Novidades

[Report] Na terra dos Vikings: por entre lagos, fiordes e glaciares

Antonia.M.S.

Membro Conhecido










Os restantes dias da nossa viagem foram passados em Oslo.

Alguns lugares a caminho de Oslo, na viagem de regresso.
 

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Dias de sol também nos brindaram no final e Oslo correspondeu igualmente ao que esperámos enquanto capital.
Andámos sempre a pé, à exceção da visita à ilha dos museus onde fomos de ferry.
Fizemos uma média de 14 km por dia, visitámos o que nos parecem ser os pontos turísticos mais conhecidos, não visitámos muitos museus e outros monumentos porque privilegiámos os espaços exteriores.
Os dias de sol assim o impunham.
Na zona da ópera a cidade estava caótica, com muitas obras, gostei especialmente, em termos arquitetónicos e pela imponência dos edifícios, de um bairro que parece ficar na zona mais rica da cidade e que percorremos a pé a caminho do Vigeland Park (Urienborg pensa que é como se chama).
Visitámos a Câmara Municipal que recomendamos muito.
O forte é muito bonito e não se dispensa uma visita a toda a zona junto ao fiorde. Por ali vemos zonas residenciais muito modernas, praças, restaurantes e bares e alguns museus.
Com o tempo invulgarmente quente para o que deve ser habitual na Noruega e aproveitando o fiorde, havia muitas piscinas "naturais" e muitos banhistas.

Como realmente imperdível destaco o Vigeland Park.
The Vigeland Park

Absolutamente admirável.

Oslo

 
Última edição:

Antonia.M.S.

Membro Conhecido

Algumas considerações

O nível de vida é de facto muito superior ao nosso. Há que contar que tudo é muito mais caro. Desde o alojamento à alimentação, transportes, etc. Nem o combustível, que oscila de preço várias vezes ao longo do dia, ao contrário do que seria expectável sendo a Noruega um país produtor de petróleo, é mais barato:(.
Sublinhando que cada um tem a sua própria sensibilidade e formas de olhar a sociedade, e a minha experiência ou análise pode ser bem distinta da de outras pessoas, devo dizer que fiquei um pouco desiludida com alguns aspectos que observei. Não serão generalizáveis ou definidores da sociedade no seu todo, ou do seu grau de desenvolvimento que é inquestionável, mas confesso que me desiludiram um pouco.
Um dos aspectos, a circulação rodoviária. O acesso a alguns dos lugares mais bonitos faz-se, frequentemente, por estradas bastante estreitas, em que só cabe um carro. Por vezes até particulares. Não sei se foi azar nosso mas raramente nos deixavam passar ou reduziam a velocidade, éramos sempre nós a parar :mad:(também pelo receio de acontecer alguma coisa ao carro). Seriam turistas alguns dos condutores, mas na maioria pareciam-nos pessoas locais.
Na estrada do Lovatnet que conduz ao glaciar, que é mesmo muito estreita e nos obrigava constantemente a parar, os autocarros sucedem-se e os motoristas, não sendo nada agradáveis, pareciam achar-se donos da estrada e que devíamos ser sempre nós a encostar. Um deles foi mesmo rude connosco. Resultado, desistimos de ir ao glaciar porque já foi penoso ir até à portagem (no final do lago) e ainda tínhamos que percorrer mais 5km…
Talvez seja turismo a mais, percebo isso, talvez vejam a sua tranquilidade constantemente perturbada, mas esta é uma questão controversa, um pau de dois bicos.
Também nas passadeiras há que ter algum cuidado. Não é garantido que todos os carros parem.
Depois, o lixo que vimos nas ruas de Oslo. No dia que chegámos teve lugar a Gay Parade e isso teve o seu peso com certeza, mas ainda assim em locais onde não teria passado havia muito lixo.
Digamos que em termos de cidadania a Noruega não correspondeu muito às minhas expectativas...
Finalmente, o número de pobres e sem abrigo que vimos em Oslo deixaram-nos surpresos. Claro que na era da globalização este é um fenómeno comum a todas as capitais e grandes cidades, e esta não será excepção, mas olhando ao país que é e ao seu grau de desenvolvimento, não esperava tanto. Muita gente a pedir na rua. Nas imediações das estações de comboio e autocarro então é impressionante. Quando vínhamos do Hotel para o centro, sempre a pé, o caminho mais rápido era pelo bairro Gronland um bairro multi-étnico no centro de Oslo, com uma enorme diversidade cultural, mas uma zona também complicada em termos de toxicodependência e pobreza.

Alguns "conselhos"
  • De acordo com o que nos disseram, para tomar banho, em termos de temperatura da água, os fiordes são melhores do que os lagos porque a água não é tão fria. Não posso garantir que assim seja porque apenas tentámos os lagos e posso garantir que é gelada, mesmo com muito calor, para mim foi difícil suportar.
  • Para as compras usámos sobretudo o cartão Revolut.
  • Sempre que queiram apanhar um ferry, sobretudo para Geiranger, convém chegar com algum tempo de antecedência ou correm o risco de ter de esperar pelo próximo.
  • Muitas estradas, para braços do glaciar por exemplo, são particulares e cobram portagem (há sempre um pouco com indicação do preço e envelope para colocar a matrícula do carro e o dinheiro, que convém ter trocado).
  • Muitos, mesmo muitos túneis e obras na estrada, convém estar sempre atento.
  • Animais na estrada: vacas, ovelhas e por vezes alces (apenas vimos um que se atravessou à nossa frente na estrada mas não ganhámos para o susto...).
  • Tivemos algumas dificuldades de comunicação. As pessoas que nos alugaram a cabana não falavam inglês e foi difícil acertar via telefone, quando chegámos, alguns pormenores. De facto o inglês não é muito falado como supunha, também constatámos isso com outras pessoas, locais, a quem pedimos informações, o que é estranho, olhando ao volume de turismo que têm. Levem portanto tudo bem esclarecido. Em Oslo não tivemos essa dificuldade.
  • Se alugarem carro confirmem se tem o dispositivo para portagens de autoestrada. O valor das mesmas ser-vos-à cobrado no cartão posteriormente.
  • Caminhadas: Procurando na Internet é talvez a forma mais fácil de encontrar alguns dos percursos mais interessantes para os adeptos de caminhadas. Nós não levámos muita informação contando com o apoio dos postos de turismo mas não tinham quase nada aqueles onde fomos…
De qualquer modo as caminhadas que fizemos estavam bem sinalizadas. O grau de dificuldade varia entre o branco (mais fácil) e o negro (mais difícil).
Quase todos os parques de estacionamento perto do início das caminhadas são pagos (há sempre um local protegido, uma cabaninha, com envelopes onde podemos colocar a matrícula do carro e o dinheiro). Não há vigilância. Espera-se que todos cumpram de forma voluntária o seu dever.
Não me ocorre de momento mais nenhum conselho ou dica para futuros viajantes mas estou sempre disponível para qualquer dúvida.
Espero que gostem, eu adorei a Noruega!!:D:D
 
Última edição:

Tinker Bell

Membro Conhecido
@Antonia.M.S. este report meteu-me a ver preços para alugar carro, já que ainda não tenho um por estes lados... :D Acho que assim resumo a fonte de inspiração que foi o seu relato, ao invés de me meter com palavras bonitas! ... Ou seja: UAU!!!!!!!!!!!!!!!!!! ;):p Mais do que vir à Noruega, a Antónia e a sua família souberam viver este país. Tal como fizeram com a Escócia (e provavelmente com a Irlanda, mas esse ainda não li heheh). Maravilhoso! :) Muito obrigada por esta partilha.

Que viagem de sonho, fico contente por saber que vos correu tão bem e aproveitaram ao máximo. E simultaneamente muito triste por ter lido certas coisas. Como tal, o meu comentário vai ser um bocado influenciado pelo facto de "estar a falar da minha terra". :rolleyes::D Mais a puxar para o debate, vá.

Ora bem... os noruegueses não são o povo nórdico que se idealiza. Entendo tudo o que escreveu porque eu mesma já passei um pouco por isso. Aqueles nórdicos que imaginamos, serão mais os dinamarqueses. Os noruegueses são maioritariamente gente do campo, algo "tacanhos", muito amantes da sua terrinha por causa da história que têm. Há muitos que até os consideram algo racistas, por isso imagino que com os turistas não deixem a melhor impressão...:confused: Ou isso ou são de Oslo, e aí a coisa é completamente diferente, porque tendem a ser bastante snobs - sabem que o país é rico e têm ainda mais orgulho nesse pormenor. Isto tudo para resumir: compreendo a sua desilusão e choque em relação às pessoas.

Outra coisa que me sinto obrigada a comentar é a visão que partilhou de Oslo. Reparei que ficou alojada perto do centro e que passou bastante por Grønland e zonas do género, e por isso ficou mal impressionada... :( Como habitante desta cidade, isso fez-me sentir realmente triste. Oslo é tão, mas TÃO mais que isso! Oslo não é uma cidade para o turista, mas para quem cá vive, e está cheia de recantos mágicos. Tem que se explorada com dedicação. Acima de tudo, Oslo não pode ser julgada por esses bairros - não têm nada mas nada a ver com o resto, e infelizmente estão a crescer e a incomodar quem cá vive e gosta da cidade "original". Os pedintes que viu, eu também tenho visto, e andam a aparecer ultimamente... cada vez mais... não vou aprofundar este assunto porque já nos levava por outros caminhos. O centro da cidade é como o centro de qualquer outra cidade, onde se concentra a decadência.

Em Grønland a população norueguesa é, muito provavelmente, uma minoria. Entende o que quero dizer? Não é de todo representativa de Oslo nem dos noruegueses daqui. Nem de mim, já agora. Ou seja... Isso nota-se nas ruas... Sim, tem lixo. Sim, tem mau aspecto. Sim, muitas vezes até tem um cheiro estranho! Mas como pessoa que vive aqui, muitas vezes sinto que ao entrar em Grønland estou a saír de Oslo. :( Por isso por favor peço-lhe que não passe essa imagem da nossa cidade aos demais. :rolleyes::)

Vi que gostou de Bygdøy, "a ilha dos museus", e ainda bem. É dos meus locais favoritos. :)

Para terminar digo que tiveram uma sorte, mas sooooooorrrrteeee com o tempo!!!! :D:D:cool: Que pontaria!! Que bom!!! Os fjords com céu azul são ainda mais bonitos.

E pronto, sabe que sou fã das suas viagens e fiquei muito contente com esta partilha e poder ler/ver como foi. Certamente que irá inspirar muita gente.

Cumprimentos! :)
 

CristinaBF

Membro Conhecido
Olá @Antonia.M.S.
Só tenho a dizer... simplesmente Maravilhoso report, com uma sentida descrição e umas lindissimas fotos, gostei imenso.

A Noruega está na minha lista, gostei muito da natureza da Escócia, mas acho a Noruega ainda mais cativante, espero mesmo conhecer.
Adorei as fotos.
Obrigada pela partilha
Continuação de boas viagens para grandes reportes ;)
 

susy4

Membro Conhecido
:eek::eek::eek:
Que report brutal...Amei...
Que encanto de paisagens, natureza no seu expoente máximo.
Grata por este report fantástico.
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá,
Muito obrigado pela estrondosa partilha recheada de boas fotos, simplesmente fantástico :) É um destino que me diz muito pelas fantástica paisagens (e não só) mas para já vou contentando-me a ver reports assim, mas nunca se sabe o dia de amanhã :D

Boas viagens :)
 

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Obrigada @CristinaBF , @susy4 e @Maria B. pelos vossos comentários!! :D:D:D

@Maria B. peço desculpa se transmiti uma impressão menos positiva da cidade de Oslo :(. Não foi de todo essa a minha intenção. :(
Eu adorei Oslo e como direi algures no report, a cidade, no geral, correspondeu inteiramente às minhas expetativas, como cidade e como capital.
A verdade, e foi por isso que decidi apontar esses aspetos, menos positivos, é que fiquei de facto surpreendida.

Nem tanto em relação ao lixou que encontrámos nas ruas, muito do qual se deveu certamente ao evento que decorreu e no qual nós ainda participámos um pouco também.
Até porque já tinha observado esse fenómeno em outras cidades do norte da Europa. Helsínquia por exemplo. Lembro-me de chegar a Helsínquia e haver, em pleno centro, latas vazias de bebida espalhadas pelo chão e caixas de hambúrgueres. Na Irlanda do Norte, o ano passado, numa pequena cidade havia uma feira e nós decidimos ir ver como eram estes eventos por lá. Muito parecidas, de resto, com as nossas: barracas de roupas, comidas e bebidas e afins. Mas fiquei estarrecida, nunca tinha visto tanto lixo na rua na minha vida. E se nós temos feiras, mercados e mercadinhos. A impressão que dava era que acabavam de comer, os hambúrgueres e esse tipo de coisas, e não procuravam um recipiente para o lixo, parecia deitarem tudo no chão. Andávamos na rua, literalmente, aos pontapés a lixo.:eek:

Na verdade impressionou-me mais o número de pessoas a pedir e sem abrigo.
Mas há que olhar ao contexto atual. Vivemos na Europa dias de grande turbulência no que respeita à emigração. E como sabemos, países do Sul da Europa, como o nosso, são preteridos pelos do Norte pelos emigrantes provenientes dos conflitos ainda em curso, porque de certo modo os países do Norte, devido ao seu grau de desenvolvimento e oferta de emprego, dão outras garantias de sobrevivência. Ou davam. Porque têm os seus próprios limites, e talvez o que agora se observa seja o reflexo disso mesmo. Mas muitas das pessoas que vemos a pedir parecem provenientes do leste da Europa ( Roménia, por aí) com escassa qualificação, logo muito menor empregabilidade...
Vejo a diversidade étnica e a emigração como uma coisa positiva, não fossemos nós um país de emigrantes, e não tivesse eu um filho a viver em Inglaterra e outro na Catalunha.
Mas não esperava deparar-me com este problema e não estava a ser sincera se me referisse apenas à beleza extraordinária e avassaladora da Noruega e não falasse do que me perturbou e entristeceu. Porque entristece em qualquer parte do mundo onde vá. Talvez porque viva numa cidade com 10000 habitantes onde felizmente esse cenário não faz parte do meu quotidiano...
Sabemos que a pobreza é um flagelo mundial, mas não esperamos ver isso tão latente na capital do país mais rico da Europa. Mas atualmente esse é um fenómeno incontrolável e transversal aos países desenvolvidos.

De qualquer modo, que fique claro, Oslo é uma cidade encantadora, que adorámos. E privilegiámos a rua, os parques, os jardins, sentir a vida da cidade. Ver como sabem aproveitar cada raio de sol, como enchem jardins e esplanadas...
Consegui sentir a sua beleza e percorrer alguns dos seus cantos e recantos cheios de encanto.:D E o bairro de que falamos, e que casualmente esteve muito presente no nosso percurso, também os terá!

Muito obrigada pelos seus comentários que me permitiram clarificar que Oslo é uma cidade vibrante, organizada, bela, moderna, a capital de um país gradioso em tamanho e em beleza e também ela em sintonia com essas qualidades!!!
Cumprimentos.
 
Última edição:

Maria Pereira

Membro Conhecido
Maravilhoso!
Excelente foto-report e documentário
Muitos parabéns por este trabalho de partilha e obrigada por me fazer rever a Noruega.
Boas viagens
 

Tinker Bell

Membro Conhecido
@Antonia.M.S. Eu adorei todo o seu report, e mesmo a forma como descreveu a cidade, porque aprecio imenso a sua forma de ver as coisas e concordo/entendo tudo o que disse. Não me interprete mal... :) Recomendaria a sua leitura a qualquer pessoa, sem hesitar!

Tive apenas a necessidade de "defender", que até a mim me surpreendeu... deve ver isso com o seu filho também. Mudamos de país e acabamos por dar ao que nos abrigou um pedaço de nós! :) O facto do seu report ter despertado isso em mim ainda me faz gostar mais dele. :D Significa que veio aqui e esteve atenta, com espírito crítico, não se limita a ir aos lugares sem os tentar conhecer de verdade. Isso é viajar!

Essa questão de Grønland e tudo o que descreveu é bastante debatida aqui, um problema que está a fazer os noruegueses mudarem drasticamente a sua atitude em relação aos estrangeiros... Um assunto sensível. :( Não por serem estrangeiros - eu também o sou - mas sim porque muita gente se aproveita do sistema e andam aí a viver à grande e causar estragos.

A Parada Gay foi uma graaaande festa, só apanhei o início, mas realmente imagino como terá deixado a cidade. o_O

Um bem haja!!!
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Adorei o report, tem fotos e paisagens espectaculares :)
Há bastante tempo que a Noruega ocupa um lugar de topo nos meus locais a visitar mas tem sido sempre adiado pela ideia que tenho do custo global de tal aventura!
Um enorme obrigada por esta excelente contribuição, deliciei-me com a descrição e as fotos maravilhosas :D
 

Paula Sá

Membro
Muitos Parabéns pelo report.
Fiz os Fiordes na ultima semana de Julho e gostei muito, ao ver as fotos revi alguns dos locais por onde passei.
Gostei de Oslo, mas estive pouco tempo, quero voltar para explorar melhor.
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
Belo report cheio de grandes fotos.
Um dia também espero conhecer a Noruega.
Boas viagens ;)
 
Top