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[Report] Mashatu, Terra de Gigantes

Pedro Maia

Membro Conhecido
Este verão, em Agosto, íamos todos finalmente conhecer um país que está na minha "wish list" há vários anos, desde finais do ano passado que estava tudo marcado, vôos, hotéis, carro de aluguer, etc, até que, em Junho, por motivos familiares tivémos que cancelar tudo, às vezes as coisas não correm como planeamos e o que tem que ser, tem mesmo que ser.

Entretanto e já com as coisas estabilizadas, surgiu uma "janela de oportunidade" para tirarmos uns dias em Setembro, desta vez sem os nossos filhos, os dias disponíveis eram poucos, com partida a 14 e regresso a 19 apenas 6 dias no total, a Namíbia estava fora de questão até porque há poucos alojamentos disponíveis e é necessário marcar com muita antecedência, mas Africa era o destino decidido e havia outras hipóteses, tentei o Quénia mas o que queria não estava disponível e a nossa idéia não era passar todo o dia no carro, preferíamos ficar num único lodge, até que pelo meio de muitas buscas na internet surgiu um lugar de que já tinha ouvido falar mas do qual não tinha muita informação, Mashatu, no Botswana, muito longe dos lugares mais conhecidos deste país, como o Delta do Okavango e o Parque Nacional de Chobe.

Mashatu é a maior reserva privada da Africa austral, com reputação de ser um lugar excelente para ver predadores e, por ser pouco conhecido e só ter dois campos para alojamento, relativamente pequenos, com garantia de tranquilidade e de estar fora dos roteiros turísticos mais conhecidos.

Tem dois campos, um de tendas e outro mais convencional, acabámos por marcar uma noite nas tendas e as outras duas no outro.

Em termos de viagem, voámos com a KLM por causa dos horários, permitia-nos chegar a Joanesburgo no mesmo dia (já à noite) do mesmo dia em que partíamos e o vôo de regresso saía às 23h30, o que nos permitia desfrutar ainda do game drive matinal e de regressar com calma a Joanesburgo.

Isto porque o melhor acesso a Mashatu (para além do aviâo para a pista de aterragem da reserva, que estava fora de questão por causa do preço), é desde Joanesburgo.

Para terem uma idéia da localização de Mashatu, aqui fica este mapa:

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No dia 14 dormimos num hotel perto do aeroporto de Joanesburgo e no dia seguinte saímos antes das 6 da manhã, sem contar com as paragens demora-se cerca de 5horas e meia a chegar à fronteira de Pont Drift, é necessário levar uma autorização da locadora do carro para passar a fronteira para o Botswana, apesar do carro ficar estacionado na terra de ninguém, onde se é recolhido por um veículo da reserva, com o qual se passa a fronteira do Botswana e se vai até ao campo escolhido, o das tendas ou o principal, mais quase uma hora mas já dentro da reserva e já se vai vendo algum animal.

Passada esta introdução e com a certeza de que muitos nos estão a achar completamente malucos por fazermos esta viagem em 6 dias (5 noites, uma delas no avião), só vos posso dizer que foi naturalmente cansativa mas cabsolutamente espectacular, intensa e inesquecível, Mashatu ultrapassou largamente as expectativas e não tinha dúvidas em repetir mesmo que fosse nos mesmos moldes, queremos muito voltar, de preferência com os nossos filhos.

Este report vai demorar tempo a fazer, são muitas fotos para escolher de duas máquinas, mas também não há pressa, enquanto não começo a tratar das fotos deixo aqui alguns vídeos do telemóvel:





 

Flecha

Membro Conhecido
Bolas. que chapada..... que maravilha de report.
ADOREI. venha mais.
 
Última edição por um moderador:

ploferreira

Moderador Sénior
Staff
Muito bom, como todos os teus reports @Pedro Maia,

Sem duvida uma lufada de ar fresco nos reports do Portal, imagino as fotos que para ai vêm.... vou ficar colado :)
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá Pedro,
Obrigado por mais uma fantástica partilha :D É bom ver este tipo de reports :)
Que venha o restante!

Boas viagens ;)
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Uiiii agora é que o suspense está lançado ! Tudo à espera das fotos brutais que devem estar nessas máquinas !
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
Não vai ser nada fácil escolher, além de serem imensas fotos há sequências que para mim são espectaculares mas que se as meto me arrisco a dar-vos uma seca monumental:D:D.
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
A viagem de Joanesburgo até à fronteira correu sem incidentes, na parte final havia bastantes buracos mas com cuidado a coisa fez-se e finalmente chegámos ao posto fronteiriço de Pontdrift, onde já nos aguardavam para nos levarem até ao Tented Camp, já em veículo de safari, e onde ainda conseguimos uma sombra para deixar o carro que alugámos.

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Atravessámos o leito seco do rio Limpopo, passámos a fronteira do Botswana e seguimos já pela reserva, pelo caminho já vimos alguns elefantes, impalas e girafas, mas o ritmo de passeio ficaria para depois.

Chegámos finalmente ao campo, comemos qualquer coisa e instalámo-nos na nossa tenda, ainda tínhamos um par de horas antes do game drive da tarde.

A nossa tenda, felizmente à sombra porque estava imenso calor, como dá para ver é um tipo de "campismo" bastante confortável:

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Pedro Maia

Membro Conhecido
Nas reservas privadas o esquema é relativamente parecido dumas para as outras, mas é bastante diferente dos safaris na generalidade dos parques nacionais, com motorista ou guia.

Neste caso, há dois game drives diários, um que começa por volta do nascer do sol até cerca das 10da manhã, depois volta-se para o campo para o "brunch", descansa-se, volta-se a comer e há o game drive da tarde, com regresso ao campo depois do pôr do sol, já de noite, em busca de animais noturnos.

No drive matinal há uma paragem antes de voltar para o campo par um café ou chá com biscoitos e no da tarde, por alturas do pôr do sol, tomam-se uns "sundowners", gin tónico, vinho ou outras bebidas, enfim, uma vida árdua…

E assim começou o nosso primeiro game drive em Mashatu, a primeira foto foi para uma zebra que est5ava numa posição elevada, com uma luz incrível, são animais muito fotogénicos.

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Não demorou muito tempo até que a reserva fizesse juz à fama que tem de ser excelente para ver predadores, em cima duma árvore com o nome da reserva, uma Mashatu, estava uma leopardo fêmea:

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Em cima da árvore estavam os restos duma impala, o cheiro era horrível, e no solo, perto da árvore, estava o filho, leopardo macho com uns 18 meses, que a mãe não deixava subir para comer por já estar na idade em que tem que começar a ir à sua vida, é essa a lei da selva (ou da savana, neste caso).

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Dois leopardos logo no início do primeiro game drive, não podia ser um melhor começo e a confirmação de que íamos ter uns dias preenchidos com avistamentos espectaculares.
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
Depois de deixarmos os leopardos seguimos e cruzámos caminho com um elefante macho solitário, jovem mas já dum tamanho bem razoável.

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Nesta altura andávamos à procura de leões e não demorou muito até encontrarmos o bando residente da reserva.

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Duas leoas com 5 crias, 3 de 5 meses e 2 de 3 méses, nunca tínhamos visto crias de leão tão pequenas.

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Quem diria que estas bolas de pêlo se vão tornar matadores implacáveis quando crescerem?

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Última edição por um moderador:

Pedro Maia

Membro Conhecido
Uma das vantagens das reservas privadas em relação aos parques nacionais é a possibilidade de sair das estradas ou dos trilhos marcados, basicamente a possibilidade de aproximação aos animais depende apenas da destreza do guia ao volante e da capacidade dos jipes, graças a isso e com mais ou menos sacudidelas e algum arranhão dos ramos dos arbustos e árvores chega-se muito perto dos animais, mesmo muito perto e em veículos abertos, o que só aumenta a emoção.

Ficámos bastante tempo a ver os leões, com as crias a brincar, a praticar o que as mães lhes ensinam e com momentos que não deixam ninguém indiferente:

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Em boa verdade alguém estava indiferente, o macho do bando, que estava a uns 200m, à sombra, sem ser incomodado pelas crias e sem sequer esboçar qualquer reacção quando o nosso jipe parou a meia dúzia de metros dele:

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Pedro Maia

Membro Conhecido
Os nossos companheiros de jipe tinham-nos perguntado se nos importávamos de nos levantar mais cedo no dia seguinte para irmos ver o nascer do sol, por nós perfeito, alvorada às 5:15, um chá, uns biscoitos e depois foi só encontrar o sítio adequado e assistir ao espectáculo, o nascer do sol em África vale bem a perda de meia hora de sono:

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Cores incríveis

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Mashatu tem como lema o título do report, Terra de Gigantes, o lema vem dos elefantes, das árvores mashatu e doutras que são mais conhecidas mas que nunca tinha visto, os baobabs, árvores muitas vezes com vários séculos e que parecem que têm as raízes no lugar dos ramos, gostei bastante, esta estava no lugar onde vimos o sol a nascer:

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Esta já não ia para nova e estava perfeita, a receber o sol da manhã;

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Seguimos caminho e encontrámos esta girafa, um animal sempre muito fotogénico:

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Fomos a um lugar onde os nossos guias sabiam que havia um bando de hienas com crias, as mais pequenas não sairam do buraco por isso não as vimos mas ainda nos divertimos a ver duas com cerca de 7 meses, bem engraçadas (confesso que, ao contrário de muita gente, sou fã das hienas).

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Uma fêmea adulta, são elas que mandam no mundo das hienas:

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As mais pequenas eram muito curiosas e chegavam-se mesmo ao pé do carro

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Mas um bocado de osso é sempre melhor do que roer o pneu dum jipe

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E é bastante disputado

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Até pelos adultos

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Pedro Maia

Membro Conhecido
Deixámos as hienas e fomos à procura doutros animais, não sou um fanático de pássaros mas é impossível ficar indiferente às cores deste, que em português se chama rolieiro-de-peito-lilás:

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Um elande, o maior dos antílopes e que nunca tinha visto:

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Uma família de elefantes, com as fêmeas e as crias:

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Fomos atrás do grupo e uma das fêmeas fez questão de deixar bem claro que não apreciava a nossa companhia:

 
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