Novidades

[Report] SAMANÁ - O meu olhar (e a minha viagem)

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Olá :)
Desta vez venho dar-vos a conhecer um destino de uma beleza sem igual.
Não foi a primeira vez na terra da bachata! :)
Já havia estado na República Dominicana em 2011, mais concretamente em Punta Cana, e não há como não gostar do calor e do mar caribenho. :D
Mas este ano, tinha decidido apontar a outro destino, bem diferente, mais perto mas também muito desejado, a Tunísia.
Já com viagem paga e a 15 dias de partir, os fatídicos acontecimentos de Sousse a 26 de Junho fizeram-me mudar radicalmente os planos e, cancelar quer a viagem a Hammamet (aliás, toda a operação de verão foi cancelada), quer ponderar sequer férias no mediterrâneo (a alternativa seria Turquia - que também está instável - ou a Grécia, que também já conheceu melhores dias :p).
Nada como ir de férias descansada, com a única preocupação de viajar, descansar e conhecer. :cool:
Sem plano B em mente, apesar de tudo não foi necessário muito esforço :D para apontar a ocidente e ao caribe.
Samaná foi a eleita, por não ser destino repetido, e não me arrependo nada da escolha. :rolleyes:
Mais virgem e selvagem que Punta Cana, com menos pressão turística e hoteleira, mas com uma beleza natural inigualável, a península de Samaná é perfeita para umas férias tão tranquilas quanto surpreendentes para quem gosta da natureza. :cool:

Vou por isso deixar aqui

O meu olhar sobre Samaná

Os locais que em minha opinião devem ser visitados obrigatoriamente para quem lá vai pela primeira vez e pretende conhecer um pouco melhor a península para além dos limites dos resorts. ;)


Playa El Portillo

Ficando hospedada no GBP El Portillo, a praia do hotel e as adjacentes devem ser exploradas, em ambas as direcções, visitadas e aproveitadas.
A época hoteleira vai de 1 de Novembro a 31 de Outubro! :D

A praia do hotel é grande, de areia fina (vento constante por vezes forte faz levantar a areia), palhotas à maneira (com local para dependurar roupa), com espreguiçadeiras e mesas de apoio.

Uma visão da praia desde a "guarida" do nadador salvador.
A praia fica mesmo junto à zona da piscina, onde se localiza a "barraca" das toalhas (ao final da manhã já dificilmente há toalhas lavadas para trocar, sendo que da parte da tarde nem vê-las).
Na praia, e nos limites do hotel, existem funcionários vigilantes que apontam o nome e nº do quarto de todos os hóspedes que pretendam caminhar pela praia, fora da zona reservada do hotel.

O mar é lindo, com águas turquesa e verde, límpidas e transparentes.
 
Última edição:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Do lado esquerdo do hotel, a praia prolonga-se por vários quilómetros, sempre ladeada por palmeiras, coqueiros e mangais.
Avistam-se algumas casas particulares, com aspecto magnífico, bem cuidadas e com seguranças à vista. Esta zona é muito frequentada por dominicanos para férias e fins de semana, existindo inclusive em frente à entrada do hotel BP El Portillo uma pista para avionetas.
(a casinha do paulonev :D)

Do lado da praia, não se avistam algas e o mar é relativamente calmo.

O lado direito é menos exuberante, mas igualmente bonito.
Apenas fica a sensação de ser mais sozinho, não se vêm tantos turistas a caminhar e avista-se a estrada, dando uma ligeira sensação de menos privacidade ou, melhor dizendo, de maior exposição ao desconhecido. :)

De qualquer forma, são caminhadas excelentes, recomendáveis e que mostram a beleza da zona.
 
Última edição:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Los Haitises

São um dos parques nacionais da República Dominicana.
Considerados de uma beleza inigualável e de uma riqueza natural sem comparação em todo o caribe, situam-se em frente à costa sul da península de Samaná, na costa leste do país.
Para os visitar, embarca-se em catamaran no porto de Samaná e a travessia marítima demora cerca de 45/50 minutos.
(lá ao fundo o BP Cayacoa) :)

É uma floresta virgem protegida. O parque foi criado em 1976 como Reserva Florestal e, em 1996, a sua área foi aumentada de de 208 para 826 quilómetros quadrados.

Haitis (no singular) significa highland ou montanha gama na língua Taíno, e a elevação dos montes do parque varia entre 30-40 metros. Há uma infinidade de cavernas criadas pela erosão da água.

Na verdade, este parque tem várias grutas – com estalactites e estalagmites – e que foram habitadas por nativos (índios Tainos), que deixaram para a posteridade várias pinturas rupestres, com animais e rituais pintados nas paredes. O cataramã vai parando em vários locais do parque e vamos conhecendo espaços que já serviram de casa a tribos ancestrais.

Além das pinturas nas grutas, uma das maravilhas naturais que existe neste parque são as árvores cujas raízes parecem que foram desenhadas, acima do nível da água. Chamam-se manguezais, ou uma floresta de mangues (planta que nasce na foz dos rios ou junto da praia), que tornam a floresta impenetrável.

Los Haitises abrange partes de duas bacias: na sua metade ocidental, a bacia inferior do rio Yuna; e na sua metade oriental, uma zona que abrange Miches e Sabana de la Mar.
O Parque Nacional Los Haitises tem paisagens espectaculares, como o San Lorenzo Bay, as ilhotas (teclas), e os manguezais. O Cayo de los Pájaros ("chave de pássaro") , onde é visível a presença praticamente contínua de fragatas e pelicanos, circulando a baixa altitude, fica no Boca del Infierno ("Boca do Inferno").

São mais de 700 as espécies de flora que existem nesta floresta tropical, já que aqui chove muito. Só de aves contam-se mais de 100 espécies que aqui nidificam todos os anos. O parque é um local muito procurado por observadores de aves de todo o mundo.
 
Última edição:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Cayo Levantado

:rolleyes: A famosa ilha bacardi, de apenas 3 km2, é fabulosa e paradisíaca!


A sua praia, pública (pois 2/3 da ilha é ocupada pelo hotel Bahia Principe, que tem a exclusividade da área que ocupa) de areia branca e mar azul turquesa e cristalino é o verdadeiro paraíso dominicano.


A travessia desde o porto de Samaná, a escassos 7km, faz-se de barco, catamaran ou lancha (são muitas as excursões que diariamente ali "descarregam" turistas) e o embarcadouro fica mesmo ao lado do hotel. Mas existem dois, um privativo do hotel, e um público, para quem acede à praia pública.
Quem vai à praia pública não pode aceder à praia do hotel.

Depois, caminhando pelo meio da relva ou do arvoredo onde se encontram alguns vendedores de artesanato local, chega-se à bela praia e pode-se contemplar o azul do mar.

Existe um local próprio para almoços, com mesas e bancos de madeira, com várias "barracas" de apoio onde se servem as refeições e onde se vendem as bebidas mais tradicionais do local. Existem também alguns restaurantes e bares de apoio á praia, assim como sanitários.

Destaque para a piña colada, servida dentro de um abacaxi, que é divinal! :cool:

Existem espreguiçadeiras na praia que podem ser alugadas por cerca de 2 dólares (bem negociado, 1 euro chega :D).

Depois, é só desfrutar da vista magnífica, do sol, do calor, da água transparente e calma e relaxar.
 
Última edição:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Cascada Salto El Limon


Localiza-se a meio camainho entre El Portillo e a cidade de Samaná.
A cachoeira é muito isolada e acessível apenas através de caminhadas ou de cavalos.
No início do trilho montam-se os cavalos, cada um com o respectivo guia :oops:, e o caminho é pitoresco.

Avistam-se pequenas casas, que são pintadas em cores vivas e feitas a partir de materiais disponíveis localmente, tais como madeira e palha de palmeira.

A área é predominantemente agrícola, com hortas e hortas que fazem fronteira com plantações de banana, cacau, café e coco.
A natureza é exuberante.

A partir de uma certa altura, deixa-se os cavalos e o trilho é feito a pé, em descida acentuada por escadas e desníveis, até à cascata.

A cachoeira tem uma queda de cerca de 40 metros de altura e cai numa bela piscina natural de águas frias e esverdeadas.

Porque a época das chuvas ainda não começou, a cascata tinha pouca água, desiludindo um pouco. :(

O regresso é feito pelo mesmo meio, desta vez com acentuada subida :mad: de mais de 200 escadas e novamente passeio a cavalo através do trilho, que demora sensivelmente entre 20 e 30 minutos.
 
Última edição:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
De Samaná à Playa Ricon

Samaná é a capital da provincia e é uma pequena cidade com bastante agitação e comércio.
(as fotos que se seguem foram tiradas da carrinha em andamento, não têm a qualidade desejada)
:D

O percurso entre Samaná e a praia Rincon é feito tanto pela costa, onde se avistam paisagens fenomenais, quer por entre fazendas e extensas áreas cultivadas, dando uma beleza única a este paraíso.

A Playa Rincon está localizada a cerca de 25 km do porto da cidade de Samaná.
Esta praia isolada mas espectacular, é uma dos mais belas da República Dominicana, e foi classificada como um dos 10 melhores praias do mundo.
E já se avista :)
 
Última edição:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
A praia de areia branca estende-se por cerca de 4 km e continua a ser muito isolada, longe de qualquer resort ou hotéis, e apenas alguns restaurantes e bares podem ser encontrados na praia.
Os últimos kms de estrada até ser alcançada fazem-se em terra batida e cascalho.
A praia Rincon é cercada por penhascos de 600 metros de Cabo Cabron (um parque nacional), e uma fileira de palmeiras que se alinham ao longo da areia e da água turquesa.

Num dos extremos da praia, fica uma zona de confluência com um rio denominada Cano Frio.

O riozinho é um lugar encantado, onde as águas frias claras misturam-se com o calor suave do mar. Muitos pequenos barcos estão disponíveis para percorrer o rio e visitar a floresta que se estende nas beiras. Manguezais e uma grande variedade de arbustos tropicais coloridos decoram todo o percurso, que pode ser acompanhado por um mergulho refrescante nas águas cristalinas.
 
Última edição:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Outros olhares

Andando por aqui e por acoli vêem-se pormenores interessantes... :)

Cocos perdidos na praia :)


Mangas caídas na areia :)


Algumas espécies de algas, perdidas :p

Raízes de palmeiras :)

Pequenos peixinhos

(quase invisíveis :D)

O pessoal do surf :cool:

Raízes :oops:

Pedras e pedrinhas :D

Fruta e legumes do melhor :p

Caramujos e búzios :rolleyes:

Espero que esta visão de Samaná tenha mostrado que há muito para além das paredes dos resorts, dos limites dos hóteis e do puro "dolce fare niente".
Também é bom, é gostoso ficar o dia inteiro deitado ao sol, mas ir a Samaná e não aproveitar tudo o que ela tem para oferecer, é redutor! ;)
 
Última edição:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
A minha viagem :)

Como já referi acima, este destino foi escolhido quase em cima da hora, depois de cancelada a operação Hammamet.
Estava a ver que não encontrava destino.... :eek:

A viagem foi comprada ao Juan, um "velho" conhecido aqui do portal, e só tenho a dizer bem. Atencioso, profissional e sempre rápido e amável nas respostas. Fiquei cliente. ;)
Tenho ainda de agradecer ao meu amigo e colega de moderação, o membro paulonev, as muitas dicas que me deu quer do destino, quer do que poderia lá encontrar e fazer. Foram preciosas! Thanks ;)

O voo estava programado para as 13h de Lisboa, mas por motivos que até hoje ainda desconheço, o avião só se fez à pista passavam 40 minutos das 16h. :(
Já em desespero por tanta espera e sem qualquer explicação, as muitas reclamações fizeram com que a White, "oferecesse" por volta das 14,30h, 6€ para se poder comer algo num dos bares da zona de embarque. :mad::mad:
Foi caso para pensar.........isto está a começar bem..... o_O

O avião da White estava parado em Samaná, por força da avaria ocorrida cerca de 15 dias antes. Por isso, o avião que fez a viagem foi fretado à Hi Fly, um A330 que pelos caracteres meio apagados na fuselagem que ainda se conseguiam visualizar, já deve ter estado ao serviço de companhias do médio oriente...
Os dizeres nas costas dos assentos isso confirmam.

Tendo descolado pouco antes das 17h, e após cerca de 7,30h de voo quase sempre tranquilo, a aterragem em El Catey aconteceu por volta das 19h locais.
O pagamento da taxa de entrada e controlo de passaportes foi rápido, mas o transfer ainda demorou e a chegada ao hotel só aconteceu por volta das 21h!

Como a viagem foi adquirida através de agência espanhola, o check in teria de feito na recepção, mas bastou a aproximação ao balcão e ................. faltou a luz! :eek:
Todo o hotel às escuras!!! :mad:
Voltava a passar na minha cabeça..........estas férias vão ser mesmo boas! Está mesmo a correr tudo bem.... :p

Check in feito à luz de telemóvel e só na entrada do buffet (a fome já era negra :D) a luz regressou.

Não vou dar muitos mais pormenores do hotel pois já existem aqui vários reports que descrevem, com exactidão, a boa qualidade do hotel e os dias muito bem passados que toda a infra estrutura proporciona.
O facto de ser repetidora permitiu-me usar a famosa pulseira branca, aceder a internet no pc do Royal e ter uma oferta de tshirts e uma garrafa de rum no quarto. Tudo "regalos" prometidos ainda antes da viagem, atraves de email. :)

Os dias seguintes, passados entre o hotel e as excursões que permitiram fazer este report, decorreram sem problemas! :)
Ufa!!!! :D

E como em Roma sê romano, segui a recomendação dos locais :D


E assim foi
daquiri pra cá
mojito pra lá
piña colada pra refrescar
coktail para experimentar :p
mais daiquiri
e daiquiri :D :D

Afinal as férias estavam a ser boas. :p

Mas a "recompensa" por todos os contratempos ainda estava para vir. :rolleyes:
No dia do segundo passeio (uma sexta-feira) é tema de conversa entre os excursionistas os contactos que o staff do hotel estabeleceu com vários hóspedes, no sentido de lhes permitir passar uns dias, desde o fim de semana e até à sua saída, no BP Cayo Levantado Don Pablo Collection.
E isto porque o El Portillo necessitava de quartos disponíveis, para o fim de semana, para os inúmeros dominicanos que aí passam esses dias.

Aquela informação ficou a latejar na minha cabeça o dia todo.:oops:
Então eu, repetidora, com pulseira branca e tudo, não sou contactada???
No regresso ao hotel, enchi-me de fé e, cheia de lata (até porque muitas vezes se perde por não falar), há que ir à recepção dar conta dos "rumores" escutados e solicitar igual miminho. :)
A resposta foi surpreendente: "também quieres"? :rolleyes:
Como boa mulher do norte só me apeteceu dizer CLARO, CARAGO! :D
Em 5 minutos tinha um papel na mão, para junto do staf do Royal, tratar de me inscrever.
No dia seguinte, pelas 11h, chegava o autocarro que iria fazer o transfer até ao Cayo e levar cerca de 20 pessoas ao paraíso. :)

E é esse paraíso que vou mostrar aqui :)
 
Última edição:

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito bom o teu report, e a tua visão de um local onde estive a pouco tempo (que saudades).
Belas fotos,e exelente descrição.
Obrigado pela foto da minha casinha, estava curioso por saber se estariam a cuidar bem dela, para a próxima já sabes, podes ficar lá alojada ;) .
E sempre que poder ajudar já sabes cá estarei ao dispor, claro que tudo têm um custo (sobre isso falamos depois) :cool:
Boas viagens ;)
 

Mariana Marques

Membro Conhecido
WOW, mas que é isto Cristina :D
Nem sei por onde começar a descrever este report, está maravilhoso mesmo, tão bem estruturado, tão bem explicado e essas fotos??? bem essas fotos estão fantásticas.
Está lindo demais, que vontade de conhecer Samaná...
Obrigada pela partilha :D
Obrigada pelas dicas, vão ajudar em muito o pessoal do fórum.
 

Lipe

Membro Conhecido
Cada vez que olho para o El Portilllo, lembro-me que foi das minhas hipoteses de lua de mel (tal com o "outro" que tiveste sorte de visitar). Parece-me mesmo muito boa opção para 2016 repetir a RD com o meu filhote :)
Obrigado pela partilha
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Cristina,

Estava a ver que não :p:p:p
Fantástico report, do melhor de Samaná que já vi por aqui! Que vontade de ir já, muita mesmo! :D

Obrigado :D

Boas viagens :)
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
@Luixito, obrigada eu, o hotel é bom e recomenda-se. E as bebidas são optimas (mas nada que chegue à piña colada da ilha) :)

@paulonev, obrigada pelas dicas, foram preciosas! Manda a conta sem iva sff... :oops:

@Mariana Marques, a ilha é mesmo um espectáculo! Ias adorar ;)

@_Marafado_ , agora é que foram elas, ficaste indeciso entre Samaná e Bayahibe? :rolleyes:

@Lipe, é um bom hotel para ir com crianças, é relativamente pequeno mas com uma bela praia, plana e sem rochas. ;)

@Flecha, obrigada! :)

@Ricardo_7, mais um destino para colocares na lista. ;)

@André Gomes, nada de invejas, até porque amanhã já sai o teu report de Varadero, certo? :D
 
Top