cerca de 3 companhia que vendem esta viagem, o preço varia entre 17 dólares e os 24 dólares do Mekong. Pelo que me apercebi, a grande diferença é que o Mekong dá um pequeno-almoço (bolo, sandes e sumo) na viagem até a Phom Pen, o que não vale a diferença de 7 dólares. A companhia fui-me buscar ao hotel e levou-me até ao autocarro. Contudo, e apesar de ter avisado a sra. na agencia de viagens que tínhamos malas grandes, o sr da companhia no dia, fez-se de parvo, e tive de levar as malas durante uns 500 metros até ao local da partida.

Foi-me prometido uma deslocação de 12 horas, 6 até Phon Pen e mais 6 até Siem Reap,,,
 

joseleiria

Membro Conhecido
Última edição por um moderador:

joseleiria

Membro Conhecido
O autocarro para Siem Reap deveria ter saído as 6:30 da manha e seria a companhia a sair mais cedo de HCM e logicamente a primeira a chegar ao destino… (uma das razoes por ter optado por esta companhia), contudo só saiu por volta das 7:45 da manha de HCMC.

Ainda tinha ponderado fazer a viagem de noite, pois seria a melhor opção, sempre daria para passar o tempo um pouco mais depressa se conseguisse dormir. Contudo quando se necessita passar uma fronteira do sudeste asiático (não é bem a europa… ), não é possível atravessa-la de noite, porque esta apenas esta aberta durante o dia. Assim teria de apanhar o autocarro que parte as 24:00 e depois ficava a dormir no autocarro cerca de 4 horas a espera que a fronteira abrisse, o que não será a melhor opção para ganhar cerca de 2-3 horas (o que seria se o autocarro tivesse partido as 6:30)


Como sempre, quando se paga menos, estava a espera de um autocarro pior, contudo o autocarro de HCMC para Phom Pen era de qualidade superior – Vip (com casa de banho, mas era pequena). Um autocarro que não fica nada atrás dos utilizados em Portugal.


As poucas horas que separaram HCMC da fronteira de Bavet foram passadas a ver um filme em vietnamita, o que foi bastante divertido, porque não se percebe nada… . As estradas até a fronteira são de excelente qualidade.

Antes de chegar a fronteira fiquei com a sensação que um dia haveria de voltar. Pois fiquei com uma boa opiniãp deste pais, apesar do todo o caos no trânsito e de a maioria das pessoas não falarem inglês. O Vietnam ainda é um local pouco turístico, nada comparado com a Tailândia. Mas na próxima vez, seria para visitar os locais com mais calma, o que necessitava de pelo menos entre 14 a 18 dias.


A passagem da fronteira não ficou nada atrás das minhas espectativas, uma verdadeira aventura. O guia do autocarro recolheu os passaporte de todos os passageiros antes de chegara fronteira, e claro que pediu o dinheiro, para ser ele a tratar do visto. Contudo, para atravessar basta apenas pagar 20 dólares mais uma fotografia, e ele pediu 25 dólares a cada sem fotografia. Quando lhe perguntei o porque da diferença ele respondeu-me que era o preço que tinha de pagar por ser ele a tratar de tudo, e claro começou a dizer que nunca se sabe se poderá haver problemas na fronteira e se fosse ele, tudo corria na normalidade…. Este esquema é bem conhecido e é a maneira de ganharem mais uns dólares. Contudo apesar de ter uma fotografia, pensei que não valeria os 5 dólares de ser eu a tratar de tudo, assim optei por ser ele a fazer tudo, também com algum receio de alguma coisa correr mal.

Assim, chegamos a fronteira, saímos todos do autocarro e deslocamo-nos para o balcão da policia do Vietnam a pé para que fosse registada a nossa saída do País, O guia entregou os nossos passaportes com o papel do visto e depois de esperar uns 5-10minutos passamos todos. Foi curioso reparar que duas espanholas optaram por serem elas a fazer o visto e posso dizer que passaram com uma ligeira a vontade apesar da enorme confusão que havia na policia. Isto porque chegaram ao mesmo tempo à fronteira os 3 autocarros que iam para Phom Pen.

Depois atravessamos a pé uma parte de terra que não pertencem a ninguém, num grande calor, até chegar a fronteira do Cambodja. Aqui sim ter-se-ia de pagar para entrar e fazer o respectivo visto para entrar no país. Mais uma vez a confusão do costume…

Passado cerca de 30-40 minutos voltamos a entrar no autocarro, agora já em solo do camboja em direcção a Phom Pen. Fizemos uma pequena paragem num café restaurante para comer.

O Vietnam ficou para trás à apenas umas horas e já sentimos falta. Isto porque, se me queixei do trânsito no Vietnam, no Cambodja pesar de não haver transito a qualidade das estradas é mesmo muito má, com buracos, alguma em terra batida, etc. Verifica-se logo que é um dos países mais pobres do mundo.

Chegamos a Phom Pen às 13:30 a tempo suficiente para apanhar o autocarro para Siem Reap que seria outro e não o mesmo que nos trousse até aqui. (seria a partida às 13:45). Mas o guia avisou-nos logo que o autocarro estaria cheio e tínhamos de espera pelo próximo, que seria às 15:00.

Então tivemos de espera numa estação a céu aberto, com alguns bancos, mas acima de tudo com muito mau aspecto. Para mim esta foi a parte que mais me custou da viagem. Porque apesar de a estação localizar-se perto do mercado e perto de alguns mini-mercados e restaurantes, nos levamos uma mala grande e pelo aspecto das pessoas não era nada aconselhável andar a dar nas vistas com uma mala destas nestas bandas… (a maioria das pessoas que opta por fazer a viagem de autocarro viagem com malas as costas, o que torna mais fácil as deslocações a pé).

Assim optamos por cada vez ir comer um, e o outro ficar a controlar as malas. Nesta ocasiões o ideal e juntar-se a outros turistas na mesma situação, que se vê a distancia… para nos sentir-mos mais seguros. Porque na estação estavam muitos locais a observar e a perguntar se necessitamos de alguma coisa, com mau aspecto, e nunca se sabe das intensões deles…

Às 14:45 chega o nosso autocarro, e pelo aspecto via-se logo que era bem diferente do Vip que tínhamos vindo até aqui… era como passar de cavalo para burro. Pensamos logo no conforto que seria fazer uma viagem de 6 horas naquele autocarro naquelas estradas….

O autocarro deveria ter mais de 20 anos…, banco estreitos e desconfortáveis…não havia lugares marcados ( ou seja havia lugares marcados, mas todos os passageiros que vinham de HCMC tinha o mesmo lugar…), por isso foi importante estar a porta, antes da hora da partida para ficarmos juntos.

Aqui não me foi possivel verificar se os autocarros das outras duas companhias eram superiores, porque elas pararam noutra estação.

A viagem até Siem Reap, correu relativamente bem, apesar do conforto. Para terem um ideia, como o autocarro era antigo, o motorista apenas podia ligar ou desligar o ar condicionado… até poderia não ser um problema, mas com ar condicionado ligado estava tanto frio que tínhamos de estar todos vestidos com casacos devido ao frio, quando la fora estaria cerca de 30 graus.

No decorrer da viagem fizemos apenas uma paragem para comer num restaurante.

É de referir que nem o motorista (idade entre 20-25 anos), nem o guia (15 a 18 anos) sabiam falar inglês, uma autêntica emoção… logo não havia comunicação…. Durante a viagem fomos premiados com uma grande parte da viagem com karaoke do Cambodja e alguma musica internacional…

Chegamos apenas com um ligeiro atraso de 30-45 minutos (por volta das 21:45). Tínhamos combinado com o hotel para nos irem buscar de tuc tuc, porque acreditem depois de mais de 12 horas de viagem o que apetece é chegar rápido ao hotel. Contudo com o atraso de 1h30m pelo autocarro em Phom Pen tínhamos algum receio de não estar lá ninguém, mas felizmente a chegada estava o nosso tuc tuc do hotel com a placa com o nosso nome.

Tempo total de viagem: partida de HCMC as 7:45 e chegada a Siem Reap as 21:45
 

Marta Madruga

Membro Novo
olá!

Desde já, parabéns pelo report :)

Tou prestes a comprar uma viagem para o vietname e cambodja, e li no inicio do report que a Emirates pagou hotel e refeições na escala com mais de 8h! ora é o que me vai acontecer no regresso, e já tava a fazer planos para esse tempo que ainda por cima calha num horário horrivel (da 1h as 9.50h). Como faço para conseguir essa regalia? procurei no site oficial e não vi nada....

Outra questão, tenho lido que, quem viaja para estes países vai à consulta do viajante. Para o vietnam e cambodja é requisito obrigatório? É que eu já tenho todas as vacinas necessárias, e a profilaxia... não muito obrigada! (na minha opinião faz mais mal do que bem...)

Por fim, o visto para o vietnam é daqueles colados que ocupam uma folha inteira no passaporte ou é uma folha (pergunto isto porque o meu passaporte so tem 2 folhas totalmente em branco...), e como vou ao cambodja também não convinha nada ao orçamento fazer um passaporte novo.

Peço desculpa pelas várias questões :)

Muito obrigada pela atenção

Marta
 
Top