Novidades

Opiniões Cayos de Cuba pela Sonhando

Cristina Sousa

Membro Conhecido
No meu quarto não faltavam bocados, mas era antiguinho que bastasse.....
O chuveiro era do século passado, mas ia deitando água.....
Já sabia que o hotel não era novo, mas apresenta-se como remodelado em 2011 (algo que depois de conhecer tenho de considerar publicidade enganosa)
O meu quarto foi um dos afectados pela falta de água quente durante um dia inteiro........ mas à noite lá voltou! Não se morre por isso, mas mói!
Mas continuo a dizer que o pior de tudo é o serviço de bufet.... :thumbdown:
Se isso não conta para a atribuição das estrelas.....já são outros quinhentos....
 

toly

Membro Ativo
Vou falar por mim.
Estive 14 dias no Mélia Cayo Coco, e tendo em consideração o que paguei, o estado geral do hotel e a comodidade da viagem e transfer, fiquei bastante satisfeito com a estadia em relação ao binómio qualidade/preço.
Agora se me focar só nas coisas que no meu entender foram menos boas ou até mesmo muito más, e relativamente a outros destinos, a principal causa dessas deficiências deriva fundamentalmente da atitude de alguns funcionários( homens e os mais velhos) que aparentavam a maioria das vezes estar a fazer um grande frete para fazerem o trabalho para que são pagos.
Quem os via e não conhecia a situação até julgava que eram donos daquilo tudo.
Sem fazer alaridos e sem agressividade, a isto reagi lá e com quem (teoricamente) deveria ter responsabilidades na gestão das áreas que considerei mais ineficazes.
Até me ofereci a um rapazito de gravata que andava pelo buffet e seria o responsável pela área, para fazer umas horitas de trabalho não remunerado a pôr as mesas e a reabastecer a comida nos balcões enquanto os funcionários dele estavam a descansar na copa.
Seria, no entanto, injusto não salientar o excelente trabalho de alguns funcionários que para além do serviço que lhes competia, ainda tinham que fazer o trabalho dos coirões.
A esses compensei o profissionalismo e atitude da forma que achei mais adequada, sem que com isso me sentisse quase coagido.
Também ajudou um pouco na estadia o facto de ser a minha segunda estadia em Cuba e já ter conhecimento de alguns truques que se usam por lá.
Houve no entanto alguma "evolução" e o descaramento efalta de vergonha é maior e mais evidente.
E a tendência será para piorar se não houver ninguém que controle aquilo.
 

RBB

Membro Novo
pabecada disse:
RBB, esteve no melia cayo guilhermo não esteve?
No aeroporto, na vinda, fiz conversa com uma senhora que esteve nesse hotel e perguntei-lhe o que achou. A resposta foi: - o quarto já precisava de manutenção, faltavam bocados à porta da casa de banho, mas passo pouco tempo no quarto. A comida era fraca, mas ainda bem que fomos para lá porque é o hotel mais bem cotado dos cayos, no tripadvisor. Adorámos. Ainda bem que não fomos para o Pestana porque está menos cotado.
pabecada Sim infelizmente estive no Melia cayo guilhermo. Confirmo o que ouviu. o meu quarto também já precisava de remodelação principalmente a zona do WC que nem azulejos tinha, a porta do roupeiro estava estragada e o frigorífico fazia mais barulho que um compressor lol. Mas isso sinceramente foi o que menos me aborreceu. Quando aluguei o taxi para ir a Cayo Coco às compras (ao shopping :D ) o sr. do taxi (muito simpático) levou-me a conhecer ao Hoteis Pestana, Trip e Mélia Cayo Coco. Pelos vistos é conhecido de lá. Chegava a portaria dos hotéis e dizia que éramos portugueses do 1.º voo directo para os Cayos e que queríamos conhecer o hotel e tirar fotos para levar para portugal. Em todos eles esperámos 2/3 minutos por autorização para entrar e obtivemos autorização para os visitar. Daquilo que vi, qualquer um dos três teria sido melhor escolha à excepção da praia, que sem duvida a do Melia Cayo guilhermo é muito superior (para mim). Pessoalmente gostei bastante do Pestana .
 

pabecada

Membro Ativo
toly disse:
Vou falar por mim.
Estive 14 dias no Mélia Cayo Coco, e tendo em consideração o que paguei, o estado geral do hotel e a comodidade da viagem e transfer, fiquei bastante satisfeito com a estadia em relação ao binómio qualidade/preço.
Agora se me focar só nas coisas que no meu entender foram menos boas ou até mesmo muito más, e relativamente a outros destinos, a principal causa dessas deficiências deriva fundamentalmente da atitude de alguns funcionários( homens e os mais velhos) que aparentavam a maioria das vezes estar a fazer um grande frete para fazerem o trabalho para que são pagos.
Pois, mas parece que esse é o melhor dos cayos.
 

toly

Membro Ativo
Pelo que vi quando fui ao Meliã Cayo guillermo, também me pareceu que tinha feito boa escolha em relação ao que pretendia das férias.
No entanto, a praia do cayo guillermo é muito mais bonita até chegar à zona das pedras.
O buffet do cayo guillermo tinha a vantagem de ter a zona dos assados dividida em carne e peixe, o que atenuava a confusão.
A comida era basicamente a mesma e a apresentação era razoável.
O serviço ao almoço ainda foi pior que o do Melia cayo coco( compreendo perfeitamente as queixas).
O hotel em si e os jardins, tirando a parte dos blocos de alojamento, pareceu-me mais bonito que o Melia Cayo Coco.
O Melia cayo coco era mais sossegado e organizado e parte do serviço era incomparavelmente melhor( fui beber café depois do almoço e os moços do bar, durante a longa espera, nem se dignaram a olhar para nós. Tive que ir interromper a conversa dos rapazes para fazer o pedido, o qual atenderam com grande sacrifício e desagrado evidente. Quase me senti tentado a pedir desculpa por estar a incomodar).
A piscina do Cayo guillermo era bastante maior que a do cayo coco.
Num hotel só para adultos, parece-me estranho que metade da piscina tenha só 40cm.

não me arrependo nada de ter evitado cayo coco este ano ..... e mudado para a direção oposta
Não digas isso ó Flecha.
Fui quatro anos para onde tu vais este ano e cheguei a demorar 32 horas a chegar a casa e a ter que dormir em Londres.
Este ano precisava de descanso.
8 horas de avião e 15 minutos de transfer são um luxo.
 

toly

Membro Ativo
Não me posso pronunciar.
Nunca lá fui.
Para ter animação, vou para Ibiza ou Maiorca.
 

martinsjoao

Membro Conhecido
A minha experiência no Melia Cayo Guillermo:

Queria ter feito o meu report, mas não está fácil ver as fotos todas, pelo que vou dar aqui a minha opinião aqueles que ainda vão até Cuba.

A minha viagem foi feita pela Travelplan, saída Porto-Madrid-Havana. Optei pelo combinado, pois após várias pesquisas percebi que não teria mais preços. Mas deixo para o report esta questão.
Aquando da minha marcação fui alertado para várias coisas pela minha agência, entre elas:
- os voos de Havana-Cayo Coco, ou no sentido inverso, são frequentemente cancelados, a maior parte das vezes por causas meteorológicas;
- os hotéis eram bastante inferiores aos da República, México, Jamaica, etc.
- a variedade de comida idem;

Mesmo depois de alertado e de estar a contar com isto, decidi ir a Cuba. Era um desejo antigo e queria conhecer o quanto antes Havana.

Cayo Guillermo: AMEI!
Hotel: ................. e passo a explicar:
A mim não me mete confusão o hotel ter uma construção fraca, estar a precisar de obras, ou de me terem colocado só uma cola no minibar... também não me importo que não me troquem as toalhas só dia sim dia não (que por acaso até trocaram todos os dias). também não me preocupo muito com restaurantes temáticos ou com piscinas grandes ou pequenas...... mas realmente o Melia Cayo Guillermo foi uma desilusão, essencialmente, pelo serviço.

Recepção: antipáticos, não colaborativos, sempre a despachar....
Edifício: não muito bonito, simples, áreas comuns aparentemente limpas, mas com muito lixo logo ali ao lado.

Piscina: enorme, mas a lona precisa de ser trocada, pois tem altos... mas a piscina nestes destinos, para mim, só serve para a "limpeza do sal" antes do regresso ao quarto.

Quarto: limpo, 4 toalhas de banho trocadas diariamente, minibar não utilizado, mas com menos bebidas quando sai, cama limpa, RTPi no quarto, a minha mulher ficou sem perfume no frasco!!!!! Nem queríamos acreditar quando regressamos a Havana e vimos aquilo. Nunca deixamos nada à vista no quarto, no entanto perfumes, cremes, escovas do cabelo (a dos dentes ficam guardadas d= ) e isso costumam ficar... primeira vez que nos aconteceu tal;

Atendimento em geral no hotel: péssimo. estão constantemente a aguardar propina ou então demoram muito a atender. Eu compreendo que eles esperem a "moedita" (sim, vá lá que com 0.25CUC já ficavam satisfeitos), mas como vou eu dar uma moeda a quem não é simpático? Sempre achei que a gorjeta era pela satisfação do serviço.

Nos bares era inacreditável a má cara que faziam a cada pedido. No início não liguei, depois fiquei a achar que era eu que estava a cismar, mas depois confirmei que a falta de "moeda" ajudava a que eu esperasse imenso e que fosse sempre mal atendido;
No buffet, a comida não era abundante, tal como me tinham dito, mas nunca pensei que fosse mesmo tão reduzida. Tinha a hipótese de grelhados (peixe ou carnes), mas a espera era longa e, dependendo do senhor que lá estava, por vezes parecia sal com carne... mesmo eu pedindo sem sal.
O atendimento para nos trazer as bebidas era lento, lentinho... até ao cumulo do último dia em que eu acabei de jantar e ainda não me tinham trazido a bebida. Depois de estar totalmente passado com esta rotina ainda pedi para falar com o chefe, mas uma colega veio logo trazer-me as bebidas e o fulano veio pedir muita desculpa e que "era humano, se tinha esquecido, que pedia imensas desculpas"... só que isto foi rotina durante a minha estadia no hotel. acabei por não reclamar, porque a minha mulher pediu para não o fazer; atenção à limpeza dos guardanapos.... constantemente estão SUJOS!
e, para mim, esta situação das bebidas era facilmente resolvida se as bebidas também fossem self-service... evitava uma das maiores queixas, pelo menos da minha parte;

"barbecue da praia": atendimento demorado (já escrevi isto alguma vez?), mas a situação mais incrível foi quando eu já tinha pedido há mais de 20min, chegaram uns canadianos, foram logo atendidos, deu-lhe uma nota e passado 1min tinha a comida na mesa.... primeiro do que eu!!!!!!

Equipa de animação: normalmente eu e a minha mulher passamos ao lado destes serviços, não porque não gostemos, mas porque preferimos estar "na nossa". No entanto à noite gostamos de assistir aos "shows".... ficamos pelo primeiro. No final do show vieram buscar os clientes para dançar no palco.... e no final, para surpresa da minha mulher que tinha sido uma das que foi "arrastada", a bailarina pediu-lhe directamente DINHEIRO. não voltamos mais....... não está em causa se merecem ou não, mas pedir assim directamente? no máximo colocavam lá um cesto ou algo para quem quisesse dar, tal como já vi noutros locais, mas arrastar e pedir, acho que foi exagero.

Centro náutico: o TI garante uma série de coisas grátis, no entanto quando chegam lá a requisitar eles dizem sempre o mesmo: é grátis, mas tem que dar uma "propina". Assisti isto com duas pessoas....

Para o fim deixo uma das histórias que mais "gosto: num dos dias estava a decidir se ia comer massa ou não e o senhor que lá estava começou a falar comigo e de repente começa a dizer-me que os clientes tem muito dinheiro, que ele está ali ao calor e ganha pouco e que eu lhe podia arranjar...................... memórias para o computador!!!!!!!!!!!!!!!!!

Eu dou gorjetas quando acho que tal é merecedor, respeito quem dá por tudo e por nada e compreendo ainda mais quem se recusa a dar pois pagamos por um serviço,e não pagamos pouco, e não faz sentido sermos bem atendidos ou não mediantes darmos gorjeta ou não. O serviço devia ser exemplar para todos, e no final partia de cada um dar ou não gorjeta. Ou então, os operadores que digam: tem que dar X para gorjetas e não nos preocupamos mais com isso. É que eu quando opto por um TI um dos objectivos é a carteira ficar arrumada até à data de regresso.

Definitivamente o que mais me incomodou na estadia era o desconforto que sentia cada vez que tinha que depender de um serviço do hotel. Nunca me tinha sentido assim, nem na Jamaica onde pediam "tips" por tudo e por nada.

No entanto, o hotel tem uma praia que nos abstrai de TUDO! Que maravilha.....
Não me perguntem se recomendo, mas posso deixar uma sugestão:
Se quiserem ir a Cuba e depois fazer uns dias de praia, Cayo Guillermo tem uma praia fabulosa, linda, com uma água espectacular. Se o objectivo for só fazer praia, há destinos mais em conta e que oferecem muito melhores condições e praias muito boas, também.

ai966.photobucket.com_albums_ae144_martinsjoao_Cuba_7D_1045_6_7_x3.jpg



P.S. - Esqueci-me de referir outro pormenor: às 06:45 já havia pessoas a marcar cadeiras......... na sua maioria portugueses.
 

RBB

Membro Novo
Subscrevo tudo em relação ao Hotel Cayo Guilhermo à excepção da limpeza do quarto e da troca das toalhas que no meu caso se esqueciam de trocar...pelo menos até reclamar e deixar moedinha lol
 

Nuno André

Membro
Ola a todos,

Regressei esta semana dia 05 de Agosto de Cayo Coco mais especificamente do Hotel Pestana Cayo Coco e uma coisa vos digo se a qualidade das águas quentes e praia maravilhosa fosse da responsabilidade da gestão do Hotel tinham sido umas férias miseráveis!!!

Começou logo com a entrega das malas nos quartos após aguardar mais de uma hora que a mesma fosse entregue desisti e por iniciativa própria fui ao encontro da viatura que andava a efetuar a entrega das mesmas e transportei-a para não estar mais tempo a aguardar. (tudo por causa da Gorjeta)

Os quartos estavam limpos contudo o lençol estava roto a reposição de gel de duche e champô não foi efetuada durante a semana, só toalhas e água.

A manutenção do hotel é muito fraca foi efetuada reclamação por cliente português da passagem (ponte) que passava a meio da piscina para não ter que dar a volta a piscina na deslocação entre os quartos e o Buffet ou Lobbie, porque tinha uma madeira partida com um buraco e falhas de madeira, o hotel fechou a mesma e não foi efetuada a reparação durante a semana toda que lá estive. O mesmo problema se verificou em relação ao caminho de acesso á praia com madeiras soltas contudo essa não poderia ser fechada porque era o acesso há praia e não havia outra forma de efetuar a passagem num local próximo.

Referente ao restaurante buffet no pequeno almoço quem chegasse um pouco mais tarde já não tinha a quantidade e variedade de comida, assim como a qualidade da comida era fraca e reposição da mesma muito demorada.

Referente ao restaurante de junto á praia (churrasco) a confecção da comida era má assim como o arroz era feito ao ar livre e deixado ao sol.

A minha esposa teve uma intoxicação alimentar grave desmaiou esteve de estar a soro e restantes dias com alimentação mais cuidada. As restantes férias foram efetuadas de uma forma muito mais preocupada com tudo o que se comia.

No bar do Lobbie numa noite após pedir uma bebida serviram-me em copo de plástico porque não tinham copos de vidro a maquina que lavava não estava a
funcionar.


No Checkout para pagar a despesa de enfermaria apresentei o cartão visa para mas não tinham maquina a funcionar na recepção para efetuar o pagamento foi me pedido que fosse trocar dinheiro claro que com valor de cambio que é favorável ao hotel!

Enfim prefiro as aguas 2 ou 3 graus mais frias e ir para Punta Cana pois já lá Estive 3 vezes em hotéis diferentes e fui muito mais bem recebido!!

Para terminar, as férias foram salvas pela Praia de Aguas Calientes e o grupo de Portugueses fantásticos que nos juntamos e que passamos horas intermináveis a rir e conversar!!!!
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Boas,

Isto pelos vistos tem tendência a piorar ano após anos... :(, tem tudo para ser um destino fantástico e enfim...

Queria pedir um favor a quem ainda vai.... Reclamem lá no hotel e tragam copia da reclamação (não sei e vai adiantar muito), mas se não o fizerem quando chegarem cá e reclamarem não vão ter grandes hipóteses...

Vai ser a vossa palavra contra a do hotel... além de que o hotel vai responder (típico) estiveram cá.. e nunca reclamaram pois se o tivessem feito tínhamos resolvido o assunto ;)


Boas Viagens para Todos
 

Flecha

Membro Conhecido
Não digas isso ó Flecha.
Fui quatro anos para onde tu vais este ano e cheguei a demorar 32 horas a chegar a casa e a ter que dormir em Londres.
Este ano precisava de descanso.
8 horas de avião e 15 minutos de transfer são um luxo.
tenho 2h30m em transito no dubai e 4h na volta pela Emirates... isso já foi tempo em que para se lá ir, teríamos de ir a uma escala em qualquer lado.
Já li que, varias pessoas foram a londres, mas tudo depende dos horários, porque se não houvesse emirates, era via Instambul...onde se faz apenas uma escala e não as duas BA, Qatar e Ethyad

Bendita Emirates .
 

Flecha

Membro Conhecido
outra coisa que quero acrescentar. Ás vezes lê-se nas entrelinhas neste fórum, e descobrimos coisas que se adequam perfeitamente às situações....

há uma forista (de quem gosto particularmente...LOL ) que tem na assinatura do seu perfil

"Todas as viagens são lindas, mesmo as que fizeres nas ruas do teu bairro. O encanto dependerá do teu estado de alma.”

é isto que as pessoas têm de levar em mente qd vão de ferias. seja para os cayos, seja para Marrocos, para tunisia..ou para o bairro do vizinho.
 

Nuno André

Membro
Flecha disse:
outra coisa que quero acrescentar. Ás vezes lê-se nas entrelinhas neste fórum, e descobrimos coisas que se adequam perfeitamente às situações....

há uma forista (de quem gosto particularmente...LOL ) que tem na assinatura do seu perfil

"Todas as viagens são lindas, mesmo as que fizeres nas ruas do teu bairro. O encanto dependerá do teu estado de alma.”

é isto que as pessoas têm de levar em mente qd vão de ferias. seja para os cayos, seja para Marrocos, para tunisia..ou para o bairro do vizinho.
Até certo ponto concordo consigo e com a assinatura da forista de quem particularmente gosta!!! Mas eu quando vou fazer viagens nas ruas do meu bairro não gasto 2.000€ Abraço.
 

Pena

Membro Ativo
Eu mantenho a minha opinião de que os operadores tem uma boa fatia na responsabilidade de informar os clientes quando sabem que as espectativas são elevadas.. e o destino não está a 100%.
Não digo que seja culpa deles as atitudes de alguns locais, mas também não acredito que não conheçam o que estão a vender.
 

Tiquiss

Membro Conhecido
Algumas perguntas que me surgem após ler esta troca de ideias:


- São os operadores que decidem o destino para onde os clientes vão?

- São os operadores que decidem para que hotel os clientes vão?

- São os operadores que têm conhecimento da forma de viver / estar da população local do destino escolhido?

- São os operadores que têm culpa da existência de atrasos nos aeroportos?


Que culpa tem um operador de que a cama esteja mal feita, ou que o restaurante do hotel escolhido decidiu repetir mais do que 2 vezes a mesma refeição, na mesma semana?

Aproveito também para perguntar... quando falam em operador, estão também a falar em agência de viagens? É tudo no mesmo "saco"?


P.S. - Ainda assim, acho que quem tem reclamações, por direito próprio, deve reclamar nos devidos locais. Acima de tudo, queremos todos usufruir ao máximo das nossas férias :)
 

Paula Sá

Membro
Adorei Cuba, regressei do Pestana fiz o circuito colonial.

de quase 300 passageiros que aterraram em Cuba dia 28 apenas 15 fizeram o circuito, mas vale a pena sem duvida e também acho que tivemos sorte com o nosso Guia, Jorge Perez.

qualquer duvida, ao dispor
 

Oscar Reis

Membro Conhecido
Tiquiss,

Tudo o que está no catálogo é da responsabilidade do Operador (corrijam-me se estiver enganado).
Se não tiveres outras formas de te informar sobre o destino, é de lá que se tiram as informações...

Repito, corrijam-me por favor...
 
Top