Novidades

FUI de FÉRIAS com um FURACÃO

Tuxa

Membro Conhecido
Ainda nos encontramos no aeroporto, vou no mesmo dia :D (off-topic, sorry)

Vou acompanhar este tópico, a ver se não tenho dissabores :confused:
Tal e qual eu! Também vai para Punta Cana?
Mais ou menos quanto tempo antes se pode saber a rota dos furacoes? 48h? É que já me aconteceu saberem que estava uma tempestade tropical em Cancún, descolámos na mesma e depois não pudemos aterrar (quem estiver interessado no relato desta aventura pode consultar o meu Report sob Riu Yucatan em 2016 ehehe)
 

rum

Membro Conhecido
A rota exata e a intensidade so furacões só se pode aferir com 48h no máximo. Antes disso são previsões baseadas em modelos históricos, ficando sujeitas aos caprichos do dito furacão. Por norma um avião quando levanta já sabe pelo lapso de tempo que leva a percorrer a viagem se coincide com um furacão ou não no mesmo local. Mas lá está um capricho de última hora pode ter alterado a rota ou intensidade do mesmo.
 

Tuxa

Membro Conhecido
A rota exata e a intensidade so furacões só se pode aferir com 48h no máximo. Antes disso são previsões baseadas em modelos históricos, ficando sujeitas aos caprichos do dito furacão. Por norma um avião quando levanta já sabe pelo lapso de tempo que leva a percorrer a viagem se coincide com um furacão ou não no mesmo local. Mas lá está um capricho de última hora pode ter alterado a rota ou intensidade do mesmo.
Obrigada! Só espero que não repitam a proeza de levantar sabendo de antemão que está uma tempestade no destino!!!
 

filipesantos

Membro Novo
O ano passado estive em Punta Cana a quando da passagem do Irma e reparei que os hotéis estão preparados para este tipo de acontecimentos. Lá tive um dia mais fraco de praia e uma noite em que vi chover como nunca tinha visto na vida, uma ou outra árvore arrancada mas a meio da manhã já brilhava o sol e à tarde já estava tudo limpo.
Aproveitem as férias e não sofram por antecipação ;)
 

Titos

Membro Conhecido
O ano passado estive em Punta Cana a quando da passagem do Irma e reparei que os hotéis estão preparados para este tipo de acontecimentos. Lá tive um dia mais fraco de praia e uma noite em que vi chover como nunca tinha visto na vida, uma ou outra árvore arrancada mas a meio da manhã já brilhava o sol e à tarde já estava tudo limpo.
Aproveitem as férias e não sofram por antecipação ;)
Eu também lá estava quando passou o Irma, e não concordo que as coisas possam ser colocadas de uma forma tão simplista.
Na verdade acabámos por ter muita sorte porque o furacão, na última hora, acabou por desviar ligeiramente da costa, afastando o raio de influência do furacão uns poucos km para o mar.
Desta forma o que se sentiu em Punta Cana foi muito mais uma tempestade tropical do que um brutal furacão de categoria 5, que chegou a apresentar a maior força alguma vez registada num furacão.
Não é meu objectivo alarmar ninguém, até porque já regressei agora em Junho e volto em setembro, mas também não me parece correcto banalizar as coisas, pois se esta fera tivesse varrido verdadeiramente a costa, certamente que as consequências teria sido bem diferentes.
 

rum

Membro Conhecido
É pá... mas olha que pode limpar as praias por completo... é preciso cuidado. Dá-te por satisfeita se atravessar o mar dos Sargaços como se prevê, e assim alterar um bocado o fluxo das algas... tanto para o bem como para o mal.
 

Beto

Membro
É pá... mas olha que pode limpar as praias por completo... é preciso cuidado. Dá-te por satisfeita se atravessar o mar dos Sargaços como se prevê, e assim alterar um bocado o fluxo das algas... tanto para o bem como para o mal.
Exato, a rota que está a tomar já não é má. Longe da costa com eles...
Se parte do problema for "combatido" na origem... no destino as coisas já se tornarão melhores.
 

rum

Membro Conhecido
Voltando aos furacões, estamos na época deles. E é normal que nos próximos dias saia um comboio deles da Costa Africana. Mas isto não significa problemas para as Caraíbas.
 

Beto

Membro
Continuando uma conversa do tópico sobre as Algas, acerca do furacão Helen e a possibilidade de atingir as Caraíbas, simulei a sua trajetória no site da Windy que me deu o seguinte resultado. Se esta previsão estiver correta, o Helen estará neste ponto no dia 15 de Setembro. Veremos nos próximos dias se o Helen decide mudar a sua rota para as Caraíbas. Esperemos que não.

upload_2018-9-6_17-34-18.png
 
Top