Novidades

[Report] Mashatu, Terra de Gigantes

Mel C

Membro Conhecido
Concordo com o @NunoCorreia os leopardos e as chitas são de uma elegância sem igual, para já estou a gostar mais das chitas! Mas também não digo que não aos leões bébes que são tão fofinhos e dão vontade de abraçar (talvez não seja boa ideia...:D
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
Não sei qual o animal que consigo gostar mais :D se o leopardo ou a chita.
Mas ambos são de uma elegância e uma perfeição. A mãe natureza é algo mesmo mesmo inexplicável.
Concordo com o @NunoCorreia os leopardos e as chitas são de uma elegância sem igual, para já estou a gostar mais das chitas! Mas também não digo que não aos leões bébes que são tão fofinhos e dão vontade de abraçar (talvez não seja boa ideia...:D
A escolha é quase impossível, são dois animais mais diferentes do que parecem, mas são os dois perfeitos.

E os leões também, neste caso impressionam mais pela força, foi pena o macho estar sempre na “sorna” porque quando estão activos e nos olham directamente até arrepiam.

A ideia de abraçar um dos leões bébes parece boa na teoria, mas é capaz de ser melhor manter as distâncias.

E além dos predadores há o resto, os elefantes, por exemplo, são incríveis.

O report já vai muito longo mas ainda falta o fim deslta manhã, a tarde e a manhã seguinte, e há sempre coisas diferentes para ver, é essa a magia destas viagens.
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
Para acabar o game drive matinal, já no regresso ao campo ainda encontrámos uma família de elefantes, alguns dos mais pequeneos estavam a mamar, um espectáculo:

ai.imgur.com_rhuWtfs.jpg_c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b.jpg


ai.imgur.com_uXyxIOM.jpg_c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b.jpg


ai.imgur.com_DY26ky0.jpg_a87ff679a2f3e71d9181a67b7542122c.jpg


ai.imgur.com_FETaZ69.jpg_c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b.jpg


ai.imgur.com_5ks6QDx.jpg_c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b.jpg
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
Mas ainda faltava uma coisa, durante o game drive, o Bellamy, o nosso guia, tinha recebido uma mensagem via radio, depois virou-se para nós e perguntou-nos se o nosso quarto era o número 8, o que confirmámos, aí disse-nos que a mensagem que recebeu era do campo, a dizerem que um leopardo tinha morto uma impala mesmo ao pé do deck do nosso quarto!!!

Assim que chegámos ao quarto fomos ver e lá estava a carcaça da impala, o leopardo, esse, tinha desaparecido sem ninguém o ver:

ai.imgur.com_slTxL8j.jpg_c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b.jpg


O campo é vedado com um muro mas as varandas dos quartos dão para o mato, como se vê na foto anterior.

A carcaça:

ai.imgur.com_5ZkIoQA.jpg_c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b.jpg



Por esta não estávamos à espera, foi um autêntico alvoroço no campo, entre os outros hóspedes e os guias.
 

Mel C

Membro Conhecido
Tivessem ficado no quarto teriam assistido à caçada! :D Já agora não são perigosas essas varandas só com as cordas a proteger? Se estivesse alguém na varanda não podia ter sido confundido com uma impala deliciosa? O staff do parque dá algumas recomendações em relação a isto?
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
Tivessem ficado no quarto teriam assistido à caçada! :D Já agora não são perigosas essas varandas só com as cordas a proteger? Se estivesse alguém na varanda não podia ter sido confundido com uma impala deliciosa? O staff do parque dá algumas recomendações em relação a isto?
É verdade, o problema é que não se sabe nem onde nem quando é que estas coisas acontecem, e debaixo da nossa varanda as probabilidades devem ser menores do que as de ganhar o euromilhões:D.

Quando chegámos e nos mostraram o quarto avisaram-nos para termos cuidado sobretudo no caso de aparecerem elefantes, mas também só se se aproximassem, nessa altura devíamos entrar para o quarto.

Também não são precisos grandes avisos, ao estarmos ali sabemos que há predadores e que não é um zoo, durante o dia na varanda o risco é muito reduzido até porque os animais costumam evitar as pessoas, mas convém estar sempre com atenção, e à noite o caso muda de figura, aí pode ser mesmo perigoso.
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
Quinto game drive em Mashatu, que ia ser o último porque na manhã seguinte, a nossa última, tínhamos planeado uma coisa diferente, uma ida ao "photo hide", desta vez já tínhamos outra vez a companhia do casal americano mais novo.

Com o calor o game drive começou tranquilo, pará mos primeiro para tirar uma foto a estes elandes, que normalmente fugiam assim que viam o carro.

ai.imgur.com_UVau5b6.jpg


Pouco depois, a seguir a uma curva para descermos para o leito do rio encontrámos esta família de elefantes numa das suas actividades favoritas, o banho de lama, o guia desligou o carro na descida e ficámos um bocado a vê-los.

ai.imgur.com_gDT7kua.jpg


ai.imgur.com_wWlVUnF.jpg


ai.imgur.com_IDRcv8e.jpg


Acho que nunca nos fartamos de ver os elefantes

ai.imgur.com_1b7dSOI.jpg



Quando terminaram o banho de lama decidiram subir pelo caminho onde nós estávamos, mas estavam super calmos, o Bellamy disse-nos só para nos mantermos tranquilos e olharmos para eles e lá passaram mesmo ao lado do carro e foram à vida deles e nós à nossa.

ai.imgur.com_cTiAEf5.jpg


ai.imgur.com_5JBl7H6.jpg


ai.imgur.com_tCs1HFY.jpg


ai.imgur.com_S8ZSyWN.jpg


ai.imgur.com_iw9lS7E.jpg


Não há dúvidas de que o guia é o elemento chave nisto tudo, um guia experiente, como o Bellamy, sabe "ler" os sinais dos animais, ver quando é que estão calmos ou nervosos, quando é que dá para ficar ao pé deles sem problemas ou quando é que há que dar espaço, e com os elefantes, que se quiserem viram um carro ao contrário sem grandes problemas, estes conhecimentos ainda são mais importantes.
 

Mel C

Membro Conhecido
Obrigada pelo esclarecimento! Fico à espera de descobrir o que é o photo hide :D
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
Depois de acompanharmos uma parte da refeição da chita vimos uns animais mais pacíficos, como zebras e gnus

ai.imgur.com_oT6cnT1.jpg


ai.imgur.com_X6bFlso.jpg


ai.imgur.com_LYWvNDW.jpg


Um leão macho não entra seguramente na categoria de animais mais pacíficos mas este, o que já tínhamos visto, não estava a pensar em atacar nada, a não ser talvez em sonhos, desta vez nem sequer abriu os olhos

ai.imgur.com_4X5TJMg.jpg


ai.imgur.com_bOzAQIh.jpg


Pequenas, as patitas do "gato"

ai.imgur.com_80xsO6j.jpg
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
E para acabar o game drive em beleza a fêmea leopardo já nossa conhecida

ai.imgur.com_v5rFAOZ.jpg


ai.imgur.com_Kpcecb8.jpg


ai.imgur.com_kKgq4Vj.jpg


E numa árvore relativamente perto, outra, provavelmente irmã da primeira

ai.imgur.com_HDCaiF2.jpg


ai.imgur.com_UzNjp9t.jpg


ai.imgur.com_t4zE6Bu.jpg


Quando chegámos ao campo, já de noite, o guia e os nossos companheiros de carro vieram ao nosso quarto e lá estava a carcaça, à espera de quem lhe pegasse.

A minha ideia era ir vendo com a lanterna se apanhava o "assassino" em flagrante, entretanto fui tomar duche e antes de sair para jantar voltei à varanda, apontei a lanterna e já não estava lá nada, mais ao longe ainda apanhámos o reflexo de um par de olhos mas depois só escuridão, o mistério ficou por esclarecer...
 

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Os reports do @Pedro Maia deixam-nos sempre com expectativas altas no início, mas são sempre superadas! Este mostra-nos uma viagem espetacular. O esplendor da natureza, tão bem captado nas imagens, faz-nos repensar o que podemos realmente fazer para a preservar...
Fantástico! Parabéns! Não está ao alcance de todos mas é invejável, no bom sentido;):)
 

ploferreira

Administrador
Staff
Isto continua com bon nivel!

Estou a ver que ai há chitas e leopardos com fartura, no Kruger das duas vezes que lá fui nem um consegui ver :(
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
Isto continua com bon nivel!
Estou a ver que ai há chitas e leopardos com fartura, no Kruger das duas vezes que lá fui nem um consegui ver :(
Da primeira vez que fui a Kruger não vi nenhum leopardo, da segunda vi um 10 minutos depois de entrar no parque, e nas reservas privadas adjacentes, como Sabi Sand, também há bastantes leopardos, chitas já é diferente, também nunca vi nenhuma no Kruger.

Pois... nem eu:( Nem na Gorongosa:(
Não há report da Gorongosa?

Tanto quanto sei há leopardos na Gorongosa, mas deve ser quase impossível vê-los, chitas duvido que haja alguma.
 
Última edição por um moderador:

Leonorb

Moderador
Staff
@Pedro Maia
:) Sim estou fazer report, mais tipo o que seria um report da Gorongosa
Em relação aos Leopardos, tinham introduzido alguns mas, infelizmente foram caçados:(:mad:. Quando estive lá a equipa "tecnica" estava algures no mato a identificar area para receberem novos animais
Depois no report conto
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
Vamos lá ver se consigo acabar o report, esta semana não tive muito tempo.

A última manhã que passámos em Mashatu foi dedicada a uma actividade diferente, o Photo Hide, literalmente o "esconderijo fotográfico", em todos os parques onde fiz safaris há "esconderijos", que são estruturas simples com uns lugares para as pessoas se sentarem e que têm uma abertura normalmente com vista para um charco, ou um lago, neste caso a diferença para os que já tinha conhecido é que o "esconderijo" é em parte enterrado de forma a que a bancada onde as pessoas se apoiam para ver e tirar fotos está ao mesmo nível do charco onde os animais vão beber e a uma distância de uns dois metros da borda do charco, o que dá uma sensação de proximidade incrível, além duma perspectiva que nunca tinha tido.

Para além disso, neste caso havia uma fotógrafa profissional, (Mags Vorster), que ajuda a fazer os melhores ajustes nas máquinas e dá mais algumas dicas, o que para ignorantes como nós é excelente, além de na tal bancada haver apoios para as máquinas (em inglês chamam-se "bean bags", não sei qual será a tradução técnica), para além de suportes para os smartphones.

A parte negativa é ser, neste caso, uma actividade extra, paga à parte, e que obriga a perder um game drive, mas a minha mulher estava com muita vontade de experimentar e também já ia ser muito difícil ver coisas mais extraordinárias do que as que já tínhamos visto num novo game drive, por isso decidimos e lá fomos, o transporte para o hide durou uns 30 minutos, quando lá chegámos, pelas 6:30, já lá estava a Mags, muito simpática, e empenhadíssima em dar-nos dicas e na expectativa de nos proporcionar momentos especiais (o que, naturalmente, não depende dela), estava lá mais um casal mas acho que nem chegámos a ouvir a voz deles, e a partir daí era só esperar pelos animais, a expectativa era grande até porque o dia estava quente e com isso a sede dos animais também aumenta.

Começámos por ver alguns pássaros, não somos aficionados mas fomos sacando algumas fotos:

ai.imgur.com_mO9EkzC.jpg_c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b.jpg


ai.imgur.com_KMWHBeW.jpg_c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b.jpg


ai.imgur.com_AMKDpXT.jpg_c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b.jpg


ai.imgur.com_Bjh9uxG.jpg_c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b.jpg


ai.imgur.com_wJuKwDZ.jpg_c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b.jpg


ai.imgur.com_TIc7ec2.jpg_c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b.jpg


Um esquilo

ai.imgur.com_h2NFIgZ.jpg_c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b.jpg
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
Os primeiros animais que apareceram (descontando os pássaros e o esquilo), foram as inevitáveis impalas.

ai.imgur.com_4tAJDAM.jpg_c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b.jpg


ai.imgur.com_6iLQdiK.jpg_c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b.jpg


ai.imgur.com_6QQ1k1V.jpg_c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b.jpg


Depois de uma algo longa e bastante parada espera, apareceu um elande

ai.imgur.com_agLYLz8.jpg_c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b.jpg


ai.imgur.com_Sq39awV.jpg_c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b.jpg


Andou para a frente e para trás durante o que pareceu uma eternidade, até que lá achou que podia dar uns golos no charco

ai.imgur.com_22PsUzo.jpg_c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b.jpg


ai.imgur.com_2Mmv2bE.jpg_c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b.jpg


Uma panorâmica matinal do charco

ai.imgur.com_AvKZim5.jpg_c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b.jpg
 
Top