boas.. alguem aqui me sabe explicar como funciona os pagamentos nos hoteis fora do euro e levantamentos, em termos de taxas? eu fui ao banco e so me apresentaram taxas num papel e nem se deram ao trabalho de explicar, tava a pensar levar maestro da caixa geral. mas sinceramente nao percebo o que vou pagar a nivel de taxas. tou a pensar em levantar o dinheiro aki e levar cmg.. que axam?
Olá!
Se tens um cartão VISA ou Visa Electron (a maior parte dos cartoes multibanco sao assim) em toda a zona-euro, ou seja os países com moeda oficial Euro, pagas 0 para fazer levantamentos. Se vais por exemplo para Itália, o teu banco não te deve cobrar comissoes por levantar dinheiro em qualquer caixa. Quanto aos pagamentos com cartão, mesmo na zona-euro, podem te ser cobradas taxas, que variam consoante o banco e o valor que pagas.
Nos países que não usam Euro, a melhor soluçao costuma ser levantar dinheiro. Pagas por norma 4€ de taxas de levantamento, mas tens o cambio de referencia no Banco de Portugal. O que te pode acontecer, e geralmente acontece nas casas de cambio é:
- Se vais trocar meia duzia de euros (estamos a falar de valores ate +/- 100€) a quantidade de taxa de cambio que te levam é muito grande)
- Se vais trocar um valor maior, a comissão tende a descer.
Por exemplo, em Praga a trocar euros por coroas, numa casa de cambio, a minha irma e uma amiga quiseram trocar cerca de 50€...de comissão pagaram cerca de 12€. Aprendemos a lição! E quando chegamos à Hungria, verificamos +/- o valor que iriamos precisar entre todos, e fizemos apenas um levantamento no MB (ou seja dividimos aqueles 4€ de comissão do MB pelos 4)
Atenção a outra coisa tambem. Muitos hostels
apenas aceitam pagamentos em dinheiro, principalmente fora da zona euro. Daí que o levantamento em MB seja mais seguro e na maior parte das vezes compensa.
(Claro que se fores levantar 200 coroas num dia e + 200 no dia seguinte vais pagar 4€ de cada vez, logo sempre é melhor tirar logo 400!

)
Qualquer duvida é so dizeres