Novidades

[Report] Hola! Qué pasa? Uma aventura na riviera maya!

LIGIA

Membro
Hola! Qué pasa? Uma aventura na riviera maya!

Qué pasa e que para grande infelicidade minha já voltei das minhas férias!!!
Este report é dedicado a todos aqueles que com os seus reports, comentários e dicas ajudaram-me a planear umas férias perfeitas!!!
A Riviera Maya é sem dúvida um óptimo destino para quem gosta de boas praias aliadas a uma cultura riquissima e obras da natureza de tirar a respiração.
Para ser mais fácil organizar este report irei fazer um diário da minha curta estadia...

1º dia - A viagem

O voo estava marcado para as 12h, como éramos 4 decidimos levar o carro e deixá-lo num parque de longa duração. O aeroporto estava caótico graças ao vulcão que decidiu pregar-nos um susto, mas o nosso voo mantinha-se como previsto. Após os procedimentos habituais lá entramos no avião. Logo aí começou o tormento, 1º avisaram-nos que teriamos de mudar a rota devido às condições atmosféricas e por isso faríamos uma escala em Santa Maria para reabastecer, 2º foram perdidas as malas de dois passageiros no check-in e por isso o voo partiu com mais de uma hora de atraso. A sério, mas como é possível perderem-se logo ali as malas? O avião da White, apertadíssimo e do século passado, muito desconfortável para uma viagem tão longa. A tripulação super-atenciosa e com dois elementos de animação infantil para as crianças, o que foi uma mais valia!! Já a desesperar, cheia de dores no corpo e cansada aterrei no aeroporto de Cancun 14 horas depois da descolagem!!!
Dirigimo-nos ao autocarro e fomos recebidos pelo representante da Soltour que durante a viagem nos apresentou um pouco da cultura maya. Apesar do hotel ficar a mais de 90min de Cancun nem dei pelo tempo passar.
Chegamos ao hotel Bahia Principe Akumal exaustos e apesar de termos sido recebidos com toda a cortesia só queriamos era uma refeição leve e um chuveiro.
Depois de comermos qualquer coisa fomos para o quarto onde nos esperavam já as nossas malinhas. O quarto era espaçoso e muito confortável assim como a casa de banho. O colchão muito confortável que nos permitiu uma noite repousante...

ai593.photobucket.com_albums_tt13_LIGIA_016_DSC04307.jpg


2º dia - Descoberta do hotel

O dia amanheceu cedo e fomos acordados pelo chilrear dos pássaros, e aí começou a nossa descoberta do hotel. Como já devem saber o Hotel Bahia principe Akumal faz parte de um resort constituido também pelo Coba e Tulum. Sinceramente não tive muito tempo para visitar os outros hoteis até porque parte dos meus dias foram passados fora dele mas também porque o Akumal me oferecia todos os serviços que necessitava e era sem dúvida o que tinha uma localização mais priviligiada!
Após ter lido algumas informações negativas sobre o hotel as minhas expectativas eram muito baixas mas afinal foi uma agradável surpresa! A limpeza, a cordialidade e simpatia dos funcionários, a organização dos espaços, os espcetáculos nocturnos, as enormes piscinas, a praia contribuiram sem dúvida para umas férias inesqueciveis.
Apesar de não ter termo de comparação este hotel é sem dúvida uma excelente escolha!!
Ao final da manhã tivemos a TAL reunião com a soltour, e ao contrário do que descreveram não me tentaram impingir nenhuma excursão, alias, foram dadas informações importantes sobre o hotel, a utilização dos seguros e foram dadas informações sobre as excursões que só seriam compradas posteriormente.
Como já tinhamos decidido alugar um carro apenas comprei pela soltour a excursão a xcaret pois após as contas feitas percebemos que não compensava muito ir por nossa conta.
O resto do dia foi passado a descobrir o hotel. Fomos até à hacienda e depois fomos buscar uma bicicleta e dar uma volta pelos hoteis. Descobrimos que na vegetação cerrada existe fauna e flora digna de ser vista. Vimos coatis, iguanas, pássaros e outros animais que desconhecia. Para além disso é possível ver alguams plantas endémicas da região e existem também veados que se mantiveram escondidos!!
Como o roaming é caríssimo adquirimos um cartão de 20 dólares que se vende numas máquinas no hotel e através de um código pode-se ligar para Portugal. O saldo é de 20 minutos mas a contagem é um bocado manhosa pois eram descontados mais minutos do que aqueles que gastamos. Ainda assim penso que compensou!

As villas
ai593.photobucket.com_albums_tt13_LIGIA_016_DSC04205.jpg


ai593.photobucket.com_albums_tt13_LIGIA_016_DSC04193.jpg


O lobby do hotel
ai593.photobucket.com_albums_tt13_LIGIA_016_DSC04209.jpg


Os nossos vizinhos
ai593.photobucket.com_albums_tt13_LIGIA_016_DSC04241.jpg


ai593.photobucket.com_albums_tt13_LIGIA_016_DSC04242.jpg


ai593.photobucket.com_albums_tt13_LIGIA_016_DSC04319.jpg


Uma das piscinas
ai593.photobucket.com_albums_tt13_LIGIA_016_DSC04215.jpg


passeio de bicicleta e subida à torre
ai593.photobucket.com_albums_tt13_LIGIA_016_DSC04297.jpg
 

LIGIA

Membro
3º dia - Aventura em 4 rodas

Como foi logo decidido em Portugal, alugamos 1 carro por dois dias. No lobby do hotel existe um stand da europcar e por 45 €/dia é possivel alugar um carro. Como decidimos fazer um seguro contra todos os risco o valor do aluguer ficou mais caro, mas como tinhamos medo que fosse perigoso conduzir nas estradas ficamos mais descansados. Se fosse agora tamvez não o fizesse. As estradas são boas, sempre em linha recta, e apesar de gostarem de ultrapassagens perigosas, é um perigo controlado, afastam-se para a berma para passarmos, fazem 4 piscas quando reduzem a velocidade, e as estradas estão muito bem sinalizadas. O pior são as lombas (topes) mas também elas estão bem sinalizadas.
Partimos em direcção a chichén itzá pela estrada de tulum -coba-valladollid - chichén itzá. Apesar dos 200Km a viagem até pareceu rápida. Não fomos abordados pela polícia e apenas tivemos de parar no posto de controlo militar na mudança de estado, mas como viram que éramos turistas deixaram-nos passar sem sermos revistados.

ai593.photobucket.com_albums_tt13_LIGIA_016_DSC04325.jpg


ai593.photobucket.com_albums_tt13_LIGIA_016_DSC04336.jpg


Chichén itzá é sem dúvida maravilhosa, não me desiludiu minimamente. Para quem não conhece existem guias que podem ser aquiridos por uma módica quantia. Como já tinha feito uma pesquisa prévia fui eu que servi de guia e nalguns locais que desconhecia colei-me às centenas de excursões que por lá andavam porque vale a pena visitar o local sabendo o que se está a ver e conhecer um pouco mais de uma civilização com conhecimentos extraordinários!!!! Foi um objectivo cumprido.
Levem roupa fresca, chapéu e muita água ( e já agora levem umas sandes do hotel na mala). Lá dentro existem bancas de artesanato, mas antes de comprarem passem nas lojas da hacienda e do próprio hotel para terem um termo de comparação para depois regatearem, pois acabei por comprar algumas coisas mais giras e ao mesmo preço do que comprei em chichen itza. Comprei também outras lembranças no aeroporto que também não achei caro.
Debaixo de um sol escaldante saímos de chichén itzá em direcção ao cenote IK Kil. Descobri os cenotes lendo os reports deste fórum e até à data desconhecia tais maravilhas da natureza. As fotos não fazem justiça à grandiosidade do local e mergulhar naquelas águas cristalinas é uma experiência de outro mundo. Adorei, não me apetecia sair dali!
Como nos demorámos mais do que o que contámos acabamos apenas por fazer uma visita a valladolid e já não fomos visitar mais nada pois já começava a chegar à hora de encerramento dos locais a visitar.
Decidimos ir à descoberta das praias a sul de tulum e de facto é um local totalmente diferente da parte norte. Praias quase desertas rodeadas por pequenos hoteis alternativos, conhecidos como cabañas, alguns dos quais nem electricidade têm.
De regresso ao hotel ainda deu tempo para dar um mergulho na piscina deserta. A partir das 18h começava a anoitecer e as pessoas iam todas para o quarto, mas nós aproveitávamos até ao fim...

chichén itzá
ai593.photobucket.com_albums_tt13_LIGIA_016_DSC04360.jpg


cenote
ai593.photobucket.com_albums_tt13_LIGIA_016_DSC04463.jpg

ai593.photobucket.com_albums_tt13_LIGIA_016_DSC04477.jpg


4º dia- continuação

Acordámos cedo e fomos em direcção a Akumal. A decisão de ir Akumal prendeu-se com a vontade de fugir um pouco aos locais definidos pelas excursões. Chegado à praia fomos abordados por uns guias que nos mostraram os spots de sonrkeling e nos deram algumas dicas, assim como nos informaram que se quisessemos poderiamos alugar um barco, com kit de snorkeling e colete e um guia que nos levaria aos melhores locais. Ainda nos aventuramos sozinhos, mas logo percebemos que seria dificil ver alguma coisa pois como não temos muita experiência não conseguiamos ir para zonas mais profundas. Decidimos que seria uma experienica única e acabamos por pagar 25 USD por pessoa e fomos no barco o guia. Levou-nos para junto do recife de coral e foi uma experiência inesquecível. Peixes de todas as cores, corais de todos os feitios e o melhor de tudo, tartarugas enormes a passarem mesmo ao meu lado. Foi fantástico, valeu todo o dinheiro gasto!!!
Depois desta aventura aproveitamos para apanhar um pouco de sol e regressámos ao hotel (o melhor deste hotel é que está perto de tudo o que queria visitar!) para almoçar. De tarde fomos às ruínas de Tulum que também adorei. Fiquei absolutamente deslumbrada com aquelas ruínas a espreitar o mar azul que nesse dia estava um pouco mais revolto e o meu marido deliciou-se a mergulhar naquelas ondas!!!
Depois de sairmos ainda fomos dar uma volta pela cidade de Tulum. Regressámos ao hotel para entregar o carro pois no dia a seguir iriamos a xcaret e não tinhamos possibilidade de o entregar na hora marcada. Mas já estavamos cansados por isso acabamos por ir relaxar para o jacuzzi da piscina que mais uma vez já estava quase vazia!!!

praia de Akumal
ai593.photobucket.com_albums_tt13_LIGIA_016_DSC04506.jpg

ai593.photobucket.com_albums_tt13_LIGIA_016_DSC04497.jpg


As tartarugas e as barracudas

IMGP0750Large.jpg


IMGP0754Large.jpg




IMGP0751Large.jpg


IMGP0743Large.jpg


IMGP0746Large.jpg

Tulum

ai593.photobucket.com_albums_tt13_LIGIA_016_DSC04645.jpg


ai593.photobucket.com_albums_tt13_LIGIA_016_DSC04647.jpg
 
Última edição por um moderador:

LIGIA

Membro
5º dia - Xcaret

Este parque temático dispensa apresentações! Gostei mas não achei extraordinário nem superou as expectativas, talvez pela experiência que tive em Akumal. Gostei da organização e do tema do parque, assim como a preocupação ambiental.
O bilhete xcaret plus inclui entrada para o dia inteiro, almoço, duas bebidas, toalhas (tem de se apgar uma caução de 20USD), kit snorkeling, e entrada no espectáculo que por si valeu cada cêntimo. Foi fantástico e emocionante!!
Os rios são divertidos mas muito fracos para snorkeling, o buffet de almoço é muito bom, os espectáculos diurnos também são muito giros, gostei muito dos voladores!!!


ai593.photobucket.com_albums_tt13_LIGIA_016_DSC04923.jpg


ai593.photobucket.com_albums_tt13_LIGIA_016_DSC04879.jpg


ai593.photobucket.com_albums_tt13_LIGIA_016_DSC04850.jpg


ai593.photobucket.com_albums_tt13_LIGIA_016_DSC04942.jpg


ai593.photobucket.com_albums_tt13_LIGIA_016_DSC04779.jpg



6º e 7º dia

Dias aproveitados para apanhar sol, dar uns mergulhos no mar e beber uns coco-locos e umas margaritas!! Os sacos de areia são uma realidade mas não me incomodaram minimamente, pelo contrário, pois não gosto de ondas nem mar com profundidade, para isso tenho as praias de V.N de Gaia e da Figueira da Foz e depois sabia tão bem colocar a espreguiçadeira junto ao mar e panahr sol ao mesmo tempo que refrescava!
Nunca necessitei dos aquashoes pois a praia do Akumal não tem rochas, apenas uma pedrinhas normais e alguns corais, já a do Tulum tem mais rochas e algumas ondas, mas só passei por lá a caminhar não cheguei a entrar no mar!

ai593.photobucket.com_albums_tt13_LIGIA_016_DSC04227.jpg


ai593.photobucket.com_albums_tt13_LIGIA_016_DSC04220.jpg


ai593.photobucket.com_albums_tt13_LIGIA_016_DSC03914.jpg


ai593.photobucket.com_albums_tt13_LIGIA_016_DSC03948.jpg


ai593.photobucket.com_albums_tt13_LIGIA_016_DSC04221.jpg



8º dia - o regresso

Acordámos cedo para aproveitarmos os últimos momentos das nossas férias! O check-out foi feito às 12 horas e depois de almoço fomos procurar o autocarro da soltour. Quando nos aproximámos do representante da soltour do nada nos propõem mais uma semana grátis. É isso mesmo que leram... ficar até Domingo a custo zero! PORQUÊ??? Porque não tirei mais dias de férias??? Algumas pessoas aproveitaram e ficaram e quem tinha compromissos teve de entrar naquele autocarro!!! Grrrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrssr Ainda está entalado!!!!!
O voo partiu com atraso, o avião igualmente desconfortável, os assistentes de bordo muito antipáticos, a sorte é que não houve grande turbulência e consegui dormir!
Aterrámos com a sensação de que foram dias que dificilmente irão ser superados, pelas experiencias e pelos momentos inesquecíveis!! Eu já tinha um deslumbramento pelo cultura maya mas agora fiquei apaixonada. Adorei a cultura, o povo, a sua organização, o respeito que têm pela sua própria cultura, a forma como tudo está limpo e organizado. Para terem uma ideia, não conheço país onde as casas de banho publicas (aeroporto, monumentos, hoteis...) estejam tão imaculadamente limpas como na riviera maya e até pode parecer ridiculo mas isso diz muito da educação de um povo! E se dizem que o México é um país subdesenvolvido então não estiveram no mesmo sítio que eu!!
 

LIGIA

Membro
Agora os custos!!
Ir ao México e pensar que não se vai gastar dinheiro é loucura, limitarmo-nos ao hotel é um crime e por isso algumas visitas são obrigatórias!
Podem optar pelas excursões da soltour ou então fazerem por vossa conta o que permite poupar uns trocos e conhecer outros locais interessantes que não constam das excursões!!

Pela Soltour podem fazer:
*Mini circuito (chichén itzá+Ek-Balam) - 135USD/105 €
*Xcaret Plus + transporte - 129 USD/105€
*Coba+Comunidade maya - 100USD/80€
*Sian Ka'an - 149USD/120€
*Descubra Tulum - 40 USD/35 €
*Isla Mujeres - 98USD/80€
Entre outras menos interessantes...

Se preferirem ir por vossa conta têm várias opções como alugar carro, ir de taxi ou de van.

Para terem uma ideia dos custos, deixo os meus:

Taxa de saída: 55 USD (42€) - também podem pagar em Euros mas fica por 45€
Alugar carro : 45USD/dia + 25USD/dia de seguro contra todos os riscos Total: 140USD/2 dias (105€)
Gasolina: 325 pesos ( 20 €)
Cofre: 30USD (22,5€)
Cartão telefónico: 20 USD (fazíamos 2 chamadas por dia, chegou até domingo) (15€)
Xcaret: 125USD (tivemos um descontozito) (94€)
Chichén itzá: 11USD (8.3€) Parque estacionamento: 22 pesos (1,3€)
Bebidas em chichén itzá: 133 pesos (3coca-colas e 1cerveja) (8,2€)
Cenote Ik Kil: 70pesos (4,5€)
Tulum: 5 USD (4,1€)
Snorkeling em Akumal:25USD (18.7€)
Parque estacionamento aeroporto de Lisboa: 54€ (dividido por 4= 14€)
lembranças: cerca de 50 € (12.5 €/pax)

Éramos 4 pessoas e juntamente com o combustivel e as portagens até Lisboa gastamos cerca de 240 € por pessoa.
 

jfreitas

Membro Conhecido
Antes de mais... parabéns.. pelo esforço e vontade de nos mostrares este belo report e depois uma pontinha de inveja... o espectaculo de xcaret é de facto imperdível.

Akumal é a cereja em cima do bolo para quem vai ao méxico. Não perdôo duas coisas: 1 - em tulum não mandaste um mergulho???? 2 - depois de estares em Akumal não nadaste ou fizeste snorkeling em Yal-Ku??? é mesmo ao lado de Akumal e tão ou mais bonito que Xel-Ha.

Já tens um motivo (dois) para voltares ao méxico:D:D
 

LIGIA

Membro
quem disse que não dei um mergulho... quer dizer não foi bem um mergulho pois não posso molhar a cabeça (faço facilmente conjuntivites) mas entrei na água!!! Fiz referência ao meu marido pois ele adora mergulhar nas ondas e até ao momento não tinha tido sorte!!

Em relação a yal-Ku não fui pois andamos um pouco perdidos e como ficamos maravilhados com a praia de Akumal e ainda tinhamos de ir a Tulum não deu tempo!!

Fica para a próxima!!!! Ficou tanto para ver... os inúmeros cenotes, Coba, Ek Balam... soube-me a pouco!
 

Vivi

Membro Ativo
Parabens Ligia, o report está fantástico!!!!
Foi tão bom recordar, se fosse hoje tambem tinha alugado um carro para conhecer mais um bocadinho!!!!
Fica para a proxima....:D
Bjs.
 

Nuno

Administrador
Staff
Lígia ...

Que fabuloso ... que boas recordações em trazes :D!

ai593.photobucket.com_albums_tt13_LIGIA_016_DSC04645.jpg


afotos_sapo_pt_nunoneves_pic_0000t4f2_.jpg


O tempo que separa estas fotos é sensivelmente 10 anos ;)

Obrigado!
 

jfreitas

Membro Conhecido
LIGIA disse:
quem disse que não dei um mergulho... quer dizer não foi bem um mergulho pois não posso molhar a cabeço (faço facilmente conjuntivites) mas entrei na água!!! Fiz referência ao me marido pois ele adora mergulhar nas ondas e até ao momento não tinha tido sorte!!

Em relação a yal-Ku não fui pois andamos um pouco perdidos e como ficamos maravilhados com a praia de Akumal e ainda tinhamos de ir a Tulum não deu tempo!!

Fica para a próxima!!!! Ficou tanto para ver... os inúmeros cenotes, Coba, Ek Balam... soube-me a pouco!
OS cenotes são outra das coisas que só existem no méxico e a grande maioria das pessoas ignora... é espectacular nadar em grutas com uma enorme beleza de lanterna na mão... quanto a ek Balam é o conjunto arqueológico que mais gostei no méxico... (fica tudo para o meu report tardio...) mas viste mais, muito mais do que a maioria! acredita!
 

LIGIA

Membro
Está tudo na mesma!!!

E pensar que ainda poderia estar lá... se pudesse ter aproveitado a semana que me ofereceram teria oportunidade de visitar muito mais!!! Ainda estou em choque!! E amanhã já vou trabalhar!
 

LIGIA

Membro
Amei os cenotes, foi uma experiência surreal!!!
Mas se visses a minha irmã, ela que tem medo das alturas, não sabe nadar, e não gosta de locais fechados participou em tudo e adorou! Mergulhou nos cenotes, fez snorkeling, nadou nos rios subterrâneos. A riviera maya tem este efeito nas pessoas!!
 

Filipa Vinhas

Membro Novo
México ;) quero voltar

Que saudades do México.

Obrigada por relembrar...

Adorei o México. Estive lá em Setembro de 2009 e voltava novamente.

Este ano ponderámos voltar mas há muitos sítios que queremos conhecer antes de regressar.

Mexico en la piel :D

A animação nocturna em Xcaret... fantástica... mas em Xcaret pagámos nem 80 dolares, pelo xcaret plus com viagem, compramos numa baraquinha perto do hotel.

Os preços devem depender das épocas e da capacidade de regatear. Fomos com um grupo que tinha imenso jeito para regatear ;)
 

pipoca

Membro Novo
Olá Ligia!

Também estive uma semana antes de ti, mas tive menos sorte. Apanhei chuva e não me fizeram a proposta de mais uma semana.
Agora diz-me isso é verdade ou estás quase um mês atrasada, é que o dia das mentiras é a 1 de Abril.
Como é possível proporem mais uma semana? Porquê? Podes contar tudinho?

Ansiosa por saber uma cusquice

Pipoca
 

Asae

Membro Conhecido
O Report foi espectacular, ainda tenho o México como ponto de ida mas por 15 dias porque acho que se for uma semana venho de lá toin toin toin

Uma semana grátis? Essa foi de cair para o lado :D
 

LIGIA

Membro
sls disse:
O Report foi espectacular, ainda tenho o México como ponto de ida mas por 15 dias porque acho que se for uma semana venho de lá toin toin toin

Uma semana grátis? Essa foi de cair para o lado ;)
Cair para o lado??? Para a frente e para trás, também! Eu só dizia: "Cortem-me os pulsos e liguem-me às máquinas!":blink:;):D

Eu inicialmente pensei que estavam a brincar pois eles são muito divertidos, mas quando comecei a ver o pessoal e recolher as malas e a voltar para a recepção verifiquei que era mesmo verdade.
Nós perguntámos à soltour o motivo mas eles não disseram! Na minha opinião e depois de muito pensar (sim porque até tenho tido pesadelos com isto!) é que no Domingo começam a haver saídas e o avião iria regressar vazio, enquanto que esta segunda vinha cheio porque também regressavam as pessoas que tinham amrcado 15 dias e assim compensavam!!! Seja como for, agora estou a trabalhar e a pensar que podia estar a beber mais umas tequilas!!!! grsrsrsrsrsrsrsr
 

Bee

Membro Conhecido
As fotos estão muito boas!

Quando for ao México é por 2 semanas e queria ir com companhia (além do marido). Assim é mais facil aventurar-me a alugar carro e percorrer aquelas estradas...

Agora te digo, se me oferecessem mais 1 semana grátis eu... queria lá saber do trabalho... "Oh patrão... o avião teve um furo e só sai para a semana. Até lá."... :D
 
De van para Xcaret?

Olá Lígia!
Óptimo report!
Eu também vou para o Bahia Príncipe dia 3 de Maio. Só não sei em qual dos três hotéis vou ficar! De qualquer forma já percebi que é um bom hotel.

Como somos só dois, desistimos da ideia de alugar carro, mas pensámos ir a Xcaret de van e comprar o bilhete à porta do parque. Porque é que optaram por comprar as excursões na Soltour? Não compensa ir de van? E de táxi? Fica caro?

Em relação a Chichen Itza vamos reservar ainda hoje na Entertainment Plus. Dá para pagar, online, só um sinal e pagar o resto no dia da excursão, o que me dá alguma segurança. Fica a 55 dollars por pessoa e inclui almoço e visita a um cenote!
Mal posso esperar :D
 

catuxa

Membro Novo
Obrigada, Lígia, pelo teu report, está fantástico!
As fotos, as informações detalhadas dos preços de excursões e das vossas despesas ajuda imenso para quem está a planear ir para a Riviera Maya.
E uma semana a mais grátis? Concordo com a Débora, inventava uma desculpa qualquer e ficava :D
 
Top