Boa noite pessoal acabadinho de chegar do México!
Antes de mais obrigado
Scorpion80 era exactamente nesse local o encontro para a tour.
Quanto à excursão a
Sian Ka'an pelo
José Espinoza e para quem está a pensar ir por ele... o José não participa na mesma, só é intermediário, pelo menos foi o que foi dito pela funcionária da operadora Aventuras, pela qual acabei por ir.
Após mais de 20 mails trocados com o José Espinoza, nunca ele me disse que não vinha connosco e isso deixou-me algo melindrado na altura, pois sempre me pareceu uma pessoa impecável e até me ofereceu uma excursão grátis só tendo de pagar entradas e almoço e como é claro queria conhecê-lo em pessoa e até lhe entregar um 'regalo' que não consegui. Só no próprio dia soube que ele não estaria.
Em relação à excursão em si... esta é a minha opinião sincera, é gira mas não sei se vale a pena.
O trajecto de Jeep é muito giro, mas para quem vai a conduzir. Quem vai de pendura e atrás é um suplicio com a extrema má qualidade da estrada e os enormes buracos que a compõe, isto porque apesar de eles avisarem para termos cuidado com os jeeps, o que é verdade é que eles não andam devagar naquelas condições e nós não podemos ficar para trás, por isso o cuidado deveriam ter eles.
2h disto faz pensar se vale a pena ... a sério.
Chega-se a Punta Allen e após um refresco parte-se na lancha rápida à procura de golfinhos e tartarugas e passa-se mais de 1h a tentar ver barbatanas e cabeças de tartarugas... ou seja praticamente não se vê nada.
Depois segue-se uma viagem de 15/20m de lancha rápida até uma zona de mangais onde se vêem umas fragatas, dá-se 2 voltas a esse mangal, dá-se mais uma volta e após 5m voltamos para trás com mais uma viagem de 15/20m para fazer snorkel.
Neste aspecto para quem tem um hotel como o Gran Bahia Principe com uma grande barreira de coral em frente, dizer que isto é snorkel é brincadeira de crianças... vi mais peixes coloridos e de todos os tamanhos, tartarugas, manta-raias e quem tiver sorte barracudas e tubarão frade em frente ao GBP, do que vi no snorkel da excursão a Sian Ka'an. Ali há muitos corais mas longe dos coloridos que todos imaginamos e cheios de peixinhos.
Após o snorkel mais uma pequena viagem até umas piscinas naturais, que são engraçadas mas bem inferiores às da Rep.Dominicana para quem já lá esteve e sabe como são. Seja como for valem a pena... mas sem vitamina R.

Por final após 3h de barco, volta-se a Punta Allen para disfrutar do almoço, que gostei, simples mas muito gostoso.
Quem quiser tem também a opção de pedir uma lagosta por 300 pesos, cerca de 17€. Eu pedi e gostei, vale a pena.
Após almoço segue-se a viagem de regresso por mais 2h de buracos e no meu caso a paragem na ponte para ver o rio entrar no mar.
Se tiverem dúvidas estejam à vontade... boas excursões e excelentes férias para quem vai... o tempo está MARAVILHOSO!!