Novidades

[Report] - Iberostar Varadero + Iberostar Parque Central - Junho 2018

AntonyS

Membro Ativo
Olá viajantes,

Venho deixar o report sobre a minha última viagem de férias, cujo destino escolhido foi CUBA – combinado Varadero – Havana.

Recolhi alguma informação daqui que nos foi útil, pelo que pretendo retribuir dando o meu contributo.

Saímos (eu e a minha esposa) do aeroporto de Lisboa no passado dia 02 de Junho, pelas 17h50, no voo directo da “Orbest” para Varadero, através da operadora “Travelplan” (com esta operadora, a ordem do combinado é Varadero-Havana).



A viagem correu bem (cerca de 08h30) e as condições proporcionadas pela Orbest, não sendo luxo, são bastante razoáveis, incluindo as refeições servidas.

Quando acertámos a viagem no início de Março/2018, não pensámos muito na questão meteorologia que, já se sabe, a partir de Maio até Outubro/Novembro, é incerta para aqueles lados.

Devo, no entanto, confessar que quando faltavam cerca de 2 semanas para a viagem começámos a pensar mais nessa questão, e isto porque o mês de Maio estava a ser bastante chuvoso em Cuba, e a probabilidade de ocorrência de precipitação em Junho mantinha-se, ainda que com ligeiras melhorias.

Faltava cerca de uma semana para a nossa viagem, e as previsões começavam alterar-se favoravelmente.

A verdade é que, o tempo acabou por ser uma agradável surpresa e permitiu que usufruíssemos em pleno dos dias tanto em Varadero, como em Havana (choveu apenas no decurso do transfer de um sitio para o outro, o que não provocou transtorno, e numa das noites que ficámos em Havana).

Chegámos ao aeroporto de Varadero já perto das 22h00, hora local. O check-out foi tranquilo, e poucos minutos depois tínhamos as nossas malas.

Saímos do aeroporto e a primeira impressão foi o tempo, aquele “bafo” quente e constante, mas ao mesmo tempo agradável. Estávamos nas Caraíbas.

Como é normal, tínhamos o agente da Travelplan à nossa espera com a indicação do autocarro para o transfer.

Dado que as coisas no aeroporto correram de forma célere, tivemos alguns minutos para trocar dinheiro (euros por cuc’s), o que fizemos.

O transfer foi relativamente rápido, cerca de 20 minutos, pois daquele autocarro íamos todos para o mesmo sítio – Iberostar Varadero.

Chegados ao resort, o check-in decorreu sem problemas de maior (apenas alguma confusão devido ao elevado número de pessoas), tendo sido “brindados” com a habitual cocktail de boas vindas.

Deixámos as malas na recepção e fomos encaminhados para o buffet que ainda estava aberto à nossa espera (confesso que a variedade já não era muita, mas considerando o adiantar da hora, não estranhámos).

A primeira impressão com que ficámos à chegada do resort foi de “grandeza”. Uma recepção enorme, com um bom lobby, e tudo bem muito bem disposto e decorado, bem ao estilo dos bons resorts das Caraíbas.

Devido à dimensão do resort, a maioria dos colaboradores circulam pelo mesmo com aqueles carros ao estilo “golf”, e com os quais fazem a transição das malas da recepção para os quartos (não se esqueçam da gorjeta …).

Esperava-nos um quarto amplo, situado no rés-do-chão, bem arrumado e limpo, com um bom Wc, varanda, Tv lcd (com RTP internacional), ar condicionado e um mini bar incluído.


A localização do quarto era boa, pois tinha caminho directo para a praia e piscinas (apenas alguma distância para os restaurantes, devido à dimensão do resort).

A zona de praia deste resort, numa palavra, excelente (superou as expectativas)…

Um areal extenso e limpo (espreguiçadeiras, com pequenas mesas de apoio e os típicos chapéus que cheguem para toda a gente), água de cor azul-turquesa (aqui sim), muito limpa (sem quaisquer algas, corais...), sem ondulação e quente.


Nos dias em que lá estivemos, a bandeira esteve sempre verde e o calor constante convidava a banhos frequentes.

A praia onde este resort está localizado é, de facto, um ponto muito forte.

Na praia podemos encontrar as habituais actividades - desportivas, aquáticas, música…, organizadas pelos animadores do resort.

Ainda em relação ao resort, dizer que o mesmo disponibiliza três restaurantes temáticos (japonês, gourmet e mediterrâneo), um de buffet (bastante completo e diversificado dia para dia), e ainda dois simpáticos espaços disponíveis apenas para almoço estilo “churrasco”, um localizado junto às piscinas onde diariamente confecionam bons grelhados e agradáveis paelhas, e outro situado junto a um dos bares de acesso à praia, onde igualmente nos servem bons grelhados feitos na hora (inclusive peixe), frutas e saborosas bebidas em conciliação com o bar.
 
Última edição:

AntonyS

Membro Ativo
[Continuação]

Em geral, a qualidade da comida era boa, diversificada e saborosa. O mesmo em relação aos espaços das refeições, sempre frescos - com Ac - e limpos, sem notícias de mosquitos (no caso dos restaurantes).


Ainda relativamente aos temáticos (funcionam todos com marcação), há um ponto menos bom com o qual fomos surpreendidos (talvez por falta de informação), que é uma regra interna: para quem permanece até 4 noites no resort, tem direito a frequentar apenas 1 temático; até 5 noites, 2 temáticos; mais noites, os três temáticos (penso que é isto).

No nosso caso, como optámos pelo combinado (4 noites em Varadero), apenas foi possível usufruir de um dos temáticos. Optámos pelo Japonês: espaço muito simpático e agradável, decorado a condizer, e comida muito boa (peças de sushi para entrada; comida confecionada à nossa frente em chapas de calor - as mesas são em forma de quadrado, e o chef, sempre animado e interativo, está no meio a confecionar).


Os restantes temáticos não frequentámos devido à tal regra, mas alguns casais de portugueses com quem fomos falando deram bom feedback.

As piscinas do resort são a condizer com a qualidade geral do mesmo: bastante amplas, limpas, com o típico bar incluído no interior e com música sempre presente e a condizer, com actividades e animações proporcionadas pela equipa de colaboradores.


Em redor das piscinas, o resort disponibiliza espreguiçadeiras que cheguem para toda a gente, e inclui ainda alguns espaços mais “lounge”, tipo “spa”, como alternativa às espreguiçadeiras.

 

AntonyS

Membro Ativo
[Continuação]
Ainda em relação a Varadero:

- depois de dedicar o primeiro dia completo entre praia, piscinas e actividades do resort, no segundo dia fizemos a excursão a Cayo Blanco ;

- no terceiro dia completo, foi novamente praia, piscina e resort;

- no quarto dia, como o transfer para Havana estava agendado para as 15h00, optámos por fazer praia até perto da hora check-out (eram cerca das 12h20); fomos almoçar, e como ainda faltava cerca de 2h para o transfer, aproveitámos para conhecer o centro de Varadero, onde deu para comprar uns “recuerdos” no tradicional mercado de artesanato.

- Para a deslocação até Varadero, usámos o city-tour (que passa regularmente à porta do resort), pelo qual pagámos 5cuc’s/pessoa (dá direito a usar todo o dia, sem limite quanto ao número de entradas e saídas).


- O resort dispõe de um magnífico anfiteatro ao ar livre, que à noite dá lugar a bons espetáculos e com gente muito profissional. Nos dias que lá estivemos, tivemos a oportunidade de assistir a três espetáculos diferentes: música de anos 80’s com representação; um de magia; e outro de música tropical também com representação (todos os dias variam o tema do espetáculo).

 

AntonyS

Membro Ativo
[Continuação]
Em relação à excursão a Cayo Blanco:
- comprámos a excursão junto do agente da Travelplan, com o qual tivemos a habitual reunião no início do primeiro dia (custo de 85cuc’s por pessoa, com transfer, almoço e bebidas incluídos).
- a excursão tem início na marina de Varadero, da qual o Iberostar dista escassos minutos.
- Na nossa opinião, é uma excursão que vale a pena, por ser bastante completa: catamaran / golfinário / snorkelling / chegada ao Cayo, onde almoçámos (buffet com lagosta, camarão, grelhados …) e tivemos cerca de 2h para aproveitar a fantástica praia e o bar existente; as bebidas, tanto no catamaran, como no Cayo, são à descrição, com excepção da pinacolada que é cobrada.


- Tivemos a sorte de apanhar um grupo de guias no catamaran muito simpático e divertido, que durante todo o passeio, mas principalmente no regresso, foi animando e motivando constantemente as pessoas, com música, bebidas e dança.

Em resumo, pode-se dizer que Varadero é magnífico para quem procura uns bons dias de descanso à beira de uma excelente praia.

O “Iberostar Varadero”, no geral, esteve a altura (confesso que pela escolha que fizemos, não levávamos as expectativas baixas…), tendo o tempo de sol e as temperaturas altas que tivemos a sorte de apanhar em todos dias que lá estivemos sido um ponto muito positivo para que pudéssemos aproveitar a nossa estadia da melhor forma.
 

AntonyS

Membro Ativo
[Continuação]
O transfer para Havana atrasou, tendo chegado apenas por volta das 16h00, e quando questionámos, em tom de brincadeira, sobre o atraso, responderam-nos que o acordado era o mesmo ocorrer a partir das 15h00…

Ainda assim, o transfer ocorreu com relativa normalidade, apesar de cansativo (perdeu-se algum tempo a recolher pessoas de outros resorts). A meio da viagem, apesar da chuva, parámos para repouso e para quem quisesse beber alguma coisa, como a famosa pinacolada.

Chegámos a Havana eram cerca das 19h00, tendo o Hotel por nós escolhido sido o “Iberostar Parque Central”.

O Hotel está localizado bem no centro, no parque central. Não desiludiu, muito pelo contrário.


O check-in foi rápido - acompanharam-nos e levaram-nos as malas até ao nosso quarto, muito cordiais.


De salientar que, ao contrário de Varadero em que tivemos que comprar os típicos cartões para ter acesso à internet (1cuc/cartão = 1hora), aqui foi nos dado pela recepção um cartão por pessoa, com 05h de internet incluídas.

Depois de deixar as coisas no quarto, fomos conhecer os cantos gerais do hotel e procurar um sítio para jantar. Como lá fora chovia, acabámos por comer perto do hotel, num restaurante italiano (serve maioritariamente pizzas, pastas…) localizado mesmo na lateral, o qual não desiludiu.

A chuva não dava tréguas, pelo que após o jantar decidimos regressar ao hotel para conhecer melhor o espaço, nomeadamente o seu rooftop onde está localizada a piscina e um agradável bar, e que proporcional uma magnifica vista sobre a cidade.


O Hotel é muito bom em termos de condições, limpeza, serviços e restaurantes (conta com 4 diferentes, dois deles localizados numas instalações anexas com ligação directa pelo interior).

No nosso caso, ficámos em regime de pequeno-almoço, pelo que optamos por não usar os restaurantes do Hotel (eram ligeiramente mais caros relativamente aos restaurantes de “referência” existentes na cidade, pelo que para quem já conheça Havana poderá compensar em termos de qualidade…), por pretendermos experimentar os típicos que existem espalhados pela cidade.

Em relação ao pequeno-almoço, o mesmo era buffet, bastante completo, cuidado (muito ao estilo de hotel) e diversificado (pouco ficava a dever ao do Iberostar Varadero).

Ainda em relação à alimentação, abreviando, nos dias em que tivemos em Havana tomámos refeições no “Los Nardos”, localizado frente ao Capitólio”, no “Guarijito”, este último um pouco melhor que o primeiro, mas também mais caro.

 

AntonyS

Membro Ativo
[Continuação]
No primeiro dia completo, a ideia era explorar ao máximo a cidade, para o que levávamos um guia elaborado com base na diversa informação que fomos recolhendo dias antes da viagem, alguma dela daqui!

Para uma primeira abordagem da cidade, optámos por comprar uma visita guiada junto da “Habana-Tour”, localizada nas instalações anexas ao hotel, a qual teve o custo total de 40Cuc’s (20 por pessoa).

A excursão teve a duração de cerca de 4horas, com início às 09h45m.

A guia que nos calhou, colaboradora da “habana-tour”, foi uma rapariga muito simpática, de Havana, muito conhecedora dos cantos da cidade.

A visita iniciou-se com outros casais (eramos 4, incluindo nós), e teve duas partes.

A primeira parte, onde circulámos numa viatura de excursão por alguns pontos da cidade à medida em que a guia ia explicando (em espanhol) a história associada a esses pontos, alguns dos quais (os mais importantes) fomos parando para explorar e tirar fotografias, como a praça da revolução.


A segunda parte da visita (maioritária, cerca de 2h30 de duração), andamos a pé por Havana Vieja, onde passeámos pelos locais mais icónicos, entre outros, a praça da catedral, praça das armas, praça de são francisco, praça da catedral, o castelo da real força, e claro os conhecidos bares (entre eles, Bodeguita del medio).

 

AntonyS

Membro Ativo
[Continuação]
A guia teve ainda a gentileza de nos levar a uma das casas de venda “Havana Club”, localizada junto à praça das armas, tendo nos acompanhado ao seu interior e explicado os vários tipos e qualidades de charutos existentes, os tipos de rum, cafés, e onde no fim podíamos fazer umas compras.


A visita guiada terminou com a opção de nos levarem a um dos restaurantes que recomendavam, ou irmos “à nossa vida”.

Como tínhamos o nosso próprio guia que levámos (com restauração recomendada) optámos por prosseguir por nós e explorar melhor os cantos à cidade, o que fizemos após almoço e durante toda a tarde, tendo-nos “perdido” por ruas e ruelas, e voltado a alguns dos sítios onde havíamos estado da parte da manhã com a guia.

Terminámos o dia na piscina do Hotel, onde aproveitámos o final de tarde para relaxar com uma vista ampla sobre a cidade e ao som da típica música caribenha (junto à piscina havia sempre artistas com música ao vivo).

 

AntonyS

Membro Ativo
[Continuação]
No segundo dia completo, comprámos logo de manhã, novamente junto da “Habana Tour”, a excursão à fábrica do tabaco. Na excursão somos acompanhados por uma guia que nos leva às diversas salas da fábrica onde se processam as várias fases pelas quais passa o fabrico dos charutos à medida que ia explicando todo esse processo (em espanhol). Esta excursão teve o custo de 10cuc’s/pessoa, e na nossa opinião vale a pena (esta excursão só é possível fazer até às 13h00).


Apesar da distância, optámos por fazer o percurso de regresso, da fábrica até ao parque central, a pé tendo aproveitado para explorar mais um pouco os cantos da cidade, uma vez mais, entre ruas e ruelas, pequenos mercados, praças…, passámos pelos Bairro Chino, até chegar ao Capitólio.


Da parte da tarde, fizemos um percurso completo de city-tour pela cidade (tem início no parque central), com a duração aproximada de 2h00 (volta completa). O esquema é o mesmo de Varadero, ou seja, com o mesmo bilhete (um pouco mais caro, 10 cuc’s/pessoa) pode-se sair e entrar as vezes que quisermos durante aquele dia. O passeio foi interessante, pois permitiu conhecer mais alguns pontos da cidade (principalmente a parte “nova” de Havana) e passear noutros novamente.

Terminado o passeio de city-tour, fomos “renovar” energias com um bom Mojito e um saboroso Daiquiri nos sítios do costume.


Depois, e porque o cansaço já era algum (muito devido ao calor), voltámos a apanhar o city-tour no parque central e saímos no Malecón, onde permanecemos algum tempo para descansar e apreciar aquela vista espetacular.


Ao final do dia regressámos ao Hotel, de coco-taxi, para descansar e aproveitar mais um pouco da piscina.

 
Última edição:

AntonyS

Membro Ativo
[Continuação]
Ainda nesse dia, decidimos deixar o jantar para mais tarde e fomos assistir à cerimónia do Cañonazo (fecho das portas da cidade - tiro de canhão), que tem início às 20h30.

Para o efeito, apanhámos mesmo em frente ao Hotel um daqueles Táxis antigos mas muito bem estimados e mantidos, descapotável, que ao som de “Havana ohh na na …” nos levou até ao à Fortaleza San Carlos (20cuc’s, negociado, ida e volta – esperou que a cerimónia terminasse para nos trazer de volta).


A cerimónia em si teve o custo de 8 cuc’s/pessoa, e na nossa opinião vale a pena não só pelo famoso “tiro de canhão”, mas também pela vista espetacular que se tem sobre Havana (o pôr do sol ajuda bastante) e pelo passeio que nos é permitido fazer pelo castelo.


Após a cerimónia, regressámos ao centro da cidade para jantar e dar mais umas voltas pelas ruas (o cansaço começava a dar sinais).

No último dia, da parte da manhã fomos dar uma volta pela cidade de “bici-taxi” (10cuc's/hora) e voltámos à casa da Havana Club, onde anteriormente havíamos estado, para fazer mais umas compras.


Regressámos ao hotel à hora do almoço para fazer o check-out, deixámos as malas na recepção (têm um espaço próprio para guardar as malas até à hora do transfer), e fomos conhecer um pouco melhor a zona junto ao museu da revolução (também chamado museu da cidade) e o memorial granma (localizado nas traseiras do museu), onde a caminho ainda passeámos pelo passeo do prado e entrámos num mini centro comercial que lá existe.


Voltámos ao Hotel para descansar (o calor apertava bastante), onde permanecemos até à hora do transfer (17h00) para o aeroporto de Varadero.

O transfer não atrasou, foi directo e decorreu com normalidade, tendo sido menos cansativo e demorado que o primeiro (o facto de não termos que passar por outros hotéis ajudou bastante).

A parte pior foi o tempo que tivemos que aguardar até ao voo (das 19h15 até às 23h30…), e nesse aspecto quem vinha de Varadero teve melhor sorte, pois ao que parece o transfer foi apenas às 20h00.

Em conclusão: Cuba é um destino que, na nossa opinião, vale muito a pena, quer pela cultura, pela história, pelas pessoas, pela música (está sempre presente), quer ainda, e não menos importante, pelas suas magníficas praias (neste aspecto, achámos superior ao México).

No caso de Havana, é verdade que se vê muita pobreza nas ruas (principalmente na zona velha), no entanto nota-se que a generalidade das pessoas vive feliz, e que não precisam de muito para o serem.

No nosso caso, ficou a faltar assistir ao espetáculo da Tropicana, mas infelizmente o tempo não chega para tudo. Ficará para uma próxima, pois a vontade de voltar a Cuba ficou!


Este é o meu primeiro report, e a ideia foi transmitir um pouco do que fizemos nos vários dias, com a indicação dos locais visitados e preços.

Alguma dúvida que tenham é só colocarem.
 
Última edição:

Rodrigo Ferreira

Membro Conhecido
Espectáculo de report!!!
Quase que me apetece ir mandar mails a umas poucas de agência para ir de férias outra vez! :D :D :D

Fica a certeza que tenho mesmo de voltar a Cuba.. E por acaso umas das minhas grande dúvidas é se faço o combinado Havana+Varadero ou apenas Varadero e neste ultimo caso passe apenas 1 dia em Havana! E o que é certo é que depois do report ainda fiquei com mais dúvidas! Parece que 1 dia em Havana é muito "curto" :D

Obrigado!
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá,

Que grande entrada para uma primeiro report! Muito obrigado pela fantástica partilha :D Sem dúvida que Cuba encanta e desperta curiosidade em conhecer, aqueles tons de azul e a mítica Havana, são qualquer coisa :)

Boas viagens :D
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
Fantástico report de Cuba, uma ilha que adoro e que espero voltar em breve.
Gostei bastante dos hotéis em que ficou, já estavam na lista e ganharam mais uns pontos.
Foi bastante bom rever tantos e tantos locais por onde passei e onde passei bons momentos.
Boas viagens ;)
 

@patricia

Membro Conhecido
Olá !
O report está fantástico ! E que saudades desse hotel e DESSA PRAIA, realmente em tantas que estivemos nas caraíbas esta foi a melhor ( falando das praias dos resorts e/ou hotéis, pois temos as praias das excursões que como todos sabemos sendo 99% das vezes áreas protegidas são de sonho (algumas) ...
Rematando voltava já !:):)
 

MariaAlmeida

Membro Novo
Obrigada pelo report, muito bom mesmo.
Estive em Cuba no mês de Maio e fiz exactamente os mesmos hotéis.
Com este seu relato senti que estava lá outra vez, para mim foi o melhor das caraíbas.
E Havana merece mais que um dia e merece também a noite. Sentir a vida nocturna é extraordinário.
Em relação aos temáticos no Iberostar Varadero foi pena não os fazer todos, pois o gourmet é uma verdadeira caixinha de surpresas. Até tem ópera ao vivo e de muito boa qualidade.
Se conseguir Cuba é um sitio onde quero voltar.
Boas viagens para todos.
 

Bee

Membro Conhecido
Cuba... ai Cuba!
Cada vez estou mais decidida a voltar a terceira vez... este report só veio ajudar!!!

Muito bom. Excelente estreia nos reports! Obrigada
 

AntonyS

Membro Ativo
Antes de mais, agradeço a todos os comentários! ;)
Cuba é, de facto, um excelente destino para férias devido à sua polivalência. A cultura, a música, a dança, a animação e a simpatia constantes e contagiantes. E claro, as praias, simplesmente magníficas.
Das Caraíbas, está em falta conhecer a República Dominicana, talvez para o ano :D
 
Top