Andreia Machado
Membro
ok, obrigada à mesma 
Mas pelo que estou a perceber não aconselha a pé correcto?
Não aconselho muito a ida a péAndreia Machado disse:ok, obrigada à mesma
Quando lá chegamos começamos por dar, mas depressa percebemos que não podíamos dar a todos se não o dinheiro não ia chegar nem a metade da viagem. Por isso a partir dai apenas devamos a quem realmente merecia e quando se faziam a gorjeta era mesmo quando não dava. Eles ficam com aquela carinha de "carneiro mal morto" a olhar para nós mesmo à espera da gorjeta. Mas a melhor foi mal lá chegamos o rapaz que metia as malas dentro do autocarro a explicar que eles lá trabalhavam por gorjetas e que nós tínhamos de dar.Florinha disse:Olá a todos!
Faltam poucos dias para fazer a minha viagem de sonho - México aqui vou eu!
Antes de colocar algumas duvidas finais, queria agradecer ao pessoal do Portal das Viagens pela ajuda, informações e dicas que foram preciosas no planeamento da viagem.
Iremos fazer excursões com o Sr. Espinoza, com pessoal que encontrámos aqui no Portal, que permitiu chegarmos a um valor final muito satisfatório.
Tenho no entanto umas pequenas dúvidas, banais, mas que provavelmente alguém me poderá elucidar:
- Na excursão que iremos fazer de Tulum+Coba+Playa Paraíso e Akumal, sabem onde o Sr. Espinoza costuma ir primeiro: Se Coba ou Tulum?
- A politica de gorjetas no México, nomeadamente nos Hoteis, qual o vosso feeback?... Davam sempre, ou em que ocasiões? Em euros, ou pesos?
Irei para o Riu Tequila.
Muito obrigada.... Aqui já se contam os dias...
Cumpts a todos.
Nando diga-se de passagem que nós também abusamos, metemos os pobres coitados a fazer corridas.Nando Parente disse:Não aconselho muito a ida a pé
Nós em Maio passado pagamos 100pesos por uma bicicleta/coche e aconselho.
Mas tivemos pena do condutor em certas partes do percurso :wacko:
Merecem bem uma gorjeta porque a maioria dos 100pesos vai para os donos da barraca onde se alugam.
(foto roubada do report da Kufrua )
Não é só uma questão cultural ,faz muitas vezes parte do salário e da economia , em Cancun por exemplo existem muitos locais onde a gorjeta 15% vem incluída na factura. A ideia é ter um bom serviço por alguém profissional que no final irá receber por isso da parte do cliente. Obviamente como a grande maioria dos turistas são dos EUA e Canada ajuda imenso. Quanto a gorjeta dentro dos hotéis , como praticamente todas as viagens que se vendem cá são para cadeias Espanholas e eles são conhecidos como uns mãos de vaca , implementaram uma politica de não gorjeta ,mas faz parte da educação e se se for bem atendido dar uma gratificação.rum disse:A questão das gorjetas no México antes de ser uma questão cultural (estão sempre à espera da gratificação) é uma questão económica.
Antigamente, os prestadores de serviços, nomeadamente hoteleiros e da restauração não tinham ordenado. A teoria usada pelo patronato era a que eu dou-te a possibilidade de trabalhares e tudo o que fizeres em gorjetas é para ti. Quanto mais agradares mais possibilidades tens de obter boas gratificações, até porque nos EUA há a politica instituída das gratificações.. ao contrário da Europa onde o fenómeno não tem tanta visibilidade. No estado social que se vi na Europa isto é totalmente impensável, mas é uma realidade em muitos locais. Actualmente acho que, pelo menos no México, já é obrigatória um salário base para todos mas a gratificação ainda é uma instituição. Acontece que dentro dos resorts onde é praticado o tudo incluído os hospedes andam sem nada... muitas poucas vezes transportam dinheiro a pensar nas gratificações e por isso não é muito normal eles pedirem da mesma forma que se pede fora dos resorts... mas estão sempre à espera.
Andreia Machado disse:Na excurssão quando combinou o preço com o Sr. Espinoza ele disse que as bebidas no restaurante e as bicicletas eram à parte certo? Se não é indescrição pagou quanto em pesos, lembra-se? Era para ter uma ideia do que levar em pesos.
Quando marquei a excurssão por ele ele só me falou nas bebibas do restaurante não falou das bicicletas até vou perguntar para saber com o que contar.
Muito Obrigada Nando Parente!Nando Parente disse:Florinha, leva euros para pagar a taxa de saída (55€ p/pessoa).
Depois aconselho a fazeres contas ao que pretendes gastar por lá, levar em euros e depois trocar em Playa del Carmen.
No ano passado fiz desta forma e também levantei com cartão (10€ de taxas). Posso também dizer-te que quando troquei, a taxa que estavam a fazer ou era igual ou um pouco superior à taxa do dia
Não troques é logo na primeira, dá uma volta e vê onde dão mais,normalmente as que estão mais afastadas da confusão são as melhores
Se fores fazer excursões com o Espinoza podes pagar em euros.
Nesta última viagem ao México, a semelhança da penúltima, optei por levar o dinheiro necessário de Portugal, para evitar qualquer transação com cartões.Florinha disse:TREPADOR,
Levaste Euros de Portugal? Não levantaste lá dinheiro com C. Débito, ou Crédito?
O que aconselham?
Cumpts e obrigada!
Sim, estive no Riu Tequila, e adorei... sem palavras!Nando Parente disse:Report...
Coloca tudo sobre o hotel hehehe
Fico feliz por sabes que tudo correu bem, no dia 26 já venho relatar as minhas férias e espero ter essa sensação.Florinha disse:Sim, estive no Riu Tequila, e adorei... sem palavras!
Report muito em breve....!
Reservei na altura com o Juan tb, e fui pela Pulmantur.PaulaM disse:Fico feliz por sabes que tudo correu bem, no dia 26 já venho relatar as minhas férias e espero ter essa sensação.
Como regressaste à pouco, queria perguntar quanto pagaste de taxas de saída. A documentação da minha reserva menciona 60€ de taxa de saída, foi esse o valor que pagaste? aqui no portal fala-se dos 55€ (ou 1000pesos). Quero levar esse dinheiro à parte para pagar as taxas e não queria ter surpresas. Reservei a viagem com o Juan Carlos e o operador é a quelonea.