Novidades

[Report] Bahia Principel El Portillo - Samaná

calu

Membro Conhecido
deboraruben disse:
(PS- Uma coisa que já era para ter perguntado mas passou. Imagino que nas vossas camas todos os dias aparecessem flores que as senhoras da limpeza lá colocavam. Não vos acontecia à noite ter a cama cheia de formigas? Umas muito pequeninas mas que faziam uns estragos...
Eu tinha que todos os dias pôr repelente na cama (já que não o usei em mim... fui mais uma adepta de cremes gordurosos para evitar picadas...mas o meu marido sofreu um bocadinho)
Aconteceu na primeira noite ... uma das camas estava próxima de uma parede onde de vez em quando havia uma pequena fila desses bichinhos ... afastei a cama da parede, dei cabo de uns quantos, pus repelente no local de onde vinham e não voltaram a aparecer ... muahahahahah *tentativa de risada fantasmagórica*

Formiguitas dessas comia eu no Borneo ao pequeno almoço as de lá pareciam coelhos :(
p.s. o foto report prometido está para breve ;)
 

jfreitas

Membro Conhecido
calu disse:
Obrigado Luísa, para além da utilidade do report e fotos, é bom saber que as tropelias e "baboseiras" (no bom sentido) também divertiram outras pessoas que não os envolvidos

Pegando no que disse o jfreitas, e falando do turismo em geral (não especificamente Samaná), entristece-me (e frequentemente enraivece-me) ver não só o frequente desrespeito dos turistas pelos locais (pisar corais, deixar lixo na praia ou floresta, invadir locais protegidos) como ver os próprios nativos dos locais não terem enraízada essa idéia de preservação dos locais ... andam com os barcos a alta velocidade por cima de zonas de coral, com os óleos e gasóleos sempre a poluirem a àgua, incitam os turistas a dar de comer aos peixes para verem mais, destroem zonas de vegetação na praia (que protegem as zonas interiores) para montarem barraquinhas de venda não sei do quê ... não evitam barcos a motor em zonas que deviam ser protegidas ... vi isto já em tantos locais e com uma dispersão geográfica significativa ...
Já se vai cultivando alguma idéia de preservar realmente alguns aspectos do ambiente em detrimento de fins comerciais, mas é literalmente uma gota de àgua no oceano.
São poucas as situações em que se tenta criar o equilibrio entre a protecção da natureza e o equilibrio financeiro das economias locais ...

Daí que não surpreenda, por exemplo, ser cada vez mais raro ver coral vivo em locais com alguma movimentação turística e em profundidades até 3/4 metros ... é cada vez mais raro, quer seja no Sudoeste Asiático, Caraíbas, Mar Vermelho ... e a responsabilidade não é, de todo, exclusiva do aquecimento global, também conhecido como o "costas largas" ... enfim ...

Concordo em absoluto com tudo o que disses-te e a mim pessoalmente revolta-me ver tanto desrespeito pela natureza, muitas vezes promovido pelos próprios agentes turísticos, nomeadamente dos hoteis....

Estive em hurghada no egipto e todos os dias nadava umas centenas de metros a recolher sacos de plástico dos recifes... de tal modo que quase se tornou obcessão.

Quando saia da água fazia questão de entregar os sacos (utilizados pelos turistas para dar pão aos peixes) aos vigilantes da praia... um dia um disse-me que eu era o "bag men". Conto isto porque é elucidativo da destruição a que se refere o Carlos. Culpamos o aquecimento global pela destruição mas somos parte activa dessa destruição.

Não tocar nos corais
Não alimentar animais
Deixar tudo como estava antes
Não recolher conchas (vazias ou não)
Em situação alguma fazer dos corais ponto de apoio para ficar de pé na água
Ter muito cuidado a nadar com barbatanas

São alguns dos comportamentos que nos compete a nós ter, cumprindo e chamando a atenção nos hoteis para o incumprimento.

Em cada hotel onde fico e em que verifico "selvajaria" faço questão de reclamar junto do hotel... Se todos reclamarmos, acabam por se aperceber que protegendo a natureza têm turistas mais contentes...

Mesmo os sapitos atrevidos e atiradiços têm direito à existência... o meu apaixonado voltou em paz para a relva... (escusava era de me ter tentado beijar mas pronto...).
 

calu

Membro Conhecido
STACR disse:
Obg, Calu...
Sabes se as bolsas Aquapac ou Dicapac fazem o mesmo efeito?
Susana (STACR)
Posso dizer com conhecimento de causa: não tem nada a ver. Usei uma Aquapac na Malásia e apesar de até ter conseguido alguns resultados interessantes, embaciava constantemente e era bastante complicado evitar que o saco não ganhasse formas "não-lisas" mesmo em frente à lente. Tem igualmente algum impacto ao nível da visibilidade (nestas cases especificas e rígidas, a visibilidade é muito melhor).
De qualquer forma, se considerarmos que uma bolsa Aquapac custa tipo €20, eu diria que em caso de necessidade, é melhor ter umas filmagens e fotos subaquaticas razoáveis, do que não ter

ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_IMG_7331Medium.jpg
 

jfreitas

Membro Conhecido
STACR disse:
Obg, Calu...

Sabes se as bolsas Aquapac ou Dicapac fazem o mesmo efeito?

Susana (STACR)
Olá susana existem máquinas da olympus que são resistentes à queda, á prova de água até 3 ou 10 metros e têm excelente qualidade. Como são muito compactas, tornam-se muito cómodas para viajar.

Eu ando sempre com uma, apesar de não ser a "minha máquina fotográfica", e não abdico dela porque entras e sais da água, com chuva ou sem chuva, com areia ou sem areia está sempre funcional.

Já me aconteceu no méxico... alguém escorregar com a minha canon eos 400 D e depois de 1/2 segundos de imersão... comprovou-se que não sabia nadar e agora repousa em paz no fundo de um armário... tinha 1 mês coitadinha... ainda era tão novinha!!!

Por isso é que recomendo esse tipo de máquinas (e tb fazem bons filmes)

Para quem já tem máquina obviamente que a solução do carlos é a melhor e esses sacos de que falas não são tão adaptados (nem lá perto) como a caixa dele... acabam por permitir mais condensação e fazer com que a máquina funcione pior.

As olympus custam entre 200 e tal e 300 e tal €. Existem outras marcas mas não são tão fiáveis como a Olympus.
 

calu

Membro Conhecido
jfreitas disse:
Já me aconteceu no méxico... alguém escorregar com a minha canon eos 400 D e depois de 1/2 segundos de imersão... comprovou-se que não sabia nadar e agora repousa em paz no fundo de um armário... tinha 1 mês coitadinha... ainda era tão novinha!!!
Meu deus, o horror!:s Se isso acontecesse à minha 40D, não sei o que seria de mim
 

Flecha

Membro Conhecido
candidato a report do ano...tomara eu conseguir fazer um assim! 5*.

só tenho uma pergunta: que lente tens para as fotos angulares?
 

jfreitas

Membro Conhecido
STACR disse:
Eu tenho uma mju 700. Não é à prova de água, nem 1/2 metro...

STACR

Mas dá pra levar com uns pinguinhos de água... tens aqui uma caixa estanque para a tua máquina que vai a 40m de profundidade (atenção que é a máquina... não és tu...)

PT-032

Esta caixa é da olympus e é expecifica para a tua máquina.

Como a máquina já não se fabrica deves conseguir preços bons para a caixa (é mono para quem a tem)
 

calu

Membro Conhecido
jfreitas disse:
para a tua máquina que vai a 40m de profundidade (atenção que é a máquina... não és tu...)
(Não resisto) ... José, tudo depende da quantidade de calhaus que lhe atares à cintura ;) (brincadeira!)

Flecha disse:
candidato a report do ano...tomara eu conseguir fazer um assim! 5*.

só tenho uma pergunta: que lente tens para as fotos angulares?
São fotos tiradas em separado, no meu caso com uma Canon EOS 40D com uma lente sem grandes especificidades, usando referenciais visuais (linha do horizonte, por exemplo), evitando objectos em movimento e mantendo cerca de 30% da foto anterior na foto seguinte, para depois poder juntá-las com um software de "photo stiching" (PTGui, no meu caso) e obter bons resultados.

jfreitas disse:
Mas não te disse quem a levou ao banho... foi aquela pessoa a quem nós compreensivamente dizemos... deixa lá... podia ter sido eu... acontece a qualquer um (como se fosse verdadee como se não ficássemos chateado)
Compreendo
 

MrsRabbit

Membro Conhecido
Uma caixa dessas para o meu "mono" ainda custa 170€...

Pergunto aos meus botões se valerá mesmo a pena...

STACR
 

jfreitas

Membro Conhecido
STACR disse:
Uma caixa dessas para o meu "mono" ainda custa 170€...

Pergunto aos meus botões se valerá mesmo a pena...

STACR
Mono é a caixa... e se queres uma opinião... não não vale a pena.
Por pouco mais €€€ compras uma máquina "todo o terreno"
 

MrsRabbit

Membro Conhecido
Obg, Jfreitas...

Mas este ano já não há t€mpo para isso...Acho que vou adquirir uma dicapac para minimizar a perda subaquática...

STACR
 

jfreitas

Membro Conhecido
STACR disse:
Obg, Jfreitas...

Mas este ano já não há t€mpo para isso...Acho que vou adquirir uma dicapac para minimizar a perda subaquática...

STACR
Então aqui vai uma dica importantissima:

1 - cuidado com areias, cabelos, pelos e afins no fecho do saco
o que parece estanque por vezes não é se não estiver bem fechado

2 - deixa o saco e a máquina sob a mesma temperatura (algum tempo) para minimizar o efeito de condensação e sobretudo não ponhas a máquina "quente" no saco porque aí... vai criar condensação de certeza...
boas fotos...
 

BunnyCat

Membro Ativo
jfreitas disse:
Então aqui vai uma dica importantissima:

1 - cuidado com areias, cabelos, pelos e afins no fecho do saco
o que parece estanque por vezes não é se não estiver bem fechado

2 - deixa o saco e a máquina sob a mesma temperatura (algum tempo) para minimizar o efeito de condensação e sobretudo não ponhas a máquina "quente" no saco porque aí... vai criar condensação de certeza...
boas fotos...

Olá...

Por enquanto a minha Cannon ainda dá para as curvas e enquanto não me despistar não vou gastar um balurdio noutra máquina fotográfica... embora as novas que já dão para tirar fotos de baixo de água me andem a fazer olhinhos...

Por isso para a viagem á RD vou optar pelas tais bolsas Dicapac ou lá como isso se chama... porque ao fim e ao cabo acaba por ser o preço de uma máquina descartável+revelação.

Freitas as tuas dicas são bastante preciosas... vai ser a primeira vez que vou usar estas bolsas e é sempre bom já ter uma noção do que posso e não fazer para ter boas fotos ...:(
 

jfreitas

Membro Conhecido
BunnyCat disse:
Olá...


Freitas as tuas dicas são bastante preciosas... vai ser a primeira vez que vou usar estas bolsas e é sempre bom já ter uma noção do que posso e não fazer para ter boas fotos ...
Atenção liliana. Não se trata apenas de tirar boas fotos. É preciso muito cuidado com a estanquicidade dos sacos... a mínima impureza é o suficiente pra deixar entrar água
E... as máquinas não sabem mesmo nadar! por experiência própria garanto isto.

Se fizeres uma autópsia a uma máquina que passe por água salgada vês logo do que falo... não há reparação possível.

E se acontecer... cartão imediatamente fora da máquina porque senão lá se vão as fotos + a máquina (e o cartão deve ser imediatamente limpo nos contactos)
 

calu

Membro Conhecido
jfreitas disse:
Se fizeres uma autópsia a uma máquina que passe por água salgada vês logo do que falo... não há reparação possível.
E se acontecer... cartão imediatamente fora da máquina porque senão lá se vão as fotos + a máquina (e o cartão deve ser imediatamente limpo nos contactos)
Exacto. A àgua salgada a corroer material electrónico parece àcido sulfúrico

STACR, atenção também ao ângulo do saco mesmo em frente à lente. Por vezes pode ficar ondulado e isso depois resulta em fotos com ângulos "originais" ... quando usei a Aquapac, estava sempre a verificar se o saco liso em frente da lente estava liso. Se não estivesse, tentava esticar o saco para a parte de trás da máquina para que ficasse liso à frente.
 

BunnyCat

Membro Ativo
jfreitas disse:
Atenção liliana. Não se trata apenas de tirar boas fotos. É preciso muito cuidado com a estanquicidade dos sacos... a mínima impureza é o suficiente pra deixar entrar água
E... as máquinas não sabem mesmo nadar! por experiência própria garanto isto.

Se fizeres uma autópsia a uma máquina que passe por água salgada vês logo do que falo... não há reparação possível.

E se acontecer... cartão imediatamente fora da máquina porque senão lá se vão as fotos + a máquina (e o cartão deve ser imediatamente limpo nos contactos)

Mmmmmm...:s

Tenho de ver isto com muito cuidado! Prefiro ficar sem fotos sub-aquáticas do que sem máquina...

O problema é que não gosto das descartáveis... em Xcaret, comprei uma de 27 fotos e no fim só aproveitei 5... e de qualidade muito duvidosa... Fiquei super trsite porque sei que se tivessenm ficados boas, tinha fotos maravilhosas...:(

Como quero fazer snoorkeling na excurção a Saona, não queria cometer o mesmo erro... essas bolsas são assim tão vulneráveis? :s:blush:
 
Top