Estive lá em 2004
Boas,
estive no Tryp Peninsula Varadero durante 10 dias em Julho 2004, após uma fantástica estadia de 4 dias no belo Palacio O'Farril, mesmo no centro de Habana Vieja.
Sendo um viajante (não turista
) desde 2000, já tive oportunidade de ficar em excelentes hoteis, alguns dos quais nas Caraíbas, mas maioritariamente na Àsia.
Como hotel, achei o Tryp Peninsula bastante bom. Não sou fã por aí além de Varadero, mas como na altura não consegui arranjar um hotel em Cayo Largo e Cayo Coco estava caríssimo para 10 dias, teve que ser Varadero. Este hotel está mesmo em cima da praia, mais a Norte na peninsula do que a maioria dos outros hotéis, o que é bom em termos de ter menos gente de outros hoteis e/ou povoações. Por outro lado, quando se quer dar uma volta, está-se mais longe de alguns sítios.
Eis uma breve análise a alguns dos aspectos mais relevantes:
Qualidade da praia
Dou sempre muita atenção à qualidade da praia, ainda mais nestes destinos longínquos. Sempre me pareceu algo masoquista atravessar o Atlântico para passar 1 semana exclusivamente na piscina, pelo que gosto de passar a maior parte do tempo na praia e nos ambientes naturais dos locais.
Achei que a areia podia estar mais limpa, apesar de até ser algo fininha e agradável de pisar. Tinha estado numa ilha espectacular nas Maldivas 3 meses antes, portanto também é certo que estava muito mal habituado
(Ah aquela areia tipo sal fino
)
Back 2 Varadero: o mar esteve sempre muito calminho, raramente com ondas, mas não se prestava à apeneia (vulgo snorkeling), já que a fauna marítima era muito reduzida e pouco variada. O pouco coral que há na zona não chega para atrair a peixada. Resumindo, muito bom para descansar, ler um livrinho, passear um pouco pela extensa praia etc. Achei que, tal como acontece frequentemente nas Caraíbas, a quantidade de cadeiras na praia era muito pouca para dimensão do hotel. Verificámos que a história de deixar as toalhas antes do pequeno almoço para marcar territória era frequente, pelo que em Roma, acabámos por ter que fazer como os romanos.:s
Instalações
O nosso quarto era bastante espaçoso, muito bem decorado e estava localizado próximo da àrea dedicada às familias, onde várias habitações rodeiam uma grande piscina mais orientada às crianças e que têm um barco pirata para brincar, para além de um escorrega.
Como seria de esperar, há 2 ou 3 piscinas, com bom tamanho, bar dentro de àgua, etc.
Entretenimento
Há uma pequena praça tipo anfiteatro onde são feitos os espectáculos nocturnos, alguns dos quais bem divertidos, que incluem interacção com o público.
Comida
O pequeno almoço era bastante bom e variado, a fruta era óptima, como acontece em vários hoteis de qualidade nas Caraíbas. A papaia era algo do outro mundo (e eu que pensava que não gostava de papaia)
Pessoal do hotel
De uma forma geral, o pessoal era simpático. Do que me lembro, não achei o serviço espectacular, mas eram simpáticos e prestáveis.
Excursões
Não sou partidário de excursões "pré-feitas", a menos que seja para locais muito remotos e que tenha pouco tempo disponível para deslocações, mas a ir a Cayo Largo valeu a pena, até porque não consegui arranjar um local para ficar vários dias em Cayo Largo.
É uma pequena ilha no meio do mar das Caraíbas, bastante selvagem ... um local deveras belo com uma àgua do outro mundo, golfinhos em estado selvagem, muito bom... para quem conhece Saona na República Dominicana: sendo Saona um local muito giro, na minha modesta opinião, Cayo Largo põe Saona a um canto
Desvantagem: a partir do "continente", é uma viagem de 1h de avioneta (vulgo teco-teco) pelo que é bem caro (tipo €75 por pessoa na altura).
Se quiseres, posso colocar algumas fotos de algo em que tenhas mais dúvidas ou que gostasses de ver mais em detalhe.
Se a qualidade se manteve, será uma óptima escolha para o local em questão.