Novidades

Que DSLR aconselham?

Nuno Breia

Membro Conhecido
Boas,
Apesar de gostar de fotografia não posso dizer que saiba muito acerca de assunto ou que me dedique ao tema... Regra geral quando viajo e no dia a dia a minha máquina é o smartphone, que até tem um câmara razoável, mas... Ando tentado a ir mais ao fundo da questão, mas não queria gastar muito dinheiro, cerca de 500€ já com a lente....

Gosto de fotografar paisagem, pormenores, pôr-do-sol, efeitos macro, e que seja também razoável em fotografia nocturna...
Em relação à lente tenho a ideia para iniciar seria uma entre 70 e 300 mm, que já permite algum zoom... Acham que é insuficiente e obrigatoriamente preciso de uma lente inferior, de 18 -55 mm? Em relação às objectivas já vi que as Tamron e Nikon são as que têm preços mais acessíveis, mas também já li que as Sigma e Canon são as melhores...

Obrigado pelas dicas.
 

ploferreira

Administrador
Staff
Ola,

Acho que vais precisar de uma lente mais curta, 70mm num sensor crop não te da grande margem de manobra e para paisagens não é muito indicado.

Aconselhava a começarem pela lente de kit mais versátil e mais em conta face ao teu orçamento e depois logo vês o que necessitas. Eu comecei por uma 18-55 e passei para a 18-135 e raramente sinto necessidade de maior zoom (excepto nos safaris)

Acho que das melhores propostas que andam por aí dentro desse orçamento são a Nikon 5200 ou a Canon 700d, de preferência compradas online onde o preço é por norma substancialmente mais baixo.

De qualquer forma aconselho a passares numa loja física para experimentar os dois modelos primeiro.
 

roller

Membro Conhecido
Inspiring... devias ir buscar essa maquina a Andorra... acho que ainda é a uma coisa electrónica que ainda compensa naquele pais! ;)
 

Nelson SS

Membro Ativo
@Inspiring Travels , quanto a objectivas, uma grande parte dos viajantes pensa que precisa de Zoom para ir buscar os detalhes... No entanto, precisas maioritáriamente de uma grande angular sobretudo para paisagens, pôr-do-sol ou fotografia nocturna. Digamos que, uma ultra grande angular de 10mm é fantástica, mas só aí, ias gastar todo o plafound :)

Dependendo da máquina (que não será uma full frame), terás um sensor mais pequeno que o equivalente aos 35mm, e logo terás que fazer umas contas. Por exemplo, se fores para a Canon, uma objectiva de 18mm-55mm é equivalente a 1.6x18mm - 1.6x55mm, ou seja, 28.8mm - 88mm. Desta forma, com os 18mm irás captar com facilidade uma fachada de um monumento, uma paisagem, um elefante na tailândia a 2 metros de distância, etc. Com os 55mm, conseguirás fazer um retrato a um transeunte, ir buscar um detalhe (de perto), fazer uma macro a uma flor de lótus, etc.

Seja qual for a marca pela qual optares, Canon, Nikon, Sony, Olympus, Fuji Film...
  • opta sempre por modelos pequenos. Não vais querer andar com 1kg de máquina ao pescoço!
  • opta sempre por objectivas com grande angular (exemplo: 16mm-50mm, 18mm-55mm, 17mm-85mm)
  • opta por modelos com boa autonomia
Na Canon, poderia-te aconselhar a 100D, ou uma EOS-M.
Na Sony uma Alpha 6000 ou similar
Na Nikon, talvez uma Nikon d3300

Fugindo um pouco aos orçamentos,
na Olympus uma OM-5D
e, a minha preferida, na Fuji Film uma FujifilmX100.

Se optares por umas máquinas de maior dimensão, e se fores para a Canon, as novas 760 / 750 trazem muitas melhorias em relação aos modelos antecessores. Nomeadamente um melhor sensor, mais pontos de focagem, etc. (São é um pouco mais caras).

Se comprares objectiva e máquina em separado, vê se a ojectiva anda na volta dos 17mm/18mm - 50mm/70mm/90mm.
 

Nelson SS

Membro Ativo
@E.Guerra, as bridges são excelentes opções para quem tem necessidade de muito zoom! Já vi algumas com boa qualidade de imagem, mas mesmo assim, muito limitadas face a uma DSLR. Sobretudo quando as condições de luz requerem que se aumente o ISO...

As DLSR vêm com sensores superiores, não só a nível de tamanho (maior capacidade de captar luz), mas também tecnológicamente superiores, em relação às bridges.

Uma bridge de 500€ tem um sensor de 1/2.3" (6.17 x 4.55 mm). Basicamente, é uma compacta com uma grande objectiva à frente!

Uma DLSR de 500€ tem um sensor APS-C (23.5 x 15.6 mm)... Este sensor tem uma área 13 vezes superior à dos sensores das bridges... Ora, em condições pouco favoráveis, isto vai, sem dúvida superar qualquer bridge topo de gama!

Mas, um sensor não é tudo. Depende agora do vidro que se mete à frente! E as melhores objectivas são feitas para as DSLR. E tendo a possibilidade de lentes intermutáveis nas DSLR... tens mais e melhores opções que uma Bridge. E há as objectivas "prime" que têm excelente qualidade de imagem a preços excelentes.

As objectivas que têm grandes amplitudes, *habitualmente* têm pior qualidade de imagem, e piores resultados nos seus extremos.
Quero eu dizer que, por norma uma objectiva 16-50 tem melhores resultados entre os 18mm e os 45mm (+/-), mas que, por exemplo nos 20mm tem uma nitidez muito superior a uma objectiva 16-200m nos 20mm. Por sua vez, uma "prime" de 20mm é superior que estas. Além da nitidez, há também as aberrações cromáticas... efeito barril, etc. As bridges vêm com lentes com grandes amplitudes... logo, *habitualmente*, apesar de zooms fantásticos, fracas prestações na qualidade.

Por norma, as DSLR, mesmo de gama de entrada, são muito mais rápidas, que uma Bridge. Quer seja a tirar as fotos, como a focar, etc.
 
Última edição por um moderador:

E.Guerra

Membro Novo
@Nelson SS, eu sei disso e concordo com tudo o que escreveste mas por 500€ ir buscar uma dslr + objectiva(s) não é fácil. O meu comentário foi mais à base do valor e da experiência que o inspiring travels demonstrou.
 

Nelson SS

Membro Ativo
Vou apresentar algumas sugestões, por ordem de preferência! Repara bem nesta aqui do meio... comparada com as duas mais pequenas da Canon.




No sistema "mirrorless":

Fuji X-M1 & AF 16-50mm f/3.5-5.6 OIS - 450€

Effective pixels 16 megapixels
Sensor size APS-C (23.6 x 15.6 mm)
Number of focus points 49
Weight (inc. batteries) 330 g (0.73 lb / 11.64 oz)

Dimensions 117 x 67 x 39 mm (4.6 x 2.62 x 1.54″)
Lens mount Fujifilm X

Uma nota que, as lentes para este tipo de máquina (Fujifilm X), foram construídas de modo a tirar o máximo partido do sensor.

Conclusão do review: http://www.dpreview.com/reviews/fujifilm-x-m1/12

Para mim, esta é a verdadeira máquina para viagem, com excelente qualidade de construção. Leve, pequena, bonita e com grande qualidade!


Sony alpha A5100 AF 16-50mm f/3.5-5.6 OSS - 570€

Effective pixels 24 megapixels
Sensor size APS-C (23.5 x 15.6 mm)
Number of focus points 179
Weight (inc. batteries) 283 g (0.62 lb / 9.98 oz)

Dimensions 110 x 63 x 36 mm (4.33 x 2.48 x 1.42″)
Lens mount Sony E (NEX)

Ainda não tem review: http://www.dpreview.com/previews/sony-alpha-a5100/5

A Sony não se consegue estabelecer no mercado como a Canon ou a Nikon... mas tem excelentes modelos. Esta máquina é uma excelente solução para viagem.

Tem um sensor muito bom, com grande gama dinâmica, grande resolução... Uma enorme quantidade de pontos de focagem... e tudo num corpo compacto, leve e com muitas funcionalidades. Excede o orçamento... mas há outros modelos idênticos mais baratos, por exemplo a Sony alpha A5000.

A nível de menus, penso que não seja o mais intuitivo que existe. Nada como ler o manual :)

Para mim, uma das maiores desvantagens das Sony, são as objectivas... são boas, mas não tem muitas e são caras (isto, em relação às Canon ou Nikon).

Sistema DSLR:

Nikon D3200 Body & AF-S DX 18-55 VR - 378,00 €

Effective pixels 24 megapixels
Sensor size APS-C (23.5 x 15.6 mm)
Number of focus points 11
Weight (inc. batteries) 430 g (0.95 lb / 15.17 oz)
Dimensions 124 x 98 x 76 mm (4.88 x 3.86 x 2.99″)

http://www.dpreview.com/reviews/nikon-d3300/12

Canon EOS 100D Body & EF-S 18-55mm IS STM 444,00 €
Effective pixels 18 megapixels
Sensor size APS-C (22.3 x 14.9 mm)
Weight (inc. batteries) 407 g (0.90 lb / 14.36 oz)
Dimensions 117 x 91 x 69 mm (4.61 x 3.58 x 2.72″)

http://www.dpreview.com/reviews/canon-EOS-100d-rebel-sl1/12
 
Há uns tempos andei indeciso que máquina comprar e acabei por comprar uma Sony Nex-3N (já não existe, mudaram a designação para Alpha).

É uma maquina mirrorless, tem sensor APS-C, e possibilidade de trocar lentes.
Comprei na altura a gama mais baixa porque ainda não conhecia a arte (e ainda não conheço, sou um amador), nem a maquina. Apenas os reviews.
E se mais tarde gostasse, poderia realizar o upgrade.

A qualidade da imagem é de facto muito boa, a maquina tem tamanho pequeno, com a lente 18-55mm quase parece uma point-and-shot.

No entanto, existem dois "problemas" para mim:
- Menu confuso e fraco... Fiquei na esperança que algum upgrade de firmware alterar-se isso, mas ainda não aconteceu
- O facto de trocar de lentes (18-55mm e 55-200mm), por vezes em alturas mais complicadas, fez com que algumas fotos ficassem estragadas devido a entrada de pó. Vou ver se perco o amor a 700€ e comprar uma lente com maior amplitude (18-200mm) para as saídas mais "agressivas" evitando assim a troca de lentes.
 
Última edição por um moderador:

Nelson SS

Membro Ativo
Por acaso estava-me a esquecer desse detalhe. Há máquinas com sistema integrado de limpeza do sensor...

Eu excluí logo os modelos como o Canon 1200d, porque não tem o sistema de limpeza. A 100D já tem (tal como a 500D, 600D, etc). Eu tenho uma Canon 550D + 3 objectivas. Sempre que troco de objectiva, tenho cuidado e activo a limpeza... após 3 anos de uso, o sensor está impecável.

Dos modelos que apresentei, penso que só este da Sony é que não tem o sistema integrado de limpeza, e por aí, já é uma má opção. Contudo, existem kits de limpeza apropriados. É uma questão de comprar e fazer a manutenção de vez em quando... @Filipe Alexandre, é isso que aconselho, em vez de comprares uma 18-200! E pelo preço, se dizes que a objectiva custa 700€, e se o tamanho conta, tentava vender essa máquina e comprava uma nova com sistema de limpeza... Há boas opções... Por exemplo, a Olympus tem o modelo OM-E5 em fim de linha e está em bom preço.

A Sony tem, efectivamente, menus complicados :( Nada melhor que uma "old school" como a Fuji XT-1 :), ou mais low-cost, a acabada de sair XT-10 (embora não seja made in Japan :( ), ou... mesmo a que aqui sugeri X-M1!

Não é preciso uma boa máquina para boas fotos. Basta uma máquina que seja fácil de usar, e nas viagens, fácil de transportar e que tenha uma qualidade de imagem relativamente boa.
 

Nuno Breia

Membro Conhecido
Obrigado pelas dicas, algumas delas são mesmo preciosas...! A bridge sempre foi a opção que pensei, acho que dá perfeitamente para o que uso, mas as bridges têm um contra que já foi aqui referido, a velocidade de disparo e a focagem (quem viajou à Ásia com câmaras de focagem e disparo lento sabe o quantidade de possíveis fotografias maravilhosas que se perde...), e este é talvez o principal motivo por pensar numa DSLR...

A Nikon 5200 sempre esteve como opção, é unânime em todas as reviews que é a melhor para iniciantes e quem não pretende gastar muito...

Mas por acaso hoje dei uma vista de olhos na Worten e vi um D3300 com 2 objectivas, 18-55G+55-200 VR ... As qualidade das objectivas não faço ideia, mas a grande diferença entre as máquinas são os pontos de focagem, a D5200 tem 39 e esta apenas 11, se isso é muito relevante ou não, não faço ideia... Alguém tem ideia se estas objectivas são de boa qualidade?
 

Nelson SS

Membro Ativo
As Nikon 5200 ou 5300 são excelentes, mas são granditas... Se não te importares com o tamanho e o peso são boas escolhas. São 555g, só pelo corpo + bateria. Uma objectiva pequena que sejam mais 250g... E tens aí motivos para arranjares uma lesão :p

Os pontos de focagem são importantes sobretudo em situações "rápidas", pois é o que a máquina vai usar para focar. Ou seja, se vais fotografar uma paisagem, às tantas, só precisas de 1 ou 2 pontos de focagem. E tens sempre a focagem manual para pequenos ajustes...

Em focagem automática, quantos mais pontos de focagem tiveres, menor a probabilidade de obter um resultado desfocado. Por isso, sim, a diferença é muita sobretudo em situações "rápidas". Desses pontos de focagem, há alguns que são especiais, são os do tipo cruzado (cross-type). A 3300 tem 1, a 5200 tem 9!! Ora, estes pontos são úteis para focar situações mais difíceis.

Na prática... a história é outra! Na maior parte das situações... 2 ou 3 pontos seriam suficientes. É também uma questão de saber usar aquilo que temos, conhecendo as capacidades e as limitações.

Quanto a objectivas, a Nikon não é o meu mundo, mas as Nikkor que vêm no kit costumam ser jeitosas. Depois se não gostares do que tens, vendes e compras outras de acordo com as tuas necessidades.

Pessoalmente, entre a 5200 e a 3300, ao mesmo preço, preferia a 5200, apesar de ser mais pesada.
 

ClaraVieira

Membro Ativo
Eu não percebo muito deste assunto. Mas este ano quando decidi ir à Tailândia a minha 1a grande viagem, decidimos comprar uma maquina fotográfica melhor. Então fizemos imensas pesquisas e muita leitura depois compramos a sony alpha 6000. É mais pequena e leve que a maioria das maquinas mencionadas anteriormente da canon por exemplo, numa viagem não vamos querem andar com muito peso atrás... e tira optimas fotos, pode não ser tão intuitiva nos menus como já mencionaram de algumas sony, mas é uma questão de habito. Compramos pelo amazon es que ficava mais barata!
 
Última edição por um moderador:

carla08

Membro Conhecido
Clara Vieira, era mesmo uma desse género que gostava de ter para levar de férias. Tenho uma canon 500D, que é pesada e cada vez gosto menos de a usar nas férias, não é nada prática. É boa, noutras ocasiões, se for para fotografar com tempo. Nestas últimas férias praticamente usei o telemóvel. Em relação às lentes, a 18-55mm que vinha incluída no kit, não é nada de especial.
 

Nelson SS

Membro Ativo
Clara Vieira, era mesmo uma desse género que gostava de ter para levar de férias. Tenho uma canon 500D, que é pesada e cada vez gosto menos de a usar nas férias, não é nada prática. É boa, noutras ocasiões, se for para fotografar com tempo. Nestas últimas férias praticamente usei o telemóvel. Em relação às lentes, a 18-55mm que vinha incluída no kit, não é nada de especial.
A 18-55 que vem no Kit é de plástico é "made in china". Quanto à STM, não sei, mas se for uma IS (MK) II, são bastante razoáveis. É uma objectiva barata.

@ClaraVieira, foi boa escolha. Concordo que para viagem, tem de ser uma máquina pequena, e essa deve ser das melhores na relação "qualidade/peso" :)
 

Snider

Membro Conhecido
@Inspiring Travels , não sei se já compraste mas se ainda não, por favor não vás para uma Bridge. É dinheiro deitado ao lixo. Uma boa compacta (as canon S100, S110, S120) são muito melhores que as bridge (sensor, amplitude, ISO, abertura da lente, tecnologia, mais leves, super pequenas). Se é para mandar dinheiro ao ar e aprenderes algumas coisas com uma máquina é preferível comprares uma boa compacta do que uma bridge, que a unica vantagem que tem é o grande zoom optico.

Eu tenho uma canon S100, paguei muito dinheiro por ela. foi a minha primeira camera, serviu-me para praticar e aprender coisas (tem muitas funcionalidades manuais). Neste momento, sinto que preciso de uma melhor, e quando tiver uns trocos a mais, em principio irei comprar uma mirrorless!
Pequenas, leves, bonitas, não dão muito nas vistas, têm um sensor praticamente da mesma qualidade que uma DSLR "barata", e é o que eu preciso para uma viagem. Prática e de qualidade.
 

cRaZyzMaN

Membro Conhecido
a que tenho custa metade do que queres gastar sony h400 chegou esta semana, para mim chega e sobra

a nikon foi para a amazon, pois a marca desde dia 1 de agosto que lhes mandei mail no suporte, apenas recebi o mail de volta a dizer que tinha sido registado blá blá blá, ou seja hoje 13 e resposta da nikon 0, coloquei logo de parte, pois se tenho um problema e via mail nem responde fará se envio a máquina

A amazon resolveu a questão em 1 dia entre eu mandar mail e receber refund

Ao comprares a máquina escolhe bem onde compras e que marca compras
 

Diogo Barros

Membro Conhecido
Top