Novidades

[Report] Viagem ao Oriente

Pedro Maia

Membro Conhecido
Viagem ao Oriente

No verão passado tive a sorte de fazer uma das viagens mais espectaculares da minha vida, ao Oriente.

A viagem é longa, fizémos escala em Munique e depois fomos directos até Hong Kong (foram muitas horas, só de Munique a Hong Kong são 11h30m, a minha preocupação era saber se os miúdos aguentavam bem mas só para mim é que foi um problema porque não consigo dormir quase nada nos aviões, mas os miúdos adoraram.

Chegados a Hong Kong tivémos que esperar 3 horas pelo Jet Foil para Macau, mas até essa espera correu bem.

Dormimos uma noite em Macau (depois voltaríamos) e no dia seguinte, novo vôo para Banguecoque, voámos com a Air Asia, uma low cost tailandesa, não há lugares marcados mas os passageiros com crianças têm prioridade no embarque, o que dá muito jeito até porque os chineses não são especialmente civilizados no que respeita a filas de entrada.

(continua)
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
Banguecoque é uma cidade enorme, vibrante, com zonas feias e outras espectaculares, com um trânsito absolutamente caótico, gente por todos os lados, cheiros completamente diferentes dos nossos, auto-estradas em viadutos sobre outras auto-estradas, arranha-céus ao lado de construções tradicionais do Oriente, enfim, uma cidade que não deixa ninguém indiferente e que ou se odeia ou se adora.

Nós adorámos e espero poder voltar um dia até porque ficaram imensas coisas para ver, só estivémos 2 noites e um dia inteiro, porque com os miúdos (que também adoraram) é preciso dosear, sobretudo nas visitas às cidades, especialmente do tamanho desta.

Deixo-me de conversa e ponho algumas fotos (o tempo não estava muito bom porque era época das chuvas), primeiro do rio Chao Phraya, uma das principais artérias da cidade:





(continua)
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
O Grande Palácio é um impressionante conjunto de monumentos, uma pessoa sente-se mesmo no meio do Oriente antigo, com umas cores incríveis, para um europeu é um enorme contraste em relação ao que estamos habituados.

Ao pé do palácio fomos abordados por um taxista armado em esperto que dizia que o palácio estava fechado a essa hora porque era altura das orações e prontificava-se a levar-nos a outro monumento qualquer mas eu estava avisado e mandei-o dar uma volta e o palácio estava aberto, claro está.

Á entrada também nos tentaram vender umas calças para mim e uma saia comprida para a minha mulher porque são obrigatórias lá dentro, o que é verdade, mas felizmente também recusei porque no próprio palácio emprestam sem qualquer pagamento.

Fotos do interior do palácio:









(continua)
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
Ao fim da tarde fomos dar uma volta até Chinatown, vale a pena mas acabámos por não jantar nessa zona porque os cheiros da comida são intensíssimos, parece que toda a gente cozinha no meio da rua:





(continua)
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
Cores e movimento de Banguecoque:



Aquilo que os miúdos mais gostaram (eu também achei imensa piada, diga-se) foram os tuk-tuk, o melhor meio de transporte para deslocações curtas, muito barato (há que negociar, alguns até se dispõem a transportar-nos à borla desde que...estajamos dispostos a fazer uma ou mais paragens em lojas que eles conhecem, nós nunca quisémos e por isso alguns até se recusaram a transportar-nos).

É uma perfeita loucura circular aos zigue-zagues no meio dum trânsito que já é de loucos numa coisa de uma fragilidade absoluta, sobretudo comparado com os carros, com os autocarros e os camiões, cujos escapes se sentem perfeitamente, dando para perceber que se trata de uma cidade bastante poluida.





(continua, mais tarde)
 

Nuno

Administrador
Staff
Viva Pedro ...

Mais uma vez excelente esta parte do teu relato :rolleyes:!
A história do trânsito só me lembra isto:



Como é que eles não batem ?!? :)
 

Célia Reis

Membro Novo
Olá Pedro!

Adorei as suas fotos, e respectivos comentários...estou em pulgas para ver o resto. Isto sim é que é uma viagem de sonho!!!
Aquela foto da comida quase que deu para sentir o cheiro e tudo:).
Este tópico é um verdadeiro guia a qualquer um que vá para essas bandas...até avisa das "burlas" e tudo;)

Cumprimentos,

Célia
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
De Banguecoque fomos para a ilha de Koh Samui, na costa mais a oriente da Tailândia, passar 10 dias na praia de Chaweng, escolhemos esta zona porque na outra costa, do lado de Phuket, Agosto é a época da monção e deste lado não, a verdade é que a escolha foi acertada porque o tempo estve fantástico, com algum aguaceiro ao final da tarde que passava num instante.

Chaweng é uma praia bastante grande, de areia branca e fina, mas não é um paraíso de tranquilidade (nem isso era o que pretendíamos), tem alguma gente, sem que falte o espaço, por trás dos hotéis, que são literalmente em cima da praia, tem uma rua movimentada, com lojas e restaurantes, a única coisa que para mim estava a mais eram as motas de água, que são uma autêntica praga...

A viagem desde Banguecoque foi numa óptima companhia aérea, a Bangkok Airways, e o aeroporto de Koh Samui é o mais incrível que já vi, os terminais são em edifícios de arquitectura tradicional, abertos a toda a volta e com telhados de colmo, um espectáculo, nem parece um aeroporto, e o transporte entre os aviões e o terminal também é pouco comum:





 

Pedro Maia

Membro Conhecido
Umas fotos dos passeios que dava todos os dias pela praia, o areal, em duas meias luas, tem mais de 5 km, dava para me entreter bastante a andar dum lado para o outro:





Que tal esta água?



Na praia e na povoação existem inúmeros locais onde se fazem as famosas massagens tailandesas, apesar de ter pensado nisso acabei por deixar passar a oportunidade.

Massagens na praia:

 

Pedro Maia

Membro Conhecido
Como já disse, a povoação é bastante movimentada, estão sempre a passar táxis e um autêntico enxame de motas, parece que toda a gente tem uma mota e algumas também são táxis:



Achei o emaranhado de fios eléctricos e telefónicos absolutamente extraordinário:



Nesta zona há imensas lojas de roupa (incluindo os "genuínos" fatos de Hong Kong, que se fazem de um dia para o outro), de artesanato, alguns produtos electrónocos, bancas com jogos piratas, um ou outro bar mais duvidoso nas traseiras, para além dos diversos restaurantes, incluindo, como não podia deixar de ser, um Mc Donald, devidamente adaptado ao local:

 

Pedro Maia

Membro Conhecido
Convém dizer que em toda a viagem tivémos sempre uma absoluta sensação de segurança, os tailandeses são muito simpáticos, então com os miúdos nem se fala e, já agora, há que dizer que as tailandesas são das mulheres mais bonitas que já vi.

Voltando a Chaweng, descubri, num passeio ao fim da tarde, que para além da zona turistíca há um mercado frequentado pelos próprios tailandeses, bastante movimentado e muito mais interessante que as lojas da zona dos hotéis, aproveitei para passear no mercado, a fazer umas fotos, a ver as cores e as pessoas, além de mim só vi mais uma família ocidental durante essa volta:



O barbeiro:



A farmácia:



E a banca dos insectos fritos, abelhões, escaravelhos, libelinhas, lagartas, enfim, verdadeiros petiscos locais que na altura não tive estomago para provar mas que agora estou arrependido, fica para outra oportunidade:

 

Pedro Maia

Membro Conhecido
Na praia estão sempre a passar vendedores mas não chateiam nada, se uma pessoa não se mostrar interessada não se aproximam e não passam de umas cordas que estão no chão a delimitar as zonas das cadeiras e dos chapéus dos hotéis.

A nossa favorita era uma senhora muito simpática que estava sempre um pouco à frente do nosso hotel, vendia umas frutas óptimas, melancias, ananazes, mangas, côcos, além de que era um espectáculo vê-la a preparar a fruta:



Um vendedor de artesanato (há que negociar e os preços variam imenso na mesma praia):

 

Pedro Maia

Membro Conhecido
Demos um passeio de que gostámos imenso, num long tail boat a outro lado da ilha, vale mesmo a pena, é um barco pequeno onde não vão mais de 10 pessoas, o mar tem uma côr incrível e as paisagens são paradisíacas.

Vista do barco:



O nosso barco numa praia quase deserta:



A mesma praia:

 

Nuno

Administrador
Staff
Pedro, simplesmente fabuloso e fascinante este destino.

Estas últimas fotos então, são um desconcerto total :rolleyes:
Fatástica memória que aqui deixas-te!
 

Célia Reis

Membro Novo
Olá Pedro mais uma vez!
Estou a deliciar-me com o teu relato, sem palavras...

Uma pergunta: aqueles senhores que estavam a fazer buracos na areia...estavam a apanhar insectos para grelhar
 

Nuno

Administrador
Staff
Podes crer Célia, estas últimas fotos foram a cereja no cimo do bolo.

Pedro ... deixa-me colocar-te uma questão, esses bicharocos são caranguejos? a água está sempre assim ou só na maré baixa?

Pedro Maia disse:
Que tal esta água?

 

Célia Reis

Membro Novo
Eu não vejo bicharocos nenhuns:huh:. Alias, mergulhava era já de cabeça e nem queria saber o que lá estava...estou hipnotizada com este destino, e até perdi a vontade de continuar o meu relatório:D
 
Top