Novidades

Gripe A (H1N1) - Tópico Oficial

Solitas

Membro Novo
Olá Estrela....pergunta sempre o que quiseres, sim?!

Eu mudei de destino de facto, mas por "imposição" da Halcon e a operadora ñ faço a minima ideia...pq esta agencia é de um familiar.
E irei, acho eu, dia 1 de Junho...só se mudarem tb o dia....ainda estou á toa como já disse. Tive que decidir tudo em cima do "joelho".

Nem sei se Varadero+Havana é uma boa ideia....é que ñ faço a minima.

Mas, posso perguntar e conto, pode ser?

Que chato...tda esta situação!!! Mas q tudo se resolva bem, é o que interessa
 

smajor

Membro Novo
Ai minha nossa!!! Não sei o que fazer tenho viagem marcada para dia 11 de Maio, ja falei com a minha agência que é de um conhecido nosso e o que ele me disse é que ainda niguem lhe tinha pedido para cancelar ou alterar o destino.

Vou aguardar mais uns dias.
 

estrela

Membro
Solitas

Eu já estive em Cuba há uns anos e gostava de lá voltar.
A opção de Havana/Varadero acho muito boa.
Eu qd lá estive fiquei em Varadero e fui só um dia a Havana, mas não chegou...A cidade é fantastica, mas tem que se ficar lá mais que um dia, se não não se vê nada de histórico, pois Varadero é só praia e hotel...
Por isso acho muito boa ideia
Em principio se for já para a semana ainda venho contar antes de ti :D

Mas hoje ainda vou à agencia ver o que consigo resolver...

Obrigada
Raquel
 

badfan

Membro
Creio que se está a criar uma espiral de histerismo que só leva à desinformação. Vamos ter calma. Dentro de uma semana ou duas já não se vai ouvir ninguém falar nisto. Uma vez detectado o virtus, as autoridades compentes estão a tomar as devidas precauções. Como disse Obama: "há que estar alerta, mas não alarmado".
Tenho viagem marcada para RM no dia 17 de Maio e não vou cancelar ou alterar o destino, a menos que a isso seja obrigado pelas autoridades sanitárias espanholas, uma vez que o meu voo é de Madrid.
Vou, sem qualquer tipo de receio. Se por um enorme azar - o méxixo tem mais de 100 milhões de habitantes e são poucas as centenas de pessoas que estão engripadas e destes mais de metade devem receber alta ainda hoje - chegar e sentir alguma coisa há medidas eficazes para combater e eliminar a gripe.
 

Anyssia

Membro Novo
Eu tb fui a Cuba há uns anos. Estive dois dias em Havana e cinco em Varadero. Adoraria voltar a Havana.
Havana é uma cidade que me encantou, principalmente se sairmos sem expectativa. Na nossa viagem acabámos por encontrar pessoas fantásticas e viver situações inesquecíveis.
 

estrela

Membro
Creio que se está a criar uma espiral de histerismo que só leva à desinformação. Vamos ter calma. Dentro de uma semana ou duas já não se vai ouvir ninguém falar nisto. . ]


Não é uma questão de histerismo, mas a minha vaigem é já dia 3, e até lá muita coisa pode mudar (para o bem e para o mal).
Se também tivesse mais tempo ia deixar-me aguardar, mas começo a ficar sem tempo nem opções...

Cumprimentos
Raquel
 

badfan

Membro
Não quero parecer demasiado optimista, mas qualquer pessoa que esteja engripada agora e que tenha passado pelo Méxica passa para as estatísticas como sendo um potencial portador do vírus. Calma. Num país tropical, com elevada humidade, muito ar condicionado, etc, etc, parece-me perfeitamente normal uma pessoa engripar-se...
 

badfan

Membro
Não é uma questão de histerismo, mas a minha vaigem é já dia 3, e até lá muita coisa pode mudar (para o bem e para o mal).
Se também tivesse mais tempo ia deixar-me aguardar, mas começo a ficar sem tempo nem opções...

Raquel,
Compreendo perfeitamente a tua situação, mas tenho lido relatos e até visto declarações na televisão espanhola de turistas que chegaram esta manhã da RM e todos disseram que as coisas por lá estão tranquilas, como se não se passasse nada.
De qualquer forma, é sempre uma questão pessoal. Se achas que vais para lá e que não vais aproveitar por estar preocupada, então, de facto, o melhor é alterar o destino ou as datas da viagem.
Só não faças como alguns que ainda hoje disseram na tv que também não querem ir para a Republica Dominica por estar "demasiado perto". Isso é pura ignorância. Espanha tem um caso confirmado e está aqui ao lado. A Dominicana está a milhares de quilómetros da Riveira e nenhum caso confirmado ou por confirmar.
 

rusgas

Membro Novo
boas pessoal,
a minha situação já está resolvida e a agencia onde comprei foi mesmo 5* tinha a viagem para 2 de maio e simplesmente me puseram á vontade e deram-me 3 hipoteses que foram a mudança de destino para punta cana (visto ser +- o valor que tinha pago), devolução do dinheiro ou ficar com o credito para uma outra viagem numa data a combinar.
abraço
 

Catarinas

Membro Novo
Olá a todos,

Também já consegui uma resposta da minha agência.
A iberojet também devolve o dinheiro:) uma boa notícia.
 

LNO

Membro
Boa noite a todos!
O meu lema é: mais vale prevenir do que remediar!
Com a saúde não se brinca... devemos realmente deslocar-nos à nossa agência de viagens e perguntar se existe possibilidade de reembolso do dinheiro (no caso de quem já pagou) ou trocar o destino..
Esta gripe é mortal!! E propaga-se muito rapidamente... Então quem tem filhos ou crianças no grupo é realmente preciso ser racional...

Cumprimentos
 

DTeixeira

Membro Novo
Catarinas disse:
Olá a todos,

Também já consegui uma resposta da minha agência.
A iberojet também devolve o dinheiro:) uma boa notícia.

A SOLPLAN pertence ao mesmo grupo, será que também devolve o dinheirinho????
 

joker

Membro Conhecido
DTeixeira disse:
A SOLPLAN pertence ao mesmo grupo, será que também devolve o dinheirinho????
Penso que o melhor será contactares a Agencia onde efectuaste a reserva e tudo dependerá da data da viogem em relação à data actual.
 

Santisteban

Membro Novo
Viva amigos!

Tenho viagem marcada para a Riviera Maya (Puerto Aventuras) e só vos posso dizer que estou impaciente por estar lá. Vou nesta 6ªf dia 1 de Maio.

Pessoalmente não estou minimamente preocupado com o sencionalismo jornalístico... experimentem visitar o Google News em versão mexicana e reparem na relevância que dão ao assunto...

Agora um pouco mais a sério, aconselho o pessoal a guiar-se por fontes oficiosas como a OMS e a DGS. É aí que encontramos as notícias para termos uma viagem segura, não é nas páginas desta nossa bela imprensa.

Aconselho a quem esteja na dúvida a ouvir amanhã de manhã, no programa do Rádio Clube Português "minuto a minuto" uma conversa em que o tema é precisamente a Gripe Suína e o título da conversa é sugestivo: "pandemia ou alarmismo?".

Dado que vou por Madrid e não sei até que ponto serão tomadas medidas em relação a saída de Charters para Cancun, mas se for, dia 9 cá estarei para dar o meu testemunho a quem ainda esteja de partida :D

Um grande bem haja e votos de excelentes viagens, seja para onde for, serão férias e descanso amigos ;)
 

AntonioMoreira

Membro Novo
O que dizem no e do México

Olá a todos.
As autoridades de saúde no México têm um forum sobre a gripe suína, destinado a perguntas e respostas aos cidadãos. As respostas estão a cargo de vários médicos.
Aqui está uma pergunta e resposta que pode interessar a todos os que já leram e/ou participaram neste tópico:

Me gustaría saber si la zona costera de la Riviera Maya esta afecta de casos de gripe en humanos, secundarios al virus de la gripe porcina. Y por ello, si es recomendable viajar en estos momentos a esta zona, o por el contraio debe postponerse.

**************************************************************************************************************************************************************************
Hola Luis:

La zona de la Riviera Maya no ha presentado casos; Si usted se encuentra sano y sigue todas las medidas para evitar contagios puede viajar con tranquilidad.

La Secretaría de Salud recomienda las siguientes medidas para evitar el contagio de la Influenza:

- Mantenerse alejados de las personas que tengan infección respiratoria.

- Evitar asistir a lugares concurridos y si lo hace procurar que sea al aire libre y evitar los poco ventilados o cerrados.

- Lavarse las manos frecuentemente con agua y jabón, hasta la muñeca, cuidando de lavarse entre los dedos incluyendo el pulgar y enjuagar al chorro por 15 segundos, secarse con papel y con este papel abrir la puerta, tirar el papel en un cesto de basura.

- No saludar de beso ni de mano.

- No compartir alimentos, vasos o cubiertos.

- Ventilar y permitir la entrada de sol en la casa, las oficinas y en todos los lugares cerrados.

- Mantener limpias las cubiertas de cocina y baño, manijas y barandales, así como juguetes, teléfonos u objetos de uso común.


Dr. Rafael Romero Carniado
Dirección de Apoyo a la Estrategia de Calidad.
Dirección General de Coordinación de los Hospitales Federales de Referencia.



Respondido 1 vez/veces. Última respuesta el 26/04/2009 09:21 por Médicos de la Secretaría de Salud.

in Respuesta

Outra resposta acerca dos riscos na Riviera Maya:

Re: Síntomas y Medidas Preventivas


Jornal diário de Playa del Carmen:
Como vai o dia-a-dia em Playa del Carmen:


2009-04-27Escasea vitamina “C” en farmaciasDesde el viernes pasado comenzaron las compras de pánico, ante el desconocimiento de cuál es la dimensión del problema sanitario que está enfrentando el país Por Verónica Alfonso - Playa del Carmen



Foto: Sergio MendozaLa gente ya registra cierto grado de sicosis por el tema de la influenza.
Ante la situación que prevalece en el centro del país y la alerta emitida por las autoridades sanitarias, aunado a la falta de vacuna contra la influenza para suministrarle a la población en general, la vitamina “C” comenzó a escasear en las farmacias de Playa del Carmen, debido a que se conoce como una solución para evitar la gripe común y ante la psicosis, la gente pretende protegerse.


Desde el viernes pasado, comenzaron las compras de pánico entre la población, ante el desconocimiento de cuál es la dimensión del problema sanitario que está enfrentando el país. Los productos que comenzaron a demandarse fueron los medicamentos con vitamina “C”, y en menor proporción los tapabocas, aun cuando la alerta no es extensiva hacia todo el territorio nacional.

“No hay ya vitamina C en las farmacias, acudí a buscarla porque la consume frecuentemente mi hija, pero no encontré respuestas en las farmacias, recorrí todas las que hay en la ciudad, no sé por qué, pero los dependientes dicen que luego de la alerta que se lanzó para influenza, fue uno de los productos más demandados y menor proporción el tapabocas”, dijo Ángela Zurita Ríos.

El precio de la vitamina “C” varía de acuerdo a la cadena de farmacias a la que pertenezca el establecimiento, pero se ubica en alrededor de 20 a 65 pesos, y en algunos casos, hasta tres cajas adquirieron los clientes.

La Secretaría de Salud del Estado anunció que se tenían disponibles sólo 500 vacunas para suministrarlas únicamente a los empleados de los centros de salud y hospitales, dado a que se carece de este reactivo, ya que la temporada para aplicarse en diciembre de cada año y al haber concluido el periodo invernal, ya no se cuenta con lo suficiente.


in Prensaescrita.com *

No El País, Espanha, onde alguns jovens na região da Catalunha estão sob vigilância médica, com os sintomas da febre suína, após todos eles terem vindo do México:

Sanidad ve "probable" la aparición de nuevos casos sospechosos de gripe porcina · ELPAÍS.com


Cumprimentos!
 

Starlight

Membro Novo
Jakuti disse:
Olá a todos!

Eu tenho viagem marcada e paga para dia 4 de Maio para cancun.

Pessoalmente não tenho qualquer problema em ralizar a viagem, mas como sou apenas 1 de 4 viajantes a minha opinião é a minoritária.

Assim sendo, hoje desloquei-me à agência de viagens que tratou das minhas reservas, manifestando o nosso interesse em alterar o destino da viagem.
Acontece que o operador indicou que como não tem qualquer indicação de proibição de viagens ao México, não é possível alterar o destino ou a data da viagem. Caso se cancele não devolvem (o operador)o dinheiro (100%). Este operador a SOLPLAN não se mostrou assim minimante interessado em perder o cliente, para sempre.

Por acaso , ao mesmo tempo que eu fui à agência, estava também um grupo de 4 pessoas a alterar o destino da sua viagem, que acontecia no mesmo dia e no mesmo vôo que a minha. Acontece que este grupo tinha outro operador que se mostrou prontamente disponivel para a alteração do destino, aplicando apenas 20€ de despesas administrativas com a reserva.

Para quem vai viajar, fica o conselho: Vejam bem quem são os operadores e leiam todos os "*s" antes de fazer a reserva.

Quase de certeza que vamos acabar por fazer a viagem, mas com este operador nunca mais, nem que me ofereçam a viagem.

Um abraço e boas viagens para todos.
Jakuti, isso da Solplan não é nada normal :s
Eu fiz uma reserva para a RD com eles e depois apareceu uma promoção para Cuba, pedi para alterar e também só vou pagar os 20€ sem qualquer tipo de problema. Será porque foi com bastante antecedência??
Edit: pelos vistos já estão a mudar de ideias :D ainda bem!
 

girassol

Membro Novo
Olá a todos.

Esta situação é complicada e a decisão não é simples.
Eu optei por cancelar a minha viagem para a riviera maya a 31 de maio. Contudo como vou através de ligação por madrid (pela ibéria) a agência disse-me que o operador (soltour) não me devolve o valor do bilhete (lisboa-madrid) porque foi comprado por eles num pacote. Eu disse que aproveitava na mesma o bilhete e usava como ligação para outro lado, mas mesmo assim não podia. Assim, tenho de pagar o bilhete no pacote mas não o posso utilizar. a ibéria veio agora dizer que trocar bilhetes, mas é para o méxico.
Será que alguém me pode ajudar? isto parece-me ser um contrasenso...

Obrigado.
 
Top