Novidades

Fui impedido de embarcar!!! Turkish Airlines

rum

Membro Conhecido
Há 2 semanas atrás fiz 2 viagens com bilhetes comprados online, por acaso a mim não me pediram o cartão com o qual fiz a compra.
 

roller

Membro Conhecido
Olá!

Desde já lamento imenso a situação que aconteceu.

Eu bem posso dizer que sou uma pessoa de sorte. Tenho comprado bastante viagens pela easyjet com o MBnet (nem todas para mim infelizmente) e nunca me foi pedido qualquer cartão.

Tanto Ibéria n me pediu cartão quando o meu bilhete foi comprado com o CC de um familiar.

Eu ja comprei com o meu CC bilhetes para outras pessoas na Ryanair...

Nem quero pensar no que fazia se me tivesse acontecido a mim :blink:

Boa sorte com o processo judicial!!
 

PedroDaSilva

Membro Novo
Perguntei à TAP o que seria necessário fazer em caso de cancelamento do cartão.

Eis a resposta da TAP: Olá Pedro,

Quando efectua uma reserva online com pagamento por cartão de crédito, o débito ao cartão é imediato, pelo que o cancelamento posterior do mesmo não invalidará a transacção.
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Boas,



cada vez me convenço mais que existiu asneira da grossa de "alguem"... eu ía até ao fim


paulo
 

PedroDaSilva

Membro Novo
Claro que vou até ao fim!

E vou contando os pormenores para divulgação pública e precaução para todos!

Se alguém puder ajudar nesta mirabolante aventura, com algum contributo, opinião, alguém que divulgue a história, agradeço de antemão!

Estes sites e blogues servem principalmente para estas denuncias e para que nos ajudemos uns aos outros contra algumas coisas que nos parecem impossíveis que aconteçam... mas acontecem!
 

NJBC

Membro Ativo
Olá!

Desde já lamento imenso a situação que aconteceu.

Eu bem posso dizer que sou uma pessoa de sorte. Tenho comprado bastante viagens pela easyjet com o MBnet (nem todas para mim infelizmente) e nunca me foi pedido qualquer cartão.

Tanto Ibéria n me pediu cartão quando o meu bilhete foi comprado com o CC de um familiar.

Eu ja comprei com o meu CC bilhetes para outras pessoas na Ryanair...

Nem quero pensar no que fazia se me tivesse acontecido a mim :blink:

Boa sorte com o processo judicial!!
Pelo que vi a Ryanair não obrigam a levar o cartão com que pagas.

Só se me falhou alguma coisa

"

DOCUMENTAÇÃO DE VIAGEM
É da responsabilidade de cada passageiro garantir que possui a documentação de viagem válida que cumpre os requisitos da Ryanair, das autoridades de imigração e de outras autoridades em cada destino. Para cumprir estes requisitos, tenha em atenção o seguinte:

  • É necessário que todos os passageiros (incluindo bebés) que viajam com a Ryanair possuam um documento de viagem válido
  • Para viajar para fora do EEE (Espaço Económico Europeu) o passaporte deve ser válido pelo período de estada
  • Se viajar com visto, é necessário que as crianças/bebés viajem com o adulto cujo nome figura no visto
De forma a garantir o cumprimento destes requisitos, os passageiros devem possuir um passaporte válido (e visto, se necessário) ou um bilhete de identidade nacional emitido por um governo da UE/EEE em todas as viagens. Quaisquer multas, sanções, pagamentos ou despesas incorridos como resultado da violação destes requisitos ficarão a cargo do passageiro.

A Ryanair NÃO aceita cartas de condução, cartões de residência, álbuns de família, cartas de marinheiro, um relatório policial (emitido no caso de perda/roubo do document de viajem), cartões de identificação de Ministérios ou de identificação militar etc. Da mesma forma, não serão aceites cartões de identificação com fotografia caducados ou danificados.

Os dados dos documentos de viagem de todos os passageiros (incluindo crianças e bebés) têm de ser introduzidos durante o processo de check-in on-line. Todos os passageiros têm de apresentar o respectivo documento de viagem válido com o seu cartão de embarque on-line nos controlos de segurança do aeroporto e no portão de embarque para todos os voos."

 

PedroDaSilva

Membro Novo
Bom dia!

Tudo o que está ai descrito foi cumprido. Todos os passageiros passaram incólumes no check-in. Sem problema absolutamente nenhum!

Eu não viajei na Ryanair.... mas ia viajar na Turkish Airlines.



Pelo que vi a Ryanair não obrigam a levar o cartão com que pagas.

Só se me falhou alguma coisa

"

DOCUMENTAÇÃO DE VIAGEM
É da responsabilidade de cada passageiro garantir que possui a documentação de viagem válida que cumpre os requisitos da Ryanair, das autoridades de imigração e de outras autoridades em cada destino. Para cumprir estes requisitos, tenha em atenção o seguinte:

  • É necessário que todos os passageiros (incluindo bebés) que viajam com a Ryanair possuam um documento de viagem válido
  • Para viajar para fora do EEE (Espaço Económico Europeu) o passaporte deve ser válido pelo período de estada
  • Se viajar com visto, é necessário que as crianças/bebés viajem com o adulto cujo nome figura no visto
De forma a garantir o cumprimento destes requisitos, os passageiros devem possuir um passaporte válido (e visto, se necessário) ou um bilhete de identidade nacional emitido por um governo da UE/EEE em todas as viagens. Quaisquer multas, sanções, pagamentos ou despesas incorridos como resultado da violação destes requisitos ficarão a cargo do passageiro.

A Ryanair NÃO aceita cartas de condução, cartões de residência, álbuns de família, cartas de marinheiro, um relatório policial (emitido no caso de perda/roubo do document de viajem), cartões de identificação de Ministérios ou de identificação militar etc. Da mesma forma, não serão aceites cartões de identificação com fotografia caducados ou danificados.

Os dados dos documentos de viagem de todos os passageiros (incluindo crianças e bebés) têm de ser introduzidos durante o processo de check-in on-line. Todos os passageiros têm de apresentar o respectivo documento de viagem válido com o seu cartão de embarque on-line nos controlos de segurança do aeroporto e no portão de embarque para todos os voos."
 

Sertorius

Membro Novo
De facto é lamentável o que aconteceu. Até porque o Cartão de Crédito não identifica o seu titular. Os bilhetes de avião têm obrigatoriamente o nome dos passageiros. E se estes já estão emitidos, é porque já foram pagos...nenhuma Companhia Aérea emite bilhetes noutras condições...

Aliás, os e-tickets quando são exibidos no check-in, são confrontados com um documento de identificação e não com o CC que efectuou a compra...

Já viajei pela EsayJet, comprei os bilhetes on-line e não tive que exibir qualquer Cartão de Crédito...até porque eu posso comprar um bilhete para outra pessoa!

Agora, acho que não te deves só ficar por aqui...procura fóruns similares a este e narra o sucedido...faz um report no Tripadvisor, que é mundialmente lido, divulga em vários sítios.

Procura contar o que se passou num órgão de comunicação social tipo CM, escreve para a VISÃO e demonstra o teu profundo desagrado junto da Embaixada da república da Turquia.

Espero que tudo se resolva em bem e brevemente.
 

InesP

Membro Novo
Boa tarde,

Concordo com todos os utilizadores que apontam que "mostrar o cartão de crédito" é obrigatório, facto que está efectivamente explicito em toda a documentação, no entanto não há nenhuma indicação de como proceder nos casos em que:
- o cartão é substituído
- o viajante não é titular do cartão (pode ser uma oferta, pode ser um trabalhador de uma empresa)

É absolutamente ridículo que o titular do cartão esteja presente na porta de embarque, com o cartão de crédito de substituição, o extracto bancário e a sua identificação legal (passaporte, cartão do cidadão, etc) e que lhe seja exigido mostrar um pedaço de cartão que nem sequer é legalmente válido como identificação.

Alegar que mostrar o cartão de crédito é obrigatório por questões de segurança nesta situação é absurda. Caso tivessem roubado o cartão, feito uma compra de uma viagem online e o "ladrão" se apresentasse na porta de embarque com a sua identificação e o cartão roubado já podia passar porque tinha o cartão??

Não estou a ver onde é que esta regra protege quem quer que seja, a não ser as companhias aéreas como a Turkish Airlines...
 

bnuno

Membro
Procura contar o que se passou num órgão de comunicação social tipo CM, escreve para a VISÃO e demonstra o teu profundo desagrado junto da Embaixada da república da Turquia.

Mas o que raio vai ele dizer ao CM ou à Visão?? Que não cumpriu o exigido e como tal não embarcou???? A unica coisa que se pode e deve queixar é de terem permitido que ele fizesse o chekin sem estar devidamente 'Legal'. Por mais ridícula que seja esta exigencia ela esta lá bem explicita e como tal tem que ser cumprida.


19. For Ticket on Departure reservations which documents do I need to bring to the airport to collect my award ticket?
For the TICKET ON DEPARTURE award ticket reservation , you must bring the credit card used for the payment during the online reservation with you and also a valid ID card, your Miles&Smiles membership card and your signed written request. For Award E-Ticket reservations you must bring the credit card used for payment and a valid ID (passport, driver license or any official ID) must be presented at check-in. If your credit card is a virtual credit card, please have the dependent credit card as well.
 

PedroDaSilva

Membro Novo
Bruno, nem eu ponho isso em causa. Está lá escrito, sempre esteve.

O que está em causa é muito mais que isso.

Quanto aos jornais... não vou por aí. Para já, advogado e estudar bem a matéria. De seguida, logo vos direi!



Mas o que raio vai ele dizer ao CM ou à Visão?? Que não cumpriu o exigido e como tal não embarcou???? A unica coisa que se pode e deve queixar é de terem permitido que ele fizesse o chekin sem estar devidamente 'Legal'. Por mais ridícula que seja esta exigencia ela esta lá bem explicita e como tal tem que ser cumprida.
 

Luis Ruivo

Membro Novo
Eu já fui para Barcelona pela Raynair e não me pediram mas mesmo assim levei o cartão.

Em Novembro vou para Londres mas desta vez utilizei o MbNet para pagar a reserva.Espero não ter problemas.Contudo vou levar o comprovativo de pagamento...

Que medo :unsure:
 

PedroDaSilva

Membro Novo
E a estória acabou hoje de manhã. Levei a Turkish Airlines a tribunal e foram "humilhados" pela juíza e obrigados a devolver-nos o dinheiro das viagens.
Imaginem que, na tentativa de acordo já em tribunal, propuseram-me devolver metade do valor. Como recusei, lembraram-se hoje, ano e meio depois da recusa de embarque, de oferecer então uma nova viagem a Istanbul. Como voltei a recusar fomos a tribunal e a Turkish foi obrigada a devolver o dinheiro das passagens.
Volto a dizer: isto é uma VERGONHA para estes tipos!!!
Como é possível isto ter chegado a este ponto.
Aconselho todos a não embarcarem na TURKISH AIRLINES.
 

TeK

Membro Conhecido
Só o dinheiro da viagem é pouco, deviam ter indemnizado pelos gastos do processo e mais alguma coisa :)
 

Rui Araujo

Membro Conhecido
Se foram a tribunal deveriam ter Indemnizado e bem, mas estamos em Portugal, se fosse nos EUA até berravam.

A minha questão é a seguinte: essa regra é estupida. Eu posso pagar com mbnet , posso pedir um cartão emprestado (uma amiga minha ja me pediu) , posso usar n formas de pagar. O que interessa isso desde que pague? Se querem medidas de segurança , investiguem é o nome dos clientes!
 

Sun Rise

Membro Conhecido
Só te devolveram o dinheiro da viagem?! Isso é escandalososo! Deveriam ter pago uma indemnização pelos danos causados!!
 

RSantos (Cenoura)

Membro Conhecido
Também acho escandaloso depois de tudo só devolverem o dinheiro da viagem e isto porque foram a tribunal!!!!
E o dinheiro das custas de tribunal, foram eles que pagaram?
Além de todo o trabalho ainda existe o dinheiro investido no advogado que fica por conta de quem não tem culpa de tudo isto!!!
 
Top