Novidades

Inter - Rail Verão 2012

roller

Membro Conhecido
Boas,

Eu reservei sp no hostelworld em euros e pagava na moeda local (de certaza que com o cambio a favor deles mas pronto).

Quanto aos levantamentos o que n te falta é casa de cambio pela europa fora. Mas eu optei sempre pelo multibanco. Levantava sp o € necessário para a estadia nesse país e assim só levava as comissões da CGD (cerca de 1€ ou2€ por levantamento).

Zed

Membro Novo
boas.. alguem aqui me sabe explicar como funciona os pagamentos nos hoteis fora do euro e levantamentos, em termos de taxas? eu fui ao banco e so me apresentaram taxas num papel e nem se deram ao trabalho de explicar, tava a pensar levar maestro da caixa geral. mas sinceramente nao percebo o que vou pagar a nivel de taxas. tou a pensar em levantar o dinheiro aki e levar cmg.. que axam?
Olá!

Se tens um cartão VISA ou Visa Electron (a maior parte dos cartoes multibanco sao assim) em toda a zona-euro, ou seja os países com moeda oficial Euro, pagas 0 para fazer levantamentos. Se vais por exemplo para Itália, o teu banco não te deve cobrar comissoes por levantar dinheiro em qualquer caixa. Quanto aos pagamentos com cartão, mesmo na zona-euro, podem te ser cobradas taxas, que variam consoante o banco e o valor que pagas.
Nos países que não usam Euro, a melhor soluçao costuma ser levantar dinheiro. Pagas por norma 4€ de taxas de levantamento, mas tens o cambio de referencia no Banco de Portugal. O que te pode acontecer, e geralmente acontece nas casas de cambio é:
  • Se vais trocar meia duzia de euros (estamos a falar de valores ate +/- 100€) a quantidade de taxa de cambio que te levam é muito grande)
  • Se vais trocar um valor maior, a comissão tende a descer.
Por exemplo, em Praga a trocar euros por coroas, numa casa de cambio, a minha irma e uma amiga quiseram trocar cerca de 50€...de comissão pagaram cerca de 12€. Aprendemos a lição! E quando chegamos à Hungria, verificamos +/- o valor que iriamos precisar entre todos, e fizemos apenas um levantamento no MB (ou seja dividimos aqueles 4€ de comissão do MB pelos 4)
Atenção a outra coisa tambem. Muitos hostels apenas aceitam pagamentos em dinheiro, principalmente fora da zona euro. Daí que o levantamento em MB seja mais seguro e na maior parte das vezes compensa.
(Claro que se fores levantar 200 coroas num dia e + 200 no dia seguinte vais pagar 4€ de cada vez, logo sempre é melhor tirar logo 400! :) )

Qualquer duvida é so dizeres ;)

jonny_ovar

Membro Novo
quanto ao pagamento dos hostels vais apenas pagar o restante valor que te faltar mas na moeda local! quanto ao levantamento de dinheiro o melhor é levantares uma quantia consideravel +/-100€ poque pagas uma taxa pai de 5€ por cada vez que utilizes o cartão, quanto ao cambio só em ultimo recurso porque perdes € ao cambiar

Zed

Membro Novo
Tanto dinheiro por levantamento? eu na Hungria cobraram-me pouco mais de 2€...
Sim. Pelo que sei, é indiferente levantares em qualquer páis (não-euro claro). A taxa é fixa e o ano passado cobraram-me sempre 4€ por cada levantamento :X
É um valor caro, mas ainda assim bastante abaixo do que acabas por perder nas casas de cambio... E se souberes +/- quanto vais gastar, so precisas de fazer um movimento. Ao reservar no booking (ou noutro site tipo hostels.com), na factura vem o valor a pagar à chegada (na moeda local), assim já se torna mais facil fazer as contas. E no final se sobrar algum dinheiro, da pa requerdos ou voltas a cambiar para €s, desta vez numa casa de cambio...com a devida penalização :x

roller

Membro Conhecido
Pois confesso que estou a falar de levantamentos feitos em 2009. Mas este ano vou comprovar isso pois de todas as cidades que vou no IR nenhuma tem euros logo de 3 em 3 dias taxas em cima! :/

Melissa Figueiredo

Membro Novo
obrigada pelas respostas, sempre fiquei mais esclarecida do que propriamente no banco. eu fiz um orçamento para cada dia, mas sinceramente nao sei se chega, mas levanto o dinheiro se for preciso mais levanto o que sobrar depois troco :D mais uma vez obrigada.

a uma semana do inter rail, e parece q tenho tudo por fazer :(

jonny_ovar

Membro Novo
imagina amsterdão -praga atravessas a alemanha toda e resto do teu circuito tens que andar para tra e para a frente

porque nao assim? genebra-zurique-veneza, florença-budapeste-polonia-praga-viena- amesterdão

Zed

Membro Novo
dia 18 parto do porto para genebra, genebra-zurique, amesterdão, praga, polonia,budapeste, viena, veneza, florença e acabo em roma :) 31 dias
Olá!

Investiga comboios noturnos...Poupas tempo e muito €€€...
Para calculares despesas fazes os seguinte:
Centro e norte da Europa - 50€/dia
Sul e leste da europa - 35€/dia
Este valor inclui dormidas + gastos variáveis. Por exemplo: para dormires em Italia, pagas +/- 30€ por noite...mas se dormires na Polónia pagas cerca de 20€/noite...Depois claro, é um valor aproximado! ;)

jonny_ovar

Membro Novo
já agora deixo aqui mais uma dica para quem vai até budapeste, não esquecer de tirar uma tarde para ir até ao SPA e se quiserem e tiverem tempo deêm uma saltada até siofok que fica a cerca de 80km de budapeste e da para fazer praia é muito bom mesmo!

roller

Membro Conhecido
já agora deixo aqui mais uma dica para quem vai até budapeste, não esquecer de tirar uma tarde para ir até ao SPA e se quiserem e tiverem tempo deêm uma saltada até siofok que fica a cerca de 80km de budapeste e da para fazer praia é muito bom mesmo!
Isso é um lago gigante! Passei la no comboio que ia para Veneza! Uma zona com muito bom aspecto mas só vi do comboio!

Lamy

Membro Novo
aconselhas algum spa em especial?