Novidades

Opiniões Cayos de Cuba pela Sonhando

RBB

Membro Novo
Caro ANOBRE é óbvio que não levo a mal. Isto são apenas opiniões pessoais que valem o que valem. E qd escrevi cancelar é relativamente ao hotel e não ao destino em si que é maravilhoso. Nem tudo é mau. Adorei a praia do hotel, a praia pilar um pouco mais ao lado, os serviços médicos do hotel e o pessoal de manutenção dos jardins do hotel tb achei mt simpáticos. Apesar de já conhecer muitos destinos apresentei pela primeira vez uma reclamação. Tenho esperança que a reclamação que apresentei em cuba e em Portugal contribua para que daqui a uns tempos qd consultar o portal das viagens a opinião de quem regresse de lá seja positivo porque aquele destino merece. Abraço
 

Pena

Membro Ativo
Eu penso que todas as vossas opiniões (dos que estiveram lá recentemente) são mais que válidas.

É evidente que cada um tem as suas espectativas, todas as experiencias dos utilizadores são mais que uteis. Esta é a grande utilidade deste forum, para o bem e para o mal.

Nenhum operador ou agencia de viagens está a vender Israel! porque será? não terá praias e hoteis 5*?

Eu vejo as coisas da seguinte forma, quem vende um produto (neste caso organizado antecipadamente) tem responsabilidade...

Ainda hoje nas webs dos operadores se mantêm só fotos de tudo muito bem arranjado, será que eles desconhecem a realidade?

Justifica-se vender sem informar?

Repito é a minha opinião pessoal.
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Boas,

Tenho algumas duvidas e se alguém que veio de lá agora pudesse esclarecer era óptimo...

Falaram com cubanos??? o que é que eles dizem??? acham que as coisas estão melhores para eles??? continuam a ter o brutal ordenado que tinham no passado???

Obrigado
 

martinsjoao

Membro Conhecido
Paulo Leite disse:
Boas,

Tenho algumas duvidas e se alguém que veio de lá agora pudesse esclarecer era óptimo...

Falaram com cubanos??? o que é que eles dizem??? acham que as coisas estão melhores para eles??? continuam a ter o brutal ordenado que tinham no passado???

Obrigado
Boa tarde.
Eu falei....
Relativamente aquilo que a minha mãe me contava (tinha lá estado em 94) e de pessoas com que me cruzei que já não era a primeira vez em Cuba, há muita coisa que mudou.

Os salários de pessoas que trabalham para o estado continua a rondar o máximo de 20€/mensal, a questão é que hoje já começam a aparecer empresas privadas.No entanto, como não há uma movimentação interna de dinheiro, a não ser de turistas, os salários não devem ser muito superiores a isso.

Daquilo que ouvia, daquilo que vi e ouvi, penso que estão mesmo melhores. O único problema continua a ser as condições de habitação. No entanto, segundo me disseram, poucos são os que não tem água e luz em casa, não há fome e a saúde e educação mantém-se gratuitas para todos.

Se a pergunta dos salários foi por causa do constante pedido de gorjetas, a mim o valor continua a ter o mesmo. As pessoas podem/devem dar gorjeta mediante a sua vontade e serem bem atendidos ou não...... o pedir de gorjeta constante e abusivo torna-se irritante e desconfortável.
Mas eu compreendo o porquê das gorjetas, eles em menos de uma década abriram "os olhos" e perceberam que com estas gorjetas podem fazer mais num dia que durante o mês inteiro. Sendo compreensível a ânsia pela propina, já que na cabeça deles quem está ali terá muito dinheiro e não será uma moeda a fazer diferença.

Por curiosidade, eu fui comer um gelado ao Coppelia em Habana e paguei, se a memória não me falha, 2.50CUC por um gelado com duas bolas! A gelataria tinha uma fila, sem exagero, de 300m! Perguntei como é que tinha tanta gente, se o gelado custava 10% do salário.... a resposta foi a que eu previa: eu paguei o preço de turista, o cubano para comer o mesmo gelado que eu tinha acabado de comer pagava 5centavos. Significa isto que eles tem salários miseráveis, mas o custo de vida também é muito baixo. Se compararmos com um salário de 600€ português, não sei quem terá mais dificuldades em gerir o mês.... não obstante todas as dificuldades que passam a nível de carro próprio, habitação degradada, etc., que não poderá ser comparado em virtude do regime que ali impera.

Outra coisa, eles estão ansiosos pelo fim do embargo! O fim do embargo levará cerca de 5milhões de americanos por ano lá... neste momento eles têm cerca de 3 milhões de turistas anuais!

O que eu me apercebi mesmo? quem já conheceu Cuba, não deve voltar, pois há muita magia que desapareceu! Eu amei Cuba, amei Habana e amei a praia em Cayo Guillermo.

Volto a dizer: se o objectivo for só fazer praia, ponderem a viagem a Cuba.... mas ir a Cuba e ir só para praia é um CRIME, e será ainda maior se pensarmos que a mudança continuará a ser gradual e que aquilo que diferenciava Cuba de outros locais irá desaparecendo no tempo.
Se quiserem ir a Cuba e fazer praia, os hotéis serão todos similares, pelo que a melhor opção é procurar boa praia.... e aí, Cayo Guillermo dá cartas, mesmo o hotel Melia ter um serviço, PÉSSIMO.
 

toly

Membro Ativo
Paulo Leite disse:
Boas,

Tenho algumas duvidas e se alguém que veio de lá agora pudesse esclarecer era óptimo...

Falaram com cubanos??? o que é que eles dizem??? acham que as coisas estão melhores para eles??? continuam a ter o brutal ordenado que tinham no passado???

Obrigado
Está muito diferente.
Para melhor e para pior.
A opinião das pessoas com quem falei, e são os mais privilegiados pois estão ligados à industria hoteleira, era de que a nível material as coisas estavam a melhorar bastante, embora lentamente.
Para isso contribui imenso a nova medida adoptada pelo governo que concede um crédito, não sei em que condições, de 10.000 pesos por família.
Muitos estão a aproveitar para reabilitar e aumentar as habitações.
Também estão a instalar e fornecer internet à população.
A lista de espera é enorme mas o preço é inacreditável-1,5 pesos por 11 meses.
Os ordenados, para os nossos padrões, são baixos.
Entre os 50 e 60 CUC.
Resta saber o preço dos bens e serviços por lá.
É preciso saber quanto pagam pela habitação, transportes, saúde, educação, água e electricidade, para enquadrar o valor real do salário.
Em conversa com um cubano, quando lhe disse os valores médios do que pagava em Portugal pelos bens e serviços acima, o homem ia desmaiando.
Algumas coisas até nem queria acreditar que fossem pagas.
A realidade é totalmente diferente da nossa e a comparação é quase impossível.
A parte pior para o turista é que este destino não é propriamente um destino de 3º mundo e de analfabetos e coitadinhos.
O malandro por aqui tem um nível médio de educação superior ao nosso.
As coisas são muito mais elaboradas e encenadas que num destino típico da zona.
É preciso estar com os dois pés atrás quando se contacta com algumas pessoas ou poderão haver surpresas desagradáveis.
O que notei também foi que havia um maior descaramento e até uma certa agressividade na abordagem ao pato(nós, os turistas).
 

Barata

Membro
É a primeira vez que escrevo no portal das viagens, embora já o tenha feito no Tripadvisor, assim que cheguei do Pestana Cayo Coco, dia 29 de Junho.
Realmente a minha expectativa, era muito grande, por ser um Cayo em Cuba.
Não volto porque de todos os lugares que já visitei nas Caraíbas, este tirando as praias mais bonitas que já vi, o resto deixa muito a desejar.
No Pestana, a indicação de um cheff português é totalmente falsa. O cozinheiro veio embora .... A comida é horrível.
O Pestana estava cheio de cubanos que comiam tudo o que lhes aparecia pela frente... Não falem dos Portugueses,a deixar lixo espalhado por todo lado, não é verdade. Vi cenas impossíveis de descrever, por parte dos cubanos no restaurante.
Só quero alertar as pessoas que sofram mais com os mosquitos para evitarem os Cayos pois a partir das 19.00, torna-se impossível andar fora da habitação.
Eu que gosto de caminhar na praia e ver amanhecer, estava fora de questão, devido aos mosquitos. Basta dizer que passa a fumigação ás 06.30 pelos blocos de apartamentos e só aí é possível saír da habitação e depois nova fumigação por volta das 19.00. Fica o aviso, para que não larguem pipas de massa na enfermaria do hotel.
 

pabecada

Membro Ativo
Barata disse:
É a primeira vez que escrevo no portal das viagens, embora já o tenha feito no Tripadvisor, assim que cheguei do Pestana Cayo Coco, dia 29 de Junho.
Realmente a minha expectativa, era muito grande, por ser um Cayo em Cuba.
Não volto porque de todos os lugares que já visitei nas Caraíbas, este tirando as praias mais bonitas que já vi, o resto deixa muito a desejar.
Fui eu que comentei o lixo mas não afirmei que eram portugueses, até porque só vi o lixo.
 

carlosjb

Membro Ativo
Bom dia,
Voltei dia 29 de julho do Melia Cayo Guillermo.
Realmente os quartos são fracos, precisam de uma manutenção/renovação urgente....
A comida é bastante fraca,na qualidade e na variedade.
O serviço embora bom baseia-se muito nos cuc e nos € que damos...
Comprar charutos no hotel é impensável, aconselho os aficionados a esperar e comprar no aeroporto de Cayo Coco... são a metade do preço!
Agora , as coisas boas... a praia é fantástica , mesmo linda . para mim superior á de Varadero.
As bebidas nos bares são boas e encontrei algo no bar do lobby que jamais tinha visto.
Bebidas premium incluídas, tais como Glenlivet 12 , Chivas Regal 12 , Gin Tanqueray , etc.... o expresso.... caramba que era mau, mas ao fim de 2 dias já me tinha habituado...
Para visitar a Playa Pilar aconselho o táxi , fica a 5 cuc por pessoa e é bem melhor que o autocarro (que á volta se atrasou 20 mn)... e o pessoal ao sol....
As espreguiçadeiras custam 2 cuc pax , 1,5 cuc a lata de cerveja/cola e a praia é simplesmente deslumbrante.
 

toly

Membro Ativo
Aluguei um carro e percorri os cayos todos que consegui (Coco, Romano, Guillermo e Paredon) e as melhores e mais bonitas praias ficavam no Cayo Guillermo e Cayo Paredon.
A praia do memories não a conheço na parte que fica frente ao hotel.
Mas se for igual à praia proibida ou à praia flamenco, não é grande coisa.
 
Aeroporto de Lisboa confirma “lotação esgotada” nas partidas de Julho para Cayo Coco Os charters para Cayo Coco, Cuba, promovidos pelo operador Sonhando, somaram 1.335 passageiros (ida e volta) no mês de Julho, de acordo com dados do Aeroporto de Lisboa a que o PressTUR teve acesso, pelos quais é possível calcular uma média de 263 passageiros por partida, que significa na prática “lotação esgotada”.
No mês de Julho o charter de Cayo Coco teve três partidas em avião da euroAtlantic B767-300 ER de 273 lugares, que na primeira partida foram ocupados a 100% (clique para ler: Primeiro voo dos charters para Cayo Coco parte hoje de Lisboa esgotado), mas as partidas seguintes já não puderam atingir o pleno por necessidade de gestão da capacidade em função dos clientes que optaram por estadas de 15 dias.


http://www.presstur.com/mgallery/default.asp?obj=16749

Os dados a que o PressTUR teve acesso indicam que dessa forma Cayo Coco entrou directamente para o Top10 dos destinos charters à partida da capital, apesar de ter apenas um voo por semana e de se tratar de um destino novo e, aliás, quase pioneiro na Europa, pois além de Lisboa o Aeroporto de Jardines del Rey apenas tem voos do Reino Unido.
O voo do dia 14 de Julho foi assim o primeiro voo directo Lisboa - Cayo Coco, o que foi assinalado com o tradicional baptismo do avião por canhões de água à aterragem ao Aeroporto de Jardines del Rey, seguindo-se uma recepção aos turistas portugueses com música e dança.
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Confirmo o baptismo do avião com canhões de água e a recepção com música e dança!
Confirmo também que o voo ia cheio.
 

JRA

Membro Novo
Boa tarde a todos!

Vou dia 25 de Agosto para o Melia Cayo Guillermo e confesso que depois do que tenho estado a ler... bem.. digamos que o pânico já está instalado....

Alguem que tenha feedback de ambos os hoteis que me possa aconselhar se devo contactar a agencia e mudar para o melia cayo coco? é viavel ficar em cayo coco e um ou outro dia aproveitar a praia em cayo guilhermo?

Obrigada!
 
JRA disse:
Boa tarde a todos!

Vou dia 25 de Agosto para o Melia Cayo Guillermo e confesso que depois do que tenho estado a ler... bem.. digamos que o pânico já está instalado....

Alguem que tenha feedback de ambos os hoteis que me possa aconselhar se devo contactar a agencia e mudar para o melia cayo coco? é viavel ficar em cayo coco e um ou outro dia aproveitar a praia em cayo guilhermo?

Obrigada!
Estive no Melia Cayo Coco e ouvi alguns relatos pejorativos relativamente ao Melia Cayo Guillerme que não se passaram comigo. Para ir ao Melia Cayo Guillerme e usufruir, para além da praia, do "tudo incluído" tem de o declarar na receção para lhe darem um comprovativo de hóspede (no Melia Cayo Coco não se usa pulseira). Não pode ir ao jantar, só durante o dia. Pelo que observei no bufet do almoço do Melia Cayo Guillerme, pareceu-me mais confuso, barulhento e, se isto servir para aferir algo, os guardanapos eram de papel. No geral, o Melia Cayo Coco é mais calmo. As praias de ambos são muito boas, mas a do Melia Cayo Guillerme é de "postal". Para mim só com um único senão de, na maré baixa, ser realmente muito baixa; anda-se uma extensão muito grande com água pelo tornozelo, ou pouco mais.
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
martinsjoao disse:
Por curiosidade, eu fui comer um gelado ao Coppelia em Habana e paguei, se a memória não me falha, 2.50CUC por um gelado com duas bolas! A gelataria tinha uma fila, sem exagero, de 300m! Perguntei como é que tinha tanta gente, se o gelado custava 10% do salário.... a resposta foi a que eu previa: eu paguei o preço de turista, o cubano para comer o mesmo gelado que eu tinha acabado de comer pagava 5centavos. Significa isto que eles tem salários miseráveis, mas o custo de vida também é muito baixo. Se compararmos com um salário de 600€ português, não sei quem terá mais dificuldades em gerir o mês.... não obstante todas as dificuldades que passam a nível de carro próprio, habitação degradada, etc., que não poderá ser comparado em virtude do regime que ali impera.

Outra coisa, eles estão ansiosos pelo fim do embargo! O fim do embargo levará cerca de 5milhões de americanos por ano lá... neste momento eles têm cerca de 3 milhões de turistas anuais!
Também vi a mesma coisa em relação aos gelados e tenho dúvidas se será assim como deduzes(deduzir pode levar a que outra pessoa pense ser uma afirmação). Andei de táxi dos antigos, tal como anda um cubano e durante a viagem entraram vários cubanos no táxi e pagaram 10 CUP, ou seja, cerca de 50 centimos de euro. Com um salário de 20 euros por mês, 50 centimos representa 2,5% do salário. Ou seja, se tiveres um salário de 800 euros, 2,5% são 20€. E posso-te dizer que eles andam tanto de táxi como nós andamos de autocarro ou metro em Portugal.

Se o embargo deixa o país no estado que viste e mesmo assim conseguem saúde e educação totalmente gratuitas(coisa que cá não há e pagas impostos até "cheirar a alho"), habitação quase gratuita, 88% da comida mensal paga pelo Estado...etc, etc, imagina o que seria sem embargo ! Por alguma razão os 2 únicos países dos 187 pertencentes à ONU que votaram pela manutenção do embargo, querem que assim continue.

Não sei onde viste a informação sobre levar americanos a Cuba, mas eles vão lá, por exemplo, em 2012 foram 100 mil turistas americanos.
 
Top