Novidades

FUI de FÉRIAS com um FURACÃO

FilipeA

Membro Novo
Obrigado pelo resposta célere.

Realmente esta altura é complicado. Confesso que ficou irritado dado que marquei a viagem na Abreu e na altura
perguntei ao comercial se esta era uma boa altura para viajar para o méxico a nível de clima, e o Sr. respondeu-me
que não existia problema nenhuma.
Mais tarde comecei a fazer a minha pesquisa sobre o México e deparei-me com uma cultura fascinante mas também
com a informação que esta é a pior altura para viajar para este destino dado que é a época das tempestades tropicais.

Fiquei desapontado com a Abreu mas também comigo por não ter feito antes a pesquisa.
 

saitam

Membro
nesta altura é sempre uma questão de sorte

eu vou sempre em Outubro e o mais que apanhei forma 2 dias o ano passado aquando da passagem do furacão Sandy no Haiti!!

ja em cuba apanhei 1 tempestade tropical Paula e ai sim o tempo teve sempre naquela semana meio esquisito
 

Oscar Reis

Membro Conhecido
Bom dia :)


Invest 97L

Fonte: Presstur

O National Hurricane Center (NHC) dos EUA está hoje a atribuir 80% de probabilidade de uma depressão localizada próximo do extremo Nordeste da península mexicana do Yucatán atingir a intensidade de tempestade tropical durante o dia de hoje.
Já ontem o NHC referenciava essa depressão, dizendo que poderia provocar chuva intensa em regiões das ilhas Cayman, Cuba e pensínsula do Yucatán, onde se localiza a chamada Riviera Maya, que é um dos destinos de férias nas Caraíbas mais procurado pelos portugueses.
O NHC começou por indicar que a probabilidade de atingir a intensidade de tempestade tropical foi calculada em 10%, mas ao fim do dia de ontem já apontava 70%.
Hoje e madrugada, o NHC elevou para 80% a probabilidade de a depressão atingir a intensidade de tempestade tropical nas próximas 48 horas, dizendo que embora que “embora a circulação não esteja ainda bem definida”, ventos de tempestade tropical estão a ocorrer a Este do Centro, sobre o canal do Yucatan, também conhecido como estreito do Yucatán, que é a porção de mar com cerca de 200 quilómetros de largura que separa os extremos Nordeste da península mexicana, onde se localiza Cancún, e Noroeste de Cuba.
“Este sistema tem o potencial de se tornar uma tempestade tropical a qualquer momento hoje à medida que se move para Norte-Noroeste , para o Sul do Golfo do México”, diz ainda a informação do NHC, acrescentando que “interesses no Nordeste da Península do Yucatán [a costa oposta à da chamada Riviera Maya], Ocidente de Cuba e Norte do Golfo do México devem monitorar a evolução deste sistema”.
“Localmente, forte chuvas podem afectar porções de Cuba e da península do Yucatán nos próximos um ou dois dias”, acrescenta, indicando que hoje um avião ‘caça furacões’ deverá sobrevoar a região para recolher mais informação.
As previsões divulgada na madrugada de hoje apontam para que esse sistema avance para o Norte do Golfo do México, onde encontrará ventos nas camada superiores que poderão limitar o aumento de intensidade.
 

@ Aleixo

Membro Ativo
Boa noite,

Previsões para a próxima semana, sabem?Algum a espreita? Espero que esteja tudo na boa porque vou para lá este domingo...
 

Oscar Reis

Membro Conhecido
@ Aleixo disse:
Boa noite,
Previsões para a próxima semana, sabem?Algum a espreita? Espero que esteja tudo na boa porque vou para lá este domingo...
Neste momento, não existe nenhuma perturbação no Atlântico que ameace as caraíbas :)

awww.ssd.noaa.gov_goes_east_tatl_vis_animated.gif
 

@ Aleixo

Membro Ativo
Oscar Reis disse:
Neste momento, não existe nenhuma perturbação no Atlântico que ameace as caraíbas :)

awww.ssd.noaa.gov_goes_east_tatl_vis_animated.gif
Obrigado Oscar pela informação. Bom saber...Espero que se mantenha assim durante a semana toda...
 

Oscar Reis

Membro Conhecido
Para os amantes deste género de fenómenos (Tempestades Tropicais e Furacões), esta Temporada está a ser uma desilusão... melhor para quem está a tirar férias dentro da Temporada.
A manter-se como está, será a Temporada, em 45 anos, que teve como tempestade mais forte um Furacão de apenas Categoria 1.
Foi o Furacão Ingrid:
http://www.youtube.com/watch?v=goA4QZbDBC4&feature=share&list=PL28A36A950714B579

Mas até ao final do mês de Novembro (fecho oficial da Temporada de Furacões no Atlântico no dia 30) pode haver actividade.

Uma coisa é certa, todas as previsões de longo prazo para a actual Temporada, FALHARAM.


Vou dando novidades. :)
 

Oscar Reis

Membro Conhecido
Temporada de Furacões no Atlântico 2013 acabou.

A temporada de furacões no Atlântico 2013, estranhamente calma chegou ao fim no dia 30 de Novembro.
Com 13 tempestades nomeadas, ficou acima da média de 11 por temporada
Em relação furacões, esta Temporada teve apenas 2 ( Ingrid e Humberto ) e nenhum grande Furacão, ficando bem abaixo da média 1950-2012 de 6 e 3, respectivamente.
Esta temporada (2013) foi a primeira desde 1994 sem formação de Grandes Furacões formados, e foi apenas a 3ª temporada abaixo do normal desde o período de alta atividade de furacões no Atlântico começou em 1995.

ai1353.photobucket.com_albums_q673_oscarreis_Tempo_tracking_chart_2013_zpsb7132eb6.gif


A saber que, apesar de a Temporada ter terminado, ainda é possível o aparecimento de perturbações favoráveis à formação de Tempestades Tropicais e até mesmo Furacões, mas é pouco provável.

Boas viagens :)
 
Última edição por um moderador:

Oscar Reis

Membro Conhecido
Cenoura disse:
Eu sei que ainda é cedo Oscar, mas há alguma previsão para 2014 no que diz respeito a furacões nas Caraíbas?
Sim, ainda é muito cedo para avançar com previsões... aliás dos locais onde sigo as Temporadas, apenas um arrisca valores.
Refere que será uma Temporada dentro da média:
  • 14 Tempestades nomeadas
  • 6 Furações (Cat 1 e 2)
  • 3 Grandes Furacões (Cat 3, 4 e 5)

Aguardemos :)
 

RSantos (Cenoura)

Membro Conhecido
Oscar Reis disse:
Sim, ainda é muito cedo para avançar com previsões... aliás dos locais onde sigo as Temporadas, apenas um arrisca valores.
Refere que será uma Temporada dentro da média:
  • 14 Tempestades nomeadas
  • 6 Furações (Cat 1 e 2)
  • 3 Grandes Furacões (Cat 3, 4 e 5)

Aguardemos :)
Obrigada

Aguardemos então por novidades!
 

Oscar Reis

Membro Conhecido
Oscar Reis disse:
Sim, ainda é muito cedo para avançar com previsões... aliás dos locais onde sigo as Temporadas, apenas um arrisca valores.
Refere que será uma Temporada dentro da média:
  • 14 Tempestades nomeadas
  • 6 Furações (Cat 1 e 2)
  • 3 Grandes Furacões (Cat 3, 4 e 5)

Aguardemos :)
UPDATE:
  • 11 Tempestades nomeadas
  • 6 Furacões (Cat 1 e 2)
  • 3 Grandes Furacões (Cat 3, 4 e 5)
Média obtida pelos valores de 3 entidades.
 

Oscar Reis

Membro Conhecido
Ainda falta algum tempo para a nova Temporada de Furacões, mas cá vai o resumo da passada (2013)



http://youtu.be/znTiuyJ8Uug


Tabela da actividade
ai1353.photobucket.com_albums_q673_oscarreis_Furacoes_2013T_zps34baab29.jpg



Se tiverem fotos, vídeos ou queiram apenas relatar experiências passadas referentes a esta Temporada ou a outra Temporada qualquer, este é um Tópico aberto a todos que queiram participar e partilhar.


Obrigado e Boas Viagens
 

Tiquiss

Membro Conhecido
No ano passado, em Setembro, quando tudo fazia prever que as tempestades iriam afetar a zona das Caraíbas, na minha visita a Cabo Verde, tive um dia e meio de tempestade... Comparando com as nossas chuvas, não é nada de especial, pois trata-se de vento e chuva, mas para as pessoas do país, foi algo fora do normal....

Com isto quero dizer que nem sempre quando vemos previsões de tempestades, as mesmas apareçam, e vice-versa....
 
Top