Novidades

Viagem a Gambia

silvia santos

Membro Ativo
olá Costa

ja reservei as ferias...........Gambia

a minha agencia de viagens conseguiu um bom preço ( acho eu )

tira-me uma duvida??

7 dias chega para fazer as excursoes???

e para ter uma noção do pais e dar um saltinho ao Senegal?????

ou é pouco??

Tb tenho uma duvida em relação ao visto

é preciso visto ou basta o passaporte???

a Gambia n tem embaixada em portugal só em Paris :)(

dede ja lhe agradeço

silvia
 

COSTA

Membro Novo
Ola Silvia

7 dias foi as minhas férias não é muito o tempo passa muito depressa, mas dá para fazer quase tudo!

Não vai ter muito tempo para estar na praia.

Para ir ao Senegal precisa de um dia pois tem que fazer a travessia do Rio Gambia de Ferry e a ligação ao Senegal a estrada é em terra batida (parte) o que torna a viagem mais demorada, eu fui ao parque Fathala.

Quanto ao visto não precisa nem pagará nada de entrada e saida.

Não se esqueça da vacina febre amarela e a profilaxia da Malaria.

Boa viagem descontraia e aproveite as maravilhas da Gambia.

Cumprimentos
Costa
 

Mar Borges

Membro Novo
Ferias 2010

Olá!:D

Estou bastante entusiasmada, e certamente irei a gambia estas ferias.
Mas estou com algumas dúvidas....
Se for possivel dar me umas dicas.

Eu estou a pensar no hotel senegambia...é apenas 3* mas pelas fotos pareceu me bastante razoavel..

Outra questao que coloco é se vale a pena pedir o suplemento meia pensao? k fica á volta de 20€ por dia por pessoa...

E qnt ao custo de vida?? pelo que me apercebi lá +é muito barata..mas em termos de moeda? aceitam Euro? nao faço ideia de quanto € e em que moeda levar!


Obrigada pela ajuda!

Boas viagens

Marlene Borges:cool:
 

COSTA

Membro Novo
Ola

Em relação ao Hotel conheço estive lá numa reunião do Club Vocaciones para a realização dos Tours. Fiquei com boa impressão.

Penso que não vale a pena o suplemento de Meia Pensão pois a sua localização é boa e existe ,muitos restaurantes, bares discorteca a cerca de 50 metros da saida do Hotel.

Uma refeição ronda os 10 € dependendo do local.

Deve trocar os euros por Dalasi porque euros não são aceitei comercialmente, cartões só vi duas caixas e para pagar com visa é á mão e em poucos locais e tem que aguardar a autorização que vem do Quenia.

Deve ver o melhor cambio e normalmente encontra-se no mercado Serrakunda e deve ver em mais de que um local.

Boa viagem pois agora vou de 13 a 18 de Março até Roma !

Cumprimentos
Costa
 

silvia santos

Membro Ativo
COSTA disse:
Ola

Em relação ao Hotel conheço estive lá numa reunião do Club Vocaciones para a realização dos Tours. Fiquei com boa impressão.

Penso que não vale a pena o suplemento de Meia Pensão pois a sua localização é boa e existe ,muitos restaurantes, bares discorteca a cerca de 50 metros da saida do Hotel.

Uma refeição ronda os 10 € dependendo do local.

Deve trocar os euros por Dalasi porque euros não são aceitei comercialmente, cartões só vi duas caixas e para pagar com visa é á mão e em poucos locais e tem que aguardar a autorização que vem do Quenia.

Deve ver o melhor cambio e normalmente encontra-se no mercado Serrakunda e deve ver em mais de que um local.

Boa viagem pois agora vou de 13 a 18 de Março até Roma !


Costa
olá boa noite

como n vou por nenhum operador

ja procurei na net quais as visitas que podiamos fazer

é nesse sentido k venho questionar....noutro comentário atrás disse que contratou um guia

n chegou a ir em tour?? gostaria de saber se valiam a pena

existem alguns extremamente interessantes

como o almoço na casa de gini, o roots, visita ao sul etc......

seria possivel dar-me alguma dica de quais os que valem a pena???

a ida ao Senegal ja esta escolhida bem como o almoço na casa de gini

aguardo o seu comentário

Cumprimentos

silvia
 

COSTA

Membro Novo
Ola

Não fiz nehum Tour organizado, pois como já disse contratei um guia peivado.

No hotel existem muitas opções de Tours.

Boa viagem

Costa
 

kasko

Membro Novo
Boa tarde,

Estive com um grupo de amigos na Gâmbia em Março de 2008. Para quem gosta de aves, como eu, é um destino fantástico por várias razões. Vale a pena porque, por enquanto, um pacote de férias fica a preços muito baixos.

Eu pessoalmente gastei em 7 dias cerca de 600 Euros a contar com as viagens do Porto para Madrid e de Madrid para Banjul. Claro está que um valor destes não se consegue a fazer excursões das operadoras. Optámos por contactar um taxi (jipe de 9 lugares) e um guia oficial de turismo para fazer vários pontos de interesse. Vale mesmo a pena se forem em grupo, pois podem poupar dezenas. Se estiverem interessados arranjo o contacto do condutor de quem, aliás, me tornei amigo.

Ficámos no Hotel Senegâmbia que aconselho vivamente a quem estiver disposto a sacrificar o luxo de várias estrelas por um espaço verde com muitas aves para ver e passear.

A agência que contratámos é portuguesa, sedeada em Coimbra, a avenTOURas.

Contactem para mais alguma informação.
Abraços
Paulo Pereira
 

COSTA

Membro Novo
OLa
Concordo quem gosta de aves deve ir á Gambia.

Quanto á avenTOURas, quando fui ia no mesmo avião um grupo que tinha comprado o pacote em Coimbra.

Boas Viagens
 

travelandfun

Membro Novo
Olá gente... a experiência Gâmbia é de facto marcante e, foi-o especialmente para a minha piquena, na altura com 5 anos... De uma coisa tivemos a certeza, tornamo-nos sem dúvida pessoas melhores. tb. estivemos no hotel sunset, que é modesto mas limpo e com pessoas amáveis.. O hotel é gerido por Libaneses, pelo que tudo é bastante controlado, calmo tentando fazer tudo para nos agradar...
De facto não é um destino muito conhecido entre nós, mas bastante pelos habitantes do norte da Europa. Eu na altura viajei pela aventour-as que é uma agencia de coimbra, que foi quem me apresentou este destino... e simplesmente adorei... Apesar de já ter estado em alguns países de Africa, aquele ficou-me no coração. Vale a pena, mas há que ir preparado para a especificidade e o modo de vida daquele lugar. Ali entramos mesmo na Africa negra...Não fiz escursões, juntei-me com um grupo de espanhois, visto sermos além de um outro casal os únicos portugueses e alugamos um jipe que nos levou onde quisemos ir... inclusivamente fomos a festas locais no meio das aldeias e a casas particulares, a convite de locais que haviamos conhecido na praia. As pessoas são amáveis e gentis, daí que se chame à Gambia a costa dos sorrisos.. e mais tem lá marcas portuguesas, deixadas pelos nossos navegadores... Quem quiser ainda pode ir de lá ao Senegal, apesar da viagem ser um pouco dura e poeirenta. é uma experiencia única, que desejo repetir... Se quiserem saber algo mais é só perguntar....
Pessoal, viajar abre-nos as mentes e apura-nos os gostos.....
travel and fun
 

joaolima

Membro Novo
Gambia 2010

Olá Pessoal,

Foi um destino de ultima hora que eu e a minha mulher escolhemos. Pouca informação, assim um pouco á descoberta.... Abril/2010

A Gambia não são férias são uma aventura!!!

Um país incrível. Foi a nossa primeria experiência africana, e queremos voltar. Em África sentimos o peso da humanidade e da sua diversidade.
Smilling Coast, é o cartão de vista, o melhor da Gâmbia e uma expeirência única poder contactar com um povo muito especial, "your happy iam happy" uma expressão local.

Fomos pela Domincana Tours, partidas de Madrid, com hotel bed&breakfast, um 3*, espaços verdes, piscina, praia, macacos..., e um staff muito hospitaleiro. Por tentador que seja ou por intimidante que seja a verdadeira aventura começa fora do hotel. Muitos turistas, especialmente ingleses, holandeses,...ficam pela vida de hotel. Não o façam!!! Aventurem-se e Experience de the gambia.

A prórpia agência tenta vender umas excursões a sítios que aconselho visitar, Lamin Lodge, Makasutu, Mercado de Serekunda, aproveitem e dêem um salto ao Senegal a uma reserva de animais, vão a uma vila de pesacadores, Paradise Beach para uma tarde de relax, se tiverem oportunidade vão a um casamento africano. e muito mais ficou por descobrir.
No entanto para a verdadeira experiência não vão pela agência. Existem guias locais, jipes verdes, uma oportunidade para privar com os locais e conhecer as fantásticas pessoa que são. Para além de ser muito mais barato, muito mesmo, 60€ pela agência por pessoa. 30/50€ o jipe para 4/6 pessoas um dia com motorista e guia!!! Vale a pena, porque são conhecedores e querem é que tenhamos um dia feliz.

Atenção todo o preço se negoceia!!! Taxis, excursões, artesanato,...pelo menos descidas de 30/40%, é à moda africana. Atenção que vão vos aparecer aqueles que apenas querem sacar algum. Nós para eles somos €€€, percebe se... mas existe gente muito boa.

Alimentação é rica em peixe, franfo e arroz, agora...cozinhado african way!!!
É preciso cuidado é com a Água, sempre engarrafada. existem bons restaurantes, claro que não têem as mesmas condições, mas é tudo feito na hora, importante é ser tudo bem cozinhado, saladas só se uns guias disserem que sim. Preços em conta 3€/6€ fora do centro turístico, aí sobe para 6€/9€, mas com seão férias também há aquele restaurante quando queremos comer bem Sailors - 18€ - muito bom.
Existe a lógica das grojetas, 10%/20%, não se deixem aldrabar, muitos pedem 100 dalasis - 3€, tenham sempre notas pequenas.

A malária praticamente não existe na Gambia, a melhor altura para viajar é Abril/Maio, nós fomos em Abril, calor q.b, no Senegal uma bafo!!! Um bom repelente há noite e não devem ter problemas, a época do mosquito é junho/julho/ agosto, nas chuvas. Usem sempre protector solar, a Gambia é muito próxima da linha do Equador.

Resumindo e no que interessa sempre em relação a férias, de carro até Madrid 160€ (gasoleo e park 1 semana), viagem + hotel 1250€ 2px, mais gastos em excrusões, alimentação, taxis, gorjetas, umas cervejas ao fim da tarde, umas saídas à noite..2000€, mais coisa menos coisa...vale a pena!!! Foi quanto gastamos feitas todas as contas.

Vale muito a pena, uma experiência inesquecível, foram as as férias da nossa vida!!!

Se quiserem saber mais, tenho todo o gosto em partilhar e indicar vos alguns locais que vos podem ajudar por lá

Boas Férias
A & J
 

toly

Membro Ativo
Boa descrição da viagem.
Estava para lá ir este ano, mas por falta de informação e por levar uma adolescente, não arrisquei.
Na Páscoa do ano que vem, lá estarei, na Gâmbia ou em Mombaça.
Não vás para longe, João Lima, lá para o fim do ano vou chatear um pouco com perguntas.

Obrigado pelo report.
 

jfreitas

Membro Conhecido
Claro que queremos mais informação... isso nem se pergunta...

A Gâmbia é um destino pouco falado mas pela descrição que fazes, parece ser interessante...

Obrigado pela partilha... e como já foi dito.. mantêm-te por cá porque vais fazer falta... (e não é só a mim:D:D)
 

silvia santos

Membro Ativo
joaolima disse:
Olá Pessoal,

Foi um destino de ultima hora que eu e a minha mulher escolhemos. Pouca informação, assim um pouco á descoberta.... Abril/2010

A Gambia não são férias são uma aventura!!!

Um país incrível. Foi a nossa primeria experiência africana, e queremos voltar. Em África sentimos o peso da humanidade e da sua diversidade.
Smilling Coast, é o cartão de vista, o melhor da Gâmbia e uma expeirência única poder contactar com um povo muito especial, "your happy iam happy" uma expressão local.

Fomos pela Domincana Tours, partidas de Madrid, com hotel bed&breakfast, um 3*, espaços verdes, piscina, praia, macacos..., e um staff muito hospitaleiro. Por tentador que seja ou por intimidante que seja a verdadeira aventura começa fora do hotel. Muitos turistas, especialmente ingleses, holandeses,...ficam pela vida de hotel. Não o façam!!! Aventurem-se e Experience de the gambia.

A prórpia agência tenta vender umas excursões a sítios que aconselho visitar, Lamin Lodge, Makasutu, Mercado de Serekunda, aproveitem e dêem um salto ao Senegal a uma reserva de animais, vão a uma vila de pesacadores, Paradise Beach para uma tarde de relax, se tiverem oportunidade vão a um casamento africano. e muito mais ficou por descobrir.
No entanto para a verdadeira experiência não vão pela agência. Existem guias locais, jipes verdes, uma oportunidade para privar com os locais e conhecer as fantásticas pessoa que são. Para além de ser muito mais barato, muito mesmo, 60€ pela agência por pessoa. 30/50€ o jipe para 4/6 pessoas um dia com motorista e guia!!! Vale a pena, porque são conhecedores e querem é que tenhamos um dia feliz.

Atenção todo o preço se negoceia!!! Taxis, excursões, artesanato,...pelo menos descidas de 30/40%, é à moda africana. Atenção que vão vos aparecer aqueles que apenas querem sacar algum. Nós para eles somos €€€, percebe se... mas existe gente muito boa.

Alimentação é rica em peixe, franfo e arroz, agora...cozinhado african way!!!
É preciso cuidado é com a Água, sempre engarrafada. existem bons restaurantes, claro que não têem as mesmas condições, mas é tudo feito na hora, importante é ser tudo bem cozinhado, saladas só se uns guias disserem que sim. Preços em conta 3€/6€ fora do centro turístico, aí sobe para 6€/9€, mas com seão férias também há aquele restaurante quando queremos comer bem Sailors - 18€ - muito bom.
Existe a lógica das grojetas, 10%/20%, não se deixem aldrabar, muitos pedem 100 dalasis - 3€, tenham sempre notas pequenas.

A malária praticamente não existe na Gambia, a melhor altura para viajar é Abril/Maio, nós fomos em Abril, calor q.b, no Senegal uma bafo!!! Um bom repelente há noite e não devem ter problemas, a época do mosquito é junho/julho/ agosto, nas chuvas. Usem sempre protector solar, a Gambia é muito próxima da linha do Equador.

Resumindo e no que interessa sempre em relação a férias, de carro até Madrid 160€ (gasoleo e park 1 semana), viagem + hotel 1250€ 2px, mais gastos em excrusões, alimentação, taxis, gorjetas, umas cervejas ao fim da tarde, umas saídas à noite..2000€, mais coisa menos coisa...vale a pena!!! Foi quanto gastamos feitas todas as contas.

Vale muito a pena, uma experiência inesquecível, foram as as férias da nossa vida!!!

Se quiserem saber mais, tenho todo o gosto em partilhar e indicar vos alguns locais que vos podem ajudar por lá

Boas Férias
A & J
bom dia Joºao

pra mim falta 1 mes pra embarcar pra Gambia

conto os dias fico 12 dias no sheraton

tira-me 2 duvidas k tenho??

kuando foi a reserva fatala, pernoitou ou foi ida e volta no mesmo dia??

eu estava com vontade de ficar a dormir no senegal...n sei se valea pena

a outra questão é: onde trocou dalasis? no aeroporto? na recepção do hotel???

nós chegamos a 1h da manhã a banjul ;((

ja marquei directamente no site o curso da comida Gambiana, relativamente as outras excursoes estava a pensar ir ao sul da Gambia e depois ir fazer o rio a cima

peço-lhe opinião......

silvia
 

joaolima

Membro Novo
silvia santos disse:
bom dia Joºao

pra mim falta 1 mes pra embarcar pra Gambia

conto os dias fico 12 dias no sheraton

tira-me 2 duvidas k tenho??

kuando foi a reserva fatala, pernoitou ou foi ida e volta no mesmo dia??

eu estava com vontade de ficar a dormir no senegal...n sei se valea pena

a outra questão é: onde trocou dalasis? no aeroporto? na recepção do hotel???

nós chegamos a 1h da manhã a banjul ;((

ja marquei directamente no site o curso da comida Gambiana, relativamente as outras excursoes estava a pensar ir ao sul da Gambia e depois ir fazer o rio a cima

peço-lhe opinião......

silvia
Olá Sílvia,

A visita ao Senegal faz-se num dia, apanha-se o Ferry em Banjul, 40m de viagem até Barra, depois cerca de 1h30 de carro até esta reserva/parque. Se for para isto um dia chega, ficar lá uma noite é para ir ainda mais dentro do Senegal. Conselho leve um guia sempre convosco, acordem previamente o valor total - Carro, Ferry, entrada no parque e eventualmente uma refeição, a nós ficou por 50€ pessoa, eramos cinco pessoas, e previna-se que tem pagar 300 dalasis - 10€ - na fronteira - para voltar a entrar na Gâmbia. Pode trocar dinheiro em Barra à saída do ferry, deixe o guia tratar disso. Na fronteira acompanhe o guia junto aos postos fronteiriços com os passaportes.
Se quiser ficar uma noite o guia ajudar e não é difícil.
Mas talvez fosse mais interessante na própria Gâmbia, no interior. Ou então faz uma viagem que nós adorariamos ter feito mas só tivemos 7 dias, ir até à Guiné ou ao Malawi. Aí sim é obrigada a pernoitar.
Posso indicar-lhe um guia excelente - com excelentes conhecimentos e que se safa muito bem - no entanto está sempre à espera de dalasis..., não são obrigados, o preço acordado já chega.
Trocar dinheiro pode ser perfeitamente no hotel, esteja atenta ao câmbio - normal 34/35 dalasis - 1€. Se tiver que ser pode levantar directamente nos MB, é lhe cobrada uma taxa, 2€. Também pode ser nas casas de câmbio. eu preferi no hotel, mais sossegado no que toca a questões de dinheiro.

Excursões - não sei se vai pelo club vaccaciones, foi esta, que a nós só nos levou do aeroporto/ hotel, tentou vender as excursões e uma má imagem da Gâmbia, que deviamos andar sempre com eles, porque os outros só querem dalasis....bem todos querem dalasis, estes queriam todos para eles.
Posso também lhe indicar um motorista/guia que lhe leva a todos os sítios que lhe fala a agência e aonde voçê quiser, inclusivamente a jantar a sítios típicos dos locais e com boa cozinha.
Mas não deixe de ir a Lamin Lodge, casa em estacas nos mangalares, pode aí comer um bom peixe, num cenário idílico.
Vá ao mercado de Serekunda, a maior cidade da Gâmbia e aprecie o dia-a-dia local.
Serenkunda é uma excelente oportunidade para vermos uma cidade africana onde tudo é impossível, como uma colega do forum disse - This is Africa - everyting possible.
Makasutu é uma reserva de uns ingleses, aproveite para passear nas pirogas e ver as cores da natureza africana.
A sul tem Paradise Beach, onde tem bunglows se quiser ficar aí, mas não vale a pena, um bom sítio para relaxar e mais uma vez apreciar um bom peixe fresco ou se tiver vontade lagosta acabada de pescar.

Não deixe de sair à noite, no entanto sempre com alguém a olhar por si, eles ajudam-nos a conhecer o paós e nós ajudamo-los a eles;)

Como disse não tive oportunidade de ir ao interior, mas pode fazê-lo, de jipe ou barco e ir até ao grande porto de escarvos ou ainda mais para o interior, aí aconselho a ir com um guia experimentado. Que conheça...

É um país perfeitamente seguro, irá ser muito abordado, estão a ser simpáticos e a querer ajudá-la, claro que sempre em troca de... Claro que alguns realmente nos ajudam outros apenas nos querem ir ao bolso.

Como disse a melhor maneira de conhecer o país é com os guias locais, se quiser posso enviar-lhe os contactos, que se for preciso até ao aeroporto a vão buscar e levar, levam-na a todo lado. São pessoas impecáveis e que realmente se preocupam com o nosso bem estar e que tenhamos umas boas férias. Fiquei com os seus contactos porque se algum amigo/conhecido ou no caso a Silvia precisar sem estariam em boas mãos.
Um outro concelho e na linha do que disse a acima, a Gâmbia é um país muito seguro mas é conveniente ter alguém por perto, que também olhe por nós. Especialmente se quiser sair à noite, atenção que vai ver prostituição pois infelizmente estamos a falar de um país de 3ºmundo, onde tudo falta...

João
 

Bee

Membro Conhecido
Olá João,


Obrigado por todas as informações que tem deixado cá no Portal. Por certo serão de grande valor para quem pensa realizar essa viagem.
Gostaria apenas de lhe fazer um pedido: Será possivel colocar algumas fotos?
Por certo seriam um bom complemento a toda a informação que deixou cá.

Desde já muito obrigado :p
 

silvia santos

Membro Ativo
bom dia joão

desde ja quero lhe agradecer todas as dicas k me facultou

eu vou dia 10 de julho, a minha agencia fez-me a reserva vou via casablanca banjul

ou seja n vou por operador, não keria ir a barajas

ficou mais barato e por esse motivo ficamos mais dias

vamos 3 "meninas", vinha pedir-lhe o contacto do guia se n se importa

O costa aki no portal tb ja deixou o nome de um guia

tb ele foi de muita ajuda

referiu "Mas não deixe de ir a Lamin Lodge, casa em estacas nos mangalares, pode aí comer um bom peixe, num cenário idílico" presumo k seja um restaurante ja tomei nota

sabe quando acabam as aulas na gambia??? keria levar-lhe material escolar mas se tiverem fechamas n vale a pena

como disse ja reservei a aula de culinaria na casa de Ida, ouviu falar???

aguardo

silvia
 

travelandfun

Membro Novo
ainda sobre a gâmbia

Creio que não preciso visto, pelo menos em 2008 não era.... queria acrescentar além do que já foi dito que para ir ao Senegal, além do ferry também podem alugar um jipe e ir por terra, mas como já disse é uma viagem poeirenta e cansativa, mas com um resultado que compensa tudo... é que se pode visitar as aldeias mais reconditas, com pessoas verdadeiramente genuinas.
Usufruam bem da estadia e misturem-se, saiam do hotel... é seguro, pois "en gambia no passa nada". Além do sailors, dependendo da zona da praia onde ficarem, existia um restaurantezinho na praia, com direito a espreguiçadeiras que servia comida muito gostosa mesmo. Chamava-se Kunta Kint (salvo erro)..
Um alerta que vos deixo é para os chamados "gelly fish", (são do género das alforrecas) que quando no passam na pele causam bastante dor e ás vezes algum inchacho. estes sinomas são atenuados, segundo os locais, se passarmos com cinza.. Eu tive a sorte de não ter raspado em nenhum, mas presenciei os efeitos em pessoas que estavam comigo...
Aconselho vivamente, pois foi dos sítios que mais gostei.
Caso precisem de contactos de taxi ou outros ... guardei alguns....
 
Top