Novidades

[Report] Vietnam+siem reap (chiang mai, bkk, dubai)

joseleiria

Membro Conhecido
Locais:
Dubai
Bangkok
Chiang Mai
Bangkok
Hanoi
Hue
Hoi na
Ho chi minh
Siem Reap
Bangkok


Duração
Partida - 07 de Agosto
Chegada – 30 de agosto

Companhia aérea
Voo internacional - Emirates
Voo interno – Airasia e Vietnan airlines

Hotéis
Dubai - Millennium Airport Hotel – Copthorne – 4 estrelas
Chiang Mai - FX Hotel Royal Panerai – 3 estrelas
Hanoi -Asian Legend Hotel 3 estrelas
Hue -Holiday Diamond Hotel 3 estrelas
Hoi an - Sunshine Hotel Hoi An - 3 estrelas
Ho chi minh - Saigon Mini Hotel 5 - 3 estrelas
Siem Reap -Siem Reap Garden Inn - 3 estrelas
Bangkok - Chaydon Sathorn - 3 estrelas


Compra de Hotéis e voo:
Voo - feito pelo site da própria empresa aérea
Hotéis – www.agoda.pt


Antes de viajar:

Fui a consulta do viajante e tive de tomar as vacinas contra a febre tifóide (20 euros) e hepatite A (15 euros). tive ainda de fazer a profilaxia da malaria (Mephaquin – 6 euros)

Fundamental para viajar para estes países é fazer um seguro. Assim optei por fazer o seguro da Intermundial - Multiassistencia plus.


Síntese da viagem e alguns conselhos

Optei pelo um voo da Emirates, porque existia um bom preço/qualidade e fazia escala no dubai cerca de 17 horas o que me permitia visita-lo.
Vantagem: como as duas escalas que realizei no dubai forma maiores de 8 horas, a companhia pagou-me o hotel e todas as refeições no mesmo (pequeno almoço, almoço e jantar) contudo a maioria dos passageiros não sabiam e ficaram no aeroporto a fazer tempo…

Voo de ida:
Lisboa – Dubai (Emirates), Dubai – Bangkok (Emirates)
O voo de Lisboa até ao Dubai, decorreu na normalidade, mas o voo de Dubai até Bangkok, atrasou 1 hora. Os aviões eram recentes e com todas as comodidades que se pode espera num voo de longo curso. Havia um televisões para cada cadeira com diversos canais com diversos filmes e vários jogos, etc. , O atendimento a bordo é de excelente qualidade, pode-se estar sempre a pedir bebidas, apenas se paga o champanhe.
Cheguei ao Dubai às 04:35 e apanhei o transfere para o hotel onde foi descansar uns horas antes de partir a descoberta do dubai em menos de um dia.
Como tinha marcado a visita a torre Burj Khalifa para as 11:00, o descaso não foi muito. Optei por me deslocar de táxi para a torre porque a outra opção era o metro e já não disponha de muito tempo, e com a visita marcada (hora certa) não queria correr o risco de chegar atrasado e perder o bilhete.


Marquei previamente a visita a torre porque ficou muito mais barato do que comprar no local. Pela net, com marcação de hora, fica a cerca 22 euros, no local, para visitar no momento, fica a cerca de 82 euros e pode já estar lotado. Na marcação pela net ele exigiram que a compra fosse feita com um cartão de credito verdadeiro e não por um virtual (tipo mbnet), pois iriam ver o cartão original para darem os bilhetes. Contudo nada disto aconteceu, apena pediram a folha da reserva e não viram o cartão de credito.
Apesar de não ser barato, a Burj Khalifa vale apena ser visitada. Pois a vista dos cento e muitos andares é espectacular e dá para ter uma boa ideia do que é o dubai…
O elevador tem musica e um pequeno filme sobre a torre e mal se sente que se esta a subir… e tudo muito rápido…
Após a visita a torre fui ao centro comercial logo ali ao lado.
Infelizmente era o Ramadão, ou seja, durante o dia, ninguém pode em público: comer, beber fumar, mastigar uma simples pastilha, etc…
Assim, o centro comercial tinha praticamente todas lojas de alimentação fechadas, ou as que estavam abertas apenas tinham serviço de take away. Só podia comer se fosse na casa de banho….
A parte disso, o centro comercial era o que esperava encontrar no Dubai. Um centro enorme com muitas lojas caras… este tinha um aquário enorme, ou seja, tudo a grande….
Felizmente tenho um amigo no Dubai a trabalhar, e fui-me encontrar com ele para comer e me mostrar o que se pode ver em pouco mais de 7 horas. Assim fui comer a vontade e visitei as principais atracções, e claro não podia de deixar de tirar a fotografia perto do hotel de 7 estrelas…
Cheguei ao final da minha estadia no Dubai satisfeito pelo que vi, as poucas horas permitiram-me ver o que esperava deste país.

Dinheiro: como tinha levado dólares troquei no hotel para os dólares locais. Contudo, no aeroporto o cambio era mais favorável. Não vi casa de cambio no Dubai, deve ser por ali todas as pessoas usam os cartões de credito para tudo.

Dubai: 1 noites
Hotel: Millennium Airport Hotel – Copthorne – 4 estrelas
Típico hotel de aeroporto bom para quem esta a fazer uma escala. Este fica a cerca de 5 de carro do aeroporto. Tem as condições normais para um hotel de 4 estrelas. As refeições são toda de buffet, e o pequeno-almoço abre as 5:00 e há jantar até as 24:30. A internet no hotel é paga. Mas o melhor de tudo isto é que quem pagou foi a Emirates…
A deslocação para o aeroporto foi feita pela transfere do hotel

Voo: Dubai – Bangkok (Emirates)

Bangkok
Apenas de passagem para Chiang Mai.
Dica: para quem pretende trocar dinheiro no aeroporto a melhor opção é uma casa de cambio localizado no andar do Sky train . Contudo na cidade existem enumeras melhores opções. Em cada esquina existe uma casa de cambio, cada uma com o seu valor. Se tiverem dólares, eles dão mais dinheiro as notas grandes (50 e 100), no caso do euro e tudo o mesmo.
Para quem pretende levantar dinheiro no multibanco, apenas existe um banco que não cobra taxa. Eu agora não sei qual é, mas se procurarem no guia de viagem Lonely Planet da Tailândia, aparece la. Todos os outros cobram entre 2 a 3 euros de comissões, mais a taxa do banco em Portugal.
Optei por fazer a deslocação para chiang mai de comboio, por li que a viagem era muito interessante e tinha paisagem espectaculares. Contudo não correu como esperado.
Um dia antes da viagem para chiang mai, já os bilhetes para o comboio deitado estavam lotados, o que me obrigou a ir de comboio num lugar sentado.
A experiencia não foi bom e não aconselho a ninguém. O comboio atrasou 4 horas e a como estava mau tempo não vi nenhuma paisagem que valesse apena.
Não vale apena estar num comboio e perder cerca de 15 horas e gastar num bilhete 15 euros, quando se pode comprar um bilhete de avião com alguma antecedência por 35 euros que demora cerca de 1 hora e pouco.

Chiang Mai 2 noites – 3 dias
A deslocação da estação de comboio para o hotel foi feita de tuc-tuc e custa 100 bth.

Hotel: FX Hotel Royal Panerai
O hotel localiza-se fora do quadrado principal de chiang mai, mas perto do quanto superior direito do mesmo. O hotel tem internet gratuitas nos quartos, piscina, ginásio etc. Os quartos são amplos, com todas as condições necessário: ar condicionado, tv cabo, mini-bar. O preço do hotel é muito bom, contudo a sua localização pode não ser a melhor. Esta a cerca de 4 minutos a pé do canto superior direito da cidade velha. A porta tem um seven elevem.

Alimentação: o pequeno-almoço é bom e tem alguma boa variedade de alimentos. Perto do hotel não há restaurantes, uma boa opção para desenrascar é comprar uns hamburguês feitos na hora no sevem eleven. Contudo a melhor opção é apanhar um tuc-tuc e ir para o mercado nocturno e comer lá. O tuc tuc sai a 60-80 bth por viagem.

Deslocações: fazem-se a pé (se for perto) de tuk-tuk (os preços são caros) ou de táxi (existem poucos …) mas a uma boa opção é alugar uma bicicleta para visitar todos os templos ou mesmo uma moto.

Compras: no mercado nocturno e em redor existe de tudo um pouco.

Excursões: existe muitas opções, para todos os preços. A principal é ao templo branco e Chiang Raí com trianglo dourado e tribo das mulheres girafas.
Eu fiz duas excursões:
  1. Templo branco, triangulo dourado e tribo das mulheres girafas.
A excursão demora um dia inteiro. Partimos as 8:00 e chegamos cerca das 22:00. A excursão vale pelo templo branco que é único na Tailândia. O triangulo dourado não é nada de especial… um rio que divide 3 países. A tribo das mulheres girafas para mim foi uma decepção pois, senti-me como se estivesse no jardim zoológico, porque as mulheres e crianças que ali estão nada tem a ver com a verdadeira tribo. Estes são pagos para ali estarem.​
  1. Rafting, bambo e passeio de elefante e tribo das mulheres girafas.
A excursão demora um dia inteiro. Partimos as 8:00 e chegamos cerca das 18:00. A excursão começou por a um local que supostamente teria muitas borboletas, onde eu só consegui ver duas… em seguida fomos fazer rafting, foi engraçado, mas é uma brincadeira. Em seguida fomos andar de jangada de bambo. Depois foi andar de elefante, este foi o momento mais alto do dia. Apesar de não me agradar que o tratador tivesse um pau com um prego espetado na ponta para tocar no elefante sempre que este se desviava do caminho previsto. E para terminar fomos a outra tribo de mulheres girafas, mas este, perto de Chiang Mai. Se não tinha gostado da outra tribo, esta nem se fala… é muito fraca… e mesmo para o turista tirar a foto…​

Consegui negociar um excelente preço e paguei pela duas 1300 bth. Ambas tínhamos o almoço incluído. Pode-se comprar em qualquer esquina mas tentem sempre negociar o preço. O preço médio por cada excursão é 800-1000 bth.

Locais a visitar: em Chiang Mai existem muitos templos para se visitar. Em apenas um dia é possível ver-se todos. Mercado nocturno é um excelente local para comer.

Deslocação para o aeroporto foi feita de tuc-tuc e custou 80 bth.

Voo : Chaing Mai- Bangkok – Airasia
Escala em Bangkok 6 horas

Informação importante:
Ao contrario da Tailândia, para se visitar o Vietnam é preciso de ter um visto que tem de ser obtido previamente antes de entrar no pais.
Assim optei por comprar pelo site http://www.smiletrav...ietnamVisa.aspx
O pré visto custou 11 dolares por pessoa. Fiz o pagamento pela net e passado 3 dias recebi um documento em pdf para imprimir. A chegada ao vietnan tem de se pagar mais 25 dolares por pessoa para um visto de 30 dias.
Noutros sites na internet o pré-visto custa 20 dolares por pessoa
Em Bangkok para se fazer o check in para o voo, se não tiver o pré visto ou visto não se chega a embarcar. Eu vi 3 Tugas que perderam o voo, porque não tinha o visto feito. E como o nosso avião era as 6:30 não era possível fazer o visto de urgência, porque estava tudo fechado…

Como a escala era de apenas 6 horas, optamos por ficar no aeroporto, contudo o BKK, não é o melhor aeroporto para dormir… um dos melhores locais para descasar, e os bancos ao lado da recolha das malas. Este aeroporto só possui internet gratuita depois de fazer o check in. O aeroporto possui um sevem elevem aberto 24 horas que da jeito para comer alguma coisa a um preço reduzido

Voo Bangkok Hanoi - Airasia

Chegada a Hanoi. A primeira coisa que se tem de fazer e preencher os papeis da alfádega, entregar 1 fotografia e pagar 25 dólares (aqui como noutro local qualquer, quem não tem 25 dólares paga 25 euros, será igual…)
Em seguida como o aeroporto fica a cerca de 35 km da cidade é necessário arranjar o transporte.
Tinha lido que havia um autocarro que ia para a cidade da companhia vietnan Airlines a preços reduzidos, fui perguntar onde era o balcão da vietnan Airlines, mas parece que não existe. O aeroporto é pequeno e não parece um aeroporto de uma capital de um pais.
Descobri que o autocarro estava a saída do aeroporto, a direita. Paguei os 2 dolares e la fui eu. Era um típico autocarro de cerca de 20 lugares, onde as malas iam mesmo dentro do autocarro entre o motorista e os passageiros. Como o preço é reduzido e grande maioria dos passageiros era todos locais e é claro que o motorista não falava inglês, ou seja quando lhe perguntei onde o autocarro iria parar ele não percebia nada…
O percurso até a cidade demora cerca e 1 hora, e o autocarro para na cidade velha ao lado da loja do vietnan Airlines. Que fica na rua Trang Thi, mesmo abaixo da saint joseph catedral, perto do lago da cidade velha.
Em seguida apanhei um táxi para o meu hotel que custou 2 dolares.

Uma palavra para descrever Hanoi- Caos. A cidade tem cerca de 5 milhões de habitantes e tem apenas 4 milhões de motos…. Praticamente não existem regras de trânsito. A principal regra e apitar. Por isso imaginem estar num cidade onde está-se constantemente a ouvir apitos dos carros e motos…

Hanoi 3 noites – Hotel: Asian Legend Hotel 3 estrelas
O hotel localiza-se dentro da cidade velha entre o lago e o rio. A sua localização é muito boa, porque como não está mesmo no centro da cidade velha, permite ter algum sossego. (o sossego aqui é relativo…) a cerca de menos de 5 minutos a pé do lago.
O hotel parece mais um hostal que um hotel. Tem dois tipos de quartos, uns mais pequenos com um janela que da para um beco e outros com janela para a rua principal. Contudo o quarto que tem a janela para a rua principal não tem vidros…tem o buraco normal da janela e depois tem um cobertura de madeira, que se estiver fechada para não entrar a chuva tapa a luz solar. Ambos têm ar condicionado tv com satélite. O pequeno-almoço tinha alguma variedade. O serviço é fraco, pois inicialmente colocaram-nos num quarto em que o ar condicionado não funcionava e tentaram-nos enrolar para la ficar, mas depois de reclamar la mudaram para outro. Escolhi este hotel pelo aspecto de “botique hotel” do quarto, mas penso que ha melhor, assim não aconselho este hotel.

Dica: para quem viaja em casal, dizer sempre que vão em lua de mel, que ninguém vai confirmar se é verdade e dão sempre alguma coisa a mais ou uma atenção redobrada….

A volta do hotel existe restaurantes e todo um pouco. Contudo o que dá mais jeito é um supermercado que esta a cerca de 10 minutos a pé onde há de tudo.

O primeiro dia foi tirado para visitar hanoi, não se pode dizer que a cidade tem muito para ver. Alguns monumentos, mas para mim, nada de especial. E para não falar que atravessar a estrada é uma aventura. As motos não param, então a única maneira de atravessar e passar a estrada devagar sem parar que eles desviam-se. Isto para quem tem coragem de atravessar nas principais ruas onde circulam sempre centenas de motos. Contudo fora das principais estradas da cidade velha é possível atravessar com alguma calma.
Caminhar nas ruas é um pouco diferente do que estava habituado na Tailândia. Apesar de nunca me senti inseguro, aqui não se vê muito turista ocidentais. As pessoas olham bastante, e existe um habito de comerem na rua sentados em cadeira de plástico pequenas e ao passar as pessoas olham todas para nós, o que não acontece na Tailândia.
Em Hanoi existe um dos espectáculos mais conhecidos de marionetas na água do Vietnam. Custa cerca de 5 dólares e ocorre em diversos horários durante o dia. Localiza-se no canto superior esquerdo do lago Hoan kiem (cidade velha).

Dinheiro: em Hanoi, existem diversos bancos onde se pode trocar euros ou dólares pela moeda local. Mas habituem-se a terem muitas notas, pois 1 dolar vale 20.000 dong e 1 euro vale 25.000 dong. Mais uma vez podem procurar o melhor cambio, apensar de não ter visto grande diferença entre os bancos. A maioria dos locais aceita dólares. Também se levanta dinheiro com facilidade, mas habitualmente paga-se de comissão ao banco local cerca de 1 euro. Eu aconselho a levar dólares, porque se na europa existe clonagem de cartões, nem quero imaginar la, por isso é sempre preciso ter cuidado e só levantar em atm por exemplo dentro de um banco.

Deslocações: fazem-se a pé (se for perto) de tuk-tuk (de bicicleta) ou de táxi
Compras: a volta do lago Hoan kiem (cidade velha) existem muitas lojas e pessoas na rua a venderem material contrafeito a preços reduzidos. O que há mais são mochilas da nort face, mas também existe muitas lojas de sapatilhas.

No segundo e terceiro dia fiz as minhas excursões.
Excursões: existe muitas opções, para todos os preços. Eu fui ao Pagoda perfume e a Há long Bay.
Pagoda perfume – dia completo
Aproximadamente 2 hora de carrinha a partir de Hanói passando por uma paisagem espectacular. Chegamos a um pequeno porto para apanhar um pequeno barco, alimentado pela força de uma mulher vietnamita durante 40 minutos num cenário ao longo do rio que é espectacular. Chegado ao destino, inicialmente pode-se visitar um pequeno Pagoda muito bonito localizado entre a selva. Para a depois ir visitar o Pagoda principal, que é um dos lugares mais sagrados do budismo na Asia. Está situado no interior de uma grande caverna com degraus íngremes. Para la chegar existe duas opções. Uma que é ir de teleférico que custa cerca de 4 dolares para subir e 6 para descer, ou então a pé por uma escada ingrime pelo meio de barracas de vendedores que demora cerca de 35 minutos a subir. Ao chegar lá a cima a vista é deslumbrante… o sossego da selva… convém realçar que fui num dia que havia poucos turistas. (época baixa- agosto) Sei que há épocas que aquilo é uma autentica confusão e talvez a opinião seja bem diferente da minha. Recomendo vivamente esta viagem.
É importante levar o protector solar, chapéu e agua, apesar de se poder comprar lá. O preço da minha excursão foi 19 dolares sem teleférico com almoço. Convém levar sempre umas bolachas na mochila para caso o almoço se mau…

Há long Bay. - dia completo
Hora de partida 8:00 e chegada às 20:30.
Aproximadamente 4 hora de carrinha. O caminho é demasiado longo. Chegado ao porto, apanhamos o barco e almoçamos (marisco) no mesmo. Passado cerca de 40 minutos chegamos a uma aldeia flutuante de pescadores, como um pequeno viveiro de peixes, no meio da baia. Aqui podíamos andar de canoa, ou então pagar um extra para visitar umas grutas. Isto é típico no Vietnam. Quando compramos uma tour, existe sempre alguns extra que temos de pagar durante a tour que ninguém avisou… depois navegamos durante mais um hora pela paisagem deslumbrante da baia até chegar as grutas THIEN CUNG. Foi a Maior caverna que já estive... Bem preservada, bem apresentada. ... Fiquei espantado diante da beleza da caverna e do seu estado de conservação e limpeza. A caverna apresenta excelentes oportunidades fotográficas. Em seguida voltamos ao porto para apanhar a carrinha de volta a hanoi.
É importante levar o protector solar, chapéu e agua, apesar de se poder comprar lá. O preço da minha excursão foi 24 dolares com o passeio de canoa e com marisco para almoço, mais a entrada na gruta. Convém sempre levar sempre umas bolachas na mochila para caso o almoço seja mau…

Penso que não compensa fazer esta excursão de um dia apenas, mas sim de dois dias e ficar um dia a dormir no barco, porque a viagem a demasiado longa. Passa-se mais tempo a andar de carro do que de barco.
Dica: na rua existem enumeras agências de viagem que vedem quase todos a mesma coisa. Por isso aconselho a procurarem a que tiver um preço melhor, porque mais uma vez fiz excursões com pessoas que pagaram quase o dobro do que paguei. Mas é sempre um risco, o que por vezes o barato pode sair caro, o que até agora não me aconteceu. Se comprarem no hotel é sempre mais seguro, mas o preço é muito mais caro.

A deslocação para o aeroporto foi feita de táxi. Contudo como tinha avião as 6:40, e tinha de estar duas horas antes no aeroporto, optei por pedir no hotel um táxi, o qual foi-me dito que custaria 15 dolares. Optei por pelo hotel, pois não quis arriscar combinar com um táxi e ele não aparecer… contudo quando cheguei ao aeroporto o taximeter marcava (25 dolares na moeda deles).

Voo – hanoi – hue – vietnan Airlines – tempo 1h10min.

continua...
 

joseleiria

Membro Conhecido
Última edição por um moderador:

joseleiria

Membro Conhecido
Pagoda Perfume:

Caminho até ao Pagoda Principal: a pé a subir ou de teleferico


Pagoda Principal
 
Última edição por um moderador:

joseleiria

Membro Conhecido
só conheço do inglês. Mas no centro comercial em bangkok no mbk Existe um atm deste banco. Localiza-se no segundo andas ao lado do elevados. E de cor de laranja. Mas toca atenção que existem dois elevadores. E fácil de ver. No final do levantamento a caixa multibanco avisa do taxa. Se nao avisar estas na caixa certa.
 

joseleiria

Membro Conhecido
penso que o amazon deve ser o mais barato. mas talvez a fnac tenha.
mas se quiseres posso tentar saber o nome do banco.
 

joseleiria

Membro Conhecido
sim, e nao pagas nada local. mas pagas sempre a taxa do banco em portugal.

mas é facil de ver no multibanco. primeiro colocas o codigo depois metes o dinheiro que queres levantar e no final o multibanco avisa-te que iras pagar uma taxa de 120 bth e colocas sim ou nao... neste banco esta parte final nao aparece...
 

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
Olá José

Muito bom o Report :).
Que viagem de sonho!
Dubai tenho de lá ir ver com os meus proprios olhos, o que os "petrodolares" são capaz de comprar/construir.
Tailândia é aquele país, que sempre que vejo imagens, fico com uma grande nostalgia.

Cumprimentos
 

Hugo Gonçalves_9067

Membro Ativo
boas jose uma pergunta estupida .. se comprar logo 2 pre vistos para mim e para outra pessoas neste site que postaste http://www.smiletravelvietnam.com/secure/visaform

nao fica mais barato ?
 

badbones

Membro Conhecido
penso que o amazon deve ser o mais barato. mas talvez a fnac tenha.
mas se quiseres posso tentar saber o nome do banco.
Na Amazon.UK é bastante mais barato. Cerca de metade ou menos do preço da FNAC.
Convem é fazer uma encomenda superior a 25 GBP para não se pagar portes de envio.
 

joseleiria

Membro Conhecido
eu paguei por duas pessoas 22 dolares.

nao sei se fica mais barato. mas manda para la um email a perguntar
 
Top