Novidades

México - Dúvidas Finais

Nando Parente

Membro Conhecido
Andreia Machado disse:
ok, obrigada à mesma :)

Mas pelo que estou a perceber não aconselha a pé correcto?
Não aconselho muito a ida a pé
Nós em Maio passado pagamos 100pesos por uma bicicleta/coche e aconselho.
Mas tivemos pena do condutor em certas partes do percurso :wacko:
Merecem bem uma gorjeta porque a maioria dos 100pesos vai para os donos da barraca onde se alugam.

(foto roubada do report da Kufrua )

Última edição por um moderador:

Kufrua

Membro Conhecido
Florinha disse:
Olá a todos!

Faltam poucos dias para fazer a minha viagem de sonho - México aqui vou eu!

Antes de colocar algumas duvidas finais, queria agradecer ao pessoal do Portal das Viagens pela ajuda, informações e dicas que foram preciosas no planeamento da viagem.
Iremos fazer excursões com o Sr. Espinoza, com pessoal que encontrámos aqui no Portal, que permitiu chegarmos a um valor final muito satisfatório.

Tenho no entanto umas pequenas dúvidas, banais, mas que provavelmente alguém me poderá elucidar:
- Na excursão que iremos fazer de Tulum+Coba+Playa Paraíso e Akumal, sabem onde o Sr. Espinoza costuma ir primeiro: Se Coba ou Tulum?

- A politica de gorjetas no México, nomeadamente nos Hoteis, qual o vosso feeback?... Davam sempre, ou em que ocasiões? Em euros, ou pesos?
Irei para o Riu Tequila.

Muito obrigada.... Aqui já se contam os dias...

Cumpts a todos.
Quando lá chegamos começamos por dar, mas depressa percebemos que não podíamos dar a todos se não o dinheiro não ia chegar nem a metade da viagem. Por isso a partir dai apenas devamos a quem realmente merecia e quando se faziam a gorjeta era mesmo quando não dava. Eles ficam com aquela carinha de "carneiro mal morto" a olhar para nós mesmo à espera da gorjeta. Mas a melhor foi mal lá chegamos o rapaz que metia as malas dentro do autocarro a explicar que eles lá trabalhavam por gorjetas e que nós tínhamos de dar.

Nando Parente disse:
Não aconselho muito a ida a pé
Nós em Maio passado pagamos 100pesos por uma bicicleta/coche e aconselho.
Mas tivemos pena do condutor em certas partes do percurso :wacko:
Merecem bem uma gorjeta porque a maioria dos 100pesos vai para os donos da barraca onde se alugam.

(foto roubada do report da Kufrua )
Nando diga-se de passagem que nós também abusamos, metemos os pobres coitados a fazer corridas.

O percurso a pé não é muito muito longo, penso que eram 2Km, mas com aquele calor JAZUS.

Este foi um daqueles a quem dei gorjeta

Última edição por um moderador:

Florinha

Membro Ativo
Obrigada :)

Sim, o pessoal que fica a olhar à espera de gorjeta, normalmente é quando não a leva...
Mas era para saber, como funciona, de pessoal que já lá esteve.

Experiencias Mayas

Membro Conhecido
Profissionais
Ola
Estive em dezembro por la e fiz essas visittas com o Espinoza , em relaçao as bicicletas alugamos uma para cada um , e o espinoza tambem ,ate foi engraçado , em relaçao ao preço ja nao me recordo ,mas era tipo 2 ou 3 euros (axo eu) foi o magnifico espinoza que pagou , pois nao tinhamos pesos. Aconselho a levarem ou levantarem la no multibanco , de preferencia quantias grandes , pois penso que compense , pois em dolares em muitos sitios o troco é dado em pesos e podemos ser "enganados" , mas sao ferias , e isso sao trocos...divirtam-se e aproveitem ao maximo . Deem cumprimentos ao Espinoza , vao realmente gostar dele e no final ao pagar ate apetece dar uma boa gorja .
Boas ferias

rum

Membro Conhecido
A questão das gorjetas no México antes de ser uma questão cultural (estão sempre à espera da gratificação) é uma questão económica.

Antigamente, os prestadores de serviços, nomeadamente hoteleiros e da restauração não tinham ordenado. A teoria usada pelo patronato era a que eu dou-te a possibilidade de trabalhares e tudo o que fizeres em gorjetas é para ti. Quanto mais agradares mais possibilidades tens de obter boas gratificações, até porque nos EUA há a politica instituída das gratificações.. ao contrário da Europa onde o fenómeno não tem tanta visibilidade. No estado social que se vi na Europa isto é totalmente impensável, mas é uma realidade em muitos locais. Actualmente acho que, pelo menos no México, já é obrigatória um salário base para todos mas a gratificação ainda é uma instituição. Acontece que dentro dos resorts onde é praticado o tudo incluído os hospedes andam sem nada... muitas poucas vezes transportam dinheiro a pensar nas gratificações e por isso não é muito normal eles pedirem da mesma forma que se pede fora dos resorts... mas estão sempre à espera.

Rui Araujo

Membro Conhecido
rum disse:
A questão das gorjetas no México antes de ser uma questão cultural (estão sempre à espera da gratificação) é uma questão económica.

Antigamente, os prestadores de serviços, nomeadamente hoteleiros e da restauração não tinham ordenado. A teoria usada pelo patronato era a que eu dou-te a possibilidade de trabalhares e tudo o que fizeres em gorjetas é para ti. Quanto mais agradares mais possibilidades tens de obter boas gratificações, até porque nos EUA há a politica instituída das gratificações.. ao contrário da Europa onde o fenómeno não tem tanta visibilidade. No estado social que se vi na Europa isto é totalmente impensável, mas é uma realidade em muitos locais. Actualmente acho que, pelo menos no México, já é obrigatória um salário base para todos mas a gratificação ainda é uma instituição. Acontece que dentro dos resorts onde é praticado o tudo incluído os hospedes andam sem nada... muitas poucas vezes transportam dinheiro a pensar nas gratificações e por isso não é muito normal eles pedirem da mesma forma que se pede fora dos resorts... mas estão sempre à espera.
Não é só uma questão cultural ,faz muitas vezes parte do salário e da economia , em Cancun por exemplo existem muitos locais onde a gorjeta 15% vem incluída na factura. A ideia é ter um bom serviço por alguém profissional que no final irá receber por isso da parte do cliente. Obviamente como a grande maioria dos turistas são dos EUA e Canada ajuda imenso. Quanto a gorjeta dentro dos hotéis , como praticamente todas as viagens que se vendem cá são para cadeias Espanholas e eles são conhecidos como uns mãos de vaca , implementaram uma politica de não gorjeta ,mas faz parte da educação e se se for bem atendido dar uma gratificação.

TREPADOR

Membro Conhecido
Andreia Machado disse:
Na excurssão quando combinou o preço com o Sr. Espinoza ele disse que as bebidas no restaurante e as bicicletas eram à parte certo? Se não é indescrição pagou quanto em pesos, lembra-se? Era para ter uma ideia do que levar em pesos.

Quando marquei a excurssão por ele ele só me falou nas bebibas do restaurante não falou das bicicletas até vou perguntar para saber com o que contar.

[SIZE=10.5pt]Não recordo ao certo dos valores neste momento, mas vou tentar saber.[/SIZE]

[SIZE=10.5pt]Como não fomos prevenidos, o José emprestou-nos dinheiro em pesos para que pudesse-mos pagar as bebidas e as bicicletas, no final do dia ao fazer o pagamento referente ao passeio, pagamos tudo em Euros, ou seja, o preço acordado com ele mais o que nos emprestou.[/SIZE]

[SIZE=10.5pt]Segundo ele, faz isso com alguma frequência e não ganha nada no que toca ao cambio.[/SIZE]

[SIZE=10.5pt]Desaconselho o uso de cartões em ATM´s, mesmo com o cartão de débito. [/SIZE]
[SIZE=10.5pt]Existe informação aqui no portal referente a cartões clonados que vão nesse sentido, pelo se realmente querem usar pesos, o melhor é trocar cá numa casa de cambio, pois consegue-se sempre uma taxa mais favorável e sem pagamento de comissões.[/SIZE]

[SIZE=10.5pt]As bicicletas e bebidas tem mesmo de ser em pesos.[/SIZE]

[SIZE=10.5pt]A bicicleta paga-se por bicicleta e não por pessoa, dá para dois adultos e pode-se levar uma criança, o preço é único.[/SIZE]

• Gostar
Reações: CRS

Florinha

Membro Ativo
TREPADOR,
Levaste Euros de Portugal? Não levantaste lá dinheiro com C. Débito, ou Crédito?

O que aconselham?

Cumpts e obrigada!

Nando Parente

Membro Conhecido
Florinha, leva euros para pagar a taxa de saída (55€ p/pessoa).
Depois aconselho a fazeres contas ao que pretendes gastar por lá, levar em euros e depois trocar em Playa del Carmen.
No ano passado fiz desta forma e também levantei com cartão (10€ de taxas). Posso também dizer-te que quando troquei, a taxa que estavam a fazer ou era igual ou um pouco superior à taxa do dia :)
Não troques é logo na primeira, dá uma volta e vê onde dão mais,normalmente as que estão mais afastadas da confusão são as melhores :)
Se fores fazer excursões com o Espinoza podes pagar em euros.

Florinha

Membro Ativo
Nando Parente disse:
Florinha, leva euros para pagar a taxa de saída (55€ p/pessoa).
Depois aconselho a fazeres contas ao que pretendes gastar por lá, levar em euros e depois trocar em Playa del Carmen.
No ano passado fiz desta forma e também levantei com cartão (10€ de taxas). Posso também dizer-te que quando troquei, a taxa que estavam a fazer ou era igual ou um pouco superior à taxa do dia :)
Não troques é logo na primeira, dá uma volta e vê onde dão mais,normalmente as que estão mais afastadas da confusão são as melhores :)
Se fores fazer excursões com o Espinoza podes pagar em euros.
Muito Obrigada Nando Parente!

Ultima duvida... os táxis eles aceitam euros?

Sim, ao Espinoza iremos pagar em Euros :)

Nando Parente

Membro Conhecido
Não te posso ajudar porque nunca andei.Mas penso que sim, porque lá tudo aceita euros ou dólares, o câmbio que farão é que pode não ser o melhor

TREPADOR

Membro Conhecido
Florinha disse:
TREPADOR,
Levaste Euros de Portugal? Não levantaste lá dinheiro com C. Débito, ou Crédito?

O que aconselham?

Cumpts e obrigada!
Nesta última viagem ao México, a semelhança da penúltima, optei por levar o dinheiro necessário de Portugal, para evitar qualquer transação com cartões.

Já cheguei a levar pesos de Portugal, trocados numa casa câmbio, mas isto à muitos anos atrás, ainda não havia Euros, e também já cheguei a fazer levantamentos no ATM do resort e pessoalmente não tive qualquer problema.

Se dermos uma volta aqui pelo Fórum, vamos ver vários relatos de cartões clonados, mesmo os de débito que apenas foram usados em ATM´s, pelo que é melhor jogar pelo seguro, pois ao que parece os ATM´s por lá não estão sujeitos às mesmas medidas de segurança que as nossos.

Uma vez que já fui com os preços combinados com o José daqui de Portugal, sabia exatamente de quanto iria precisar, ou seja, o valor dos passeios, as taxas de saída e mais algum para recuerdos e mais qualquer coisa que seja necessária. Para qualquer emergência tinha sempre o cartão, mais não foi necessário.

Aceitam euros em todo o lado e os preços apresentados em Playa del Carmen, são apresentado em pesos, euros e dólares, sendo que os preços correspondem-se entre si a um cambio bastante correto (já levava as taxas de câmbio de cá para me orientar), pelo que não faz qualquer sentido trocar dinheiro, ou tentar arranjar uma alternativa ao euro para fazer pagamentos. Só necessitei de pesos para pagar as bebidas no restaurante durante o passeio e as bicicletas em Coba, mas o José desenrascou-nos, e no fim pagamos-lhe tudo em Euros pelo que nunca cheguei a cambiar dinheiro.

Qualquer dúvida dispõe.

• Gostar
Reações: CRS

Florinha

Membro Ativo
Olá Pessoal!

Voltei hoje, de umas férias de sonho, na Riviera Maia.... !!
Desde do Hotel, da simpatia do povo mexicano, do Sr. José Espinoza, dos Grupos que partilharam connosco as excursões, das praias, das paisagens, da animação, dos passeios, de Xcaret, do CocoBongo... nem consigo descrever muito mais de tão maravilhoso.

Superou todas as minhas expectativas... e queria desde já agradecer a todos os membros do Portal que ajudaram a esclarecer inúmeras dúvidas, e que foram fundamentais no planeamento e sucesso desta viagem inesquecível, mas sem dúvida a pensar já, em um dia, repetir, concerteza!

Fica a promessa de um Report da viagem, muito em breve. Agora é tempo de fazer o luto pós-férias, e organizar as fotografias e videos.

Obrigada a todos uma vez mais. :cool: :lol:

PaulaM

Membro Ativo
Florinha disse:
Sim, estive no Riu Tequila, e adorei... sem palavras!
Report muito em breve....!
Fico feliz por sabes que tudo correu bem, no dia 26 já venho relatar as minhas férias e espero ter essa sensação. :)
Como regressaste à pouco, queria perguntar quanto pagaste de taxas de saída. A documentação da minha reserva menciona 60€ de taxa de saída, foi esse o valor que pagaste? aqui no portal fala-se dos 55€ (ou 1000pesos). Quero levar esse dinheiro à parte para pagar as taxas e não queria ter surpresas. Reservei a viagem com o Juan Carlos e o operador é a quelonea.

Florinha

Membro Ativo
PaulaM disse:
Fico feliz por sabes que tudo correu bem, no dia 26 já venho relatar as minhas férias e espero ter essa sensação. :)
Como regressaste à pouco, queria perguntar quanto pagaste de taxas de saída. A documentação da minha reserva menciona 60€ de taxa de saída, foi esse o valor que pagaste? aqui no portal fala-se dos 55€ (ou 1000pesos). Quero levar esse dinheiro à parte para pagar as taxas e não queria ter surpresas. Reservei a viagem com o Juan Carlos e o operador é a quelonea.
Reservei na altura com o Juan tb, e fui pela Pulmantur.

Entretanto na resposta às Taxas de Saída respondi neste link:

https://www.portaldasviagens.com/topic/17508-tarifas-pagas-no-m%C3%A9xico/#entry185914

Correu tudo bem e tenho a certeza que vais adorar!