Novidades

[Report] Maldivas/ Sri Lanka/ India - Parte 1 Maldivas

jfreitas

Membro Conhecido
Maldivas/ Sri Lanka/ India - Parte 1 Maldivas

Parte 1/5 - Descrição da Viagem

Data: Março/Abril 2010

Viagem: Maldivas 8 dias - Sri Lanka 8 dias - India 2 Dias

Roteiro: Lisboa /Londres /Bangalore /Malé /Colombo /Bangalore /Londres /Lisboa

Operadores: aquisição directa dos vôos, Marcação directa do hotel nas Maldivas e Índia, contratação da Jetwings Tours para um Trip no Sri Lanka com carro e guia/motorista em percurso e hoteis escolhidos por nós.

Maldivas:
Ilha/hotel: HURUBADHOO - Royal Island Resort - Excelente
Atoll: BAA

Sri Lanka:
Negombo:Jetwings Blue Oceanic - Fraco
Sigiriya: Hotel Sigiriya - Bom
Nuwara Eliys: Jetwings st. Andrews - Muito Bom
Yala: Yapi Bungalow - Razoável
Dikwella: Dickewella Resort - Bom
Colombo: Galle Face Hotel - Excelente

India:
Bangalore: Purple Lotus Hotel - Bom

Serviços da Jetwings Tours: Muito bom, acompanhamento permanente, adaptação do programa às nossas intenções, disposição permanente de viatura/motorista em Colombo.

Contratempos:

Cancelamento de uma visita para ver baleias azuis devido a mau tempo no mar.

Confusão burocrática na india com entradas e saídas (sendo portadores de vistos para múltiplas entradas na India (válido por 6 meses), à chegada colocam um carimbo no passaporte a impedir a reentrada na Índia durante 2 meses. Explicada a situação de que iamos reentrar 15 dias depois dizem-nos que não existe problema. Quando regressámos, ficámos "retidos" durante 1 hora até se convencerem a deixar-nos entrar. É dificil a relação com uma estrutura incrivelmente burucrática (o boarding pass bangalore/londres tem 6 carimbos em 6 controlos desde o balcão de check in até entrar no avião).
 

jfreitas

Membro Conhecido
Parte 2/5 - Maldivas: ilha/hotel - 1


Do avião da indian airlines começam a avistar-se os atóis

Depois do desembarque, transporte para um lounge privado do hotel onde se volta a embarcar, desta vez num sea plane.
Uma experiência incrível, ver os atóis e ilhas a pouca altitude, com boa visibilidade através de janelas grandes.

Levantar e "aterrar" no mar é uma sensação que também não se esqueçe.

Ao nosso lado levanta vôo um "jumbo" só que... em terra...

Aeroporto de Malé... agora com a ilha muito mais larga perdeu-se um pouco a sensação de aterrar num porta-aviões

Ilha de Horubadhoo (royal island) finalmente à vista

Contacto com a água.. tão suave como em terra

Possívelmente o aeroporto mais pequeno do mundo...

Últimos 5 minutos de barco até à ilha..

Bungalow ao bom estilo maldiviano, com banheira interior e duche ao ar livre. Muito bem equipados com mini-bar, máquina de café e chá, água, chinelos, roupões, toalhas de praia trocadas todos os dias, ventoinha de tecto e ar condicionado. Na varanda/alpendre duas cadeiras e na praia espreguiçadeiras exclusivas de cada bungalow.

Como se pode ver... ir até ao mar é cansativo...
Um Lago no restaurante com peixes do recife.. os preguiçosos nem tinham de dar às pernas para se fascinarem com a beleza dos peixes

Instalações desportivas: campo de badmington (espectacular), ténis de mesa, squash, ténis, voley, ginásio.

Um stock enorme de sapatilhas adidas de todos os números para vários desportos foi coisa que nunca tinha visto. Custo zero para tudo excepto ténis nocturno.

Ruínas arqueológicas foi coisa que nunca esperei ver nas maldivas, mas pelos vistos a avó do herói nacional das maldivas viveu nesta ilha (herói porque libertou as maldivas da ocupação portuguesa...) Pois é... este tal thakurufaanu e o irmão reuniram um exército que no dia 1 de julho de 1573 atacou a fortaleza de malé.. matou 300 soldados, mandou mais não sei quantos para cochim com a cabeça do capitão português... e pronto.

só é pena que este tipo não tenha vivido na madeira em vêz de ter vivido nas maldivas...
 
Última edição por um moderador:
  • Gostar
Reações: #be

jfreitas

Membro Conhecido
Parte 3/5 - Maldivas: ilha/hotel - 2

Fliyng fox: os maiores morcegos do mundo. a ilha tem uma colónia numerosa. Só se alimentam de fruta

Great Blue Heron, muito comum nas maldivas

Tubarões "bé-bé" (40/50cm) constantemente a patrulhar a praia

Claro que os corvos ladrões tb não faltam

Monstro? alien? ou simplemente um coco arrastado pela água...

Mesmo à noite a água é transparente... e vêem-se cardumes de peixes

A tranquilidade antes do dia nascer...

linha do recife.. de 1 metro passa-se para dezenas de metros de profundidade numa linha quase vertical

E quanto a pôr-do-sol... ficamos coversados!

A praia com os bungalows por trás

Marcas que desaparecem mas ficam na memória

Candidata às 7 maravilhas... ainda é possível mas por pouco tempo, como mostra a foto seguinte, onde se vê que parte da ilha está literalmente a ser "comida" pelo mar. Acredito que em poucos anos um grande número de ilhas simplesmente vão desaparecer e as praias das restantes deixar de existir.

Regresso a Malé. Chegámos às 16 horas (os sea planes não vôam de noite). Com vôo para Colombo às 22:30, as bagagens ficam no lounge do hotel no aeroporto e vamos jantar a malé. Pouco para ver numa cidade que não merece um dia perdido nas excursões que se fazem desde as ilhas.

Único facto engraçado. Da presença portuguesa restam alguns canhões do antigo forte.
 
Última edição por um moderador:

jfreitas

Membro Conhecido
Parte 4/5 - Maldivas - debaixo de água- 1

A ilha tem o house reef muito perto e relativamente bem conservado nalgumas zonas. A construção de um muro de protecção provocou danos inevitáveis no recife. Por 20€ podia-se ir fazer snorkeling a um recife perto e totalmente preservado. Pelos corais valia a pena mas pelos peixes não, já que o recife da ilha tinha uma variedade e quantidade de peixes deslumbrante.

Sendo dificil seleccionar entre tantas fotos optei por tentar não "repetir peixes". Aqui fica uma ideia do que é que aquele mar tem para mostrar.

Tubarões só vi um, grande e relativamente perto de mim no 1º dia. Claro que depois de se afastar achei que devia ter tirado uma foto mas na altura a preocupação éra outra... até porque pensei que ia ver mais.

"Estação de lavagem" os peixes com algum porte deixam-se ficar "à deriva" encostados ao recife e surgem estes peixitos que limpam a boca, guelras, barbatanas, et. Alimentam-se dos parasitas e limpam o peixe. O serviço acaba quando o peixe fecha a boca e começa a nadar. Então os "operários" escondem-se para não serem o almoço de ninguém.

Este polvo tinha "residência" no recife, sempre no mesmo sítio, o que tornou possível observar várias vezes a incrivel capacidade que tÊm de se camuflar e adaptar ao meio (pela côr, pelo aspecto e incluisivé pela forma)

"giant morea". é verdadeiramente assustadora e agressiva. Ao fim de algum tempo compreendemos os "limites" e sabemos quando está na hora de dizer "não te irrites que já não te chateio mais..."

Double butterflyefish. Territoriais (suponho) têm o hábito de mandar bicadas nos óculos porque ao verem o reflexo pensam que outro macho se está a aproximar do seu território. Não deixa de ser engraçado mas.. quem é que gosta de estar sempre a levar cabeçadas??

Normalmente só se lhes vê a cabeça a sair do buraco onde se protegem...
 
Última edição por um moderador:

jfreitas

Membro Conhecido
Parte 5/5 - Maldivas -debaixo de água- 2

Trumpetfish andam sósinhos ou em cardumes de dezenas. É receoso e não se presta a grandes aproximações. Alguns atingem 1 metro

Parrotfish. dependendo da espécie vão dos 20 aos 80cm. Todos são muito coloridos. São os principais responsáveis pela produção de areia nos recifes. Mordem o coral, trituram-o e... deitam-o fora. As dentadas que dão no coral são violentas e perfeitamente audíveis, como um forte estalido.

Em alguns sitios, o recife é uma parede vertical com dezenas ou centenas de metros. Chega a ser assustador passar de 1ou 2 metros de profundidade para as dezenas de metros.

só vi estas anémonas com os tão conhecidos "nemos" como estavam a alguma profundidade, não foi fácil conseguir as fotos. Deu para testar a máquina que supostamente só é estanque até 1.5 metros e depois de ir várias vezes aos 4/5/6 metros não se queixou.

Não sei bem porquê mas este peixe só me faz lembrar os japoneses

Mais uma moreia. Esta pelo menos tem bom aspecto...

está alguém aí em baixo???

podem aparecer... foram apanhados...
 
Última edição por um moderador:

toly

Membro Ativo
Cá está o report que eu tanto esperava.

O restaurante era bom?
Tinha aqueles fantásticos pratos orientais como o Paradise Island(do mesmo grupo) ou só cozinha ocidentalizada?
Fruta e sobremesas boas?
O hidroavião leva quantos passageiros?
Que máquina subaquática é a tua?
Ou respondes ou arranco-te as unhas dos pés!


Belo report.

Obrigado.
 

jfreitas

Membro Conhecido
toly disse:
Cá está o report que eu tanto esperava.

O restaurante era bom?
Tinha aqueles fantásticos pratos orientais como o Paradise Island(do mesmo grupo) ou só cozinha ocidentalizada?
Fruta e sobremesas boas?
O hidroavião leva quantos passageiros?
Que máquina subaquática é a tua?
Ou respondes ou arranco-te as unhas dos pés!


Belo report.

Obrigado.
boas...

Começando pelo fim:arrancar as ulhas não mas cortar dava algum jeito:D:D
Levei duas máquinas sub aquáticas Pentax Optio ws 80 (praticamente só utilizei essa) e olimpus mju 780

Ambas são á prova de água até 1.5 metros mas a pentax foi a 6/7 e não se queixou.

O hidroavião leva 8/10 passageiros

Sobremesas de hotel nunca são recomendáveis.. de vez em quando aparecia um doce bom. tinha sempre muita fruta boa e com uma variedade satisfatória.

A comida no buffet era cozinha internacional mas tinha comida asiática e indiana todos os dias. Não conheço o paradise mas sendo 4* e este 5* a comida "não deve" ser pior.

O restaurante éra bom embora um pouco mais "requintado" do que aquilo que eu acho que é o verdadeiro estilo maldiviano.

Gostava que comparasses o recife com o do paradise.

Outra coisa: o preço que te falei ainda ficou 100 e tal euros/ pax mais baixo porque nos tinham dado o valor em euros e facturaram em dollars. Pensei que ía ser enganado mas foi ao contrário.

qualquer dúvida apita
 

toly

Membro Ativo
Tenho tudo confirmado e pago para o Sun Island em Julho.
Por isso estou a perguntar isto tudo.
O avião que me vai levar para a ilha é igual ao teu.
Pareço um garoto com esta história do hidroavião.
Precisava de saber a lotação para ver se havia possibilidades de arranjar uma janelita para filmar e fotografar.
Com este voo, completo o ciclo das viagens em todos os meios comuns de transporte aéreo existentes.
Só ficam a faltar a passarola e o foguetão...
Em relação ao recife, pelo que vi das tuas fotos, é basicamente igual ao do Paradise Island.
Os peixes são quase os mesmos, embora eu me tenha fartado de ver tubarões, raias e moreias por lá. No entanto, há alguns peixes nas tuas fotos que eu não vi por lá.
A minha expectativa agora é ver algumas tartarugas, nem que tenha que sair todo engelhado de dentro de água(mais do que o costume).
Também vi preços desse hotel e ficava-me um pouco mais caro, além de que neste site Resorts of Maldives: Seven Holidays - Expert guide to Maldives holidays , se diz que o recife do Sun Island é mais composto.
Quanto ao restaurante, como os hotéis são do mesmo grupo, espero que tenha o mesmo tipo de cozinha que o Royal e o Paradise Island. Sou fã daquela comida indiana e maldiviana, mas a garota fica-se pelas pizzas e massas(nem sabe o que perde).
Agora, só espero que o outro vulcão da Islândia não rebente e me estrague as férias.
Já estou a estudar rotas alternativas pela Espanha, Itália e Suíça.
Nunca se sabe...

Obrigado pelas informações
 

EMF

Membro
OLá

Não posso de deixar de comentar as fotos, já que estão super fantásticas.

Deixa-nos mesmo "com água na boca!!!!
 

tinocas

Membro Ativo
Ai, Freitas, babei com o teu report!:D:)
Parabéns, está espectacular, do melhor que vi por aqui!
 

Bee

Membro Conhecido
Eu queria dizer algo construtivo mas não consigo! Simplesmente não consigo! Ainda estou :D

Freitas as fotos estão algo do outro mundo. Muito obrigado por nos mostrares um pouco da tua experiência.

Agradeço ainda a ausência de cobras! :)
Ok tem umas moreias – uma delas muito mal encarada, por sinal – mas nada assustador.
 

ladym

Membro Conhecido
Ehhh...adorei os peixitos Freitas!Ok, a praia tb...pois claro...mas a mim os peixes deixam-me a delirar!Que maravilha :)
 

jfreitas

Membro Conhecido
Debora_F disse:
Eu queria dizer algo construtivo mas não consigo! Simplesmente não consigo! Ainda estou ;)

Freitas as fotos estão algo do outro mundo. Muito obrigado por nos mostrares um pouco da tua experiência.

Agradeço ainda a ausência de cobras! ;)
Ok tem umas moreias – uma delas muito mal encarada, por sinal – mas nada assustador.
Pois é... não há cobrinhas no report porque... não havia cobrinhas lá! é uma falha mas prometo que se voltar hei-de apanhar uma; até porque report sem bicheza não é report
 

jfreitas

Membro Conhecido
ladym disse:
Ehhh...adorei os peixitos Freitas!Ok, a praia tb...pois claro...mas a mim os peixes deixam-me a delirar!Que maravilha :)
Ó alda... o que é que tenho de fazer (excepto pagar a viagem:D:D) para te convencer de que vais adorar as maldivas.. Se for pelos peixinhos mando-te já um dvd cheio...
 

ladym

Membro Conhecido
Eu adoro as bixezas pah!
Oh freitas...tu não me conheces mas podes confirmar..eu sou uma gaja muiiito eléctrica pah! Só posso ir ás maldivas qd conseguir relaxar mais que 10 minutos seguidos..ehehehehe..senão ao fim de 10 minutos já estou tipo: ja vi o mar e a areia...e agora?onde vamos?onde vamos? (sim o mike sofre!!!!) mas claro q sei q deve ser um paraiso...ai de deve!!!!

mas hei-de ir,ai hei-de hei-de!
por enqt só penso nos 41 dias q faltam para ficar em empire state of mind...e ser raptada no triangulo :)

mais uma vez ...great report!clap clap clap
 
Top