Novidades

[Report] Lua de Mel Cuba 2011

Olá! Como prometido, aqui deixo o meu report relativo á magnifica ilha de Cuba.

Estive ao todo 2 noites em Havana e 7 em Varadero, no intervalo de tempo do dia 5 ao dia 14 de Setembro. A viagem foi via Madrid, voo Porto-Madrid pela Ryanair bem cedinho, voo Madrid-Havana pela AirEuropa ás 15.20h, tudo pontual sem atrasos... A viagem é bastante cansativa, são praticamente 10 horas a voar, o espaço entre os bancos não é propriamente muito, os filmes são dobrados em castelhano, etc... Mas quem faz por gosto não cansa, e siga que se faz tarde.

Chegamos a Havana perto das 20.30h (hora local), passamos as portas de controle de emigração, apanhamos as malas, e fomos á procura do guia e por conseguinte o bus para o transfer. Ao passar a porta para o exterior do aeroporto, primeiro choque em relação á temperatura. Já passava das 21h, estava noite, e o calor era insuportável, um abafo que em 5 minutos pos-me a mim e á minha esposa a suar em bica!

Ao procurar o Bus no estacionamento, somos interceptados por um tipo gordinho, mulato, a suar como um porco, a perguntar-nos qual o bus que procurávamos... Lá lhe responde-mos, e ele sem pestanejar agarra nas nossas malas a toda a força, manda-nos segui-lo, e leva-nos para o Bus designado. Penso eu: porreiro, o motorista veio nos ajudar! Engano, era um simples bagageiro, que naquele horario fazia isso a todos os turistas q chegavam do voo diario da aireuropa, em troca de uns bons eurinhos. Virou-se para mim e pediu propina, 20€ minimo, E eu Comoooooo? 20€ pagava-lhe o ordenado de meio ano! E vem para aqui exigir mínimos? Acabei por lhe dar 5€ com muito custo. Entrei para o autocarro e presenciei que fazia isso a todo o pessoal, e a maior parte ia na letra e dava-lhe de facto os 20 q pedia! Fiquei logo com uma imagem de Cuba maravilhosa. Sigo para o Hotel Nacional, perto de 20 minutos de viagem, Chegado lá, fico estupefacto com o atendimento. Bagageiro a ir buscar as malas ao autocarro, mordomo para abrir a porta principal do lobby, recepcionista extremamente simpática, tudo impecável. Como estava em Lua de mel, deram-nos um quarto histórico, por onde ja tinha passado 3 estrelas de hollywood, ao longo de 80 anos. Uma garrafa de champanhe e pétalas de rosa espalhadas pela cama para criar ambiente! Foi formidável. Jantamos uma coisinha rápida no próprio hotel, disfrutamos do champanhe, e toca a dormir q estávamos exaustos!

No segundo dia, logo pelas 8.30 encontrei-me com uma guia local que contratei através de email uma semana antes de ir. Tinha-me indicado um banco de madeira em frente a um cashier no lobby do hotel. Com pontualidade britânica, brindou-nos com simpatia, encheu-nos de expectativa e levou-nos para Habana Vieja de Taxi, de onde partiríamos a pé por um percurso de 5 horas, visitando não so zonas turisticas mas como a verdadeira Havana, escondida de todos, mas que merece a nossa atenção também. Posteriormente fariamos um percurso de 2horas de taxi, visitando os restantes locais mais afastados, tipo monumento José Marti, Praça da Revolução, Castillo de los tres Reys del Moro, San Carlos de la Cabana, etc... Levou-nos a almoçar a um restaurante de comida tipica cubana, relativamente barato e de qualidade superior. Falou-nos não só dos monumentos que estávamos a visitar, mas também do nivel de vida do povo cubano, da revolução, da politica praticada no pais, etc... Foi conversa de horas a fio. No fim, cobrou-nos 70 Cucs por 7 horas (10Cucs/hora), e o taxi 30Cucs pelas 2 horas (15/hora). Resumindo, por 100 Cucs, cerca de 80€, conheci a cidade de Havana de uma forma mt intima. É uma cidade que parou no tempo, com edificios degradados, estradas esburacadas, carros historicos, arquitectura colonial nas zonas principais, milhares de monumentos a visitar, e o Malecón, a marginal, que no por do sol é algo memorável para sempre.
Fiquei fascinado com a segurança que se sente nas ruas, por mais movimentadas ou desertas que sejam, e a simpatia de todo os Havanenses em geral! Iamos na rua e até agua nos perguntavam se queriamos. Havana é mais segura que qualquer Porto ou Lisboa!

Em relação ao clima, durante os 9 dias esteve sempre muito calor, céu geralmente pouco nublado, apenas tendo chovido 2 vezes, as duas ao fim da tarde, apesar que uma delas foi acompanhada por trovoada e prolongou-se pela noite dentro.

Aqui deixo algumas fotos:

O Airbus 767 - 300 da Aireuropa, voo regular Madrid-Havana

As Bahamas, depois de quase 9horas de viagem, a menos de 1hora de Cuba

O tal brinde surpresa

O quarto, com mobilia classica, como em geral é tudo no hotel




Depois de descambiar euros para Cucs

Hotel Lobby




Hall da Fama:
Neste Hall tem dezenas de posters, quadros, simbolos de artistas etc...


Exterior




Visto dede o Malecon

Hotel Habana Livre, antigo Hilton, e quartel general de operações de Fidel aquando a revolução

Havana Vieja, Plaza de la Catedral:
Cercada de edifícios dos séculos 18 e 19, a Catedral de San Cristóbal é o principal templo católico de Havana. A igreja, que teve parte de suas paredes construída com corais, chama a atenção por ser assimétrica - nota-se a diferença de tamanho entre as duas torres.

Virgem protectora de Cuba, já dentro da Catedral

La Boguedita, onde teoricamente se bebe o melhor mojito de Cuba, na prática é mais fama que outra coisa!



Reza a historia que quem beber um Mojito na Boguedita, tem que assentar o nome na parede da mesma. Acreditem que é complicado arranjar um espaço livre!

Farmacia Central de Havana, a mais antiga tb, tudo que se vê é original, desde madeiras, frascos, etc...


Palacio de Los Capitanes Generales

Panoramica no terraço do Hotel Ambos Mundos, antiga casa do escritor norte americano Ernest Hemingway

Um memorial no parque da praça das armas


Castillo Real Fuerza


Vistas desde o terraço do Hotel Santa Isabel para o Castillo Real Fuerza

Para a Praça das Armas e o Palacio

Plaza Vieja, a praça mais velha de Havana, tendo casas com mais de 400 anos!



Uma escola primária mesmo no coração de Havana Velha:




Vista desde o terraço de uma casa em Plaza Vieja, a cupula do capitolio detaca-se sempre:


Convento S. Francisco de Assis



 
Última edição por um moderador:
Centro de Gestão do Comercio Cubano:

Terminal de Cruzeiros Sierra Maestra:

Rua tipica de Havana Velha



Bairro chines, o marcador de entrada foi uma oferta do governo chines ao governo cubano


Fabrica de Charutos Partagas, pelo que me foi dito foi marca que Fidel e CheGuevara fumavam

Capitólio da Cidade, uma replica do de Washington DC, pena estar fechado ao publico para restauração!
Foi construído em 1929, nos moldes da sede do Congresso dos Estados Unidos - país que, até a Revolução Cubana, exercia enorme influência sobre Cuba.


Teatro Nacional, visto da frente do Capitolio
Ponto mais alto de Havana, a torre do Memorial José Martí, com 109 metros de altura, homenageia o herói da independência de Cuba. Na base da estátua de Martí está a tribuna em que Fidel pronunciou alguns dos seus mais célebres - e longos - discursos, diante de multidões reunidas na Plaza de La Revolución.

Praça da revoluçao, em frente ao edificio Jose Marti, onde se encontram todos os ministerios governamentais (defesa, economia, assuntos externos, etc...)

Castillo de los tres Reys del Moro e San Carlos de la Cabana, com vistas grandiosas sobre toda a cidade
A capital de Cuba foi fundada pelos espanhóis em 1515 e, quatro anos depois, transferida para sua atual localização. A cúpula do Capitólio destaca-se entre os baixos edifícios da cidade

Universidade de Havana

Malecon durante o por do sol, formidavel!

Playas Del Este (ainda Havana)

Paragem obrigatoria a meio do caminho do transfer Havana para Varadero, onde se bebe a pinacolada mais natural de Cuba (Sumo de Ananas e de Coco natural, ao contrario do concentrado que é utilizado normalmente)

CONTINUA
 
Última edição por um moderador:
3º dia, transfer de Havana com destino a Varadero, logo ás 9 da manha. São cerca de 140 km de viagem, e demora á volta de 3 horas, incluindo a paragem "obrigatória" para a pinacolada.

Chegamos ao inicio da peninsula de Varadero por volta do meio dia. É uma península com 27 km e cerca de 60 hotéis, sendo que o Iberostar Varadero fica na parte final da mesma, o que entre paragens e mais paragens, nos custou mais uma hora.

Chegamos por volta das 13 propriamente ao hotel. Mesmo sabendo que só poderia fazer check in ás 16 dirigi-me á recepção para pelo menos avisar que ja tinha chegado. Para nosso espanto, informaram-nos que o quarto já estava pronto, e que já nos poderíamos instalar, bem como praticar o TI a partir daquele momento. Óptimo! Fomos com as bagagens e o bagageiro num daqueles carros eléctricos ate ao quarto. O quarto tinha cama de casal KingSize, ventilador de tecto, ar condicionado, maquina de café, ferro de engomar, tv lcd, rtp internacional, leitor de cds, tudo impecavel. A vista era para um dos jardins do complexo, com o mar bem distante mas ainda visivel. Em contrapartida ficamos ao lado do buffet, restaurantes temáticos, discoteca, lobby, etc, o que nos custava menos tempo nestas deslocações.

Em termos de comida, no buffet, havia muita variedade de pratos, fossem de carne, peixe ou marisco. A qualidade da comida era sem duvida superior, muito melhor do que aquilo que esperava. Carne tenra, peixe fresco, e sempre com temperos optimos e saborosos. Sobremesas variadas, desde frutas, gelados, bolos, etc... Nada a apontar!

Os restaurantes temáticos foram razoáveis, com destaque para o La Dorada (cozinha mediterranica), onde comemos um combinado e bife e lagosta que era de comer e chorar por mais. O Japones achamos muito básico e um pouco deslocado da verdadeira cozinha japonesa. O internacional foi mediano. Aconselho é que os reservem logo á chegada, pois pelo aquilo que me apercebi estão abertos dia sim, dia não, devido a ser época de turismo baixa, o que limita um pouco as possibilidades de reserva.

A animação do Hotel era fantastica. Como é tipico dos Iberostar é realizada por um grupo enorme (cerca de 20) de Starfriends, fazendo jogos (petanca, carabina, dardos), brincadeiras, coreografias, aulas de aeróbica, etc, durante o dia, e show super profissionais de dança, magial, circo, pela noite dentro. Achei o profissionalismo na animação, fosse nocturna ou diurna, super profissional e muito superior a tudo aquilo que ja tinha experimentado.

Todas as pessoas no Hotel, desde o recepcionista, ao bagageiro, passando pelas empregadas de limpeza, os jardineiros, e por ai fora, foram super simpáticos, e nunca os senti a fazerem-se seja a que propina fosse. Até pelo contrario, calhei de tentar oferecer a dois ou três funcionários q na minha opinião mereciam, e eles recusaram!

Se este Hotel é o melhor de Varadero, isso não sei, mas que não senti nenhum tipo de limitação, tanto em termos de atendimento, como de oferta de comida, como de animação, como também de todas as condições que um hotel de 5 estrelas deve ter, nao senti. Foi de longe o melhor hotel onde estive hospedado, fui tratado "como um rei". Pena custar tanto, senão para o ano lá estaria novamente.

Aqui ficam algumas fotos:

Hotel em geral:
Recepção e lobby
Piscinas e areas envolventes
Caminhos para a praia:
Jardins, habitaçoes, etc:
O quarto tinha decoração sempre associada ao clima de lua de mel, e ia variando de dia para dia
A praia do hotel tem um areal curtinho, mas uma extensão em comprimento por volta de uns 500 mt, com espriguiçadeiras e guarda sois mais que suficientes para todos os hospedes. Independente da hora do dia havia sempre bons lugares disponiveis!
A carta de cocktails era enorme, eu ainda fui tentado os experimentar todos mas acabei por nao ter tempo suficiente!
Os restaurantes temáticos:
O famoso Coco Taxi
AutoBus Panoramico de Varadero, passa em intervalos de 45 minutos em todas as paragens, custa 5 cucs para utilização diaria, e percorre todos os hoteis da peninsula de Varadero, a cidade e o centro onde existe comercio...
Encontramos todo o tipo de comércio em plena praia, feito por estes vendedores ambulantes
Os desportos aquaticos eram gratis, inclui kaiake, canoa, vela, e gaivota. Só experimentei mesmo a gaivota ;)
Depois de pedalar bastante, já em alto mar:


Varadero é o paraiso em termos de praia, com algumas boas unidades hoteleiras, mt animação e diversão, mas completamente diferente de Havana, onde podemos encontrar a verdadeira essência de Cuba, se é que lhe podemos chamar assim. Desta forma, é quase obrigatório a estadia em Havana, para nos aperceber-mos da beleza e hospitalidade que aquele povo e aquela nação têm para nos envolver.
 
Última edição por um moderador:

jfreitas

Membro Conhecido
Parabéns, pelo report e pela "sorte" que tiveste de conhecer a verdadeira havana. Coisa que não se consegue com as "excursões de um dia". Ficar no hotel Nacional é outro privilégio. Acredita que não terás muitas oportunidades de ficar novamente num hotel com a monumentalidade e a carga histórica do Nacional de Cuba.
 

TeK

Membro Conhecido
Oi,

obrigado pelo contributo através do Report, sabe sempre bem voltar a recordar cada passo dado em Cuba :)

A parte de Varadero é um pouco mais do mesmo, mas Havana é Cuba e por isso, é bom ver os relatos de cada um vividos lá, por mais diferentes que alguns sejam, neste caso, recordei 80% dos locais por onde passei através das tuas fotos.

Ficou a faltar algo ou só não está em foto? El Floridita, Havana Club, Museu do Rum, Museu da Revolução, etc? Quiseram deixar alguns locais para a próxima? Se assim foi, fizeram muito bem, porque quem gosta de Cuba, quer lá voltar! eheh

Cumpts
 
Sem duvida. Ter ficado alojado no Hotel Nacional foi fantástico. É uma viagem no tempo, um mergulho monumental na historia da cidade, onde somos brindados com mordomias que são difíceis de encontrar em mais lado algum.

Através desta guia foi-nos possivel conhecer a parte de Havana que é ocultada ao turista, com edificios a desmoronarem-se, ruas completamente esburacadas, e conhecer o dia a dia do povo cubano, tipo onde trabalham, onde fazem compras, etc!

Aqui fica um exemplo daquilo que fomos descobrindo. Nem tudo em Havana é bonito!

 
Última edição por um moderador:
El Floridita e Museu del Ron acabei por infelizmente não ter tempo de visitar. O Museu da Revolução, apesar de ter visitado o exterior (que se encontrava completamente revestido de andaimes por estar em restauração), foi-nos dito pela guia que seria necessário no mínimo 4 horas para conhecer seu interior, tempo que nao poderíamos despender no único dia completo que estamos na cidade.

Desta forma, terá que ficar para uma proxima, e dessa vez tentaremos também relembrar o que ja por nos foi descoberto agora.
 

TeK

Membro Conhecido
Floridita ías gostar, é diferente da Bodeguita que eu também achei mais conversa que outra coisa e o melhor Mojito que já bebi foi em Tenerife (num bar de um casal cubano) e eu nem gosto muito deste cocktail, prefiro daiquiri.

Foi-nos dito pela guia que seria necessário no mínimo 4 horas para conhecer seu interior, tempo que nao poderíamos despender no único dia completo que estamos na cidade.
Aqui, alguma coisa a guia escondeu, porque o museu vê-se bastante bem em 1h e meia, ou mais rápido ainda se não se ler tudo ao pormenor.

Cumpts
 
Talvez sim, talvez visse em hora e meia, mas se não fosse acompanhado.

Na companhia dela ja sabia que era para me contar historias desde a altura dos 3 reis magos :)

De qualquer das formas ainda visitei o exterior e aquele avião e tanque que ficam em plena praça.

O El Floridita escapou-nos completamente, ela propria no fim lamentou nao termos passado por la, em contrapartida, pelo caminho de regresso ao hotel, visitamos um bar/cafe que servia cerveja de fabrico proprio. Podemos entrar para ver, e experimentar a dita cerveja.

Lá está, Havana tem tanto para ver e conhecer, que apenas num dia é complicado visitar tudo e usi«ufruir de todos os locais!
 
3ª e ultima parte do meu Report

Excursão Cruzero del Sol

A nossa opção inicial foi Cayo Largo del Sul, mas ao fim de meia hora com o guia a ligar para um lado, a ligar para o outro, e a constactar que nao havia disponibilidade de avião até dia 15, acabamos por optar por Cayo Blanco e Cruzero del Sol.

A excursão é feita em Catamaran, com bar aberto durante todo o dia, e partimos de uma marina na ponta final da peninsula de Varadero, bem juntinho ao Barcelo Marina Palace. Consiste em 3 fases, primeiro visita aos golfinhos no Delfinario, e por conseguinte nadar com eles, podendo esta ser no Delfinario de Varadero (que não recomendo), ou em alto mar (muito melhor). Depois visita á barreira coralina q se situa a 10 Km da peninsula, com possibilidade de snorkling, e por fim, visita a Cayo Blanco, almoço (produtos do mar) e tempo livre para banho.

Achei que no conjunto vale a pena. O Delfinario em alto mar é limpinho e a água não cheira mal. A parte da barreira coralina é fenomenal, apesar de ser em alto mar a água é do mais cristalino que já vi. Até atrofia os olhos se olhamos muito fixos para a água. E por fim Cayo Blanco, onde a areia é mais branca que Varadero, a água um pouco esverdiada, mas com uma temperatura ainda superior a Varadero. Era estranho, pois estava um dia torrido, tentavamos ir á água para nos refrescar-mos, mas tal não era possivel pois a água era literalmente quente. Impressionante, pois dista 10 km das praias de Varadero, mas tem a água ainda mais quente que lá. Não sei a explicação para isso. Mas merece uma visita.

Aqui ficam algumas fotos:
O Catamaran:
A chegar ao Delfinario
A cor esverdeada da água deve-se ao facto do fundo estar repleto de musgo, e não a esta estar suja. A água é cristalina, limpa e sem cheiro, como já foi comentado neste forum anteriormente.

A barreira de coral e Snorkling

E por fim Cayo Blanco

Desta forma termino o meu report. Espero que ajude alguns de vocês em situações futuras, e que no caso de outros, ajude a relembrar aquele querido país chamado Cuba. Dispeço-me com saudades de lá e com esperanças de um dia voltar. Qualquer duvida disponham!
 
Última edição por um moderador:

baguera

Membro Conhecido
Excelente Report. :)
Realmente assim mais duvidas pairam sobre a minha cabeça.
Estou indeciso entre Jamaica e Cuba para as Ferias de 2012 e este Report está fabuloso.
È que realmente ir a Cuba tem de ser em Combinado Havana+Varadero, mas fica caro. E esta crise não ajuda.
Só falta ter um pouco de SALSA para ser completo... não ouço nada :D

Parabens.
 

mokas

Membro Conhecido
Ok, estou completamente rendida!!!

Que fotos maravilhosas, e uma experiência única! Obrigada pela partilha!!! ;)


E assim fico, a sonhar com Cuba. :rolleyes:
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Olá Filipe,

Muito obrigado por me relembrar os momentos maravilhosos que já vivi nesse país. É sempre com saudade que revejo fotos de Cuba, mas cada vez com mais certezas que é para o ano que volto lá.

Muito obrigado por partilhar connosco as suas fotos
paulo
 
baguera, como podes imaginar, salsa e merengue não faltou por aquelas paragens, principalmente no passeio de Catamaran foram todos os minutos ocupados com musica e dança, e claro, muito rum! Chegou a um ponto que até eu ja estava cansado de tanta diversão ;)
Em relação á tua escolha, eu tenderia sempre por Cuba por considerar um destino com um peso cultural muito mais relevante que a Jamaica. Em termos de praia não sei qual será melhor. A escolha é mais pessoal, depende um bocadinho do que pretendam fazer durante o período de férias.

mokas, de facto Cuba rende qualquer um. É necessário espírito de aventura para conhecer a cidade de Havana, mas no final ficas sempre com a ideia que valeu completamente a pena. E poderás depois descansar tempo suficiente em Varadero, e usufruir de tudo o que a zona do caribe tem para nos oferecer. É um combinado bastante equilibrado em todos os niveis.

Paulo Leite, não tens que agradecer, foi com prazer que cá vim partilhar esta minha fresca viagem, e á medida que fui escrevendo fui também relembrando os bons momentos que por lá passei. Estou cá á 5 dias e já tenho saudades de lá!!!
 

Bee

Membro Conhecido
Estou completamente fascinada com a cor da agua!!!
Isso existe mesmo??? :blush:

Que sonho!
Quero tanto ir a Cuba :(
Obrigado por me levares até lá através do teu report.
Parabens
 
Estou completamente fascinada com a cor da agua!!!
Isso existe mesmo??? :blush:

Que sonho!
Quero tanto ir a Cuba :(
Obrigado por me levares até lá através do teu report.
Parabens
De facto a cor da água impressionou-me também. Foi a minha primeira incursão pelas caraíbas, tinha ideia que a água fosse bastante quente e cristalina... Mas tanto como encontrei em Varadero nunca pensei. De certa forma até me pôs a pensar se realmente valeria a pena fazer a excursão a Cayo Largo por ser mar Caribe, como tinha programado previamente, uma vez que a água de Varadero surpreendeu-me tanto que não sei se ainda se justificava.

De qualquer das formas não consegui reservar para Cayo Largo devido á disponibilidade de avião, então optei pelo Cruzeiro del Sol, e achei super divertido e interessante. Muitos mergulhos, muita praia e muita animação, para não falar que Cayo Largo seria 60CUCs mais caro por pessoa, justificaria??
 

Oscar Reis

Membro Conhecido
Olá Filipe,

Esse Cruzeiro del Sol é uma delícia.
A animação, o mergulho no coral, nadar com os golfinhos (experîência a não perder), e aquela ilha...
... "EU QUERO IR P'RÁ ILHA".
Certamente que se divertiram.

Abraço
 
Olá Filipe,

Esse Cruzeiro del Sol é uma delícia.
A animação, o mergulho no coral, nadar com os golfinhos (experîência a não perder), e aquela ilha...
... "EU QUERO IR P'RÁ ILHA".
Certamente que se divertiram.

Abraço
Faço minhas as tuas palavras Oscar! "Eu quero é voltar para a ilha!"

É de facto uma boa excursão em termos de relação qualidade preço. Temos o dia todo preenchido com as actividades proporcionadas, visita a um Cayo, e muita musica e dança pelo caminho. Ha alguns cuidados a ter, nomeadamente roupa leve e bastante protector solar, uma vez que é o dia todo a torrar ao sol.

O bar aberto é sempre uma tentação dos diabos. Com o calor que fez, o copo andou sempre cheio, e qualquer bebida que peçamos eles pimba, toma lá com Rum. Tive que me virar para água senão não chegava bem ao fim...
 

Dadi

Membro Novo
Olá Filipe!
Antes de mais queria agradecer por teres partilhado estas fotos fantásticas! Agora se não indiscrição de minha parte, quanto pagaste pelo combinado Havana-Varadero? Em Havana para além do guia, pagaste mais alguma coisa, por exemplo a entrada nos monumentos? E onde arranjaste o mail do guia? Poderás dar-mo? E a excursão Cruzero del Sol, quanto custou? Desculpa a quantidade de perguntas, mas queria ir a Cuba e gostava de ter uma noção de quanto poderei pagar...
Obrigada!
 
Olá Filipe!
Antes de mais queria agradecer por teres partilhado estas fotos fantásticas! Agora se não indiscrição de minha parte, quanto pagaste pelo combinado Havana-Varadero? Em Havana para além do guia, pagaste mais alguma coisa, por exemplo a entrada nos monumentos? E onde arranjaste o mail do guia? Poderás dar-mo? E a excursão Cruzero del Sol, quanto custou? Desculpa a quantidade de perguntas, mas queria ir a Cuba e gostava de ter uma noção de quanto poderei pagar...
Obrigada!
Olá, nao tem mal, este forum serve mesmo para satisfazer estas dúvidas!

Então é assim, eu reservei em venda antecipada, no final de Março. O destino eleito, como ja se aperceberam, foi Cuba, combinado Havana Varadero, com partida de Madrid. Isto porque o charter de Lisboa só se realiza ao Sábado, e como me casei num Sábado, achamos que não teria lógica esperar uma semana inteira para ir de lua de mel. Em Madrid, os voos para Havana são diários, tanto através da Iberia como da AirEuropa. Graças a isto também tive possibilidade de reservar mais duas noites extra além dos 7 dias normais. Conclusão, parti numa Segunda e voltei numa Quarta, apesar de só ter chegado a Portugal na Quinta. Assim sendo, passei duas noites no Hotel Nacional em Havana, e 7 noites no Iberostar Varadero em Varadero. Através da Ibercuba importou o total de 2875€ pelos dois, nao incluindo o voo de ligação Porto-Madrid, Madrid-Porto.

Em relação ao guia, foi muito simples, fiz uma pesquisa em foruns de viagens Ingleses. Então notei que falavam imensamente bem de um guia privado, que não era em nada caro, e que proporcionava uma visita á cidade como nunca tinham imaginado. Através do email, entrei em contacto com ele, respondeu prontamente, explicou-me que tipo de visitas e excursões proporcionava, e que alternativas aconselhava para a estadia de duas noites que iria ter. Combinamos tudo a pormenor, e no dia foi pontualidade britanica, simpatica extrema, e claro, uma visita que sozinho seria impossível praticar. Há que salientar que falava um espanhol tipo galego, o que facilitou bastante a comunicação entre nós. Se quiseres posso te dar o contacto, tanto email como numero pessoal por Mensagem. De resto, não tive que pagar mais nada localmente.

A excursão Cruzero del Sol tem dois preços, a do Delfinário em terra, que não sei bem qual é, e a que eu fiz, do Delfinário em alto mar, em que foto com os golfinhos não está incluida (são 10 CUCs foto), que importa o total de 102 CUCs pessoa. Tens bar aberto durante todo dia e o almoço incluido.

Qualquer coisa dispõe! Abraço
 
Top