Novidades

[Report] Marraquexe - Fevereiro 2013

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Souqs


Andar pelos souqs de Marraquexe é uma aventura radical! :agitado:

As entradas mas movimentadas fazem-se pela praça Djema El Fna, em vários pontos da mesma.




Os souqs estão divididos pelas várias artes e ofícios- o das especiarias, o das peles, o das tinturarias, dos metais, etc.




As ruas são estreitas, algumas das quais tapadas, e as lojas têm mercadorias do chão até ao tecto. Os vendedores são insistentes, mas respeitadores, e acho imensa piada a ter de regatear com eles. Acaba por se tornar um vício e quando se vai com tempo, não olhamos às horas e ali ficamos, a discutir 10 ou 20 dirhams, ou seja, pouco menos de 1 e 2€!!! Está no sangue.....





A confusão é total, e sendo as ruas estreitas, parece impensável que ali circule tanta gente. Mas para além da gente, circulam também motas, bicicletas, burros, carroças e cavalos......









Não sei como é que não há acidentes graves, porque as motas andam sempre a grande velocidade.....
 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Nos souqs pode-se encontrar de tudo a bons preços, depois de obviamente negociados.



A oferta é enorme e chega a ser dificil escolher...






Estes gorros berberes são lindos e bastante quentinhos para o inverno :angel:



Em vários pontos dos souqs encontram-se vários cafés e restaurantes, excelentes para um momento de pausa, e reabastecimento de energias. Quase todos têm terraço, e dá para ter uma perspectiva diferente da medina.


No penúltimo dia em que estive na cidade, e percorri os souqs de lés a lés, almoçei no Café des Épieces, que tem varanda e terraço. Fica virado para uma pequena praça, onde se vendem desde gorros a pequenos animais (tartarugas pequeninas, insectos, etc).


Era perto da uma da tarde e eis que de repente se começa a ouvir o chamamento para a oração, através dos altifalantes das muitas mesquitas que existem dentro dos souqs!!! A vista só alcança os telhados e é uma perspectiva diferente, única... O som que ecoa é forte, e dá-nos a verdadeira dimensão do local onde estamos! :angel:




É um momento único! É aquela altura em que temos a certeza de estar num país árabe!
 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Passeio de Caleche (charrete)


Recomendo.


Fiz o passeio de modo a dar a volta às sete portas da cidade, fica-se com uma perspectiva diferente de como é a cidade "fora de muralhas".








É preciso ter sorte com a "composição" que se apanha, eu tive dois furos, mas que rapidamente o "motorista" tratou de resolver....

É um passeio muito agradável, que se faz em cerca de hora e meia.




O valor tem de ser negociado.

De notar que ao longo da cidade, existem locais, tipo paragens, das caleches, como se vê aqui :)

 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Excursão a Vale de Ourika


Excursão de um dia contratada no hotel.

Senão: foi o único dia de chuva e frio que apanhei, daqueles mesmo de inverno.



Passa-se por aldeias berberes em direcção ao Vale de Ourika. Paragem numa loja onde se vendem produtos de cerâmica e outra de produtos à base de argan, onde se pode ainda ver artesãos a recolher o óleo dourado, famoso pelas propriedades cosméticas que hoje se conhecem.







Na viagem, paragem ainda no vale para atravessar uma ponte, daquelas que abanam só com o pisar do pé :angel: :blush:


Como estava muito mau tempo e chovia bastante, não fizemos a visita às quedas de água. Havia neve no Atlas!!!! :brr: :brr:







Após o almoço, mesmo em frente às montanhas cheias de neve, paragem numa casa típica berbere, do mais pobre e rudimentar que já vi. Mas chovia tanto que nem a máquina fotográfica levei. :censored:
 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Outras imagens a reter de Marraquexe:


Arquitectura árabe

Para quem se interessa por arquitectura, as portas e janelas são um regalo para a vista!
Estão por todo o lado!


















 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
O povo

As pessoas são afáveis e simpáticas, e pese embora os vendedores nos souqs tentem a todo o custo fazer negócio, a gentileza e amabilidade estão constantemente presentes.

Apesar de Marraquexe já ser uma cidade grande, bastante internacionalizada e cosmopolita, a maioria das pessoas ainda se veste de forma tradicional. :rolleyes:




Nas horas do chamamento para a oração, grande parte das lojas fecham. A religião está presente a todo o momento. :angel:
 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
O que comer e onde


A praça é um bom local para jantar, e ao contrário do que se possa pensar, é um local seguro.

A comida é genericamente barata e é confeccionada praticamente à nossa frente.


A não perder: beber um sumo de laranja na praça, é seguro, e o sumo é uma delícia


Vale sempre a pena provar o cus cus, e as tajines (prato gastronómico tradicional em diversos países árabes do norte de África, e oriundo de Marrocos. É também o nome da panela especial utilizada na sua confecção, que é feita com barro cozido, pintado ou envernizado. Esta resiste a temperaturas elevadas de cozedura e é dotada de uma tampa cónica, concebida de forma que todo o vapor condensado volte para o fundo da panela. Sem a tampa, a base pode ser levada para a mesa para o prato ser servido_Os pratos de tajine são cozinhados lentamente, a temperaturas baixas. Deste processo, resulta carne tenra, soltando-se dos ossos, com vegetais aromáticos e molho.)

Depois há vários outros pratos, também tradicionais, como as espetadas.

Não deixar de provar os bolos secos, de gengibre, são de comer e chorar por mais.

(para quem não gosta muito de leite, como eu, está fora de questão bebê-lo em Marrocos. O leite é muito gordo, cheio de natas, com um sabor intensíssimo. :censored: )


Um restaurante onde almoçei por duas vezes foi o Restaurante Kasbah.


É um bom restaurante mesmo em frente à mesquita Kasbah e aos túmulos sadianos.
Tem sala no 1º andar com janelas viradas à rua e terraço no 2º andar.


Para além de comida típica, tem também pratos mais internacionais, a preços relativamente acessíveis.

Retenho ainda esta imagem, do toillete, um charme. :angel:

 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
O que comprar


Tanta coisa..... tudo!!!!

Tudo é bonito e barato!

Desde as tradicionais babuchas, às cerâmicas, às peles, aos panos, às especiarias, aos cremes e óleos de argan.
Ás famosas tajines, aos pratos e aos candeeiros e lanternas!!! :angel:




Tudo deve ser devidamente regateado, caso contrário, perde toda a piada!!!! :agitado:


 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
O regresso


Descolar de Marraquexe é das vistas mais lindas que eu já vi.

A avião sobrevoa a cidade, contornando os jardins Menara e a Koutoubia. Ao final da tarde, hora do lusco fusco e com a cidade já meia iluminada, o coração salta e sente-se um friozinho na barriga.

(as fotos tiradas do avião ficaram bastante tremidas, talvez da vibração, talvez culpa minha, devia estar com as tensões a bombar :agitado: :agitado: , mas não quis deixar de mostrar a imagem que mais me marcou e que guardo na minha memória)


Este foi o meu click de Marraquexe.


É uma visão pessoal mas autêntica e sentida da pérola do sul, da porta do deserto (que espero um dia destes visitar), da cidade dos encantos mil, das noites loucas, do agito, das artes e da beleza arquitectónica, da história muçulmana, do povo simples, mas também do que de mais belo existe na universo árabe.

Este report não é um adeus a Marraquexe, mas apenas um até já...

Au Revoir Marrakech
 
Última edição por um moderador:

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito bom o report, diria mesmo fantástico.
Obrigado pela fotos, descrição e claro pela partilha da sua experiencia, que certamente será muito ultil a outros membros no futuro.
Continuação de boas viagens
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Tiquiss disse:
Olá,


Obrigado pela partilha e pela quantidade de fotos e informação no report ;)
Obrigada ;)


Mrs Rabbitt disse:
Está na lista ;)

Obrigada pela partilha :D
Obrigada


paulonev disse:
Muito bom o report, diria mesmo fantástico.
Obrigado pela fotos, descrição e claro pela partilha da sua experiencia, que certamente será muito ultil a outros membros no futuro.
Continuação de boas viagens
Obrigada
 

Asae

Membro Conhecido
:) epá mais um bocadinho fazias poesia a descrever Marraquexe :) acho que foi das descrições mais generosas que li em relação á cidade. Não sei o que aconteceu porque a ano passado era para lá ter ido mas ainda bem que não fui porque agora vou certamente ver a cidade com outros olhos :)

Sou muito suspeita porque nunca lá estive mas sou fã da cultura Árabe e dos preços para comprinhas também lolll (mais um sitio para levar mala vazia :p )
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Asae disse:
epá mais um bocadinho fazias poesia a descrever Marraquexe acho que foi das descrições mais generosas que li em relação á cidade. Não sei o que aconteceu porque a ano passado era para lá ter ido mas ainda bem que não fui porque agora vou certamente ver a cidade com outros olhos :)

Sou muito suspeita porque nunca lá estive mas sou fã da cultura Árabe e dos preços para comprinhas também lolll (mais um sitio para levar mala vazia :p )
Obrigada, vai mesmo porque vais adorar :) e leva espaço na mala


isa rodrigues disse:
Ola Cristina Sousa, tambem eu adorei Marraqueche... Simplesmente lindas as fotos da praça
Obrigada, já não sou a única


pikota disse:
Report brutal.

Adorei.
Obrigada , é mesmo de ficar com água na boca, é uma cidade fantástica!
 

Hello Tomorrow

Membro Conhecido
Obrigado pelo report Cristina

Está brutal, e nota se mesmo o carinho com que escreves todas as frases deste report, Marraquexe mexeu contigo :p

Espero voltar num futuro próximo a Marrocos, pois é um país lindo, com tanto para descobrir!! E tao diferente...

Que saudades da Praça Jemaa El Fna :rolleyes:

Obrigado pela partilha ;)
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá Cristina,

Por momentos pensei que estava a ler um testamento ou uma biblia :D ... é de longe o maior report que já li e um dos melhores! Adorei, tens fotos fantásticas e descreves tudo de uma maneira que sinto que já lá fui e regressei! Obrigado pela fantástia partilha e parece-me que vou fazer os possíveis para lá dar um saltinho

Boas Viagens :D :angel:
 
Top