Novidades

[Report] China (Pequim, Xian, Shangai) Dez2008

Asae

Membro Conhecido
A cidade de Pequim está a crescer para cima. O governo quer acabar com, pelo menos, alguns bairros milenares para ter espaço, porque são bairros velhos, muito pobres, muitas casas não têm wc (o wc é uma construção comum na rua, lá as pessoas tomam banho).
Existem 2 tipos de contratos para mudar obrigatoriamente as pessoas: ou elas compram as casas e o terreno do prédio a preços mais reduzidos ou alugam a casa e após a morte a casa é do governo.
O preço das casas em bons bairros pode ser muito superior a 150 mil euros e varia consoante o bairro seja a Norte, Sul, Este ou Oeste (o Feng Shui faz parte do dia a dia).
Os pobres têm outro tipo de bairros mas há casas nos bairros pobres que fazem parte da mesma família á várias gerações, para esses as indeminizações são exorbitantes.
Esses bairros são de facto labirintos mas sem o glamour dos filmes, é lá que se anda de ricechó mas eles são puxados por homens em bicicleta, o tradicional chines com o chapéu de palha que nos carrega em braços desapareceu.
ai585.photobucket.com_albums_ss297_sfcls_009640x480.jpg
 

Asae

Membro Conhecido
Xian: eu fiquei mal impressionada com a cidade para mim o que teve um ENORME significado foram os guerreiros terracota.
ai585.photobucket.com_albums_ss297_sfcls_007640x480_1.jpg


Cada guerreiro tem uma expressão facial, uma posição de mãos diferente.
Cada um foi feito de acordo com o estatuto militar a que pertence e roupas, se é de cavalaria até tem cavalo, setas, etc. Os guerreiros que estão á vista já não têm a cor original devido á exposição atmosférica.
ai585.photobucket.com_albums_ss297_sfcls_508640x480_1.jpg

ai585.photobucket.com_albums_ss297_sfcls_512640x480.jpg


Tamanho do túmulo onde estão os guerreiros, o imperador e suas concubinas. Acreditem que é GRANDIOSO.
A maior parte ainda está enterrada, quando do terramoto em 2008 muitos caíram e partiram-se e quando eles tentam escavar mais o ar que entra e transforma tudo em pó.
O imperador foi enterrado com uma imitação de todo o seu séquio incluído carruagens, todo o seu exército e armas, concubinas... TUDO, está tudo aqui mas pouco se vê a descoberto, eles não mexem mais até haver tecnicas modernas que permitam visualizar sem danificar.
ai585.photobucket.com_albums_ss297_sfcls_480640x480.jpg
 

Asae

Membro Conhecido
Estes quadros foram uma das minhas predições.
O meu grande desgosto foi não ter dinheiro para compra-los são caríssimos, só de ver as fotos fico triste.
São uma pintura fantástica!!! MENTIRA!!!!
São quadros feitos á mão com fios de pura seda.
(nesta fábrica pudemos abrir os casulos e praticar algumas coisas)
ai585.photobucket.com_albums_ss297_sfcls_561640x480_1.jpg

ai585.photobucket.com_albums_ss297_sfcls_562640x480.jpg
 

Asae

Membro Conhecido
Shangai: Templo do Buda de Jade - tinha acabado uma cerimónia budista
ai585.photobucket.com_albums_ss297_sfcls_016640x480_1.jpg


Há tantos Budas diferentes... (eu pensava que havia cerca de meia dúzia). Há mais Budas que Santos
ai585.photobucket.com_albums_ss297_sfcls_027640x480.jpg


Em todos os locais existem estas arcas que servem para queimar incenso.
ai585.photobucket.com_albums_ss297_sfcls_023640x480_1.jpg
 

Asae

Membro Conhecido
Shangai: Entrada para os Jardins Yuyuan. Pode-se fazer muito boas compras nestas lojas apesar do guia insistir pela negativa é mentira.

ai585.photobucket.com_albums_ss297_sfcls_053640x480_1.jpg

ai585.photobucket.com_albums_ss297_sfcls_089640x480_1.jpg


Comboio: é lento...:s
ai585.photobucket.com_albums_ss297_sfcls_179640x480_1.jpg


Edifício mais alto.
Anedota chinesa: Porque é que o edifico tem um buraco no cimo? É para os aviões passarem pelo meio!!!
ai585.photobucket.com_albums_ss297_sfcls_159640x480_1.jpg


Bom sítio para comprar Rolex. Lá os edifícios são todos realmente muito altos, muito.
 

Asae

Membro Conhecido
Fico muito contente que tenham gostado do Report e como prometi aqui estão algumas fotos.
Não estava a pensar mostrar pelo que algumas não são muito boas mas prometo que para a próxima tento ter mais atenção.

Já marquei as férias deste ano e estou de olho no ano que vem (cruzeiro pelas ilhas tropicais). Viajar é o mais fantástico que nos pode acontecer.:huh:

E como já disse a China é um Mundo Fantástico de tantos contrastes. O Pior pode acontecer com o desejo que se vê e sente na juventude de mudança, de ocidentalização. Como tudo, espero que não percam o rumo, as raízes e que as tradições não passem de meros espectáculos feitos para os turistas (nota-se muito a ocidentalização).

ai585.photobucket.com_albums_ss297_sfcls_230640x480_1.jpg
 

sapm

Membro Ativo
Sandra,

Estou maravilhada. Nem tenho palavras.
Uma das melhores reportagens que já li! Completa!

É um destino a realizar, mas as comidas é que são de arrepiar. Detesto comida chinesa. Acho que vou ter que ir a um Mac...que tb não gosto!

Agora diz lá, quantos dias de viagem? Horas de avião? E já agora, custo das férias?

Bjs e mto obrigado!
Sílvia
 

Asae

Membro Conhecido
Olá

As viagens foram 2000€ por pessoa para 9 dias/7 noites (agência Abreu na 1ª semana de Dezembro).
Mais 1000€ para compras e excursões.
Como disse tinha uma lista de coisas para oferecer e outra para compras pessoais pelo que não me alarguei nas compras porque sabia o que queria apesar de ter cometido alguns excessos, como comprar relógios Rolex e Gucci no Passeio Maritimo de Shangai, como se não houvesse amanhã - ainda funcionam - budas e dragões ;) . Fiz as compras nos mercados de produtos contrafeitos, na rua e nas bancas junto aos monumentos.


Tempo de voo aproximado de 2h até Frankfurt e mais 12h até Pequim. No meu caso, na ida fiquei ainda mais 5 horas á espera do voo de transfer em Frankfurt e á vinda o voo que me trazia a Lisboa atrasou 2h. Apanha-se mudança de horário pelo que a chegada a Pequim é no dia a seguir á partida e vice-versa.

A comida é muito boa, é ocidentalizada com um toque oriental mas muito comestivel (o meu marido odeia comida chinesa e "lambia os dedos"), no meio dos pratos trazem alguns tipicos e só come quem quizer porque tens muitos á escolha.
Nos hotéis tens comida para todas as nacionalidades em excesso, não falta absolutamente nada.
Nas ruas tens imensos restaurantes ocidentais onde a cozinha não tem toque oriental e os conhecidos mundialmente - com preços ocidentais (á excepções como na Pizza Hut quando por 20 pessoas pagamos +/- 50€) .
 

sapm

Membro Ativo
Ah bom! Fico mais descansada quanto à comida!

Esqueci-me de comentar que não fazia ideia que a muralha da china, tivesse tamanha inclinação! Pensava que toda ela era plana...

Obg
Sílvia
 

Asae

Membro Conhecido
;):DOs chineses não não destruíram as montanhas para construir "estradas", pelo contrário usaram-nas para sua defesa e a Muralha tem basicamente a altura que têm as montanhas porque passa por cima delas.
O lado que eu percorri é, nos pontos de acesso turísticos, o mais inclinado, se fores pelo lado contrário as subidas não são tão acentuadas e á imensas zonas planas, só que esse lado estava cheio de turistas.
 

Agripinu

Membro
Olá a todos.

Sou novo no forum e já andei por aqui a dar uma vista de olhos a todos posts. Congratulo-me antes de mais de me juntar a tanta gente que tem em comum comigo a grande paixão que é viajar.

Respondo a este post porque me é próximo. O ano passado estive um ano a estudar a China e tive a oportunidade de conhecer muitos sitios e lugares. E apesar da má experiência que tiveste, a verdade é que também fui a Xian e fiquei maravilhado. Xian a meu ver é uma cidade em que o chinês mais genuino está inserido. Claro que muitas das coisas que lá vemos nos fazem confusão mas se comparares com Pequim, Shanghai...são comparações um pouco sem sentido. Quando estive em Xian pude experienciar muitas das coisas que estava à espera de ver na China real. A ópera de rua, os pagodes, os espectaculoes de fonte luminosa, o dançar nas ruas e nas praças principais durante a noite e a curiosidade que tiveram em convidar-nos (estrangeiros) a participarmos naquele hábito tão chinês.
O exercito da terracota é um dos pontes altos de Xian mas também o são a Drum Tover e a Bell Tower...e o que dizer do mercado muçulmano (Muslim Quarters) onde tudo se vende, tudo se compra e as culturas misturam-se numa bela miscelanea...

Serve este post para também dar a todos os users a certeza de que podem visitar Xian à vontade, e não quero de alguma maneira ir contra o que estás a dizer ou ser "picuinhas", mas a verdade é que é uma cidade que merece ser visitada. Pela sua genuidade e também porque é em cidades como esta que vemos a real China.

Abraços e cumprimentos para todos!
 

Asae

Membro Conhecido
Olá

Agradeço o facto de dares a tua opinião para enriqueceres este post.
A tua experiência foi muito diferente da minha, eu vi numa prespectiva turistica e foi de passagem.
Felizmente a minha má experiência não se resume a todas as pessoas pelo que leio na tua descrisão, sendo assim, deixo aqui uma chamada de atenção a quem visitar a a China - se puderem permanecam mais uns dias em Xian. :devil:


Agora até eu fiquei curiosa :):):D.
Hum será que volto lá...;)
 

EMF

Membro
Olá

Mais um excelente report.
Confesso que apesar de gostar muito de viajar, a China sempre foi um dos países que nunca me despertou um grande entusiasmo.
Mas agora.....fiquei curiosa.
 

Agripinu

Membro
Realmente é comum ouvir essa opinião de que a China não desperta grande entusiasmo. Mas as diferenças para aquilo que temos como nosso são tantas e tão bonitas que vale mesmo a pena ir. Eu depois de conhecer a China como conheci formei a opinião de que todo o ser humano devia ter a oportunidade de conhecer a China. É um país fantastico!

A propósito, e também na intenção de mostrar mais um pouco da China para vos aguçar o apetite;) aqui ficam fotos de uma cidade no norte da China, já relativamente perto da fronteira com a Mongólia, que dá pelo nome de Datong.

Este é um templo suspenso, um templo budista em que literalmente, andamos de pés no ar enquanto o visitamos :devil:

aamandapeyton.com_Images_Beijing0506_DatongGrotto.JPG


Outro sitio muito importante a visitar são as grutas de Yungang onde são representados milhares de imáginarias budistas totalmente esculpidas nas paredes!Aqui ficam só dois exemplos mas aquelas grutas são mesmo enormes!



aimages.travelpod.com_users_walter_ba21_1.1213373460.4_yungang_grottoes.jpg


Outro dos icones é a Hengshan, uma das 5 montanhas sagradas do taoismo!



Fica assim uma ideia de um sitio na China muito bonito e um bocado fora dos circuitos turisticos usuais.

Off topic: não dá para pormos fotos mesmo nossas? Andei praqui à procura e não encontrei!:)
 

Asae

Membro Conhecido
Na Ajuda tens "Colocar Fotos nas Mensagens" se seguires os passos que te são indicados podes pôr fotos tuas. Ao principio para mim foi complicado porque não percebo muito de informática mas depois de fazer a primeira até achei extremamente fácil.

Ficamos á espera :devil:


P.S. -eu adorei is á China e fiquei com o "bichinho" de lá voltar com mais calma e ver melhor as coisas mas apesar de ter sido uma visita rápida amei os contrastes e as diferenças que encontramos em todo o lado.
 

xmgarcia

Membro Novo
Pergunta

Boa noite a todos!

Já tinha lido este fantástico relato de viagem mas como não estava registado não pude comentar...

Ando a pensar fazer uma viagem semelhante este Verão,mas estou com uma dúvida relativamente aos guias... a Abreu diz que o guia é de língua espanhola.. na tua viagem também foi?
E percebia-se bem o que diziam?

Obrigado!
 

Asae

Membro Conhecido
Olá

Eu também fui pela Abreu.

O meu guia também era de lingua espanhola, ela falava bem devagar e percebia-se tudo, é claro que há palavras que desconheciamos mas no geral percebemos tudo e quando não percebiamos alguma coisa ou perguntavamos a ela ou os espanhóis que nos acompanhavam explicavam. Mas na grande maioria percebemos tudo.

Em relação a ires no Verão, a nossa guia disse que no Verão há imensa gente o que torna complicado (mas não impossivel) a visita aos sítios históricos porque está imensa gente e dificulta as fotos e o acesso a certos locais onde por vezes só consegues ver alguma coisa através de uma entrada do tamanho de uma porta. No Verão as temperaturas podem atinguir os 40 graus...
Eu fui no Inverno e ela disse que tinhamos tido sorte porque não estava muito frio, as temperaturas que podem ir aos 20 graus negativos só estavam entre os 2 e os 4.

Não sei quanto vais pagar pela tua viagem, eu paguei 2000€ por pessoa já com vistos que foram tirados por mim. a Abreu cobrava 70€ por pessoa para tratar dos vistos mas eu tirei directamente os dois na embaixada por menos de metade do preço, é fácil fazer isso porque a Abreu dá-te todos os papéis que precisas apresentar na embaixada, só tens de os preencher e entregar, o tempo de espera para os entregar e levantar foi de 5 minutos para cada lado :blush:. Exactamente esta viagem já a vi em agências portuguesas (agora não me lembro quais), á bem pouco tempo, por 1500 e poucos euros.

Se precisares de mais alguma coisa estou á disposição.


Bjs
Sandra
 

xmgarcia

Membro Novo
Muito obrigado pela rápida resposta!

Eu terei de ir no verão pois a minha mulher não consegue tirar umas férias decentes sem ser nessa altura... estamos a pensar ir a meio de Agosto, uma vez que o verão está a acabar lá (esperemos)...

A viagem não será exactamente igual porque vamos a Guilin, Guangzhou, HongKong e Macau, além dos sitios onde foste (Pequim, Xian e Shangai), e são 14 dias.
Estamos a pensar ir à feira da Abreu este fim-de-semana para comprar...

A outra opção seria a da Nortravel, que tem a vantagem de um guia em Português, mas tem menos 1 dia de viagem e é mais cara...

Em relação aos vistos, alguém já me falou em 35 euros por ser em grupo, mas já não tenho a certeza de ter sido na Abreu... tenho de ir verificar isso!

Mais uma vez obrigado pela explicação!
 
Top