Novidades

Fui impedido de embarcar!!! Turkish Airlines

PedroDaSilva

Membro Novo
Aqui vai o relato da minha viagem a Istambul!!! Ou não...
No passado mês de Novembro comprei 6 bilhetes no site da Turkish Airlines. Paguei a totalidade dos bilhetes com cartão de crédito.
Há cerca de um mês atrás, o banco (barclays) cancelou-me o cartão por motivos de segurança. Enviaram-me outro cartão.
Na quinta feira, dirigimo-nos para o aeroporto de lisboa. Fizemos o check in duas horas antes, conferiram passaportes, malas embarcadas, tudo ok. (tinha feito o check in online um dia antes na net).
Cerca de 20 minutos antes da hora de embarque, somos chamados à porta. Razão: Queriam ver o cartão. expliquei-lhes a situação, que o cartão tinha sido cancelado pelo banco, mostrei o novo, tinha na minha posse o extracto bancário, os meus documentos, mas o cartão anulado não tinha. Tinha-o destruido como se deve fazer por razões de segurança!!!...
Depois de troca de palavras, fomos mesmo impedidos de embarcar, retiraram-nos as malas do porão.
Fomos à sede da Turkish fazer a reclamação por escrito.... Acho esta situação inadmissível...
Não voltamos a comrpar viagens nesta companhia! Não houve a miníma atenção para connosco, não aceitavam fazer um telefonema para o banco, não aceitaram uma declaração minha de responsabilidade, não aceitavam faxes do banco, enfim, só má vontade. Ou outra coisa qualquer que me escapa...
Uma viagem paga há 6 meses atrás, eles com o dinheiro, e nós sem a viagem...
UMA VERGONHA
 
Última edição por um moderador:

goncalo82

Membro Ativo
Infelizmente é lamentavel, mas nao é a unica companhia a fazer isso. Dada a situação deviam ter sido mais compreensivos.

Maior parte das compras de viagens pela internet, nas condições de serviço eles mencionam que a apresentação do cartão é obrigatoria no check-in.
Há dois meses viajei com a JetAirways e reparei que mencionavam isso tambem, exigiam que mostrasse o cartão que usei para a compra.

Obrigado pela partilha de informação Pedro.
Fica o registo que devemos comprar com um cartão que tenha uma duração mais extensa (no teu caso nem foi isso, foi mesmo cancelado o cartão antigo).
Atenção tambem ás compras com MBNET, pois é um cartão de crédito virtual e poderá acontecer o mesmo que aconteceu aqui.

Cumps
 

PedroDaSilva

Membro Novo
Sim, mas também sabemos que os cartões anulados devem ser de imediato destruidos. E nunca deviam chegar à porta de embarque. Se tal fosse verificado no check in, provavelmente, teria tempo de ir ao banco solucionar a questão através de uma declaração do banco.
 

JATG

Membro Ativo
Não percebi uma coisa: afinal pagaste ou não a viagem?

Pergunto, porque afinal das duas uma: ou não te cobraram a viagem ou, caso contrário, o banco tem que te restituir o dinheiro, pois tu és alheio à situação!

Alguma coisa não está bem... embora isto possa ser o retrato do nosso país...
 

goncalo82

Membro Ativo
Não percebo porque razao o banco terá de devolver o dinheiro, normalmente existe um seguro associado aos cartões mas é em caso de calamidades, tumultos, etc e nao por "caprichos" das operadoras em não deixar os passageiros entrarem no avião......
digo eu.....
 

PedroDaSilva

Membro Novo
A viagem foi comprada por mim directamente no site da turkish airlines e paga na totalidade em dezembro do ano passado.

Isto que me aconteceu só tem um nome: ROUBO. Alegar que é imprescindivel apresentar o cartão de crédito, quando ele já não existe, sem dar outra opção, é má fé, ignorância, roubo, etc...
Eu estava lá, na porta de embarque, depois de ter passado pelo check in, com as minhas identificações todas, inclusive a prova da compra!


Não percebi uma coisa: afinal pagaste ou não a viagem?

Pergunto, porque afinal das duas uma: ou não te cobraram a viagem ou, caso contrário, o banco tem que te restituir o dinheiro, pois tu és alheio à situação!

Alguma coisa não está bem... embora isto possa ser o retrato do nosso país...
 

goncalo82

Membro Ativo
Faz uma queixa na Star Alliance, de onde eles são membros.
De facto, nas condições de serviço da TurkAirlines indicam que o cartão deve ser apresentado antes do voo, mas devia estar indicado de uma forma mais explicita e não no meio de um texto com 500 linhas (até porque pelo que sei habitualmente só embirram quando o nome de quem viaja nao coincide com o nome no cartão de crédito).
 

PedroDaSilva

Membro Novo
ja fiz a reclamaçao no livro proprio e agora tenho uma advogada a tratar do processo.

Vou tentar de todas as maneiras ser ressarcido deste ROUBO.
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Olá Pedro,



Eu aqui só vejo 2 situações:

1ª má fé da companhia aérea
2º over booking no avião.....

Não conheço nenhum caso em que foram à sala de embarque buscar os passageiros (por estes motivos) ......

Para mim alguem fez asneira no meio disto tudo, a começar pelo check in..... (para mim começava aqui o 1º processo contra o funcionario(a) que aceitou).....

é de lamentar a situação e espero que tudo se resolva da melhor maneira possivel


@ Gonçalo desculpe mas nao entendi o que é que a "operadora" fez de errado.......

Aliás, se o Pedro tivesse comprado atraves de 1 Agencia de viagens / Operador Turistico esta situação nunca iria acontecer ;)



paulo
 

PedroDaSilva

Membro Novo
Sem Dúvida, Paulo. Nós pusemos logo essa hipótese na altura (over booking). Apanham um tipo que comprou viagens há seis meses atrás e logo 6 lugares no avião.

E má fé, claro que há.

Eu tinha na altura todas as possibilidades de provar que tinha comprado as viagens. Nós deviamos era ter chamado a polícia na altura.

O facto gravíssimo de, no momento do check in, duas horas antes do vôo não nos terem pedido nada, é logo o 1º escândalo.

Por isso, vou (vamos) até às últimas consequência e pela via judicial, como é lógico.

Só exponho aqui o caso, para alertar todos da situação e para que não se repita.

Assim que tiver mais informações sobre o andamento do processo, divulgarei aqui.

Uma coisa é certa, nunca mais compro viagens na TURKISH AIRLINES.

Aconselho todos à não compra de vôos nesta companhia!

Um abraço



Olá Pedro,



Eu aqui só vejo 2 situações:

1ª má fé da companhia aérea
2º over booking no avião.....

Não conheço nenhum caso em que foram à sala de embarque buscar os passageiros (por estes motivos) ......

Para mim alguem fez asneira no meio disto tudo, a começar pelo check in..... (para mim começava aqui o 1º processo contra o funcionario(a) que aceitou).....

é de lamentar a situação e espero que tudo se resolva da melhor maneira possivel


@ Gonçalo desculpe mas nao entendi o que é que a "operadora" fez de errado.......

Aliás, se o Pedro tivesse comprado atraves de 1 Agencia de viagens / Operador Turistico esta situação nunca iria acontecer ;)



paulo
 

toly

Membro Ativo
Atenção que esta situação processa-se normalmente desta maneira.
A apresentação do cartão que serviu para comprar a viagem é obrigatória no momento do check-in.
Tenho 1 viagem de ida e volta a Londres, pela BA, comprada através de cartão de crédito, já está transferido o dinheiro para a conta da companhia através da liquidação do saldo do cartão e débito na conta associada, mas no E-ticket vem escrito em letras bem gordas que tenho que apresentar o cartão de crédito no momento do embarque.
Vá-se lá saber porquê, mas é assim efectivamente.
Está escrito no site ao fazer a compra e também no bilhete electrónico, em local bem visível e com uma chamada de atenção.
O facto é que a companhia de aviação já lá tem o dinheirinho e não vejo a lógica de pedir o cartão no momento do embarque, pois a operação já está liquidada.
Mesmo que fosse para efeitos de identificação, haveria meios mais seguros e fiáveis de o fazer.
Mas é assim.
Qualquer recurso à justiça cai pela base devido às condições contratuais dadas a conhecer no momento da compra.
Acho que é uma perda de tempo e dinheiro.
Mais vale tentar a abordagem suave e persuasiva à companhia, tentando obter um crédito para utilização futura, de modo a não perder tudo.
Mas com a má vontade demonstrada, não vejo grande futuro na solicitação.
Resta fazer a maior publicidade ao caso se a coisa não correr bem.
Sempre põe de sobreaviso outros viajantes e arruina um pouco a imagem daqueles futebolistas contentes a bordo de um avião deles.
Afinal a companhia não é assim tão boa...

Boa sorte.
 
Esta situação é completamente passante... Acho que se acontecesse comigo saltava-me a tampa ! Estragou-lhe as férias !
Independentemente de estar ou não previsto nas regras das companhias, deveria de haver uma forma de isso nunca chegar a acontecer, e isso poderia se calhar ter sido evitado, como alguém sugeriu, por o terem avisado quando fez o check-in.
Podem chamar-me antiquado, mas tenho muito receio das compras na net por causa destas tretas... O pior é que também se consegue poupar muita massa, usando os serviços on-line.
Espero que pelo menos lhe sirva de consolo saber que a sua situação serviu para por de sobreaviso o pessoal que leu o post.
Sugiro que primeiro tente resolver tudo sem ter de recorrer aos meios legais, mas se tiver de o fazer, não hesite; se nunca fizermos nada, eles continuam sempre a agir como lhes dá na telha,
Já se os chatearmos um bocado, provavelmente vão pensar duas vezes antes de repetirem a gracinha.
 

NJBC

Membro Ativo
Não sabia que existia essa cláusula nos contratos de compra de viagem pela internet.

Acho isto uma palhaçada e nem sei se não será uma cláusula abusiva. Pois apresentar o cartão com que se fez a compra e só mesmo esse cartão, torna-se uma aventura hilariante.

Nós fazemos a compra na net, independente da antecedência da compra, depois temos que ir colocar o cartão na caixa forte do banco até a altura da viagem. Melhor temos que pedir a uma empresa de segurança que transporte esse cartão, sabe-se lá o que pode acontecer no caminho do aeroporto.

Acho muito bem que vás para tribunal com ele e ao mesmo tempo tenta dar mediatismo ao caso, assim pode ser que acabem com essas cláusulas abusivas e que deixem de nos roubar.

Informa a DECO, pode ser que eles ajudem, tenta ver meios de comunicação social que possam dar essa notícia, assim vais ver que eles se mexem um bocado.

Boa sorte na resolução deste caso.
 

ACR

Membro Novo
Bom dia,

Esta situação é de facto muito estranha e irritante. Nem sei como reagiria caso me acontecesse.

Mas o certo é que está nas condições gerais, e o Cliente quando compra aceita as condições. Assim, quem aqui refere que uma primeira abordagem de negociação tem razão (na minha opinião). O Cliente concordou com as condições quer as tenha lido ou não. Se não concordar com as condições, não tem outra alternativa senão ir a uma agência tradicional.

Neste momento, tenho reserva na Lufthansa, reservei directamente no site da companhia. Estava lá escrito que tenho de mostrar o cartão usado na reserva. Habitualmente uso o MBNet para compras on-line e neste caso optei por colocar mesmo o nº do cartão fisico, não tive outra alternativa não fosse aquilo do cartão ser levado à letra. Fui agora confirmar os e-mails que recebi com os dados da reserva e está lá escrito, em letra normal, no ponto Informação acerca do seu voo "Tenha sempre à mão o seu código de reserva e o seu cartão de crédito ou Miles & More, consoante o que tenha indicado aquando da reserva como forma de identificação."

Sugiro que releia as comunicações que a Turkish Airlines lhe enviou, para verificar se são tão claras quanto as da Lufthansa.

Boa sorte na resolução deste assunto.

Alexandra
 

PedroDaSilva

Membro Novo
Em relação aos últimos posts:
1-Eu sei que o cartão de crédito é necessário para apresentação no check-in. Nunca disse o contrário. Embora tenha sido a 1ª vez que me tenha sido pedido.
2-O meu cartão de crédito foi cancelado pelo banco há um mês, e substituido por um novo que eu levei. levei os extractos e prova de compra.
3-No check in (2 horas antes) não me foi solicitado nenhuma apresentação do cartão. Se tal acontecesse, com a antedência que tinha do vôo, podia ter resolvido a situação indo ao banco, arranjando uma declaração do mesmo.
4-Na porta de embarque, a 15/20 minutos do vôo, já com malas dentro do avião, não há outra hipótese senão voltar para trás!
Não acham que, com estes argumentos, a TURKISH AIRLINES agiu de má fé??? e que tenho razões para acreditar numa vitória judicial???
 

PedroDaSilva

Membro Novo
Exactamente! Os srs da TURKISH disseram-nos isso!
Se a compra foi efectuada com o cartão, seja ele de quem for, tem de ser apresentado!
Até mesmo se for uma empresa a pagar uma viagem a um trabalhador!!!

Isso quer dizer que nao posso comprar uma viagem para uma pessoa com o meu cartão?? Essa pessoa tem de o levar consigo?? nao tem logica..:rolleyes:
 

bnuno

Membro
Por mais ridículo e frustante que seja, são as regras que eles impõem. E, ao comprarmos estamos a aceitar as regras.
Neste caso, a unica coisa que não está bem foi ter passado o checkin com essa irregularidade. De resto, se eles exigem o cartão o cartão tem que ser apresentado, e quem não concordar não compre.

Cumprimentos e boas férias...

Nuno
 
NJBC escreveu "...nem sei se não será uma cláusula abusiva...". E escreveu muito bem.
Quero com isto dizer que, o facto dessa cláusula estar no contrato, não faz dela uma cláusula legal.
Não sou advogado, mas já tenho uns aninhos de vida, e recentemente passei por uma situação em que consegui provar em Tribunal que um determinado contrato "alegadamente legal" estava ilegal.
Posso dizer-vos que ganhei esse processo à minha ex-entidade patronal, baseado nos famosos "falsos recibos verdes".
Só para vocês verem como os próprios advogados às vezes não sabem do que falam, o advogado oficioso que me foi indigitado NÃO QUERIA aceitar o processo, porque segundo ele, eu não tinha NENHUMA hipótese de ganhar.
Eu mandei-o às urtigas, meti o processo e ganhei 21000 €...
Claro que as companhias de aviação têm grandes advogados, mas também fazem asneiras.
Vá à procura dos seus direitos, e não ligue a metade daquilo que lhe dizem.
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Boas,

Pois efectivamente as regras são para cumprir, mas garantidamente alguem falhou... e para mim foi o check in...

Eu tentava saber os elementos do(a) funcionario(a) do check in.... e pedia responsabilidades......

Deculpem mas nao é normal alguem se lembrar a 20 minutos da partida que o passageiro xpto nao mostrou o documento "Y".....

Continuo a achar que alguma coisa está mal contada na historia ( e nao estou minimamente a duvidar do Pedro Silva), apesar da companhia "ter a razao" do lado dela, eu ía até ao fim......

paulo
 
Top