Novidades

[Report] Mashatu, Terra de Gigantes

Mel C

Membro Conhecido
Estou a adorar o report, excelentes fotos e deve ser uma experiência fantástica, mas tenho a mesma dúvida do NunoCorreia :D
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
Em relação à questão dos carros, é impossível ter a certeza de que não há problemas, chega-se a estar mesmo muito perto dos animais e isso inclui os leões, ou estar debaixo duma árvore onde está um leopardo e nada os impede de atacarem, o que se passa é que os animais estão habituados aos carros e em teoria não relacionam os carros e sobretudo quem está dentro dos carros com comida, mas claro está que algum deles pode não conhecer essa teoria;).

A verdade é que há uma ideia de segurança que é um pouco perigosa, porque não dá para relaxar e incumprir as regras, por exemplo, não pôr o corpo fora do carro e muito menos sair do carro, aí as probabilidades de passar de turista a presa são consideráveis.

Na prática, ou em termos estatísticos, os animais mais perigosos nos safaris acabam por ser os elefantes, que se estiverem de mau humor ou se for uma fêmea que acha que estão a perturbar-lhe as crias não têm grandes problemas em virar um carro e dar cabo de quem estiver lá dentro, mas em termos gerais os problemas são raros.

Em relação à objectiva, usei uma 70-300, mas posso dizer-te que o leão macho, que nem sequer levantou a cabeça, devia estar a uns 4 ou 5 metros do carro, se tanto, e è comum passarem mesmo ao lado dos carros.

Para terem uma ideia, este vídeo foi feito por mim há uns anos em Sabi Sand, no Kruger, e este leopardo macho, monstruoso, passou mesmo ao meu lado, se esticasse o braço tinha-lhe tocado:


Já agora, onde eu não gostava de estar era no lugar deste tracker:


Por exemplo, naquele vídeo ao pé da elefanta com bad mood estavam bem pertinho não?
Nesse caso havia alguma distância de segurança, o guia esticou-se uma bocado a seguir os elefantes mas foi só um aviso, nem chegou a ameaçar avançar contra nós.

Noutra circunstância houve 3 elefantes, 2 fêmeas e uma cria, que passaram a centímetros do nosso carro, mas nesse caso estavámos parados e foi tudo tranquilo, menos para a minha mulher que estava do lado deles, mas o guia (neste caso já era outro, muito experiente) só lhe disse para ficar calma e olhar para eles (não sei porquê) e tudo correu bem, tenho que ver se tenho alguma foto desse momento.
 
Última edição por um moderador:

Bee

Membro Conhecido
A mim é que não me apanhavam naqueles carros... mas fico feliz que o @Pedro Maia o faça. Assim vou tendo reports deste calibre para apreciar!... Pode continuar :D
 

Mel C

Membro Conhecido
Nesse caso havia alguma distância de segurança, o guia esticou-se uma bocado a seguir os elefantes mas foi só um aviso, nem chegou a ameaçar avançar contra nós.

Noutra circunstância houve 3 elefantes, 2 fêmeas e uma cria, que passaram a centímetros do nosso carro, mas nesse caso estavámos parados e foi tudo tranquilo, menos para a minha mulher que estava do lado deles, mas o guia (neste caso já era outro, muito experiente) só lhe disse para ficar calma e olhar para eles (não sei porquê) e tudo correu bem, tenho que ver se tenho alguma foto desse momento.
Esse deve ter sido um momento espectacular...a sério que impressiona (pela positiva!) ver como é possível humanos e animais selvagens "conviverem" desta maneira respeitando cada um o espaço do outro :)

Tenho uma curiosidade que talvez vá tocar num ponto sensível, nestes safaris os guias têem alguma forma de defenderem os turistas caso algum aconteça o impensável? Os guias dão algum briefing de segurança antes dos safaris?
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá,
Muito obrigado por mais uma fantástica partilha :D
Tal como já o disse anteriormente, este é um tipo de férias que gostava muito de fazer, mas que para já, não me é possível. Até lá, aproveito estas fantásticas fotografias que partilhas :D

Boas viagens :)
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
A mim é que não me apanhavam naqueles carros... mas fico feliz que o @Pedro Maia o faça. Assim vou tendo reports deste calibre para apreciar!... Pode continuar :D
Hei-de continuar mas tenho que escolher fotos:D.

Tenho uma curiosidade que talvez vá tocar num ponto sensível, nestes safaris os guias têem alguma forma de defenderem os turistas caso algum aconteça o impensável? Os guias dão algum briefing de segurança antes dos safaris?
Não é nenhum ponto sensível, os meios de defesa variam conforme os lugares, quando estive em Sabi Sand, o guia levava uma espingarda no carro, aqui não havia arma.

O guia é um ponto fundamental, porque é dele que depende , em primeiro lugar, a nossa segurança, normalmente antes do primeiro game drive dão alguma indicações, para as pessoas não se debruçarem do carro, para em nenhuma circunstância sairem do carro, não falar alto nem fazer movimentos bruscos ao pé de predadores, etc.

O primeiro guia, o tal dos elefantes, era ainda novo, com pouca experiência, mas não se pode dizer que tivesse havido uma situação de perigo, foi só um aviso e ele não aproximou mais o carro.

O segundo guia tinha 22 anos de experiência e isso notava-se.

Houve uma situação, em que estavámos mesmo debaixo da árvore onde estava um leopardo, e um americano atrás de mim deixou cair a tampa da objectiva, ninguém se mexeu, o guia olhou à volta, olhou para o leopardo, fez marcha atrás muito devagar, abriu um pouco a porta e viu que não chegava ao chão, voltou a olhar para cima, finalmente saíu do carro com movimentos lentos, apanhou a tampa e fechou a porta, correu tudo bem mas foi um momento de alguma tensão e notei que o leopardo, que estava na dele escarrapachado num ramo, assim que o guia saiu do carro levantou a cabeça...
 
Última edição por um moderador:

Mel C

Membro Conhecido
Eu acho sensível porque se o pior acontecer, fomos nós que nos metemos no habitat deles...

Depois disto fui ler uns foruns no Tripadvisor e diz que os animais vêm o jipe como uma única entidade e demasiado grande para ser caçada, daí as indicações para ninguém se esticar para fora do veículo...

Bem, safaris não eram uma viagem que me despertasse muita curiosidade mas, depois deste report, vão ficar na lista dos desejos, só consigo imaginar a emoção que não deve ser...parabéns e obrigada pelo excelente report!!!
 

Leonorb

Moderador
Staff
Se me permitem, deixo aqui a msg que recebi dos meus colegas de MZ, a propósito do nosso passeio no Krugger.... :rolleyes:
IMG-20170626-WA0060.jpg
 

ploferreira

Administrador
Staff
A propósito de segurança:

No Kruger Park já tive as duas situações numa das vezes o guia ia armado (e uma senhora arma), na segunda vez não levava nada.

Na Swazilândia no Hlane Royal National Park para aceder à secção dos leões tivemos de assinar um disclaimer em como cumpririamos todas as regras e em que a reserva indicava não ser responsável por ferimentos ou morte dos visitantes... não me deixou muito confortável :rolleyes:

Ainda assim o maior "susto" foi no parque da Quissama em Angola, não estivemos verdadeiramente em perigo mas encontramos um grupo de elefantes, sendo que um deles estava no Musth, um periodo em que os elefantes machos se tornam bastante agressivos, o elefante estava a lutar com os outros elefantes e fazia movimentos erráticos, chegou-se a aproximar bastante do jipe e o guia optou por sair dali porque a coisa podia correr mal...
 
Última edição:

Leonorb

Moderador
Staff
eheheh, os elefantes são "levados da breca"...
A regra é mesmo respeitar as indicações que nos dão... mesmo quando a tentação é grande
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
Eu acho sensível porque se o pior acontecer, fomos nós que nos metemos no habitat deles...

Depois disto fui ler uns foruns no Tripadvisor e diz que os animais vêm o jipe como uma única entidade e demasiado grande para ser caçada, daí as indicações para ninguém se esticar para fora do veículo...

Bem, safaris não eram uma viagem que me despertasse muita curiosidade mas, depois deste report, vão ficar na lista dos desejos, só consigo imaginar a emoção que não deve ser...parabéns e obrigada pelo excelente report!!!
Como tudo é uma questão de interesse e gosto, no meu caso está-se a tornar no meu tipo preferido de viagem, o que é problemático porque é preciso ir para longe e para variar as alternativas começam a ser mais remotas e há coisas caríssimas.

A melhor forma de começar, que tem um preço mais razoável e não implica ir em veículos abertos é um safari com carro alugado, um carro normal, no Kruger, não há riscos com os predadores e só é preciso tomar algum cuidado com algum elefante mais agresivo, mas o risco é mínimo, mais de um milhão de pessoas visita o Kruger anualmente e os incidentes contam-se pelos dedos das mãos.

Só exige tempo e antecedência para preparar a viagem.

A outra hipótese que também não envolve veículos abertos são os safaris no Quénia ou na Tanzânis, com motorista/guia, e com uma vasta gama de preços e conforto, sendo mais barato no Quénia, nunca fui mas há aqui alguns reports.

Se me permitem, deixo aqui a msg que recebi dos meus colegas de MZ, a propósito do nosso passeio no Krugger.... :rolleyes:Visualizar anexo 167056
Basicamente acho que é esse o princípio, pelo menos tanto quanto li e me e plocaram.

A propósito de segurança:

No Kruger Park já tive as duas situações numa das vezes o guia ia armado (e uma senhora arma), na segunda vez não levava nada.

Na Swazilândia no Hlane Royal National Park para aceder à secção dos leões tivemos de assinar um disclaimer em como cumpririamos todas as regras e em que a reserva indicava não ser responsável por ferimentos ou morte dos visitantes... não me deixou muito confortável :rolleyes:

Ainda assim o maior "susto" foi no parque da Quissama em Angola, não estivemos verdadeiramente em perigo mas encontramos um grupo de elefantes, sendo que um deles estava no Musth, um periodo em que os elefantes machos se tornam bastante agressivos, o elefante estava a lutar com os outros elefantes e fazia movimentos erráticos, chegou-se a aproximar bastante do jipe e o guia optou por sair dali porque a coisa podia correr mal...
É nesses casos que um guia experiente faz a diferença, porque sabe ler os sinais que os animais dão, e sabe quando é que devem dar distância ou ir para outro lado.

Também há diferenças entre os vários parques, a agressividade dos animais não é igual em todos os lados, para dar um exemplo, pelo que vi em documentários no parque da Gorongosa os elefantes são especialmente agressivos por causa do que aconteceu durante a guerra civil e algum tipo de mecanismo genético, de memória ou de transmissáo de informação leva os elefantes do parque a serem muito mais agressivos do que noutros lados.
 
Última edição por um moderador:
Top